Coluna do blog


Longe dos olhos
Vista do mar, de dentro pra fora, Fortaleza é uma cidade linda. A costa da cidade, olhada lá da risca, onde o mar encosta na parede do céu, é bonita toda vida. Isso, porém não basta. Entre o grita de terra a vista e pisar no primeiro buraco da terrinha vai uma distância enorme. Pra quem não sabe, passam pela costa do Ceará, bem na frente de Fortaleza, mais de 900 barcos, navios, iates de gente podre de rica, que empina o nariz e dá uma rabiçaca pra nós. É que não temos hotelaria de nível, porto de nível, marina de nível. Na verdade, não temos nada que segure a onda de canoas do porte a que nos referimos. Do alto, Fortaleza também não é diferente. É linda, até que pousemos na única pista do aeroporto Pinto Martins. Se um avião quebrar no caminho...babau, morreu Maria Preá. Quando dá tudo certo e quando chegam seis, sete, oito voos de uma veizada só, ficamos parados no tempo esperando um finger para o desembarque e uma hora para receber uma mala, quando a TAM não perde ou roubam aqui ou no aeroporto de origem. Tenho jogado cá comigo meus búzios e cada dia fico mais apavorado; a Copa do Mundo...sei, não. Fui à Suíça ver o Brasil ser escolhido país-sede da Copa de 2014. Fui às Bahamas ver Fortaleza virar subsede. Não sei onde vou meter a cara se perdermos, por incúria, incompetência, preguiça, falta de moral, a subsede. Ano que vem tem eleição e com ela, TRE, MP, TSE, Semace, Ibama e todos os ingredientes conhecidos e desconhecidos para que nada dê certo neste país.

Cadê a obra?
Não buliram numa pedra para começar a reconstrução daquilo que as cheias deste ano destruíram no Cratinho de Açúcar, meu docinho de buriti. Quem sabe agora, depois do carnaval, quem sabe.

• a recusa do coronel - Tasso Jereissati não quer a presidência do Instituto Teotônio Vilela, do PSDB. O deputado Sérgio Guerra vem ao Ceará tentar convencê-lo. O texto é do Cláudio Humberto.

• baião de dois - Dilma Rousseff recebe Obama, Michele e as meninas, dia 19, com um jantar no Alvorada. Diz que vai ser tudo muito light.

• sarada - Michele adora comidas leves, saudáveis, daí que vai ter muita verdura, frutas e grelhados, que assim não junta gordura.

• discurseiro - Chefe Obama não abre mão de fazer um discurso no Rio. Queria o monumento aos Pracinhas. Se fizer será em local fechado. A segurança... cê sabe.

• torcida - Há uma torcida organizada querendo que Luizianne Lins renove sua licença para tratamento de saúde e deixe o Acrísio por mais tempo no comando da Prefeitura de Fortaleza.

• Aliás... - Luizianne Lins, vista alegre e saudável, na madrugada de domingo de carnaval, no camarote da cantora Daniela Mercury, em Salvador, pode até tirar uns dias para descansar da folia.

• saudades do “poste” - Fica Acrísio, fica! A cantilena era de um grupo que fazia coral na abertura do carnaval de Fortaleza, na Praia de Iracema. O apelo a Acrísio Sena dava para sentir como o povo sente falta de um comando.

...e ponto final
Foi assim: Cid Gomes estava de viagem marcada para a Europa. Em Fortaleza, onde daria carona ao amigo Júlio Ventura para passarem juntos os aniversários de ambos, Alexandre Grendene soube.

• velhos amigos - Cid, Alexandre e Ventura são velhos amigos. Grendene convidou Cid e d.Maria Célia. Foram a Miami onde a primeira-dama ficou para levar o filho, que chegaria no dia seguinte à Disney.

• pra europa - De Miami, em voo comercial, Cid Gomes foi para a Europa onde trabalharia com uma equipe multidisciplinar em visita a portos e indústrias de trens.

• sem brigas - Caso o deputado Heitor Férrer precise arrumar mais uma encrenca com o partido dele, o feio PDT do Ceará, até pode, mas a verdade é essa aí. Cid não teria nada a acrescentar ao relato acima.

• profissão rendosa - Na CE 040, um pedreiro foi autuado em flagrante, por dirigir com falsa habilitação. Ele teria pago R$ 1 mil pelo papel.

• meu deus! - Diz que o Presidente do Ceará,que também é secretário de Estado e político, proibiu o radialista Ibernom Monteiro de entrar no campo de treino do time.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário