Financial Times: Carnaval brasileiro é 'made in China'

Uma reportagem publicada neste domingo pelo jornal inglês 'Financial Times' mostra que 80% das fantasias de carnaval no Brasil são feitas com materiais importados, principalmente vindos da China.

O texto, assinado pela repórter Samantha Pearson, diz que as importações chinesas baratas "inundaram o país latino-americano nos últimos anos, em parte como resultado da rápida valorização da moeda local".

A reportagem acrescenta que a invasão dos produtos chineses é um dos maiores dilemas políticos da presidente Dilma Rousseff.

O presidente da Associação Brasileira dos Importadores Têxteis (Abitex), Jonatan Schmidt, um dos entrevistados pelo diário, diz que "há 15 anos era completamente diferente - todos os produtos eram brasileiros."

Uma lojista de São Paulo, ouvida pela reportagem, conta que importa mercadorias da China a preços 40% abaixo dos praticados por companhias brasileiras. Com o real valorizado, a loja, que em 2005 importava 30% do seu estoque, hoje importa 60%.

Penso eu - Para ler a reportagem completa, vá a www.financialtimes.com, clique em world, à direita da tela do seu micro, tem um texto assim... Rio Carnival 2011 - Parade pictures: 80% of this year’s costumes were made in China. Caso ce não leia em ingles, fique com o que está escrito ai acima que já estará de bom tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário