Crato decreta estado de calamidade pública


O governador em exercicio, Domingos Filho chega daqui a pouco ao Crato
De acordo com os dados do relatório de chuvas diárias nos municípios cearenses, coletados pela Fundação Cearense de Metereologia (Funceme), a região de Juazeiro do Norte (514 km da capital), registrou 85 mm. Já em Crato, 162 mm, o maior índice registrado até o momento.
De acordo com a secretaria executiva da Defesa Civil de Juazeiro do Norte, Darlene Ribeiro, que relatou vários problemas na cidade por conta das chuvas. Entre os citados, o acúmulo de água nas vias é o principal transtorno.
Segundo o coordenador da Defesa Civil da região do Crato, Cícero Amorinho, vários desabamentos de paredes foram registrados. Amorinho também pede maior conscientização da população no sentido de evitar o acúmulo de lixo nas ruas.
Populares informaram sobre a situação de transbordo do Rio Grangeiro. Ainda não há um número oficial das vítimas.
Por volta de 01h da madrugada desta sexta-feira (28), o volume das águas começou a subir rapidamente não demorando a transbordar e invadir as ruas. Equipes do Corpo de Bombeiros tiveram que trabalhar duro para evitar situações piores. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran) amanheceram o dia nas ruas impedindo o acesso de veículos e pessoas às áreas centrais por conta das inundações e riscos. Postes da rede elétrica caíram nas imediações do canal, algumas pontes ficaram comprometidas e uma delas ruiu no Bairro do Pimenta. Cerca de 100 lojas foram inundadas pela força das águas que, em alguns casos, destruíram os portões com sérios prejuízos.
Na cadeia pública de Crato mais transtornos quando os cerca de 80 detentos tiveram que ser transferidos às pressas para a Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte, para não morrerem afogados.
Segundo a esposa de um deles que pediu para não ser identificada, a água chegou à altura do ombro, inclusive arrastando a geladeira e os móveis da sala. A Pirc teve dificuldades para alojar e, a princípio, se negou a recebê-los.
O rio é o principal da microbacia 03 da sub-bacia hidrográfica do rio Salgado, que drena parte do município do Crato/CE e é afluente do rio Jaguaribe. Ele nasce na encosta da Chapada do Araripe e abriga em suas extremidades vários moradores.
O órgão de defesa da região do Cariri procura por voluntários para ajudar as vítimas das chuvas e os trabalhos do Corpo de Bombeiros. Interessados devem ligar para o (88) 8804.4001, falar com Cícero.
O alto índice de chuvas não atrapalhou as operações do Aeroporto de Juazeiro do Norte, nenhum voo sofreu cancelamento ou atraso em embarques ou desembarques, informou agente local ao O Estado Online. O governador em exercício, Domingos Filho, acompanhado do chefe de gabinete, Gomes, e do secretário de Segurança, coronel Bezerra, se dirigem nesta tarde de sexta-feira, 28, ao município de Crato, a fim de avaliar os estragos causados pelas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário