Obras no setor aeroportuário não estarão prontas até a Copa de 2014

CLARISSA FALBO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Das obras realizadas nos 13 aeroportos considerados estratégicos pelo governo para a Copa do Mundo de 2014, seis não estarão totalmente concluídas até o Mundial, afirma a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

O diretor de operações da empresa, João Jordão, avalia que a obra de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Guarulhos (SP) não estará pronta até 2014.

O terminal 3 estará com 60% da capacidade prevista em funcionamento, com espaço para mais 9 milhões de passageiros por ano além da capacidade atual do aeroporto, que é de 20 milhões. "Isso será suficiente para aplacar a demanda durante a Copa, calculada em 2,5 milhões de passageiros", disse.

A Infraero informa que as obras nos aeroportos de Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre e Campinas (SP) também não estarão prontas para a Copa.

Segundo Jordão, a Infraero e a Casa Civil se reúnem a cada 15 dias para planejar o andamento das obras conforme a demanda necessária em cada aeroporto. Ele disse ainda que, depois da Copa, todas elas serão finalizadas.

A Infraero afirma que a demanda de passageiros trazidos pelo evento será atendida mesmo com as reformas em andamento.

Até agora, apenas cinco da lista de 24 intervenções de reforma, ampliação e construção de equipamentos aeroportuários, como terminal de passageiros, sistema de pistas e pátios e torre de controle, estão sendo executadas, de acordo com balanço divulgado pela Infraero.

As demais obras estão nas fases preliminares à licitação para construção.

Das intervenções a serem realizadas em Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Campinas, seis ainda esperam licitação para elaboração de projetos, primeiro estágio do processo burocrático antecedente à construção.

Segundo o professor de engenharia civil do ITA Claudio Alves, as licitações podem levar em média dois anos, se as empresas preteridas na concorrência não acionarem a Justiça.

PUXADINHOS

Do total de obras planejadas pela Infraero para a Copa de 2014, quatro serão módulos operacionais, estruturas temporárias para embarque e desembarque destinadas a atender especificamente à demanda de passageiros trazida pela competição.

Segundo a Infraero, os módulos, que serão instalados nos aeroportos de Brasília, Cuiabá, Campinas e Guarulhos, terão a infraestrutura das salas de embarque convencionais, com sanitários, ar condicionado e monitores com os horários dos voos.

De acordo com o presidente da regional São Paulo do Sindicato de Arquitetura e Engenharia, José Bernasconi, os módulos são"puxadinhos", soluções paliativas que não promovem grandes ampliações na capacidade dos aeroportos: "Módulos não fazem parte de um projeto integrado de ampliação".

Para Bernasconi, o Brasil está perdendo a chance de aproveitar a competição para melhorar a infraestrutura das cidades-sedes dos jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário