Coluna do blog


O fim do fim
A lenta agonia que há anos corrói o tecido intestinal do DNOCS, vê-se diante de um novo perigo, a brutal ameaça de perda de seus perímetros irrigados, alguns deles em estado de penúria, outros produzindo apesar de quem os ocupa. Um dia, por conhecer todos os 38 projetos, debrucei meu tempo sobre uma planilha e constatei quanta riqueza poderia estar sendo gerada ali, houvesse administrações que, pelo menos, incentivassem sua ocupação por produtores interessados em ganhar a vida, ganhar dinheiro, ficarem ricos. Já muito foi tentado. No começo, quando Curu-Paraibapa era um sonho e fazia nascer uma cidade, Morada Nova nadava em esperança, Forquilha pensava em produzir sustentação, eram, os projetos, como o Lagoas, no Piauí, coisa para dar trabalho a famílias pobres, tirar agricultores da m..... Depois, vendo que não estava dando certo, imaginaram entregar os lotes para empresas, empresários, técnicos e pouca gente do povo. Não deu certo porque esses queriam o fumo pra mascar, uma cuspideira com areia sempre limpa e financiamento intermediado pelo próprio DNOCS. Aí era demais. Chamaram estrangeiros (gente de fora do Nordeste), os não-nativos, e foram vendendo o que antes era dado. Virou a tristeza do Jeca, que nem o Mazaroppi interpretaria tão bem. Longe, na Bahia por exemplo, o projeto do Brumado, sem gastos com energia, produz e enriquece a região. Mas aqui, agora inventaram de estadualizar os projetos de irrigação do DNOCS. Corre o risco de virar moeda de troca de voto e de poder. Corre o risco de decretar, agora formalmente, o desligamento dos aparelhos que mantêm o DNOCS respirando por instrumentos.

Alerta geral
O deputado Welington Landim destacou, na última sessão da Assembleia Legislativa, relatório da Organização das Nações Unidas, que alerta sobre a acelerada disseminação do crack no Brasil. O documento chama atenção para a associação entre o narcotráfico e a corrupção de setores do Estado brasileiro, encarregados do combate à criminalidade. “Essa é uma denúncia seríssima”, disse Landim.

• comunista pede reunião - O deputado João Ananias apresentou requerimento na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), da Câmara dos Deputados, solicitando a realização de audiência pública para discutir a MP 520/2010.

• sociedade anônima - A MP autoriza o poder Executivo a criar empresa sob a forma de sociedade anônima, denominada de Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A para administrar unidades hospitalares vinculadas ao SUS.

• missão obama. - Já está aberto o credenciamento de imprensa para a visita de Obama e família ao Brasil. Começou a corrida de coleguinhas estrangeiros.

• reedição - O Comitê de Imprensa da Assembleia do Estado negocia com o Inesp, o braço cultural da Casa, a reedição do livro À margem da história do Ceará, de Gustavo Barroso. Um livro imperdível.

• quem e quando - O livro de Gustavo Barroso conta histórias incríveis da vida cearense que raras pessoas conhecem e teve uma única edição, em 1959, pela Universidade Federal do Ceará.

Recursos humanos
Por falar em Assembleia, um servidor de carreira com a vida dedicada ao legislativo, Francisco Lindolfo Cordeiro Junior, assumiu a diretoria de Recursos Humanos. Conhece a Casa como poucos.

• troca-troca - A Câmara Municipal de Fortaleza poderá trocar a emprestadora de serviços, Romma Produções, por uma outra ou comprar o equipamento da TV Fortaleza. O que tem lá é uma velha sucata.

• duquinha & elas - O deputado estadual Manuel Duca não perdeu a oportunidade de, no fechar da semana do carnaval, discursar homenageando o Dia Internacional da Mulher, comemorado terça-feira de folia momina.

• ótimo - Está sensacional o último CD do grande Messias Holanda, um exemplo de força de vontade e desejo de viver alegremente. Anda fazendo parceria com o bom Estrela do Norte.

• aí... pode ter - Marcelo Guaranys é cotado para a presidência da Agência Nacional de Aviação Civil. É ligado a Paulo Castelo Branco, diretor da TAM, a perde malas. Hummmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário