Crônica do Dorian

De:dorian sampaio filho

O LIVRO DO BINÉ

Quem me contou foi a minha irmã Isa: “o Biné está escrevendo um livro de memórias”.
Biné, como é tratado carinhosamente por todos, é na verdade o senhor Abner Porfírio Sampaio, ex-prefeito e figura de destaque do movimento pela emancipação política do distrito de Tururu, agregado ao território de Uruburetama até 1987, quando da publicação da Lei Nº 11.334, que tratou de elevá-lo à condição de município.

Minha curiosidade em torno dessa publicação decorre da amizade que nos une ao clã do escritor, além de Tururu ter sido a terra-berço de minha mãe e, portanto, também fazer parte da minha história.

Biné, pai de uma coleção de mulheres bonitas – Idelner, Islândia, Marta, Márcia e Maria Ângela – e de um time de marmanjos – Tito, Marcos, Francisco, Alexandre e Zé Raimundo – trabalha seu livro, lúcido de suas recordações, porém cansado e debilitado pelo peso do tempo: são noventa e tantos anos de janela. Dizem que não "arreda o pé" de seu velho Tururu enquanto não terminar a obra.

Como autodidata em diversas atividades técnicas, deu uma de engenheiro ao projetar e executar a construção de um ícone de minha festeira vida de menino: uma pequena barragem no rio Mundaú, construída com trilhos fincados numa parede de pedra e cimento, por onde corriam largas tábuas que represavam a água. Na cheia, período correspondente às férias de fim de ano, o lugar virava um balneário, o nosso “beach park”. Na parte de cima da barragem formava-se um pequeno lago, a piscina natural de todos; na parte de baixo, uma cachoeira de banhos inesquecíveis.

Foi no Tururu das aventuras que quebrei o primeiro osso de meu corpo – um braço, numa queda de cavalo. No Tururu selvagem matei – na época não era crime hediondo – o primeiro passarinho, com uma pedrada de baladeira. Já no Tururu moleque, vi pela primeira vez uma mulher em nu frontal, escondido atrás das moitas brechando as lavadeiras que se banhavam na beira do rio...

Por todas essas emoções, que me trazem a lembrança de anos vividos na felicidade dos inocentes, é que rogo que Deus permita ao Biné a conclusão de sua obra. Livro que com certeza trará de volta pedaços da minha infância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário