Coluna do Fernando Maia

"Gargalos" de uma Copa
Em entrevista à cadeia radiofônica CBN, o engenheiro José Carlos Bernasconi, presidente da Associaçao Brasileira de Engenharia, abre os olhos das autoridades brasileiras, incluindo governantes e desportistas, sobre uma conclusão assustadora a respeito dos prazos relacionados com a construção, reforma e ampliação de obras relacionadas com a Copa do Mundo-2014. Segundo lembra Bernasconi, estamos a 30 meses da data em que o Brasil foi anunciado como sede daquele certame. Ou seja já ultrapassamos metade do prazo para a abertura, e muito pouco já foi pelo menos iniciado. Ao ver, embora haja muitos problemas da maior seriedade, mas com soluções plausíveis, tais como novas vias, viadutos, alargamentos, etc... um outro problema se sobressai acima de todos: os aeroportos. Segundo ele até mesmo as dificuldades em relação à conclusão dos estádios, que se apresenta como das mais sérias, são superáveis já que dependem praticamente do fator financeiro. No caso dos aeroportos as dificuldades são fruto de muito descaso não só da parte da Infraero como das instituições de defesa do meio ambiente, que têm dificultado a maioria das grandes obras do país, tenham ou não a ver com a Copa do Mundo. Diante dessa realidade as entidades ligadas à engenharia estão certas de que a essa altura nem um dos aeroportos das cidades-sedes das chaves da Copa estarão prontos até junho de 2014. Ou seja, o Brasil corre o sério risco de perder verdadeiras fortunas com a desistência de estrangeiros de aqui comparecer devido à falta de condições dos nossos aeroportos. Estamos assim diante de um típico caso em que o sucesso de um evento esportivo se encontra ameaçado pela falta de harmonia entre governantes e entidades responsáveis pelas licenças ambientais, que vem se constituindo em “gargalos” insuperáveis, que não só atrapalham as obras do PAC tidas como políticas como emperram projetos destinados a melhorar a estrutura urbana das cidades em geral, e agora tiram o sono dos que sonham com uma Copa do Mundo que o Brasil sonha ser a melhor da história de todas as Copas.

Reunião
Hoje, em Sobral, a defensoria geral da justiça Francilene Gomes, acompanhada de diretores realiza reunião dos defensores públicos da Zona Norte, onde serão debatidos responsabilidades e exigências da categoria.

• Preocupação . Deputados da Comissão de Transportes da AL defendem audiência pública urgente sobre a rede viária do Estado, 85% dela necessitando de reparos. Sem essas providências os produtores-exportadores correm risco de muitos prejuízos.

• Acredite!. O ministro dos Transportes Orlando Silva, do PC do B, corre o risco até de perder a sua pasta, mas não por conta de adversários, e sim do próprio PT, incomodado com o que chamam de ganância do ministro.

• Insônia - “Gente de dentro” do Palácio do Planalto assegura que o fato político mais importante da gestão de Dilma será o julgamento dos 30 figurões réus do “mensalão”.

• Explicando. O fato é que esse julgamento cujo processo se encontra com o ministro Joaquim Barbosa, do STF que se dedica em tempo integral ao mais importante processo político da história atual.

• Exemplo. Do ministro Luiz Fux, a ser empossado quinta feira no STF: “Os tribunais superiores têm de transmitir segurança jurídica fazendo jurisprudência para todo mundo seguir”.

• Fortalecimento. Do Ministro Lewandowiski STF: “Sem uma oposição forte no Congresso Nacional cresce a responsabilidade dos Tribunais Superiores na defesa dos interesses da sociedade”.

• Guerra. Observadores da política do Ceará já não tem dúvida: a disputa pela única vaga do Senado em 2012 será uma autêntica guerra. Isso porque além do PSDB, os principais partidos aliados – PT, PSB, PMDB, PDT e PC do B (diga-se Inácio) estarão no páreo.

• Crescimento. O Grupo Bezerra (BicBanco) que já havia “invadido” até São Paulo, volta-se agora para o Norte, com uma agência em Belém, atraído pelo crescimento econômico da Região.

• Nova Secretaria. Rendeu mais do que se comentou a reunião do presidente Gabrielli, da Petrobrás com o governador Cid Gomes e equipe. Dela nasceu a Secretaria Especial do Petróleo.

• Tem mais. Além da anunciada secretaria, a Adece, por iniciativa do economista Lima Matos, ex-secretário de Planejamento, ganha a Câmara Setorial do Petróleo.

• Visita . Vem por aí, para uma séria conversa sobre a Copa-2014 com o governador Cid a presidente Dilma. Ela vai cobrar de todos os governadores o máximo de empenho para garantir a entrega das obras a tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário