VOLUME DE INVESTIMENTOS NO NORDESTE

As importações de máquinas e equipamentos no Nordeste experimentaram expansão significativa nos últimos meses, segundo informações apuradas pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), órgão do Banco do Nordeste. O crescimento ocorreu principalmente em virtude do maior dinamismo industrial dos estados que passam por processo de ampliação e modernização do seu setor produtivo, bem como da realização de grandes obras estruturantes na Região, o que implica maior demanda por bens de capital.

Em Pernambuco, por exemplo, foi expressivo o aumento nas compras internacionais de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e suas partes, em 2010. Esse dinamismo deve-se principalmente aos vultosos investimentos realizados no Estado, sobretudo nos pólos de produção para as indústrias naval e de petróleo do complexo portuário localizado em Suape, região metropolitana do Recife.

Além dos grandes empreendimentos já garantidos, como a Petroquímica Suape, a refinaria Abreu Lima e o estaleiro Atlântico Sul, outros projetos de grande porte foram anunciados para instalação em Suape, caso de uma montadora de automóveis e de uma siderúrgica. No entanto, o bom desempenho das importações não afetou negativamente a produção doméstica de máquinas, que registrou um incremento de 22,3% no acumulado janeiro-novembro de 2010. Sete dos nove segmentos dessa categoria de uso assinalaram variação positiva, com destaque para bens de capital para construção (107,9%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário