Boletim da Camara Municipal de Fortaleza

PV será entregue à população em abril
A Comissão Especial da Copa de 2014 esteve hoje, 14, no Estádio Presidente Vargas para acompanhar o andamento das obras de reforma. Prevista para o dia 20 deste mês, a entrega do equipamento foi adiada para meados de abril. Segundo o presidente da comissão, vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB), a prefeita Luizianne Lins garantiu que, até o próximo mês, toda a obra estará concluída. A garantia, conforme ele, foi dada em reunião com a prefeita no último sábado, 12. De acordo com o vereador, mesmo se a parte externa à arena do estádio não estiver concluída, haverá possibilidade de serem realizados jogos.

Presente na visita, o secretário de Esporte e Lazer do Município, Evaldo Lima, informou que 94% da reforma já estão prontos. “O que é fundamental, como gramado, assentos individuais e vestiários, estão concluídos. Nossa perspectiva é entrar em acordo com a Federação Cearense de Futebol e com as direções dos times para que o campo seja colocado à disposição para a realização dos jogos oficiais, para que não haja prejuízo para o futebol.” De acordo com ele, a previsão é de que, até o fim de março, o estádio esteja “apto” a receber jogos e de que, em abril, seja realizada a partida inaugural.

Segurança

O presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, disse não concordar com a abertura do estádio antes da completa finalização da obra. Segundo ele, a federação só deverá marcar jogos para o campo quando os laudos necessários apontarem que todos os quesitos de segurança foram cumpridos. “Queremos o PV, mas com responsabilidade”.

A reabertura do PV depende de laudos de diversos órgãos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-CE). Segundo a coordenadora do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público, Maria Neves Feitosa Campos, dentre os laudos, um dos mais importantes é o estrutural. Emitido pelo Crea-CE, o documento visa avaliar se a reforma sanou os problemas estruturais que levaram à interdição do estádio. De acordo com ela, os laudos deverão ser averiguados primeiro pela FCF e, depois, encaminhados para o Ministério Público.

Uma das áreas da reforma que apresenta menos avanços é a tribuna de imprensa. A Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC), segundo o presidente da entidade, Edilson Alves, tem acompanhado a reforma do PV desde o início, em janeiro de 2010, e contribuído com o projeto. No entanto, ele revelou insatisfação com o andamento da construção do espaço dedicado aos profissionais de imprensa. “Participamos das visitas e estamos ajudando, mas não vemos, na prática, a coisa acontecendo.” Segundo Leonelzinho Alencar, há a possibilidade de ser contratada outra empresa para apressar a obra da tribuna de imprensa e ainda, de ser montada uma estrutura provisória.

Participaram da visita os vereadores Ibernon Monteiro (PRP), Marcelo Mendes (PTC), Walter Cavalcante (PHS), Valdeck Vasconcelos (PTB), Paulo Gomes (PMDB) e Plácido Filho (PDT). Toinha Rocha (PSOL), que cumpriu quatro meses do mandato de João Alfredo (PSOL), também esteve presente no estádio.

Vereadores pedem doação de terreno para APCDEC
Os vereadores Leonelzinho Alencar (PTdoB) e Ibernon Monteiro (PRP) encampam esforços para a doação de um terreno para a Associação Profissional dos Cronistas Desportivos do Estado do Ceará (APCDEC) construir a Casa do Cronista, um local de apoio para os profissionais de imprensa oriundos do interior que vêm a Fortaleza cobrir os jogos realizados na capital.

Requerimento de autoria de Leonelzinho, e subscrita por Ibernon, solicita a doação de terreno localizado vizinho à sede da associação para a construção da casa. Hoje, 14, após a visita à obra do Estádio Presidente Vargas, os dois vereadores e membros da APCDEC visitaram o terreno. O presidente da associação, Edilson Alves, planeja a construção de uma estrutura que dê aos cronistas esportivos acesso facilitado aos jogos (a sede da APCDEC fica vizinha ao PV) e conforto durante a estada em Fortaleza.

Legislativo discute limite de espera em filas de supermercados
A vereadora Eliana Gomes (PCdoB) reuniu, hoje, 14, na sala das comissões da Câmara Municipal, representantes de supermercados, órgãos de defesa do consumidor e federação do comércio. Foi discutido, na ocasião, o projeto lei de autoria da vereadora que dispõe sobre a limitação do tempo de espera nas filas dos supermercados e estabelecimentos congêneres. A polêmica maior ficou por conta do tempo de espera dos clientes nas filas. Os supermercadistas vão se reunir, ainda está semana, para propor ideias à vereadora.

Pelo projeto de lei, fica estabelecido em até 20 minutos o tempo máximo de espera dos consumidores nas filas para atendimento em todos os caixas dos estabelecimentos: supermercados, hipermercados e estabelecimentos congêneres. Os supermercados, na opinião dos seus proprietários e representantes, tem um dinamismo diferente dos bancos. Eles acham possível colocar todos os caixas para funcionar nos horários de pique. Há, porém, dificuldade com o consumidor que, no carnaval e Natal, por exemplo, deixam para fazer suas compras em última hora, aumentando as filas.

Com o Governo Lula, houve um crescimento maior do consumo. As famílias passaram a consumir mais e houve também expansão dos supermercados. Eliana Gomes, a exemplo do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), pensa que o foco deve ser a qualidade do serviço. Chico Lopes acha que também é preciso investir na formação profissional.

O presidente da Associação Cearense de Supermercados, Aníbal Feijó, achou louvável o projeto de Eliana Gomes, destacando que a preocupação é com a satisfação dos clientes. Com uma cópia da proposta, ele disse que vai discutir com o setor e sugerir as alterações que a classe considera necessárias. João Ricardo, secretário do Procon Fortaleza, salientou que atualmente o órgão recebe poucas reclamações sobre as filas. Segundo ele, isso dá-se por falta de uma lei que ampare esse consumidor.

Uma outra sugestão dos supermercadistas foi a formação de uma comissão para visitar os supermercados. A comissão ficaria encarregada de cronometrar o tempo de espera nas filas, analisar o funcionamento dos caixas rápidos e de recebimentos de boletos bancários nos vários horários de funcionamento. Não ficou definida, porém, uma data para a visita.

Chico Lopes defende melhor qualificação dos profissionais
Membro da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara dos Deputados, Chico Lopes (PCdoB) ressaltou, hoje, 12, que a principal preocupação deve ser com a qualidade dos serviços prestados pelos supermercados. O parlamentar, que participou de reunião da vereadora Eliana Gomes (PCdoB) com representantes de supermercados, órgãos de defesa do consumidor e federação do comércio, entende que os supermercados devem investir sobretudo na formação dos seus funcionários.

A lei proposta por Eliana Gomes, na opinião de Chico Lopes, é oportuna tendo em vista a explosão do consumo em todo o país. As redes de supermercados cresceram muito, atraindo cada vez mais clientes. “É justo, portanto, que tenha uma lei para regular as filas”, afirmou. Os supermercados, segundo ele, com essa expansão, deixaram de ter vendedores e passaram a ter apenas caixas. Ele achou justa também a proposta dos supermercadistas de uma comissão para visitar os supermercados de Fortaleza.

O consumidor, acrescentou Chico Lopes, quer ser bem atendido. Portanto, o atendimento precisa ser de qualidade. “Acho que tem bons supermercados, que atendem bem aos seus clientes. Mas existem outros que deixam muito a desejar”, ressaltou. Em muitos estabelecimentos, segundo o deputado, não há mais o empacotamento. Ele reconhece, porém, o esforço que muitos fazem para a entrega das comparas a domicílio.

Além da formação profissional, através do Serviço Nacional do Comércio (Senac), Chico Lopes entende que os empresários precisam contratar bons administradores para os supermercados. “A qualidade na prestação do serviço ao consumidor é essencial para supermercado e o próprio consumidor”, disse.


Câmara debate plano emergencial para quadra chuvosa
A Câmara Municipal realiza, na próxima quarta-feira, 16, audiência pública onde debaterá o plano emergencial do Município para a quadra chuvosa de 2011. O encontro, proposto pela vereadora Eliana Gomes (PCdoB), terá início às 14h30min, no auditório Ademar Arruda.

Na ocasião, estarão presentes, além de vereadores, representantes de órgãos da administração municipal, entidades do movimento popular e moradores de áreas de risco de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário