Assembleia Legislativa inicia amanhã nova legislatura

Os deputados estaduais eleitos e reeleitos em outubro iniciam amanhã, 1º, a nova legislatura da Assembleia Legislativa, quando serão eleitos os presidentes das comissões, os componentes da Mesa Diretora e o presidente da Casa, Roberto Cláudio, indicação do governador Cid Gomes (ambos do PSB).

Além da presidência, o PSB deverá ficar com a 1ª vice-presidência e com a 1ª secretaria (Zezinho Albuquerque). O ex-vice-prefeito Tin Gomes (PHS), que coordenou a formação de um bloco de partidos nanicos, deverá ficar com a 2ª vice-presidência. A 3ª secretaria caberá ao bloco liderado pelo PMDB. Os deputados João Jaime e Téo Menezes, do PSDB, serão indicados para a 3ª e a 4ª secretarias, respectivamente. O deputado Welington Landim (PSB) seguirá na liderança do bloco PSB-PT.

Ainda sustentado por uma ampla base, o governo poderá ver crescida a oposição na Assembleia. Dos 46 parlamentares, o único a contrariar o Executivo durante o primeiro mandato, com discursos e votos, foi Heitor Férrer (PDT). Pode ser que, a partir de amanhã, o solitário pedetista ganhe a companhia de parte dos tucanos e de deputados eleitos pelo PR e pelo DEM, partidos que planejam formar com o PSDB uma aliança tripartite opositora.

Falando ao jornal O Estado, o presidente estadual do PSDB, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, defendeu que o partido abandone o governismo praticado na primeira gestão Cid. “O PSDB no Ceará está forte e não tem sentido querer ficar atrelado ao PSB como tábua de salvação para a próxima eleição [2012]. Temos condições de fazer muitos prefeitos, inclusive o de Fortaleza”, disse Gomes de Matos.

Embora numericamente minoritário, o bloco a ser formado pelos novatos Fernanda Pessoa e Leonardo Pinheiro (ambos do PR) e pelo ex-tucano Idemar Citó (DEM) com os parlamentares do PSDB terá capacidade de, ao menos, marcar posição e provocar debates contrários à linha do governo, que ainda terá o apoio de pelo menos 30 dos 46 parlamentares da nova legislatura. Fernanda é filha de Roberto Pessoa (PR), prefeito de Maracanaú e coordenador da campanha de Lúcio Alcântara ao governo, marcada por duros ataques ao governador reeleito, que, atualmente, se encontra em viagem pela Europa.

HOMENAGEM
Na última sexta, o governador em exercício e ex-presidente da Assembleia, Domingos Filho (PMDB), foi homenageado por deputados e servidores do Parlamento em razão dos trabalhos prestados por ele nos últimos quatro anos, período em que comandou a Casa. A solenidade foi idealizada pelo deputado Francisco Caminha (PHS), que encerra amanhã seu curto período como presidente da Assembleia. “Na vida pública, o que mais toca é a gente poder, por onde passar, deixar marcas cujas digitais sejam do bem”, declarou Domingos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário