Deu no Correio do Manhã, de Portugal


Dilma e Lula em Portugal
Visita: Presidente do Brasil na homenagem ao seu antecessor

Dilma Rousseff chega amanhã a Portugal para uma visita de dois dias em que participará numa homenagem ao ex-presidente Lula da Silva, em Coimbra, e se encontrará, em Lisboa, com o seu homólogo Cavaco Silva e com o primeiro-ministro José Sócrates.

A presidente do Brasil chega a Lisboa amanhã de manhã e desloca-se de imediato a Coimbra, onde visitará a universidade. Aí, de acordo com a agenda divulgada em Brasília, assistirá à cerimónia de doutoramento honoris causa do seu antecessor. O título foi oferecido quando Lula da Silva ainda era presidente, mas ele decidiu só o aceitar depois de deixar o poder. Refira-se que, antes dele, a Universidade de Coimbra tinha outorgado esse título a outros dois presidentes brasileiros: Fernando Henrique Cardoso e Juscelino Kubitschek.
Após a homenagem a Lula da Silva, a presidente brasileira viajará para Lisboa, onde terá encontros separados com o Presidente da República e com o primeiro-ministro demissionário. Segundo assessores de Dilma, as reuniões serão informais, uma vez que não está prevista a assinatura de acordos ou o anúncio de parcerias económicas.
De acordo com fontes em Lisboa, após o jantar oficial que Cavaco Silva lhe oferecerá em Belém, Dilma deixará Lisboa, com destino ainda não decidido. No entanto, a imprensa brasileira afirma que poderá permanecer mais um dia em Portugal e depois deslocar-se à Grécia para uma curta visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário