38% dos governadores eleitos têm mandatos ameaçados

Quatro meses após as últimas eleições, aproximadamente 38% dos governadores eleitos correm o risco de perder os mandatos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), segundo Congresso em Foco. Eles são acusados pelos adversários e pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), dentre os crimes de compra de voto, abuso do poder político e econômico e uso ilegal dos meios de comunicação, além do uso ilegal dos meios de comunicação.

Dos dez processos enviados a Suprema Corte, somente, três têm o trâmite mais adiantado. A expectativa é que cheguem ao plenário do TSE no final de segundo semestre.

Para o cientista político da Universidade de Brasília (UNB), Leonardo Barreto, o numero é preocupante, sobretudo em um contexto de Lei da Ficha Limpa. Ele acredita que, apesar da grande mobilização popular, isso acabou não orientando o voto em algumas ocasiões. Além disso, Barreto acrescenta outra questão. “Pode ser um elemento de instabilidade politica para esses governadores”, pontuou.

CEARÁ
Dos dez recursos apresentados até agora, oito foram elaborados por adversários políticos dos eleitos. Apenas dois são oriundos do Ministério Público. No Ceará, a coligação “Pra Fazer Brilhar o Ceará´”, que apoiou o candidato derrotado Lúcio Alcântara (PR), entrou com recurso no TSE contra a expedição do diploma do governador Cid Gomes (PSB) e o vice Domingos Filho (PMDB) por abuso do poder econômico e propaganda irregular.

Pela denúncia, a coligação do governador montou um esquema de propaganda irregular antes mesmo do período destinado à propaganda eleitoral com várias condutas ilegais, o que consistia em propagandas institucionais com a utilização de outdoors e placas de obras públicas., além de terem utilizado o Fortal – carnaval fora de época – para fazer propaganda antecipada, com cartazes, faixa e camisetas.

Conforme a advogada do governador, neste momento, não poderia se pronunciar sobre o processo.

OUTROS CASOS
Outros seis governadores enfrentam recursos contra expedição de diploma no TSE. Entre eles: Tião Viana (PT/AC), Omar Aziz (PMN/AM), Antonio Anastasia (PSDB/MG), Wilson Martins (PSB/PI), Rosalba Ciarline (DEM/RN) e Siqueira Campos (PSDB/TO). Além deles, o governador de Roraima, José de Anchieta Junior (PSDB), que perdeu o mandato por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO), mas o TSE analisa o recurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário