Precariedade no transporte escolar aumenta evasão na rede pública

Cerca de 60% da frota ainda são de paus de arara, revela Tribunal de Contas dos Municípios.
Por: Luciano Augusto do site cearaagora,com

Reportagem publicada na edição deste domingo (27) em O Globo, traça um perfil dos obstáculos encontrados pelos estudantes que sofrem com a precariedade no transporte escolar em boa parte dos 4,9 milhões de alunos da rede pública brasileira.

"A precariedade do serviço é apontada pela União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) como fator determinante para a evasão escolar. Os municípios reclamam da falta de recursos para melhorias. Cada aluno custa por ano, em média, R$ 876, mas as prefeituras recebem do governo federal R$ 145, em média. A ajuda por parte dos estados também é insuficiente. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), quando há recursos estaduais, somados aos federais, o montante não paga mais que 30% das despesas", revela O Globo.

No Ceará, cerca de 60% da frota ainda são de paus de arara, e as exigências do Código Nacional de Trânsito nem sempre são cumpridas, revela o diretor da 5a Inspetoria de Controle Extreno do Tribunal de Contas do Estado, Rubens Cézar Parente Nogueira, responsável por fiscalizar o transporte escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário