Coluna do blog

Foto e texto de Macário Batista - Especial em Lisboa e Coimbra


Prêmio à defesa dos pobres
A Assembleia Nacional de Portugal foi palco de um raro espetáculo de reconhecimento e afago a um estrangeiro. Ontem, Lula recebeu um prêmio (Norte-Sul) dado, anualmente, a personalidades que se destaquem na defesa dos direitos humanos, no desenvolvimento dos povos, na ajuda humanitária àquelas comunidades vítimas de miséria, fome e preconceito. Lula, mais que isso, é amigo de Portugal, discursou encerrando a solenidade de oito falas, cronometradas, o Presidente Cavaco Silva, presente ao lado do presidente da Assembleia, Jaime Gama. À entrada no Salão do Senado da Assembleia Nacional portuguesa, Lula foi aplaudido demoradamente. Depois que discursou, foi aplaudido de pé por diplomatas, personalidades da cultura e da economia europeia, deputados, ministros de estado e, sua fala foi apresentada ao vivo pelas RTP-Tv e TVI, as maiores, além da TV Parlamento e emissoras de rádio de Lisboa e de Coimbra. No seu discurso, Lula da Silva peitou europeus e árabes, pedindo compreensão e respeito, concitando ao trabalho, instigando o entendimento pelo bem-estar dos povos. Voltou a falar em ONU, defendendo uma reforma (onde o Brasil estaria, claro) que habilitasse outros países que não apenas os mesmos de sempre. Falou de direitos humanos, de passagem sobre a economia e a política de Portugal, mas sem comprometer a ele, Lula e a Presidenta Dilma, que veio prestigiá-lo hoje, quarta feira em Coimbra, quando Lula receberá o título de Doutor Honoris Causa outorgado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Uma festa de casa lotada, banda animada e dançarinos atentos ao toque da zabumba e do triângulo.

Entre mim e Dilma...(Nota da foto)
As meninas, coleguinhas tentaram pegar Lula no contrapé, querendo saber se ele estava de mal com Dilma. “Olhe, no dia que houver um desentendimento entre Dilma e eu, serei eu o errado e então não haverá desentendimento”.

• em coimbra - A presidenta Dilma Rousseff decidiu que iria logo a Coimbra pra festa de Lula na Universidade. É que, na hora da chegada dela, Lula era homenageado na Assembleia Nacional, em Lisboa.

• simpáticos - Mário Soares e José Sócrates foram pessoalmente receber Lula à sua chegada aqui a Lisboa. Um gesto de simpatia e fidalguia com um ex-presidente.

• sócrates sobre lula - O presidente Lula foi mais que um amigo de Portugal. Mais que um parceiro, mais que um conselheiro, mas de grande ajuda à economia portuguesa. Palavras de José Sócrates à coluna.

• fgts no exterior - O Ministério das Relações Exteriores e a Caixa Econômica Federal firmaram Termo Aditivo a Termo de Compromisso adotado, em julho de 2010, permitindo a ampliação da possibilidade de saque de saldos de contas do FGTS para brasileiros residentes no exterior.

• só no japão - Atualmente, conforme o Termo de Compromisso de 2010, somente os Consulados-Gerais do Brasil no Japão estão aptos a receber a documentação necessária para o saque de contas do FGTS.

TCU pro Genoíno
Petistas da Câmara não desistiram de defender em público a candidatura do ex-deputado José Genoino para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

• réu - Nem que seja só pró-forma, consideram que tal deferência pode ajudar a lustrar a imagem do companheiro, que é réu no processo do mensalão no STF.

• queridinho - Benquisto entre os comandantes militares, apesar de ser um ex-guerrilheiro do Araguaia, Genoino é assessor especial do ministro da Defesa, Nelson Jobim.

• horário do lojista - Com o presidente da Câmara, Acrísio Sena, os representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio de Fortaleza.

• de olho - Padre Marcelo Rossi visitará Fortaleza amanhã quando, divulga o seu mais recente livro: “Ágape”.

• lojas e lojas - Segundo Francisco Gonçalves Monteiro, Secretário Geral em exercício do Sindicato, existe uma lei que estabelece horário de funcionamento nas lojas de rua e nas lojas de shopping, que precisa ser fortalecida.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário