Roberto Cláudio destaca impacto econômico da refinaria para o CE


A Assembleia Legislativa realizou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quinta-feira (24/03), reunião preparatória para as audiências públicas que vão discutir o licenciamento ambiental para implantação da Refinaria Premium II da Petrobras, em São Gonçalo do Amarante. O presidente do Legislativo, deputado Roberto Cláudio (PSB), ao abrir o debate, destacou o impacto econômico do empreendimento para o Ceará.

Segundo ele, a refinaria é uma demanda histórica do Estado, e além de gerar empregos e aumentar a cadeia produtiva cearense, deverá “aquecer” em 55% o valor do PIB estadual, quando estiver funcionando integralmente. Conforme ainda o presidente, o empreendimento “será o mais estratégico de todas as ações estruturantes para o Ceará”. A refinaria deverá ter seu projeto de licenciamento lançado nos próximos dias 29 e 30, em audiências na Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) nos municípios de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, informou o parlamentar.

Roberto Cláudio elogiou a iniciativa do deputado Lula Morais (PCdoB), presidente do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Casa, em propor o debate, e agradeceu a presença dos participantes. Segundo ele, “é um privilégio para a Assembleia anfitrionar essa discussão, para que os parlamentares e o povo cearense tomem conhecimento desse importante investimento econômico e social para o Estado”.

O parlamentar ressaltou, ainda, que a Assembleia criará, com a coordenação do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, o comitê de acompanhamento das ações relativas à estruturação e desenvolvimento do Complexo Portuário e Industrial do Pecém. Ainda segundo ele, o Inesp, órgão de assessoramento técnico da AL, também acompanhará as ações do Complexo do Pecém. “Fico entusiasmado em acompanhar e assistir a esse importante passo que está sendo dado para viabilizar a refinaria”, afirmou.

Participaram do debate, além dos deputados, o gerente geral da Refinaria Premium II, Mário José Dias Tavares; a assessora técnica de Meio Ambiente da Secretaria da infraestrutura do Estado, Marcia Lúcia Oliveira Coutinho; o presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa; e a representante da Superintendência do Meio Ambiente do Estado Ceará (Semace), Antônia Ervânia Souto Guerra Cavalcante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário