Morte de José Alencar é destaque na imprensa internacional

A morte do ex-vice-presidente José Alencar, nesta terça-feira , repercutiu nos jornais internacionais. Segundo o espanhol 'El País', Alencar "foi o fator principal para que o ex-sindicalista Lula alcançasse a presidência, em 2003, ao lhe dar a confiança do empresariado brasileiro".

O 'El País' afirma ainda que Alencar foi peça-chave para a eleição de Dilma Rousseff à presidência e destaca a amizade entre o ex-vice-presidente e o ex-presidente Lula. "Lula e Alencar foram como dois irmãos, apesar das diferenças políticas na área econômica", afirma.

O argentino 'La Nación' também destaca a fidelidade política de Alencar a Lula, embora tivessem divergências nas questões econômicas. "Foi um duro crítico de certos aspectos econômicos, mas um fiel aliado político do presidente, que inclusive o nomeou ministro da Defesa entre 2004 e 2006", afirma o correspondente no obituário do ex-vice-presidente.

Para o português 'Correio da Manhã', José Alencar "deixa a vida como um herói e um dos mais equilibrados estadistas que o Brasil já teve".

Nos Estados Unidos, a morte de José Alencar também foi destaque. Nos sites da rede americana Fox News e do 'The New York Times', que utilizam o texto de uma agência de notícias, "Alencar, um empresário milionário, foi escolhido como companheiro de chapa de Lula, em 2002, em uma clara aposta para ganhar o apoio de banqueiros, fazendeiros, empresários, militares e os investidores estrangeiros, que temiam o passado do ex-líder sindical de esquerda".

Nenhum comentário:

Postar um comentário