Queixa sobre mala perdida ou danificada cresce em aeroportos

Karime Xavier/Folhapress

Mayara Ricci teve sua mala roubada no aeroporto de Londres e só a recuperou depois de dois meses

A cena é cada vez mais comum nos aeroportos brasileiros: embarcar em um avião e, ao chegar ao destino final, não receber a mala de volta. Só em 2010, foram 7.170 queixas envolvendo problemas com bagagens, um aumento de 74% em relação a 2009. No mesmo período, a movimentação de passageiros aumentou 21% no país.
Segundo reportagem de Mariana Barbosa e Joana Cunha publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), além da falta de policiamento para prevenir furtos, o forte crescimento do setor sem melhorias de infraestrutura nos aeroportos tem contribuído para o aumento do extravio de bagagens.
O aumento das ocorrências no aeroporto internacional de Brasília fez o Ministério Público do Distrito Federal abrir um inquérito para apurar responsabilidades. "Não é possível, no país que vai sediar a Copa, a pessoa despachar a mala e não saber se vai recebê-la de volta", afirma o promotor Guilherme Fernandes Neto, da 4ª Promotoria de Defesa do Consumidor.

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