Semana Estadual da Caatinga será realizada de 25 a 28 de abril


Membros do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga

A programação do evento está sendo planejada pelo Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga

Reunido nesta quinta-feira (17.03), no auditório do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Caatinga definiu algumas ações com vistas na Semana Nacional/Estadual da Caatinga, que ocorrerá nos próximos dias 25, 26, 27 e 28 de abril.



O Comitê decidiu enfocar a semana em três eixos principais. O primeiro deles é o "Fortalecimento das Políticas Públicas Nacionais do Bioma Caatinga; o segundo é "O manejo agroflorestal”; e o terceiro pretende trazer ao conhecimento do público experiências exitosas na Caatinga, realizadas pelo homem do campo no interior do Nordeste, notadamente, no Ceará e Bahia.



São dois estados nordestinos beneficiados com o Projeto Mata Branca, onde há ações efetivas de conservação e proteção da Caatinga. O Projeto é financiado pelo Banco Mundial e destina-se não apenas a recuperar o Bioma, como também torná-lo autossustentável pelos moradores destas regiões.



Para o Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa da Costa, há necessidade de "o Nordeste vender o Bioma Caatinga não apenas em nível nacional, mas de forma a mostrar aos organismos internacionais que diferentemente dos demais biomas, a Caatinga tem peculiaridades específicas e é o único bioma que só é encontrado no nordeste do Brasil".



A abertura da Semana Estadual da Caatinga ocorrerá na Assembléia Legislativa, no dia 25 de abril, com a participação da Comissão de Meio Ambiente do Poder Legislativo. Já nos dias 26 e 27, em local ainda a ser definido, haverá encontros com palestras e debates de especialistas, em que participarão entidades ambientalistas do Estado.



Há expectativa da presença, em Fortaleza, da Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira, durante as comemorações. No dia 28 de abril, Dia Nacional e Estadual da Caatinga, em Brasília, haverá encontro com dirigentes de entidades ligadas a causa ambiental e de órgãos estaduais e federais de todo o País que lidam com o meio ambiente. Dele participarão parlamentares federais e representantes da sociedade civil.



O Conpam vai elaborar uma cartilha a ser destinada aos gestores públicos e aos usuários da Caatinga com resultados do Projeto Mata Branca. Caberá ao Instituto de Pesquisa e de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), órgão auxiliar da Assembléia Legislativa do Ceará, presidida pelo ex-deputado estadual Paulo Linhares, editar o material, que terá distribuição gratuita.

Durante a semana, haverá também a entrega da estatueta Asa Branca e da medalha ambientalista Joaquim Feitosa, a ser concedida a uma pessoa física que tenha contribuído com ações em prol da Caatinga cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário