É Carnaval! - Evite que a ressaca seja um vilão nas festas


Por Souto Filho
soutofilho@oestadoce.com.br

Vai começar o carnaval. É época de praias lotadas, muita folia e disposição para encarar os trios elétricos ou as bandas nas praças dos municípios cearenses. Mas não se pode esquecer que serão quatro dias intensos de festas. Muitos foliões, empolgados com feriado, extrapolam e querem aproveitar tudo que tem direito em apenas um dia de “curtição”. Entretanto, o exagero no consumo de bebida alcoólica geralmente é acompanhado por uma consequência nada agradável, a famosa ressaca.

Quem nunca acordou com a “cabeça pesada” depois de uma noitada? No carnaval, muitas pessoas potencializam a resistência à bebida e, no dia seguinte, mal conseguem levantar-se da cama. Para não deixar a ressaca estragar o carnaval, o coordenador da emergência do Hospital da Unimed, João Neto, ressaltou que para não ter a conhecida “rebordosa”, o melhor é maneirar no álcool e se alimentar durante a folia.
Por outro lado, para muitos, equilíbrio não combina com carnaval. Nesse caso, o emergencista revelou que não existe cura para a ressaca, apenas maneiras de diminuir ou prevenir os sintomas. “Tudo que as pessoas fazem para acabar com o mal-estar é paliativo. Os foliões podem tomar antiácido e remédios para enjoo e dor de cabeça. Mas não existe uma fórmula mágica para liquidar com ela [ressaca]”.

João Neto explicou que as consequências do alto consumo de bebida alcoólica são decorrentes da hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue). Por isso, ele salientou que a alimentação é essencial para evitar ou diminuir os efeitos do álcool no organismo. “Durante o carnaval, muita gente vem para emergência com sintomas de ressaca. O melhor tratamento é a hidratação com soro”, emendou ele.

EM VEZ DE BEBER, COMA
A alimentação é a principal ferramenta de combate ao mal-estar durante as festas. De acordo com a nutricionista Mirly Regina Oliveira, é importante ter uma alimentação equilibrada, que contenha todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo. É recomendável realizar pequenas refeições leves durante todo o dia, divididas em café da manhã, almoço e jantar, sendo que nos intervalos, de no máximo quatro horas, fazer um lanche saudável e de fácil digestão.

Não devemos nos descuidar da alimentação porque é carnaval, pois poderemos ter problemas de saúde como, fadiga e desmaios por falta desses nutrientes. Para os que vão curtir as festas, é bom evitar frituras, alimentos gordurosos, condimentados e em quantidades excessivas em uma mesma refeição para não ocorrer problemas gastrointestinais. Seria interessante conciliar a bebida com água para evitar desidratação e evitar tira-gostos gordurosos como linguiça e salaminho”, destacou ela, recomendando o consumo de queijos magros e torradas.
A nutricionista ressaltou que o grupo dos carboidratos é muito importante para o folião, pois a principal função dele é fornecer energia e, no carnaval, há muito gasto energético. Para repor o que foi perdido, Mirly destacou alimentos como massas, pães, batatas, arroz, cereais, granola e barra de cereal. “Precisamos repor essa energia através de alimentos saudáveis, que sejam boas fontes desse nutriente”, finalizou ela.

RECEITAS CASEIRAS
Apesar das recomendações dos especialistas, muitos foliões que curtirão o carnaval nas praias cearenses possuem suas próprias receitas para combater o mal-estar do dia seguinte. O gerente comercial Dorival Manzolin disse que tomar um café da manhã reforçado é essencial para inibir os efeitos da ressaca. Para ele, tirar o dia de descanso também serve para repor as energias e ficar pronto para mais uma noite de folia.

“Não costumo sentir muita ressaca porque não sou de beber muito. Mas sempre que exagero “um pouquinho” na bebida, costumo passar o dia bebendo água e procuro ficar em casa para evitar o cansaço. Também gosto de tomar algum remédio para evitar a dor de cabeça e a dor no estômago”, reforçou ele.

Para o estudante Tiago Guedes, praticar exercício é o melhor remédio para “tirar o álcool do corpo” e curar os efeitos da bebida. De acordo com ele, uma leve corrida serve para suar e aumentar o metabolismo do organismo, amenizando a ressaca. “Não gosto de tomar remédio. Não tomo medicação nem quando estou gripado, quanto mais para curar a ressaca. Acho que além dos exercícios, uma boa quantidade de água também é essencial. Sem falar de ficar deitado, apenas trocando os canais da televisão”, brincou o estudante.

Por outro lado, existem pessoas que preferem submeter-se a receitas mais exóticas. O mecânico Eduardo Bulhões explicou que, para ficar “zerado”, nada melhor que um prato de panelada no mercado central de qualquer cidade. De acordo com ele, o prato considerado “pesado” por muitos, é o melhor antídoto para renovar o espírito e aguentar outro dia de folia.

“Quando estou no carnaval, adoro acordar e seguir para o mercado atrás da panelada. É melhor que remédio. A pessoa fica nova em folha. Depois de comer, o cara está pronto para outra. Minha mulher não acha muito bom que eu faça isso. Fica dizendo que eu vou passar mal, mas, é o contrário. Só me sinto melhor depois da velha panelada [risos]”.

Penso eu - Tudo amador. Ninguem aí falou como profissional. Ressaca não existe para profissional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário