Coluna do blog



O abandono do teatro do Icó
Uso o texto do Wilson Ibiapina, que manda dizer de Brasilia, o que soube do abandono do primeiro teatro do Ceará. Localizada no sertão cearense, a 375km de Fortaleza, a cidade do Icó é destaque nacional, pelo seu sítio histórico oriundo das charqueadura que fizeram desta cidade entreposto entre a capital e o interior do Nordeste. Icó foi elevada a vila em 1738, a terceira do Ceará logo após Aquiraz e Fortaleza. Em 1842 obteve a categoria de cidade. Por falta de divulgação, poucos cearenses conhecem a importância do sítio histórico. Falta divulgação para atrair turistas. Destacam-se ali a Casa da Câmara e Cadeia, seis igrejas e o teatro da Ribeira dos Icós. É o mais antigo teatro do Ceará. Foi construído em 1860, sessenta anos antes do afamado teatro José de Alencar de Fortaleza. O teatro da Ribeira dos Icós foi construído pelo arquiteto Henrique Théberge, filho do médico e historiador Pedro Théberge, que financiou a obra neoclássica, contendo dois pavimentos, onde o interior térreo compõe-se de três galerias, além de camarotes superiores no primeiro andar. Agora mesmo, no Rio de Janeiro, um Forum de Teatro está fazendo um levantamento de todos os teatros do Brasil. Foi nesse encontro que o professor Marbo Giannaccini, diretor executivo do NAC - Nucleo de Arte e Cultura, de Brasilia, encontrou um pedido de socorro feito por Angelim do Icó. Leia a mensagem dele: “O Teatro mais antigo do estado, em estilo neoclássico no frontispício e elisabetano em seu interior. teve sua caixa cênica drasticamente danificada quando passou pelo restauro do IPHAN, que o deixou sem luz, sem som, sem cortinas, sem pernas ou bambolinas, triste sina, e sem energia elétrica suficiente para que se monte o Kit de Luz que ganhamos em 2006 da Funarte. A Prefeitura tem como gestor de Cultura alguém que tem por mérito da pasta, ser campeã em compra de votos, pois de cultura ela não entende nada. O teatro completou 150 anos em 2010 sem uma oficina, sem um espetáculo, abandonado Deram um bolo no Aniversário do Teatro mais antigo do Ceará e um dos mais antigos do Brasil. Já falei com o Marcelo Bones que disse iria falar com a superintendência do IPHAN no Ceará, mas calou-se. E o Teatro da Ribeira dos Icós ficou no escuro do mais completo esquecimento”.Os artistas, empresários amantes das artes o próprio governo do estado, através da Secretaria de Cultura não podem ficar indiferentes ao que está acontecendo no interior do Ceará. Deviam aproveitar o inicio do governo e mandar fazer um levantamento para ter uma ideia exata do que está ocorrendo com o nosso patrimônio cultural. Não duvido que outros próprios de nossa história estejam na mesma situação desse teatro de 150 anos, uma beleza que enfeita o Icó, mas que pode desaparecer diante do abandono.


Recesso de briga (Nota da foto)
O governador Cid Gomes passeia no exterior enquanto planeja se lançar a presidente, em 2014, só para chatear Eduardo Campos, governador de Pernambuco, com quem disputa a liderança do PSB. Este é mais um fuxico nacional.


A frase: “Vou para academia em busca de um corpo ideal: e que esse corpo seja bronzeado, olhos verdes e dê mole pra mim!” Só um atleta de academia cometeria a frase.

Cimento fresco
O grupo M.Dias Branco vai colocar R$ 350 milhões em uma fábrica de cimento no Ceará.

Eleição na Aprece
A atual presidente, Eliane Brasileiro, prefeita de General Sampaio é candidata à reeleição.

Deve ser boa
A boquinha na Associação de Prefeitos deve ser interessante. Tem mais dois querendo.

Troca de pena
Marcos Cals, presidente do PSDB quer melhorar o desempenho da tucanagem na Assembleia.

Aliás...
Raimundo Gomes de Matos é outro que sonha com a reestruturação dos tucanos no Estado.
200 mil
Juazeiro do Norte se prepara para a Romaria da Candeias, a partir do dia 29, sábado que vem.

Carnaval de rua
Todo ano o carnaval de rua de Fortaleza homenageia um mestre. Este ano será José Ferreira de Arruda.

Quem é
José Ferreira por certo você não conhece, mas conhece Zé Rainha, fundador de quase todos os maracatus do Ceará

Doentinho
Zé Rainha tá doente. Saiu ontem da Santa Casa. Dizem que vão dar a ele 10 mil contos de premio pelos serviços prestados. Pois que dêem logo que Zé Rainha tá precisando.

Defesa civil informa
Fortaleza tem 800 áreas de ocupação de terras em situação irregular. Uma preocupação para monitorar os riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário