Picaretagem ideológica prepara discurso contra vinda de Obama


Jim Young/Reuters


Enquanto Dilma Rousseff prepara a recepção ao presidente dos EUA, movimentos sociais ligados ao PT e ao governo organizam um protesto contra Barack Obama.

A manifestação contrária à presença de Obama no Brasil será esboçada nesta quarta (16), às 18h, em reunião no Sindicato dos Petroleiros do Rio.

Nesta terça (15), foi à web um manifesto do grupo. Eis o título: “Obama é persona non grata no Brasil”. Aqui, a íntegra do documento, na página do MST.

O texto anota: “Os movimentos sociais brasileiros consideram o presidente dos EUA [...] persona non grata no Brasil e rechaçam a sua presença em nosso país”.

Acrescenta coisas assim: Obama “mantém a orientação belicista de ocupar países e agredir povos em nome da ‘luta ao terrorismo’.”

Ou assim: “[...] Como latino-americanos, sabemos que a política dos EUA para a América Latina não mudou em nada...”

“...Não aceitamos a manutenção do bloqueio a Cuba, as provocações contra a Venezuela, a Nicarágua, a Bolívia e o Equador”.

Sem mencionar expressamente a Líbia, o documento faz referência indireta à encrenca que rodeia o ditador Muammar Gaddafi:

“Obama chega ao Brasil num momento em que os EUA e seus aliados, principalmente os europeus, preparam-se, sob falsos pretextos, para perpetrar novas intervenções militares...”

“...Agora, no norte da África, onde, com vistas a assegurar o domínio sobre o petróleo, adotam a opção militar como a estratégia principal”.

Assinam a peça 11 entidades: UNE, MST, CUT, Coordenação dos Movimentos Sociais, Plenário dos Movimentos Sociais do Rio, Campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso...

...Sindipetro-RJ, Conlutas, Intersindical, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e Cenro Brasileiro de Solidariedade e Luta pela Paz.

A ideia do grupo é a de concentrar o protesto na Cinelândia, local em que Obama fará um discurso a céu aberto.

Só há uma coisa pior do que a patrulha ideológica: é a picaretagem ideológica.

Como vietcongues pós-modernos, os amigos do petismo recebem a melhor novidade que o conservadorismo norte-americano já produziu como um marine invasor. Pode?

É esse povo que vive em NY, pra cima e pra baixo cantandoas delícias do primeiro mundo.

2 comentários:

  1. IDIOTAS , ESSES COMUNISTAS DO PT !!!!!
    PRATICAM UM ANTIAMERICANISMO RIDÍCULO QUE NÃO INFLUI EM NADA NOS BRASILEIROS.
    Comunistas do PT, um bando de idiotas que só sabem apoiar ditadores e Terroristas.
    Obama precisa saber que os comunistas do PT estão preparando um protesto contra sua visita ao Brasil.
    Naturalmente esses comunistas do PT liderados pelo então ex presidente Lula, não se cansam desse antiamericanismo idiota que já beira ao ridículo.
    Algo é certo, se fosse a visita do ditador do Irã que é do tipo que apedreja mulheres até a morte, com certeza esses idiotas do PT estariam lá para prestigiá-lo.
    Nikacio Lemos
    23 anos
    P.S. Esses comunistas se cagam de medo da democracia.
    Tem complexo de inferioridade por isso pregam esse antiamericanismo ridículo.

    ResponderExcluir
  2. Ei,
    Nickacio (adorei o K e por isso acrescentei o C pra ficar mais charmoso ainda).
    Né isso não, cara.
    O problema é que essa gente, um mundo de doidim, tudo querendo ser herói sem causa, na falta do que fazer e patrocinada não sei por quem (bem que sei), vive de midia em mídia procurando um mote pra estar nos microfones e folhas. Ce conhece essa gente aí do Critica Radical? Faz parte meu filho, faz parte. Ce por acaso sabe quem dá dinheiro a eles pra andarem pra cima e pra baixo defendendo o Battisti no Brasil?
    Abraço.
    Apareça sempre.

    ResponderExcluir