Deu no Diário de Coimbra (hoje)

DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA
Universidade de Coimbra vai distinguir Lula da Silva no final deste mês
Luiz Inácio Lula da Silva recebe no final deste mês o mais alto título atribuído pela Universidade de Coimbra. O antigo presidente do Brasil será doutor honoris causa por proposta da Faculdade de Direito. A actual presidente, Dilma Rousseff, também deverá estar presente na cerimónia.
Sem formação académica, Lula da Silva exerceu o cargo de presidente entre 2003 e 2011, um período de forte crescimento e afirmação internacional do país. Foi, em 2009, considerado “homem do ano” pelos jornais Le Monde e El País e, de acordo com o jornal britânico Financial Times, foi uma das 50 pessoas que moldaram a década pelo seu «charme e habilidade política» e também por ser «o líder mais popular da história do país». No Fórum Económico Mundial de 2010, realizado em Davos (Suíça), recebeu a distinção inédita de Estadista Global, pela sua actuação no meio ambiente, erradicação da pobreza, redistribuição de riqueza e acções em outros sectores com vista à melhoria das condições mundiais.
O título de honoris causa da Universidade de Coimbra será mais uma homenagem ao co-fundador do Partido dos Trabalhadores, que já foi condecorado pela Organização das Nações Unidas pela projectos de luta contra a fome e desnutrição infantil. Ainda este mês, Lula da Silva irá receber o 3.oºPrémio Liberdade Cortes de Cádiz, em Espanha, pela luta contra a pobreza e exclusão social, e será um dos homenageados da primeira edição do Prémio Mikhail Gorbachev, oferecido pela Fundação Gorbachev pelo 80.o aniversário do ex-líder soviético
Lula da Silva terá sido convidado para receber a mais alta distinção da Universidade de Coimbra quando ainda era presidente, mas decidira que só a aceitaria quando abandonasse o cargo.
O seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, foi doutor honoris causa da UC em 1995 e são fortes as ligações da Universidade a institutos e congéneres brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário