Reportagem especial

Embrapa traz novidades para os rizicultores em 2011/12

A colheita do arroz prossegue em todo País com perspectiva de recorde em alguns estados, como o Rio Grande do Sul, que deve colher 8 milhões de toneladas do produto na safra 2010/2011. Para a próxima safra, os produtores brasileiros de arroz irrigado contarão ainda com duas novas opções: a BRS Sinuelo CL e a BRS Pampa, desenvolvidas pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas – RS), Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás – GO) e comercializadas pela Embrapa Transferência de Tecnologia (Brasília – DF).

A BRS Sinuelo foi desenvolvida em parceria com a BASF e é tolerante ao herbicida Only®. Essa tolerância, em lavouras manejadas por meio do Sistema de Produção Clearfield® Arroz, permite o controle eficaz do arroz vermelho. A cultivar apresenta ciclo médio e um tipo de planta moderna, com folhas eretas e porte baixo. Além de ser uma alternativa para o controle do arroz daninho, a nova variedade permitirá que os produtores do cereal, especialmente os gaúchos, produzam grãos da classe longo fino, o arroz branco e translúcido que, ao cozinhar, fica “solto” e é o preferido pelo consumidor brasileiro.

Quando utilizada no Sistema de Produção Clearfield®, a BRS Sinuelo apresenta vantagens indiretas como redução do custo de produção e melhor aproveitamento da adubação nitrogenada. A nova cultivar foi desenvolvida a partir de melhoramento genético, ou seja, a tolerância ao herbicida foi obtida dentro da própria espécie, não havendo necessidade de “importação” de genes de outras espécies para a composição do genoma da cultivar.

Já a BRS Pampa é uma cultivar de ciclo precoce, mas também com ótimo rendimento de grãos inteiros, o que garante um arroz solto e macio após o cozimento. A variedade possui porte moderno, de folhas eretas, excelente perfilhamento, tolerância às principais doenças da cultura, como a bruzone e a queima de bainhas, além de média resistência a estresses abióticos, como toxidez de ferro e tolerância a frio. Tanto a BRS Sinuelo como a BRS Pampa estão em fase de produção de sementes e devem estar disponíveis para os rizicultores brasileiros a partir de setembro para a safra 2011/12.

Terras altas – Em 2010 os rizicultores dos Estados de Mato Grosso, Maranhão e Rondônia também comemoraram a alta produção alcançada com a cultivar BRS Sertaneja, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão e comercializada pela Embrapa Transferência de Tecnologia. Segundo a Kleffmann Group, instituição de consultoria agrícola com sede na Alemanha, estima-se que a variedade ocupe 19% do mercado total de arroz de terras altas nos três Estados e que cerca de 244 mil hectares foram colhidos com a cultivar no ano passado.

A BRS Sertaneja é uma variedade precoce, de grãos longofinos, caracterizada por plantas vigorosas, com porte médio, folhas largas e mediana resistência ao acamamento. Ela possui uma ampla capacidade de adaptação, com bom comportamento nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Roraima, Maranhão, Piauí e Tocantins.

Além disso, a cultivar apresenta moderada resistência às doenças comuns (mancha-parda, escaldadura das folhas e mancha-dos-grãos), moderada suscetibilidade à brusone e se adapta a diversas condições de cultivo, incluindo rotação de culturas em terras velhas, renovação de pastagens, áreas de abertura e integração lavoura-pecuária. A BRS Sertaneja também se adapta a sistemas menos mecanizados e oferece uma maior segurança de colheita para o agricultor devido à maior resistência ao acamamento e maior estabilidade no rendimento de grãos inteiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário