Coluna do blog



Confiança do povo na Justiça caiu
A confiança da população na Justiça do país caiu nos últimos três meses de 2010, segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas. O Índice de Confiança da Justiça (ICJBrasil) ficou em 4,2 pontos no último trimestre de 2010. No trimestre anterior, o índice havia apresentado 4,4 pontos. O ICJBrasil realiza a pesquisa desde 2009. Foram entrevistados 1.570 cidadãos em Minas Gerais, Pernambuco, no Rio Grande do Sul, na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo e no Distrito Federal. Ainda segundo a pesquisa, de todos os entrevistados, 46% informaram já ter recorrido à Justiça ou ter alguém que mora em seu domicílio que o fez. Porém, 64% afirmaram que a Justiça é pouco, ou nada honesta, 78% consideram o acesso caro, e 59% acham que a Justiça recebe influência política.

O lustre (Nota da foto)
Pobre é pobre, mas não é burro.

• encangados - Quem quiser ver a dupla, Acrísio Sena/Paulo Oliveira conversando conversa afiada no sábado de carnaval, é só ir pro Néo da Prainha. O angu não esconde mais a carne.

• aliás... - A especulação política (pode ser coisa de pré-carnaval) jura que Cid Gomes poderia ser até candidato a Prefeito de Fortaleza na sucessão de Tia Lu. O governador andaria capiongo com a capital.

• seria assim... - Cid Gomes passaria o Governo para Domingos Filho e seria, ele mesmo, candidato a Prefeito. Além de tudo, ainda resgataria os dois anos que o irmão Ciro ficou devendo ao povo de Fortaleza.
• sem licitação - O TCM do Ceará, um dos raros do Brasil, cobra de ex-prefeitos por concursos realizados sem licitação, mesmo que tenham sido devidamente justificados.

• cobrança - Um dos prefeitos cobrados não aguentou: Engraçado; o TCM cobra da gente o que justificamos, mas ele mesmo não justifica o concurso que fez sem licitação. Faça o que mando, mas não... cê sabe.

• por sinal... - O TCM decidiu não mais divulgar, com antecedência, como fazia até o ano passado, o calendário de visita aos municípios escolhidos para fiscalizações.

Delação premiada
As visitas terão início logo após o carnaval, com critérios definidos para escolha daqueles que serão alvo de inspeção. Parece coisa de delação premiada. Sim, mas quem fiscaliza o TCM?

• nós na reforma - Os cearenses Mauro Benevides, José Nobre Guimarães e Danilo Forte são os membros titulares da Comissão da reforma política na Câmara dos Deputados.

• capacitação - Mauro Benevides tem uma história de vida na política. Guimarães, é aquele do assessor com dólares na cueca e Danilo Forte é o neófito que vem da Funasa.

• direito nosso - Quem diz isso é o deputado estadual dr. Lula Morais, colocando que o PCdoB também vai disputar a Prefeitura de Fortaleza. No que faz muito bem. O diabo é a reunião pra marcar... cê sabe.
• carnavalesco - O governador inaugura sábado uma estrada que liga Itapajé ao distrito de Assunção. E assina a ordem de serviço para construção do açude Ipu, no município, pedidos antigos do Padre Zé.

• novo conselheiro - Não é pra já, mas o próximo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios deverá ser o deputado estadual Welington Landim. Sangue bom!

• sem entender - Não ficou bem entendido o interesse dos promotores públicos que pediram e da juíza que cedeu, em acabar com o carnaval de Aracati. Proibir o carnaval é matar ganhos do município.

E mais...
Entender que carnaval só com solução de problemas de saúde seria fechar o Brasil para balanço. Saúde brasileira ou acabar com o carnaval seria uma extensão das soluções achadas em Aracati.

macariob@uol.com.br
www.macariobatista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário