Dilma conversa com a imprensa

Foto e texto de Macário Batista

DIlma Rousseff chegou de um passeio à Universidade de Coimbra, encantada com o que viu. Foi à Capela e lá encontrou praticamente tudo feito com materiais brasileiros. Desde o altar em cedro rosa e mogno da Amazonia aos simbolos religiosos, construidos em ouro das Minas Gerais do Brasil.
A convite do Reitor viu a Sala dos Capelos e no Gabinete soube de um pouco da história da mnais antiga universidade de lingua portuguesa do mundo, a de Coimbra. Aqui, amanhã de manhã, Lula da Silva receberá o título de Doutor Honoris Causa. Dilma, nos recebeu com um sorriso e um brincadeira quando alguem disse: Tem uma recepção pra Senhora presidenta. E ela...EU adoro essas recepções calorosas! E riu.
Passando a confiança de sempre com a firmeza no que diz, falteou a voz num lamento pelo novo internamento de José Alencar. Seus olhos chegaram abrilhar diferente mas complementou; Ele é um exemplo de fortaleza, de vida, de vontade de viver.
Dilma falou sobre energia, sobre economia do Brasil e de POrtugal, os laços entre os´dois países, de sua disposição de ajudar o povo pobre do Brasil e de sua amizade com o ex-Presidente Lula.
É que andaram jogando areia na relação dos dois. Dilma, quase repete Lula, pela manhã quando, em Lisboa, à porta do monumental edificio da Assembleia Nacional, disse que entre ele e Dilma jamais haveria discórdia.E se houver, acrescentou sorrindo: É por culpa minha e ela estará certa, então, não haverá mal estar entre nós.
Dilma, foi instigada a falar do assunto...- Gente, disse, minha amizade com o Presidente Lula é algo muito sólido. Não há nenhuma motivo, jamais haverá para uma briga entre nós. Trabalhei com ele tanto tempo, aprendi tanto com ele, como gente e como grande estadistida que é, ficamos tão ligados que seria impossivel um mal estar entre nós dois.
Foi uma conversa animada. Dilma insistiu em dizer que POrtugal não era um parceiro qualquer. Que o Brasil tem muitos investimentos aqui e Portugal a mesma coisa no Brasil. Estamos ligados umbilicalmente; literalmente. Temos que ter preocupações especiais com este país, com este povo.
A Presidenta passa o dia de amanhã entre Coimbra, até meio dia e Lisboa a partir das cinco da tarde nas audiencias com Cavaco Silva e Jose Sócrates. Participa de um jantar em sua homenagem oferecido pelo presidente Cavaco SIlva e embarcará por volta de 22 horas para o Brasil. Foi afastada a idéia de Dilma viajar para a Grécia.
Ela está hospedada no Hotel Gourmet Golf Spa Quinta das Lágrimas, um palacete do século XVIII. A construção fica no centro de vastos jardins, onde há a Fonte dos Amores, e campos de golfe. Nesse ambiente paradisíaco, Dilma e Lula devem se reunir ainda nesta terça-feira para um jantar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário