Assembleia promove fórum sobre mobilidade urbana

O seminário “Vida, Mobilidade e Felicidade Urbana”, iniciado na segunda-feira, encerrou-se ontem, na Assembleia Legislativa. O debate integra o Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).

Ontem de manhã, falaram o PhD em Arquitetura e Planejamento Urbano pela Universidade da Califórnia, Robert Cervero, e o advogado Leonardo Maciel, assessor chefe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos do Rio de Janeiro, órgão responsável pela conservação e manutenção da infraestrutura urbana da cidade.

“Temos que planejar as cidades para as pessoas e não para veículos. Para isso temos que ter líderes civis que abracem e programem essas ideias”, disse Cervero, consultor do Banco Mundial e das Nações Unidas e professor da Universidade de Berkeley. Para ele, a quantidade de veículos nas ruas deveria ser controlada pelos governos, de modo a evitar a poluição excessiva, e estimulado o uso do transporte público. “As pessoas levam muito mais tempo de carro porque à medida que expande a quantidade de veículos, gastam mais tempo e têm menos tempo para coisas de qualidade”.

Leonardo Maciel discorreu sobre o Centro de Operações do Rio, que tem por objetivo alertar os setores responsáveis para riscos e medidas que devem ser tomadas em casos de emergência, tais como enchentes e incêndios. Para tanto, o centro é equipado com 80 monitores de 46 polegadas e recebe imagens de cerca de 300 câmeras instaladas em vários pontos da capital fluminense. “Nossa meta é que sejam 700 até o final do primeiro semestre, dispostas no vídeo wall com milhões de controladores atentos, para que tenhamos uma gestão on line do que está acontecendo”, disse Maciel. “O Centro de Operações abriu um leque na gestão pública e isso é algo inovador. Estamos repassando nossa experiência para as grandes cidades, com o maior prazer”.

FÓRUNS MENSAIS
O Fórum de Ideias Inovadoras e Políticas Públicas foi aberto na segunda-feira, dia em que palestrou o antropólogo Roberto DaMatta, professor do Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que falou sobre o seu livro “Fé em Deus, Pé na Tábua”, lançado na ocasião. Segundo Roberto Cláudio, os fóruns ocorrerão mensalmente, com a participação de especialistas renomados para a discussão de temas importantes para a sociedade. “Queremos mostrar que o Parlamento é também um local de debate de ideias, sugestões e propostas”, afirmou o presidente da Assembleia.
Com site da Assembleia do Estado do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário