'Se ele estivesse vivo, estaria torcendo por mim', diz Lula sobre Alencar ao receber prêmio em Coimbra


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta quarta-feira o título de doutor honoris causa pela Faculdade de Direito de Coimbra, em Portugal. Ao chegar para receber a homenagem, Lula lembrou do ex-vice-presidente José Alencar, cujo corpo é velado no Palácio do Planalto , com honras de chefe de Estado.
- Eu estou sentindo um misto de tristeza e alegria. Tristeza pela morte do companheiro José Alencar, e alegria pelo título. Tenho certeza de que onde ele estiver, ele estará feliz por mim, porque foi uma das pessoas que mais torceram e que mais comemoraram comigo a concessão deste título. Ele me estimulou que recebesse (o prêmio) - disse Lula ao chegar para receber a homenagem, lembrando que o ex-vice-presidente recebeu com ele outro título de doutor honoris causa, o da Universidade Federal de Viçosa.

- Ele estaria feliz. Se ele estivesse vivo, estaria torcendo por mim. Este titulo é dele.

Mais tarde, durante o longo discurso que fez sobre os avanços que o Brasil teve em sua gestão, Lula se emocionou ao lembrar do amigo:

- Nada disso teria sido possível sem a colaboração generosa e leal daquele que foi o meu parceiro de todas as horas, um dos homens mais íntegros que já conheci. O inesquecível estadista que perdemos ontem, para a consternação de toda a sociedade brasileira, o meu vice-presidente José Alencar.

No discurso, Lula agradeceu a presença da presidente Dilma Rousseff e lembrou que o principal programa de seu governo, o PAC, foi coordenado por ela.

- Meu principal programa foi coordenado com inigualável talento e compromisso popular pela querida companheira Dilma Rousseff, então ministra e hoje presidente da Republica, cuja a presença nesta solenidade muito me alegra e emociona - afirmou o ex-presidente, que leu uma frase em latim na cerimônia e pareceu um pouco desconfortável com a roupa que estava usando.

Na terça-feira, Lula havia dito que receberia o prêmio para homenagear Alencar :

- Eu era favorável que ele parasse de tomar remédio, que vivesse a vida da forma mais prazerosa possível. Ele também desejava assim. Morreu nosso querido José Alencar. Vou dedicar o título honoris causa a ele - disse.

Lula e a presidente Dilma Rousseff adiantaram a volta ao Brasil para acompanhar o velório de Alencar. Cancelaram o almoço de comemoração e seguiram em diração a Lisboa, para embarcar para o Brasil. A previsão para a chegada da comtiiva é 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário