Coluna do Fernando Maia, do Jornal O Estado

Arrojo na estreia
A nova “safra” de parlamentares federais do Ceará, pelo que se antevê, promete boas surpresas. Uma delas, exemplo que já se pode constatar, é o deputado Genecias Noronha, do PMDB, que logo na sua estreia, joga para as Comissões Técnicas e Plenário da Câmara dos Deputados um projeto de Lei que tem tudo para agitar aquele Parlamento, já que vai mexer com os interesses de muitos políticos acostumados a levar vantagem com determinados benefícios que recebem. Com o número 414/2011, o projeto do representante de Paerambu propõe no sentido de que os créditos obtidos com o ganho de passagens aéreas pagas pela União, sejam creditados a quem os custeia, ou seja, o ente federativo. Tais créditos, argumenta Genecias, devem ser utilizados pelo Governo Federal em grandes programas de inclusão social, como, por exemplo, projetos destinados a implantar e atrair os jovens para a prática do esportes, como arma contra as drogas. Na visão do parlamentar peemedebista, “não há por que o poder público deixar de receber os bônus oferecidos pelas empresas, e pelo motivo mais indiscutível: é ele o pagador exclusivo da passagem, ao invés de financiar indiretamente privilégios para agentes públicos”. Num momento em que os políticos bem intencionados lutam para pelo menos diminuir a corrupção no país, nada mais oportuno do que um projeto dessa natureza. Até porque, ao longo de décadas, a falta de transparência na distribuição de passagens por empresas aéreas a parlamentares e servidores públicos vem motivando manchetes nada recomendáveis para ambas as partes. Além do mais, viria muito a propósito, para os programas sociais do governo, uma ajuda de R$ 250 milhões, resultante desse projeto, se aprovado.

Vai zoar
Na AL e CMF, uma certeza: a disputa pela única vaga senatorial do CE em 2012, será uma disputa muito mais acirrada do que a de 2010 por duas vagas.

• Ocorre...que, segundo se comenta, será praticamente impossível para os atuais aliados no poder, lançar uma candidatura única, já que o PCdoB vai querer Inácio reeleito, e o governador Cid dará tudo para levar o mano Ciro ao Senado, no maior desafio da sua vida.

• Qualificação. A Unipace, em parceria com o TCM, vai promover um ciclo de cursos técnicos, destinados a melhor qualificar servidores estaduais e municipais.

• Da Casa. Dentro do mesmo projeto, a AL vai proporcionar, com exclusividade para os seus servidores, um curso de espacialização em assessoria parlamentar.

• Para todos. Ontem, na CMF, o titular da Secretaria de Finanças do Município, Alexandre Cialdini, expôs Relatório Resumido e Relatório Geral Fiscal, das contas da CMF- 2010.
• Na ocasião...o secretário afirmou que, se qualquer cidadão de Fortaleza desejar conhecer mais detalhes sobre as contas da Prefeitura os mesmo serão encontrados na internet.

• De novo. Depois do toma-lá-dá-cá da aprovação do salário mínimo, a presidente Dilma está tentando, de novo, mobilizar a sua acachapante base parlamentar: dessa vez, por um motivo justo: o Programa de Acesso ao Ensino Técnico.

• Com atraso...mas melhor do que nunca, se Dilma colocar em prática o programa citado, estará corrigindo uma falha lastimável dos últimos governos brasileiros.

• Safadeza. Para o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), criar novos partidos (“janela para a infidelidade”), é uma “safadeza que a Justiça Eleitoral deve matar pela raiz”.

Um comentário:

  1. Uma dúvida... O Mandato do Senador Inácio Arruda não é de 2007 - 2015? Por quê se fala de uma vaga em 2012? Não estou entendendo....

    ResponderExcluir