Deu no jornal

Lisboa - Lula recebe prêmio e nega atritos com Dilma
Acompanhado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã de terça-feira o prêmio do Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, em uma cerimônia no Parlamento português com o presidente do país, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates. A visita de Dilma a Portugal é uma promessa que ela havia feito ao seu antecessor de acompanhá-lo quando ele ganhasse um prêmio internacional. A afirmação é do próprio Lula, que recebe três homenagens em Portugal.

“Ela tinha prometido que quando eu recebesse o primeiro prêmio internacional ela viria, e está cumprindo”, declarou Lula, que negou qualquer divergência com a presidente. “Não há a menor hipótese [de divergências]. Porque o dia que tiver uma divergência entre eu e a Dilma, ela está certa. Obviamente que tem gente torcendo para que haja qualquer coisa, mas não haverá nada entre Dilma e Lula. Temos uma relação ideológica e política muito forte.” Aplaudido de pé, o ex-presidente brasileiro deu “dicas” para Portugal sair da crise econômica e criticou a atuação do FMI (Fundo Monetário Internacional), que deve socorrer a economia portuguesa. Ele defendeu também a redução das taxas de juros de bancos europeus em Portugal.

“A crise mundial tem responsáveis diretos: é um sistema financeiro especulador. Eles têm que agir com mais rapidez. Por que o FMI ficava dando palpite quando a crise era na América Latina e agora demora para agir na Europa?”, questionou o ex-presidente, que aconselhou Portugal a investir no mercado interno, como disse ter feito em seu governo. Lula voltou também a defender uma reforma na ONU (Organização das Nações Unidas), que está “estagnada em meados do século 20”, mas reafirmou que não quer fazer parte do organismo.

Penso eu - A matéria está errada. Dilma não estava com Lula na hora do recebimento da honraria. Dilma estava a caminho de Coimbra, conforme este blog anunciou. O Primeiro Ministro José Sócrates tambemnão estava na cerimonia, mas apenas o presidente da República, conforme este blog anunciou, proque estava lá. E mais: Lula não recebe tres homenagens em Portugal, mas duas. Uma, ontem, na Assembleia Nacional e hoje, aqui em Coimbra, onde o blog está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário