Dilma decide manter Roberto Smith na presidência do BNB até o final de 2011

Jornal O Globo publicou que não haverá mudanças na instituição financeira nordestina.
A presidente Dilma Roussef desistiu de mudar o presidente do Banco do Nordeste(BNB). Assim, o atual presidente Roberto Smith permanecerá no cargo durante todo o ano de 2011. A informação é destaque hoje na coluna Panorama Político do jornal O Globo. Na mesma resolução, Dilma decidiu manter na sua função o presidente do Banco da Amazônia(Basa), Abdias de Sousa Junior.

A disposição da presidente Dilma era oxigenar o BNB, daí a sua firme determinação de trocar o atual presidente Roberto Smith por um outro nome com perfil técnico. Depois de dois meses de mandato no Planalto, Dilma mudou de idéia e avaliou que o próprio Roberto Smith tem condições de promover alterações na instituição financeira nordestina para melhorar ainda mais o desempenho do BNB.

A manutenção de Roberto Smith no cargo de presidente do BNB é uma vitória pessoal dele. Com a posse de Dilma Roussef houve uma divisão do PT nordestino e de outras lideranças políticas da região sobre o melhor nome para a função, diante da recusa inicial do Planalto de vetar a continuidade de Roberto Smith.

Antes considerado nome descartado para permanecer no BNB, Roberto Smith deu a capacidade política de dar a volta por cima e convencer ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, e também ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que ele tinha condições de continuar no BNB. Segundo O Globo desta sexta, essa tese acabou por convencer a presidente Dilma. Mas, a permanência de Roberto Smith ainda não foi oficializada pelo Planalto.

Penso eu - Ouvi uma conversa esquisita, logo no começo do Governo Dilma, quando havia uma grande briga por cargos e, explicitamente, o cacete quebrava entre PT e PMDB pelos postos mais importantes e recheados na Viuva. Não acreditei, em principio, como, em princípio, tambem não desacreditei. Diz que alguem colocava nomes para a Presidenta quando de repente veio a pergunta de um da rodada de negociações; - E o BNB, Presidennta? A resposta teria sido dura, curta e grossa, como nos bons tempos da mal humorada DIlma: - Não me fale em porra de BNB!
E o assunto foi encerrado pra voltar só agora ao caderno dos deveres de casa da economia nacional.

Um comentário:

  1. AGORA PARA EXERCER A PRESIDÊNCIA DO BNB - BANCO DO NORDESTE - O BRASILEIRO PRECISA TER OUVIDO, TATO, BOCA, NARIZ E OLHOS QUE ESCUTE, SINTA, GOSTE, FAREJE E ENXERGUE OS GARGALOS E AS POTENCIALIDADES NORDESTINAS E UM BRAÇO POLÍTICO FORTE PARA "BRIGAR" POR SUFICIÊNCIA DE RECURSOS E GARANTIR UMA REVOLUÇÃO DESENVOLVIMENTISTA PARA A REGIÃO E, FINALMENTE, TER A INICIATIVA DE LIVRAR O BANCO DA VERGONHOSA "DIVIDA", DESEMPREGATÍCIA HISTÓRICA CONTRAIDA, HÁ MUITO TEMPO, NO SEU PRÓPRIO QUADRO DE PESSOAL CONCURSADO, CONFORME
    www.youtube.com/planopessoal
    www.apoiodemitidosbnb.wordpress.com

    ResponderExcluir