Coluna do blog


Terra arrasada
Senador Pompeu teve seu apogeu. No ciclo do algodão, foi rica e cheia de vida. Aos poucos, o bicudo comeu o algodão e a sorte de Senador Pompeu. O trem de passageiros parou e a estrada que ia de Fortaleza pro Cariri ficou no Km 20, bem longe do coração do município. Aí, vieram prefeitos que foram tsunamis, um a um, até hoje. Chegaram cheios de onda, foram e/ou vão embora levando tudo. Um dia, numa seca miserável o povo invadiu a Cibrazem. Famintos, levaram tudo o que tinha armazenado. Destacado para a cobertura, pousei no velho aeródromo e, às pressas, vi as imagens do povo fugindo com pacotes de comida e o armazém vazio. Procurei o Prefeito. Descobri o homem, graças a amigos de lá, no fundo de um botequim fedendo a mijo, no velho Mercado, agarrado na orelha da sota, jogando pif-paf. Não ligava a mínima pro que estava ocorrendo na cidade. Agora, anos depois, prefeitos quase ou tão incompetentes quanto aquele, foram dilapidando a história, até o momento de barbárie a que chegaram lá. Incomodado com o que diz parte da imprensa, que não se rendeu a ele, o Prefeito mandou invadir uma rádio e dar uma surra no locutor que o critica. Isso, depois de pedir a cabeça de um humilde funcionário de uma empresa que recebe repasses da prefeitura, o que lhe foi negado. Ademais, o moço destila ódio aos que lhe negam mesuras e améns. O Mercado novo da cidade não tem água nos boxes. Esqueceram de fazer uma caixa dágua(Meu Deus!!!). A Câmara espera ansiosa o Ministério Público pronunciar-se sobre o afastamento do Prefeito, segundo o noticiário, investigado pela Polícia Federal por traquinagens administrativas. Senador é uma Líbia? Um Egito? Ou Senador vê passar sem que só o povo sinta, um tsunami petista entre os tantos que arrasam o Ceará?

Prestamista
Obama vem ao Brasil como prestamista. É vendedor de avião. Vai trabalhar os caças americanos junto ao governo brasileiro. De quebra, poderá até oferecer “de grátis” uns navios que a Marinha lá deles, seminovos, quer se ver livre. Que nem aqueles Scool Bus amarelos que Sobral ganhou e que foram encostados por falta de peças.

• Só 12 horas.
Obama não passará mais de 12 horas em Brasília. Chega, come, dorme, assina acordos bilaterais com a presidenta Dilma, e se manda pro Rio.

• Fora do currículo.
Intuição nunca foi disciplina no Itamaraty mas lá, há a crença de que Obama declare amor ao Brasil e apoio para a sonhada cadeira no Conselho de Segurança da ONU.

• Lote grosso.
O ministro do STJ, Raul Araújo, afirma que recebeu um lote superior a dez mil processos para analisar e julgar.

• Pedido de atenção.
O deputado Leonardo Pinheiro (PR) defendeu, em pronunciamento na Assembleia Legislativa, as reivindicações dos agentes de saúde do Ceará.

• Elogio ao trabalho.
“Sou testemunha da melhoria da saúde do Estado, a partir da saúde preventiva implementada pelos agentes de saúde”, frisou. O Agente de Saúde foi copiado do exemplo cubano e deu certo aqui.

• Pura hipocrisia.
Cerca de 230 deputados federais querem criar a frente parlamentar de apoio ao Idoso. Se fosse verdade, não permitiriam, de cara, que o INSS tirasse os velhos de casa pra provar que não morreram.

• Zona franca.
A Junta Comercial do Ceará aceita a transferência de empresas, sem exigir pelo menos o reconhecimento da firma do cedente em cartório, e muito menos, a presença das partes para a assinatura de documentos.

• Denúncias graves.
Resultado: picaretagem e falcatruas, atestam denunciantes, têm na Jucec uma autêntica zona franca. É mais fácil transferir uma empresa no Ceará do que tirar pirulito da boca de criança.

• Fumacê. Voltaram.
Madrugadinha, os carros do Fumacê estão nas ruas soltando cheiro forte de goiaba. Melhor que diabo de nada.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário