Estudantes da URCA têm trabalho científico aprovado na Convenção Mundial de Engenheiros

Os alunos do 6º semestre do curso de Engenharia de Produção Mecânica da Universidade Regional do Cariri (Urca), Emerson Henrique de Sousa Bezerra (Crato/CE) e Jarmison de Araújo Silva (Missão Velha/CE), orientados pelo doutor em Engenharia civil e professor do IFCE – Juazeiro do Norte: Perboyre Barbosa de Alcântara, tiveram a primeira etapa de um artigo científico na área de energias alternativas aprovado na Convenção Mundial de Engenheiros (World Engineers’ Convention – WEC 2011) a ser realizado de 4 a 9 de setembro em Genebra – Suíça com o tema: “ A Força dos engenheiros no mundo – Enfrentando o desafio energético mundial”.

Durante o período de recesso acadêmico da universidade nos meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, os universitários prepararam para submissão um resumo expandido da pesquisa que vêm estudando desde 2008 com foco no aproveitamento energético do biogás (gás obtido na decomposição de resíduos) proveniente do Aterro Sanitário Consorciado a ser construído no Cariri. Na oportunidade, em setembro de 2009, o estudante Emerson Henrique apresentou particularmente o estudo ao Governador Cid Gomes em Fortaleza.

O trabalho, intitulado: Bases ecossustentáveis para o desenvolvimento urbano e rural: potencial energético a partir de resíduos sólidos, aborda cálculos da capacidade produtiva e análise da viabilidade para implantação de uma Usina Termoelétrica no futuro Aterro Sanitário do Cariri e Unidades de Auto-abastecimento Energético na comunidade rural de Riacho Fundo, no distrito de Santa Fé em Crato-CE, ambos movidos a biogás obtido na decomposição de lixo e fezes de animais, respectivamente.

A primeira etapa foi avaliada e anunciada aprovação pelo presidente da Comissão Organizadora no último dia 02 de fevereiro e está entre os 16 trabalhos aprovados do Brasil. Uma vez aprovada primeira etapa, a apresentação já pode ser realizada em forma de pôster. Agora, os pesquisadores com o objetivo de realizar a apresentação oral, preparam o estudo completo, para submeter à 2ª etapa até o dia 31 desse mês, assim como os devidos processos para conseguir auxílio financeiro dos órgãos de fomento de pesquisa, ciência e tecnologia. O Geopark Araripe e a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), assim como a universidade, são algumas instituições que apoiam o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário