Carnaval: deputados elogiam e reprovam decisão de juíza em Aracati

O deputado Fernando Hugo (PSDB) parabenizou a decisão da juíza da 1ª Vara da Comarca de Aracati, Maria do Socorro Montezuma Bulcão, que proibiu gastos da prefeitura daquele município em festas enquanto os problemas do hospital municipal não forem solucionados. “Que o espírito da doutora Montezuma contagie a Vara Pública de Fortaleza e que faça a prefeita Linda Lins parar de gastar dinheiro com festa e aplicar na saúde. A situação no IJF é pior do que em Aracati”.

Na terça-feira, a juíza Maria do Socorro Montezuma Bulcão deferiu uma medida liminar interposta pelos promotores de Justiça Emilda Afonso de Sousa e Alexandre Alcântara determinando que o município abstenha-se de promover gastos com quaisquer festividades, incluindo o carnaval deste ano, até ser regularizada a situação do Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias. O descumprimento da decisão acarretará na aplicação de multa equivalente a R$ 50.000,00 por dia, e o prefeito Expedito da Costa poderá responder por crime de responsabilidade.

Para o líder da bancada tucana na Assembleia, Moésio Loiola, “a juíza merece um voto de congratulação. Nunca vi uma atitude tão correta”. O deputado Heitor Férrer (PDT) foi da mesma opinião. “Os municípios têm cobertor curto para educação e saúde, mas para festas o cobertor é longo. A juíza tomou uma medida acertada, porque se o município não tem dinheiro para bancar a saúde, não deveria ter dinheiro para bancar carnaval”.

Já o deputado Dedé Teixeira (PT) acredita que a decisão prejudicará a cadeia produtiva formada em decorrência da festa carnavalesca. “Concordo com a medida pelo alerta que a juíza dá a esta questão, mas ao mesmo tempo a repudio, afinal o carnaval do Aracati é um patrimônio cearense e um dos principais carnavais do Brasil”. Para Dedé, os investimentos da prefeitura de Aracati no carnaval não prejudicam o atendimento no hospital da cidade. “Peço que o governo se sensibilize em garantir o carnaval e resolva o problema de saúde. É necessária a busca de parcerias e instrumentos para viabilizar o problema deste setor”.

O deputado Welington Landim (PSB) considerou a decisão da juíza “importante para ressaltar a importância de determinadas prioridades, como é o caso da saúde”, mas, ressalvou, “não se pode proibir o carnaval faltando 24 horas para o início da festa”. Argumentos semelhantes foram apresentados pelo ex-vereador Roberto Mesquita (PV), que sugeriu ao governo estadual que auxilie o município de Aracati de modo a evitar o cancelamento da festa. “A cidade recebe mais de um meio milhão de turistas e a tradição da festa já está enraizada na cultura de Aracati”.

SAÚDE EM PRIMEIRO LUGAR
A juíza da 1ª Vara da Comarca de Aracati determinou o prazo de 90 dias ao município de Aracati e ao Estado do Ceará para tomarem as providências necessárias a fim de sanar a grave situação do Hospital Municipal Dr. Eduardo Dias, sob pena de interdição nos termos postulados pelo Ministério Público. Maria do Socorro Montezuma Bulcão ordenou ainda que, findo o prazo, seja feita uma perícia no hospital pelo Ministério da Saúde, ante o que define a Constituição Federal no que tange à responsabilidade dos entes públicos no que diz respeito à saúde e à assistência públicas.

Tradição
O deputado Roberto Mesquita (PV) defendeu a realização do carnaval de Aracati. Na sessão de ontem, o deputado pediu que o caos na saúde fosse sanado imediatamente para que a festa possa acontecer. “O carnaval de Aracati é auto-sustentável. Se o Governo do Estado disponibilizar recursos para resolver os problemas da saúde, a festa pode ser realizada tranquilamente”, sugeriu.

Roberto Mesquita afirmou que os deputados são os “embaixadores do povo” da Assembleia, e nessa condição estava transmitindo o sentimento do povo de Aracati. “A presidente da Câmara, Marta Bernardes, me repassou que a população inteira está apreensiva querendo a festa”, disse. Juntamente com outros deputados, ele quer montar uma comissão para discutir o assunto em caráter de urgência. “O carnaval de Aracati já é uma tradição e movimenta a economia da cidade inteira. Não pode deixar de ser realizado”, opinou.

Penso eu - Quem conhece político conhece pelo cheiro os interesses políticos de cada um. O texto aí acima é a fidelidade disso. Veja que Fernando Hugo quer esculhambar com Luiziane Lins e usa a decisão judicial. A mesma coisa fizeram Moésio Loiola e Heitor Férrer. Os dois tem horror à administração do PT e usam a pobre administração de Expedito Ferreira, do PDT e que não votou neles para bater na doidice da administração de Fortaleza. Os demais...melhor ler de novo aí acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário