Brasil: Lula da Silva recebe grau de doutor 'honoris causa' pela Universidade de Coimbra

O blogueiro em Coimbra na janela do gabinete do Reitor

Da Agencia Lusa
O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva vai ser distinguido pela Universidade de Coimbra (UC), no dia 30, com o grau de doutor “honoris causa”.

“Lula da Silva é uma figura de dimensão internacional que fez imenso pela projeção do Brasil e também pela projeção da língua e da cultura portuguesa”, declarou hoje à agência Lusa a vice-reitora da UC Helena Freitas, que detém o pelouro das Relações Institucionais.

Para Helena Freitas, “é absolutamente extraordinário” o facto de o ex-Presidente do Brasil ter aceite esta distinção académica, proposta pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC).

“O Brasil é realmente, para nós, um universo importantíssimo no domínio também da colaboração com as universidades brasileiras”, salientou.

Na sua opinião, a atribuição do doutoramento “honoris causa” a Luiz Inácio Lula da Silva é “uma porta mais que se abre nas relações” entre as universidades dos dois países.

A apresentação do novo doutor caberá ao antigo reitor da UC, Fernando Seabra Santos, enquanto os elogios do candidato e do apresentante, respetivamente, serão da responsabilidade de Joaquim Gomes Canotilho e Jorge Coutinho de Abreu, professores da FDUC.“Com a atribuição deste título, a UC reconhece o prestígio internacional de Lula da Silva, a atenção que este tem dedicado aos grandes problemas do mundo e a sua influência na preservação da amizade que une Portugal e o Br

asil”, refere uma nota hoje divulgada pelo gabinete do reitor, João Gabriel Silva.

Desta forma, segundo o comunicado, a Universidade “pretende ainda marcar um momento de grande importância nas relações entre os dois países, unidos pela mesma cultura geral e, em particular, pela mesma cultural jurídica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário