Deputado lamenta falta de incentivos do governo aos produtores brasileiros

O deputado Roberto Mesquita lamentou que o Brasil esteja perdendo competitividade com empresas estrangeiras devido a falta de incentivo do governo aos produtores locais. Na avaliação de Mesquita, atualmente é mais vantajoso importar da China do que produzir aqui. “Eu conheço um rapaz em Fortaleza que produzia gaiolas para pet shops empregando 60 funcionários. Ele fechou a fábrica e hoje importa contêineres de gaiolas da china. A situação já está começando a se repetir com a castanha. Daqui a pouco o governo vai abrir importação para o coco e os produtores daqui vão ter que arrancar seus coqueiros”, previu.

Roberto citou a visita do presidente dos Estados Unidos ao Brasil no último fim de semana, descrevendo Barack Obama como um vendedor que veio aqui defender os produtores de seu país e abrir campo para os negócios deles. “Sempre que um produto brasileiro ameaça a produção lá, eles criam barreiras. O governo brasileiro deveria fazer o mesmo com a China, que está matando nossas empresas”, sugeriu.

A produção agrícola, segundo Roberto, está chegando a um ponto de ser inviabilizada pelos altos custos da produção e baixo valor de mercado. “Todos os países ricos subsidiam a agricultura, ao contrário do que acontece no Brasil”. Roberto finalizou dizendo que o governo brasileiro tem que criar barreiras protecionistas e equilibrar sua balança cambial, porque com o Real super valorizado as empresas brasileiras estão fadadas a quebrar.

O deputado discursou na tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta terça-feira (21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário