Bilhete, quase carta do Firminão Dias Lopes


O Cesário Teixeira, fruto de toda essa conversa ai abaixo, é o segundo, da esquerda para a direita, agachado.

Meu caro Macário"B"

Dando uma olhada aqui nos e-mails recebidos, li uma sua informação que em abril irá a Sobral - e eu, com muito prazer o acompanharei, para aparecer na foto, naturalmente - para uma audiência com o ALCAIDE....(só mesmo português para inventar estes termos ). Gostaria de lembrar ao amigo o seguinte: Sobral, infelizmente, não tem memória. Praças, ruas, becos, travessas, ruelas, museus, posto de gasolina...tudo, recebem o nome do mandante de plantão. Aqueles que foram destaques no passado são esquecidos por completo.
É o caso do nosso Cesário Teixeira. Por tudo que ele fez pelo nosso futebol e também pela cidade, onde foi um destacado empresário, bem que merecia ter seu nome emprestado ao estádio de futebol da cidade, vulgarmente conhecido como Estádio do Junco. O nome do estádio de Sobral é Plácido Castelo,um senhor que no tempo da ditadura governou o Ceará. Particularmente acho isto um absurdo.
Em 1999, ou coisa parecida, o nosso Virgilio Pinto promoveu um encontro de amigos em Sobral, do qual eu compareci, juntamente com um monte de maluco: Marinho Neto, também conhecido como Marinete hahahahahahaha, o Zé Lino, irmão dele, Alverne, Virgilio, Paulo Saboia, Bergman, Louro do Otelino - eu tenho aqui algumas fotos deste evento, tanto no jantar no jardim da casa do Cesário Solon, como na cervejada lá no bar do Raul Gil, na serra da Meruoca. Pois bem, nessa reunião conversamos sobre muita coisa, inclusive sobre a possibilidade de conseguirmos junto a municipalidade sobralense dar ao estádio o nome do Cesário Teixeira. Eu fiquei incumbido de endereçar um oficio ao secretário não sei se da Cultura ou do Esporte que a época era o atual prefeito Veveu. Não sei se tal correspondência chegou as mãos da referida autoridade ou se extraviou-se no caminho, o certo foi que, até hoje, ele nunca tocou no assunto e muito menos providenciou o pedido daquele grupo de profissionais liberais sobralenses residentes em outras cidades.
Agora, quem sabe, com o pedido partindo de você, o homem que dá conselhos ao Lula, o ALCAIDE - adoro este termo criado pelos lusitanos - venha a se sensibilizar e fazer justiça ao nosso sempre lembrado Cesário Teixeira Lopes. E "para encerrar com chave de ouro" (tem troço mais cafona que isto?) subscrevo-me atenciosamente,
eu

Penso eu - O bilhete quase carta-documento do nosso Firminão, jornalista sobralense/paranaense, pai do futebol de salão naquele Estado que virou campeão do Brasil e do Mundo, calou no meu coração. Motivos quais não prestar essa homenagem ao nosso Cesário Teixeira? É capaz de ter gente que não sabe quem foi o Cesário, mas tem muito mais que não sabe quem foi Plácido Castelo, governador nomeado pela Redentora. Pois bem; na primeira oportunidade irei ao Prefeito Veveu, aos vereadores, aos botequins do Junco discutir o assunto. Vejo muita coerencia no que diz o nosso Firmino Dias Lopes. Assim como, sou coerente em jamais aceitar que a Praça da Meruoca seja Praça de Cuba (praça de cuba é o cacete!) e a Praça João Pessoa vire um...sei lá. A história recomenda preservação da memória. Só burro não toma Castaniodo! O Governador Cid provavelmente não saiba o que foi o Cesário para o tempo dele. O Ciro deve ter uma vaga lembrança, mas nós, que vivemos aquele Flamengo e Guarany no0 campo da Cidao, sabemos o quão importante foi para Sobral e para o mundo o gol de cabeça que o Cesário fez no Flamengo de Chamorro, Tomires e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Rubens, Índio, Benitez e Evaristo. (Na verdade, deu um sovaco da memória: O Goleiro por acaso não teria sido o Garcia?)
Devo detalhar: O jogo foi no dia 5 de maio de 1955, data de aniversário do saudoso Monsenhor José Aloisio Pinto, diretor do Colégio Sobralense, onde aprendi a idéia de ser gente. O Flamengo ficou hospedado no hotel que havia no Aprazivel, de propriedade do dr. Antonio Custódio. Pernoitaram lá, jogaram à tarde e na mesma noite o Flamengo foi embora. O primeiro gol do jogo foi do Cesário Teixeira. Na mesma data, o Flamengo, com um time meia-boca, jogava no Rio de Janeiro, pelo Rio-São Paulo: "Jogo: Flamengo 0 x 0 Botafogo
Competição: Torneio Rio-São Paulo
Data: 05/05/1955
Estádio: Maracanã
Time: Ari, Pavão, Jorge David, Jadir (Servílio), Luiz Roberto, Jordan, Paulinho, Rubens, Hermes, Henrique e Babá.
Então, a escala do Flamengo que jogu em Sobral, postada aí acima, está errada. Quem garante é o bloguista Leopoldo, dos Cristinos da Paula, que foiu levado pelo Edvar Montalverde pra ver o jogo na Cidao. Como o Firmino, autor do bilhete-quase-carta acaba de escrever um livro sobre a história do Guarany, aguardo ansioso a resposta a meu pedido com os detalhes do jogo.
E estamos explicados. E viva o Cesário Teixeira.

Detalhe:Este amistoso,em Sobral, não consta da relação dos jogos do Flamengo no site oficial do rubro-negro carioca.

2 comentários:

  1. Meu caro Macário,
    Sou Vereador em Sobral dese 88 pelo PP e seu leitor assíduo. Há alguns anos tentei apresentar na Câmara esta proposta substituindo o nome do edstádio Plácido Castelo, que não sei que o que fez por Sobral, para Estádio Cesário Teixeira. Infelizmente não consegui apoio suficiente. Nem dos Vereadores, muito menos da imprensa.
    Gostaria de me associar a esse reclame sobre as figuras que fizeram Sobral.
    Nós devemos muito a essas pessoas que caem no esquecimento.
    Meu pai, Antonio Félix, me incentiva muito no sentido de prestar homenagens a essas pessoas.
    Quando soube da construção do Hospital regional, tentei aprovar na Câmara uma proposta encaminhando para a assembléia Legislativa sugestões para homenagear, Dr. Guarany, Dr. Grijalba, etc. , mas fiquei sabendo que por iniciativa do Dep Domingos Filho, o Hospital se chamará Dr. José Euclides.
    Abraços
    José Crisóstomo Barroso Ibiapina
    Zezão

    ResponderExcluir
  2. Voce deve ser o famoso Zezão, né? Sou amigo do seu pai, meu caríssimo Felíx (assim com agudo no i para a pronuncia correta,c omo o chamo) e sei dele, na Praça João Pessoa lutando pelas coisas e pelo esporte de Sobral desde os tempos da Loja Cartaz quando ce nem nascido era. Pois bem. No caso aí, nada mais justo do que voce tentar outgra vez. Os milicos que escolheram o manso Plácido Castelo podem perfeitamente entender que já eram. E mais: O meu saudoso amigo Zé Euclides, marece ser nome de cidade, o que justificaria os filhos darem ao Guarany ou ao Grijalba, o nome no hospital. Nem o Zé EUclides reclamaria (este era um sobralense legítimo, de fato e de direito) nem o Domingos Filho teria nada a dizer, até porque ele não teve, nunca teve, jamais terá nada com Sobral, eis que tem sua vida dedicada a Tauá que transformou numa potencia enquanto teve o poder, que por sinal se entende no Estado. Vamnos dar ao Junco o nome do Cesário, fazer uma placa com o nome dele lembrando o feito do gol de cabeça contra o Flamengo e tentar convencer os FGs em ceder o nome do Hospital para Grijalba ou Guarany. Ao Zé Euclides a gente dá faz assim: Transforma a Palestina em Município e dá o nome de Cidade José Euclides. Se ainda o conheço na minha saudade do querido amigo, ele ficaria morto de alegria e de felicidade.
    Conte comigo.

    ResponderExcluir