Executivos participam do VI Fórum de CEOs Brasil-EUA

Conclusões serão apresentadas aos presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama
Presidentes de 18 das maiores empresas do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem neste sábado (19), em Brasília, no VI Fórum de CEOs Brasil-EUA. O encontro ocorre desde 2007 com o objetivo de fortalecer a relação comercial e aperfeiçoar o ambiente de negócios entre os dois países. As conclusões serão apresentadas à presidenta Dilma Rousseff e ao presidente Barack Obama ao final do evento.



O Fórum é composto por representantes de governo e do setor privado, que partilham a presidência do encontro. Pelo governo brasileiro, o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Pelo governo norte-americano, o assessor presidencial para Política Econômica, Michael Froman, e o secretário do Comércio, Gary Locke. Pela iniciativa privada, os executivos Josué Gomes da Silva, da Coteminas, e Tim Solso, da Cummins.



Durante o evento, CEOs de dez empresas brasileiras e oito norte-americanas debaterão temas como a promoção do comércio, indústria e investimento, melhoria da competitividade, cooperação em educação e desenvolvimento de recursos humanos, promoção de intercâmbio tecnológico e apoio a ambiente favorável ao movimento de bens.



Participam desta edição os CEOs brasileiros representantes do Banco Safra, Camargo Corrêa, Coteminas, Cutrale, Embraer, Gerdau, Odebrecht, Stefanini IT Solutions, Vale e Votorantim. Também já estão confirmados oito CEOs norte-americanos representantes da Anadarko, Cargill, CH2M Hill, Citibank, Cummins Inc., Illinois Tool Works Inc., International Paper e Praxair Inc. (Confira os perfis dos participantes no arquivo anexo).



Na sexta-feira (18), haverá reuniões preparatórias entre executivos e ministros dos dois países na sede da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Os encontros não serão abertos à imprensa. Imagens e fotos estarão disponíveis para download nos sites da Casa Civil (www.casacivil.gov.br), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (www.desenvolvimento.gov.br) e da Apex (www.apexbrasil.com.br).



No sábado, o Fórum ocorre no Palácio Itamaraty. Após a abertura, às 8h, serão realizados debates e sessões de trabalho até às 12h30. Às 14h30, haverá uma entrevista coletiva, para apresentar os resultados da reunião.



Histórico - A decisão de criar o Fórum foi tomada pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e George W. Bush em março de 2007, em Camp David, nos Estados Unidos. Enquanto ministra da Casa Civil, a presidenta Dilma Rousseff coordenou, pelo lado brasileiro, as quatro primeiras edições do evento.



O Fórum trouxe benefício às relações políticas e comerciais entre os dois países. No último encontro, realizado em julho de 2010, em Denver (EUA), os CEOs discutiram questões importantes, como o tratado bilateral sobre tributos, a facilitação alfandegária e cooperação nas áreas de energia, infraestrutura e educação.





SERVIÇO:



Fórum de CEOs Brasil-EUA

Data: 19/3 - 14h30 às 15h

Evento: Coletiva de imprensa para apresentação dos resultados do VI Fórum de CEOs Brasil-Estados Unidos.

Local: Palácio do Itamaraty, sala Rui Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário