O fim do visto Brasil-Estados Unidos

Entre os muitos acordos bilaterais que podem resultar da visita do presidente americano, Barack Obama, ao Brasil neste mês, um deles interessa – e muito – aos milhares de turistas brasileiros que visitam os Estados Unidos todos os anos: o fim da exigência do visto.

A notícia oficial, inclusive, deve ser dada no encontro entre Obama e a presidenta Dilma Rousseff em Brasília, marcado para o próximo dia 19. A inclusão do Brasil no chamado Visa Waiver Program é antiga reivindicação das empresas envolvidas com turismo em ambos os países, já que os brasileiros estão entre os grupos que mais visitam a América – e que mais gastam. Em 2009, por exemplo, cerca 890 mil dos nossos conterrâneos passearam pela terra do Tio Sam, deixando por lá cerca de quatro bilhões de dólares.

Para 2010, a expectativa é que os números mostrem um crescimento de 35% no número de turistas brasileiros que foram aos EUA e um percentual ainda maior no de gastos. Mas para integrar a restrita lista de países com isenção de vistos, o Brasil precisa que o índice de rejeição de pedidos do documento caia 5% - e, segundo dados da U.S. Travel Association, o país já atende a este requisito.

Atualmente fazem parte do programa 36 países, cujos cidadãos podem ingressar na América sem o visto de turismo ou negócios. O Visa Waiver Program nasceu em 1986. Além da questão da isenção do visto, Obama e Dilma vão tratar também de outros temas importantes, como a contribuição para a Previdência Social feita no exterior (como acontece no Japão), o aumento de voos entre os dois países e uma estratégia de divulgação da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 os Estados Unidos.

Penso eu - Certa feita, numa roda de jornalistas com diplomatas, estava o embaixador dos Estados Unidos no Brasil. Era foco de muitos questionamentos. Os Estados Unidos haviam posto fim à exigencia do visto com a Argentina (o que depois voltou a existir) e um colega, ao meu lado perguntou para o Embaixador: O senhor ve possibilidade de a exigencia do visto entre Brasil e Estados Unidos cair? O Embaixador foi enfático: - Nós americanos não costumamos cair no mesmo erro duas vezes, não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário