sábado, 31 de julho de 2010

AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVERNO DO CEARÁ NESTE SÁBADO

Siga seu candidato

Confira a agenda dos candidatos ao Governo do Estado do Ceará para este sábado (31). Com informações divulgadas pelas assessorias de campanha dos candidatos.

CID GOMES - PSB


Neste sábado o candidato a reeleição Cid Gomes faz campanha no interior do Estado.


9 horas - Caminhada em Forquilha
10h30min - Caminhada na cidade de Frecheirinha
18 horas - Mini comício em São Benedito
20 horas - Mini comício em Ubajara

LÚCIO ALCÂNTARA - PR

O candidato Lúcio Alcântara faz carreata no município de Russas às 9 horas da manhã e às 15horas participa de carreata em Maracanaú.


MARCOS CALS - PSDB

O candidato Marcos Cals juntamente com o senador Tasso Jereissati e o candidato a vice-governador Pedro Fiúza participa de carreata e comício no interior.

11horas - Caminhada na Feira de Ipueiras
15 horas - Carreata em Ararendá
17 horas - Carreata em Poranga
20 horas - Comíciocio em Crateús

MARCELO SILVA - PV

O candidato Marcelo Silva participa de reunião neste sábado em Natal-RN com a coordenadoria estadual do Partido Verde.

SORAYA TUPINAMBÁ - PSOL

A candidata Soraya Tupinambá visita a Feira Agroecológica na Praça da gentilândia no bairro Benfica em Fortaleza.

Os demais candidatos não enviaram agenda para este final de semana.

Contra o Ceará, SP faz treino de luxo para Libertadores

De olho nas semifinais da Libertadores, o São Paulo utilizará o duelo com o Ceará para aprimorar a equipe, que na próxima quinta-feira precisa vencer o Inter por dois gols de diferença para chegar à decisão do torneio continental. O técnico Ricardo Gomes, insatisfeito com os últimos resultados, promoverá mudanças, como a entrada de Cleber Santana. Já o Ceará defende a sua invencibilidade diante dos times paulistas para seguir no topo.

Penso eu - Este texto do UOL paulista é preconceituoso, como aliás quase tudo que se refere ao Ceará partindo de paulistas. Deus castiga!

Palanque regional


CId Gomes fez comício de campanha, ontem em Cariré. As lideranças eram todas da ZOna Norte. Padre Zé, Anibal Gomes, Prefeito Toinho, Cid, vice-Prefeito Elmo Roberto e Ivo Gomes.

Fugindo dos aproveitadores

ANJOS SOLIDÁRIOS
COMUNICADO
O grupo filantrópico Anjos Solidários – CEVEMA informa às populações dos bairros juazeirenses atendidos pela sopa fornecida às noites das quartas-feiras que o citado trabalho se acha suspenso temporariamente enquanto durar a campanha política do corrente ano. Esta providência se deve a que haja compreensão da comunidade no sentido de que os trabalhos filantrópicos dos Anjos Solidários acontecem isento de quaisquer colorações partidárias ou vinculações a candidatos a cargos eletivos. Ao contrário disso, as ações realizadas ocorrem graças à dedicação de pessoas abnegadas e dedicadas ao serviço humanitário, sem outras intenções que se afastem de tal finalidade.
Portanto, logo após o pleito de outubro próximo, os Anjos Solidários retornarão às suas práticas de fornecer a sopa nos dias de quarta-feira, nas visitas aos bairros beneficiados, para isto solicitamos a compreensão de todos.
Juazeiro do Norte CE, 29 de julho de 2010.
Luiziane Maria M. Lacerda de Alencar
Responsável pelos Anjos Solidários – CEVEMA.

Penso eu - COnheço essa gente. É um povo sério que prefere se precaver de possiveis aproveitadores.

CANDIDATOS SEM HINOS

Por Carlos Chagas
O passado continua sendo nosso maior professor, menos por dizer o que devemos fazer, mais por apontar o que precisamos evitar. Vale contar um episódio dos tempos da participação brasileira na II Guerra Mundial, modesta se comparada com os grandes exércitos em confronto, mas heróica em termos de sacrifício, desprendimento e imaginação.

Em outubro de 1944, quatrocentos integrantes do grupo da recém criada Força Aérea Brasileira desembarcaram no porto de Livorno, na Itália, depois de meses de treinamento nos Estados Unidos. Eram pilotos, oficiais, sargentos, praças e até enfermeiras.

Na mesma tarde da chegada foram conduzidos, em caminhões, até uma base da Força Aérea americana que seria transferida para outro local, na cidade de Tarquínia. Assumimos as instalações, os aviões e toda a parafernália correspondente.

O coronel chefe da base que passava à nossa responsabilidade, coronel Gabriel Disosway, promoveu um desfile solene de sua tropa, que se despedia. Nossos aviadores ficaram perfilados sob o comando do coronel Nero Moura. No final, os americanos cantaram orgulhosamente o hino da Aeronáutica dos Estados Unidos. Pelo microfone, fomos convidados a cantar o hino da nossa Força Aérea. Seguiu-se um frio na barriga de todos os brasileiros, porque a FAB, criada meses antes com a reunião de pilotos do Exército e da Marinha, ainda não tinha hino.

O constrangimento só durou alguns momentos, pois, saído da fileira lá de trás, o sargento Oséas, amazonense atarracado com vivência no Rio, aproximou-se do comandante brasileiro e sugeriu: “coronel, mande nossa banda tocar a “Jardineira”, porque esses gringos não vão entender nada.”

A ordem foi dada e a nossa tropa inteira cantou a música vitoriosa no último Carnaval, cantada por Orlando Silva. Quase todos choravam, foi um sucesso absoluto, para espanto dos americanos que jamais haviam escutado hino tão sentimental.

Essa historinha se conta a propósito da sucessão presidencial. Quando sobem ou descem dos palanques, nem Dilma Rousseff nem José Serra nem Marina Silva são saudados com hinos relativos às suas campanhas, que ironicamente não existem, ao contrario de outros candidatos e de outras eleições passadas. Os marqueteiros de hoje andam perdendo tempo.

Vai, assim, a proposta, calcada na genial sugestão do sargento Oséas, da FAB, mais de sessenta anos atrás.
Que tal os partidários de Dilma Rousseff cantarem “A Banda”, de Chico Buarque, aquela do “estava atôa na vida, o meu amor me chamou, para ver a banda passar...”
José Serra se deliciaria com “Não dá mais para Segurar”, do Gonzaguinha, e Marina Silva aprovaria o “Abre Alas que eu Quero Passar”,do Sinhô. Os demais sete candidatos talvez se incomodassem com o “Ninguém me Ama, Ninguém me quer”, de Antônio Maria. De qualquer forma, o leque está em aberto, à espera de sugestões mais modernas...

Carlos Chagas é jornalista e meu amigo.

Dilma cresceu em todas as regiões, menos no Sul

Do blog de Cristiana Lôbo

A pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira mostra que o PT atingiu o objetivo estabelecido: o de levar a candidata Dilma Rousseff à dianteira nas pesquisas eleitorais até o início do propaganda na televisão, que vai começar dia 17. Dilma abriu uma diferença de cinco pontos porcentuais sobre José Serra – 39% a 34%. Segundo a pesquisa, Dilma subiu três pontos e Serra caiu dois pontos porcentuais.

Segundo dados da pesquisa, Dilma subiu nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Apenas na região Sul José Serra recuperou pontos, onde subiu de 42% para 46% das intenções de votos, contra Dilma que perdeu quatro pontos – de 35% para 31%. Esta é a única região em que Serra está na frente.

A principal virada de Dilma foi na região Sudeste – a mais populosa, com 58,9 milhões de eleitores ou 43,3% do eleitorado. Nesta região que reúne os Estados do Rio, Minas e São Paulo, Dilma fica com 37% das intenções de votos contra 35% para Serra que, aliás, se segura em São Paulo, mas perde a dianteira para Dilma em Minas. Ela ainda abre vantagem de 19 pontos porcentuais sobre Serra no Rio de Janeiro – terra do vice de Serra, Índio da Costa. Dilma ainda avança sobre o eleitorado de Serra nas regiões Norte e Centro-Oeste – ela sobe 5 pontos porcentuais e Serra perde.

A esta altura da campanha, portanto, vê-se que Dilma superou a marca do PT que era de algo em torno de 33%. Com 39% das intenções de votos, ela está agregando votos que lhe são transferidos pelo presidente Lula – por exemplo, da faixa dos menos escolarizados e voto feminino, eleitorado nitidamente beneficiado pelos programas sociais do governo.

Este cenário favorável à Dilma chega antes da prometida presença maciça do presidente Lula nos programas eleitorais de televisão. Até agora, a oposição avaliava que estava se esgotando o potencial de transferência de votos de Lula para Dilma.

O PT, agora, considera que Dilma pode alcançar a marca de 70% dos votos válidos na região Nordeste, onde a aprovação do presidente Lula é mais alta – em alguns municípios supera os 90% dos consultados, conforme as pesquisas. Nesta pesquisa Ibope, Lula é aprovado por 77% dos consultados em todo o país, mas com diferença maior no Norte e Nordeste.

A subida de Dilma na região Sudeste, particularmente, em Minas explica a iniciativa do tucano de abrir comitês eleitorais na terra de Aécio Neves. Lá, segundo o coordenador da campanha petista junto aos prefeitos municipais, Márcio Lacerda, pegou entre prefeitos o voto “dilmasia” – em Dilma para a presidência e em Anastasia para o governo Estadual.

Anastasia também subiu na pesquisa, mas continua atrás de Hélio Costa (PMDB). O placar lá é de 39% para Costa e 21% para Anastasia. No Rio, também, Dilma abriu uma diferença de 19 pontos porcentuais sobre Serra.

Em São Paulo, Dilma também subiu na pesquisa, mas José Serra mantém a dianteira no Estado. A diferença entre eles, agora, é de 11 pontos porcentuais – em números absolutos, inferior a 3 milhões de votos. Pelos cálculos do PT, bastaria ao partido reduzir a vantagem de Serra para menos de 4 milhões de votos para obter um bom desempenho na campanha eleitoral.

A propósito da data

Hoje, no Dia Mundial do Orgasmo, o Ancelmo divulga:

Pesquisa da saliência
“De ladinho” é a posição sexual favorita dos mais de mil assinantes do Clube Sexy Hot. A opção abocanhou 54% dos votos da pesquisa feita pelo canal. Outros 41% responderam que preferem “de quatro”. A posição menos votada foi “69” com apenas 5% da preferência dos internautas. Ah, bom.

Promessa de Marcos Cals


Aproveitando a onda de que tá todo mundo zangado com o Governo porque vem prendendo motos no interior, Marcos Cals, candidato tucano a Governador, prometeu na televisão:
Vou perdoar todas as multas que tenham sido aplicadas em donos de motos. Vou fazer um Refis para quem tiver devendo o IPVA das motos e não pode pagar e perguntou por que só rico pode refinanciar suas dívidas com o Estado e o pobre não. Ei, ei!

No dia mundial do orgasmo...


Confissões de veterana
A veterana atriz Betty Faria, 69 anos, hoje no elenco de Uma Rosa com Amor, no SBT (no elenco, está também outra veterana, Maria Cláudia), que atravessa uma fase available (já destruiu muitos corações desde os tempos de certinha de Stanislaw Ponte Preta), confessa que, nas preliminares de algum momento mais intimo, recusa-se a assistir na TV quaisquer canais eróticos: “Os programas são machistas demais: só se vê mulheres submissas gritando oh,oh,oh o tempo todo”.
Setentinha e a vela acesa! Benza Deus!

Ringue aberto


Primeiro round
A indicação de Davi José de Matos por Erenice Guerra, nova chefe da Casa Civil, para a presidência dos Correios, abriu a primeira discórdia entre dilmetes e PMDB. O antecessor, Carlos Henrique Custódio, era uma indicação do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que não foi consultado e agora, o ministro dos Assuntos Institucionais, Alexandre Padilha tenta consertar o estrago. Renan reclama que nem mesmo Michel Temer, presidente do PMDB e vice de Dilma, foi avisado. E já trata de criar um clima para ver se emplaca, caso Dilma vença, o nome de Sergio Machado, da Transpetro, na presidência da Petrobras. Hoje, o PMDB do bloco de Renan já tem seu feudo na Diretoria de Abastecimento, comandada por Paulo Roberto Costa.

O dia hoje

Hoje é o Dia Mundial do Orgasmo!
É hoje, negrada!

Olhar 33


“Meu sonho de consumo é ter um avião. E o que eu faço de melhor é sexo”, de Fernanda Lima, modelo e apresentadora de TV sobre seus desejos e habilidades.
Pra quem tiver um avião disponivel...

Manchetes deste sábado

- Correio Braziliense: Maquiagem na farra de gastos da Câmara

- Globo: Rio começa obra de metrô com trajetos não definidos

- Folha: Célula-tronco de embrião será testada em humano

- Estadão: Um ano depois, Sarney barra inquérito dos atos secretos

- JB: EUA: PIB dá novo susto

- Jornal do Commercio: Crédito fica só na promessa

- Zero Hora: Reféns de uma ponte

Veja como funcionará o novo passaporte com chip eletrônico


Contracapa possui um chip que armazena as informações de uma pessoa.
Dados aparecem na tela e são verificados no atendimento do aeroporto.


O governo brasileiro começará a emitir o novo passaporte com chip eletrônico a partir do fim deste ano. O novo documento é parecido com o atual, mas na capa tem um símbolo, e na contracapa, um chip, que serve para armazenar informações sobre a pessoa, como nome, foto e impressões digitais.

Essa mesma tecnologia já é usada em países da União Europeia, Estados Unidos e Japão.
A maior diferença do novo passaporte vai ser sentida no desembarque internacional. Hoje, quando alguém chega com um passaporte eletrônico, o chip é lido por uma máquina. Os dados aparecem imediatamente na tela para serem verificados. As informações não precisam ser digitadas pelo atendente, o que economiza tempo.
O passaporte eletrônico, que, de acordo com a Polícia Federal (PF), é praticamente imune a falsificações, começa a ser distribuído a partir de dezembro e deve custar um pouco mais que o atual.
Ainda segundo a PF, cada passaporte tem até, no máximo, cinco anos de validade. À medida que o passaporte for vencer, quando for renovado, será expedido um modelo eletrônico.
Quem já testou o novo documento, como Eduardo Hosannah, diplomata que chefia a divisão de documentos de viagem do Itamaraty, diz que é hora de aposentar o velho passaporte carimbado. "Eu acho que o lugar desse passaporte é no museu. Vai ficar bonito lá", diz.

Propaganda da Nike filmada em Lisboa

video

Fala sério!

Fidel diz que está 'totalmente recuperado'





Ex-presidente de Cuba afirma que venceu as 'últimas batalhas'.
Fidel completará 84 anos no próximo dia 13 de agosto.


Do G1, com agências inernacionais*


(Foto: Cubadebate / AP Photo)
Fidel Castro afirmou nesta sexta-feira (30), durante encontro com jovens cubanos transmitido pela televisão estatal local, que sua saúde está "totalmente" recuperada. "Não faz muito tempo, venci as últimas batalhas para poder estar nas condições em que me encontro hoje", afirmou o ex-presidente.
O líder cubano se referiu à sua saúde ao início da reunião, que teve participação dedirigentes da União de Jovens Comunistas (UJC), trabalhadores, estudantes, artistas, intelectuais e integrantes das Forças Armadas cubanas e do Ministério do Interior.
Nas últimas duas semanas, Fidel, que no próximo dia 13 de agosto completará 84 anos, surpreendeu o mundo ao fazer aparições públicas após longo período convalescendo. A primeira aparição foi no último dia 7 de julho, durante visita ao Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNIC).
Em seguida, o ex-governante, que mantém o cargo de primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba, realizou visitas a outros locais do país, participou de um programa de televisão e se reuniu com 115 embaixadores cubanos no Ministério das Relações Exteriores.

A foto
Fidel Castro, à direita, recebe uma professora da Faculdade de Comunicações da Universidade de Havana, durante um encontro com jovens no Havana Centro de Convenções, em Havana. No próximo dia 13 de agosto, ele completará 84 anos. (Foto: Cubadebate / AP Photo)



No último dia 25, pela primeira vez desde que se retirou da vida pública em 2006 após se retirar da Presidência devido ao estado de saúde, cedendo o cargo a seu irmão Raúl, o líder cubano vestiu de novo a famosa camisa verde-oliva.

Nesta sexta, no entanto, vestia uma camisa quadriculada em vermelho, preto e branco.
Fidel também anunciou recentemente a próxima publicação de um livro seu, intitulado "A vitória estratégica", que narra o triunfo de seu Exército rebelde em Serra Maestra em 1958 e no qual incluiu uma "pequena autobiografia" sobre sua infância e juventude.

Olhe o dia aí


Bem que avisei mais cedo que nuvem nenhuma esconderia o sol pra sempre.

Boquinha barata e saudavel

STDS reabre Restaurante Mesa do Povo e garante refeições nutritivas por apenas R$ 1,00

Data: 02 de agosto (segunda-feira)
Horário: 10h às 14h
Local: Rua Carlos Amora, 07, Praça da Igreja da Parangaba - Bairro Parangaba

Com alimentação farta e nutritiva, cardápio renovado e variado, mas com o preço antigo, de R$ 1,00, a refeição, o Restaurante Popular Mesa do Povo reabre suas portas a partir da próxima segunda-feira, dia 2. O equipamento, coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), passou por reformas e oferece agora um ambiente climatizado e novas mesas.

Dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e rica em vitaminas. Esse é o perfil de uma alimentação saudável e nutritiva, que precisa também ser variada e conter produtos sem excessos ou desperdícios. Seguindo esse modelo, o Mesa do Povo propicia uma alimentação nutricionalmente balanceada, de acordo com as normas exigidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), seguindo as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Com o acompanhamento de um nutricionista, que orienta a elaboração dos cardápios, são servidas 1.700 refeições por dia com um valor calórico total de 1.400 calorias cada. Todos os dias, serão oferecidas duas opções de proteína, além de arroz, feijão, macarrão e uma salada crua, e suco de polpa de fruta. Para a sobremesa, fruta ou doce.

Alimentação Inteligente

Há tempos o mundo se mostra preocupado com os riscos do uso inadequado e desperdício de recursos naturais. A alimentação também entra nessa questão quanto ao reaproveitamento de produtos nutricionais para o consumo humano.

“Ensinar a população brasileira a alimentar-se de forma nutritiva, barata e com proveito é estratégia para elevar a qualidade de vida promovendo uma alimentação saudável e economicamente viável”, defende a coordenadora da Célula de Segurança Alimentar e Nutricional da STDS, Regina Praciano.

A alimentação inteligente – termo utilizado para designar produção de alto valor nutricional, produzida a baixo custo – tem sido foco de atividades institucionais da STDS, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos com o objetivo de favorecer a melhoria da alimentação dos beneficiados por suas unidades.

Bilhete do Guedes Neto do Ceará

Prezado Macário.

Obrigado pela postagem sobre duplicação da BR 116 de Pacajus até Boqueirão do Cesário, apenas uma pequena, mas importante correção para evitar futuras cobranças: o que ficará pronto em 2011 será o PROJETO, pretendemos iniciar a obra também em 2011.
Essa correção tem a finalidade de evitar futuras cobranças de conclusão da obra em 2011.

Sds,

Guedes Neto do Ceará.

ACESSIBILIDADE: DIREITO DE TODOS

Aeroporto Pinto Martins promove curso de atendimento às pessoas com

deficiência ou mobilidade reduzida




De 02 a 06 de agosto acontece o curso de atendimento às pessoas com

deficiência ou mobilidade reduzida no Aeroporto Internacional Pinto Martins

, que vem acontecendo em diversos aeroportos de todo Brasil, em cumprimento

à Política de Acessibilidade da Infraero, realizado pela Assessoria da

Presidência, representada pela CONACES – Comitê Nacional de Acessibilidade

da Infraero.

O objetivo do curso é promover o debate sobre acessibilidade no aeroporto,

além de proporcionar a melhoria no atendimento às pessoas com deficiência

(física, sensorial – auditiva e visual, intelectual e múltipla) ou

mobilidade reduzida (idosos, obesos, baixa estatura, enfermos, gestantes,

lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo, entre outros).

Serão abordados os seguintes temas: Atendimento à pessoa com deficiência ou

mobilidade reduzida, Política de Acessibilidade da INFRAERO, o novo perfil

do consumidor, legislação e direitos humanos, equipamentos mais utilizados

(prática de montagem e desmontagem), técnicas de atendimento e

transferência (prática), o aeroporto – facilidades e segurança e inspeção

de pessoa com deficiência.

Participarão do curso INFRAERO, Polícia Federal e Civil, Receita Federal,

ANAC, ANVISA, Ministério da Agricultura, além das companhias aéreas,

lojistas, locadoras de veículos, comunidade aeroportuária em geral.

Para o encerramento do curso, a partir das 11h do dia 06 de agosto, no

saguão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, está programado um

exercício de simulação de situações enfrentadas por pessoas com deficiência

física ou mobilidade reduzida.

Alegria de Anibal Gomes

Desembarcou vindo de Brasilia, o deputado federal Anibal Gomes, cheio de novidades. Primeiro disse que havia se acertado com oPMDB pra votar no senador lá deles. Depois, falou sobre o Projeto de Irrigação Baixo Acarau, a menina de seus olhos...
O perímetro irrigado Baixo Acaraú que já conta com uma infraestrutura
instalada de 8.335 hectares produzindo alimentos e gerando divisas para o
Ceará, está implantando a 1ª fase da 2ª etapa, equivalente a 2.176ha, com
recursos de R$ 136,9 milhões. As obras se encontram 67% concluídas devendo estar prontas em novembro deste ano. O empreendimento se localiza na Zona Norte abrangendo terras dos municípios de Marco, Bela Cruz e Acaraú.

Tira-teima

Ibope – Dilma está cinco pontos percentuais na frente de Serra

A Rede Globo divulgou, nesta noite de sexta-feira, pesquisa Ibope mostrando candidata petista Dilma Rousseff à frente do tucano José Serra com cinco pontos percentuais na corrida para a Presidência da República. A candidata tem 39% das intenções de votos, enquanto o tucano aparece em segundo lugar, com 34% das intenções. Ainda de acordo com a pesquisa, Marina Silva tem 7% dos votos se as eleições fossem hoje.
Votos em branco e nulos somam 7% e indecisos 12%. Segundo a pesquisa, os demais candidatos que disputam a Presidência não pontuaram. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo, a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 30 de julho e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 24 de julho de 2010, sob o número 20809/2010.

Rolou

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará rolou ontem a cabeça do Prefeito de Alcantara, no alto da Serra da Meruoca.
Manduca, baixinho e redondo, perdeu o mandato por captação irregular de sufrágios, mas cabe recurso.

Encrenqueiro

Requião: 'Ronaldo deve
parar de andar com travestis'


O candidato ao Senado, Roberto Requião (PMDB), comentou em tom irônico, a visita do candidato à Presidência, José Serra (PSDB), e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) ao jogador do Corinthians, Ronaldo, realizada ontem. Em seu Twitter, Requião disse que Ronaldo deve "parar de andar com travestis". E escreveu também que "o comportamento, travesti, de esquerda, do Fernando Henrique, no início” o iludiu. O candidato ainda aconselhou Ronaldo. “Se afasta desta gente Ronaldo. Não são o que parecem". Após as declarações, muitos usuários do blog criticaram a atitude de Requião, que respondeu a um deles. “Travesti é alguém que se faz passar pelo que não é. Não seja homofocado".

Coluna do Claudio Humberto no Jornal O Estado

Correios: saída do ex-presidente foi humilhante
A saída de Carlos Henrique Custodio da Empresa de Correios e Telégrafos foi marcada pela humilhação. Nem sequer o avisaram quem seria o substituto. Ele ainda ocupava sua mesa de trabalho quando soube que o novo presidente, David José de Mattos, por ordem da ministra Erenice Guerra (Casa Civil), aguardava em uma sala que ele, digamos, “desocupasse a moita”. Trocaram um gélido aperto de mãos.


31/07/2010 | 00:00
De quem?
Carlos Custódio inventou um factóide na Presidência só para agradar Lula, mas sua demissão já estava decidida. Queixou-se de “traição”.


31/07/2010 | 00:00
Você já sabia
Esta coluna noticia há meses a deterioração dos serviços dos Correios. Em 10 de junho revelou que Lula decidira demitir Carlos Custódio.


31/07/2010 | 00:00
Celebração
Aliviados com fim da “era policial” de Custódio nos Correios, carteiros e sindicalistas se abraçavam como num dia de conquista de título.


31/07/2010 | 00:00
Homem-bomba
O “homem-bomba” Pedro Magalhães desconversa sobre supostas “falcatruas” do ex-presidente da ECT. Deve ter levado uma prensa.


31/07/2010 | 00:00
Abortada manifestação nazista em São Paulo
Uma “marcha em homenagem a Rudolf Hess”, programada para o dia 14, em São Paulo, foi cancelada ontem pelos organizadores antes que a Policia Federal os metesse na cadeia. O objetivo era lembrar os 23 anos da morte do político nazista, braço direito de Adolf Hitler que o ajudou a escrever o livro “Mein Kampf”. A ousada marcha, proibida por lei, começaria no prédio do Masp e seguiria até a praça Oswaldo Cruz.


31/07/2010 | 00:00
Aleluia, irmão
O Conselho de Igrejas e Pastores Evangélicos, que reúne mais de um milhão de fiéis, resolveu apoiar Agnelo Queiroz (PT) ao governo do DF.


31/07/2010 | 00:00
Água mole em pedra dura...
Contaram a José Serra que mineiro adora frases de efeito, por isso o candidato tucano abusou delas na visita a Minas Gerais, ontem.


31/07/2010 | 00:00
Cavalheirismo
Simpático com o mulherio, Itamar Franco se ofereceu ontem em BH para segurar o gravador de uma repórter, poupando-a de tanto esforço.


31/07/2010 | 00:00
Neomineiro
O desempenho de Dilma Rousseff (PT), que passou e abriu vantagem, levou José Serra (PSDB) a Minas pela terceira vez em dez dias. Aécio Neves brincou consigo mesmo: “Ele tem vindo mais aqui do que eu...”


31/07/2010 | 00:00
O Ciro de Serra
Repetindo Ciro Gomes, que declarou apoio a Dilma Rousseff após atacá-la, o confuso ex-presidente Itamar Franco (PPS) anunciou ontem apoio a José Serra, após desancar o candidato tucano a presidente.


31/07/2010 | 00:00
Olhos nos olhos
A reunião em que Itamar Franco foi “convencido” a apoiar José Serra ocorreu no último andar de um edifício modernoso onde mora o ex-governador de Minas Aécio Neves, no bairro Anchieta, em BH.


31/07/2010 | 00:00
Vim aqui para confundir
Itamar continua com a mente tortuosa de sempre. Indagado sobre sua mudança de atitude em relação a José Serra, respondeu: “Em política, quando você não pode falar mal de alguém, você não fala bem”. Hum...


31/07/2010 | 00:00
Solidariedade bandida
O Ministério das Relações Exteriores segue fazendo bobagens. Agora vai doar 500 mil dólares a “refugiados colombianos” no Equador. Na verdade, narcoterroristas das Farc abrigados em território equatoriano.


31/07/2010 | 00:00
Loja de louças
Dois oficiais brasileiros de alta patente participam em Spiez, Suíça, do 12º Curso de Direito Internacional de Conflitos Armados. Na verdade, quem deveria estar lá, aprendendo calado, era o presidente Lula.


31/07/2010 | 00:00
Rolando Lero
A visita de Lula ontem (com Dilma) ao Rio Grande do Sul foi a soma do nada com coisa nenhuma: inauguração de edital de obra de estrada, ordem de começar outra e empréstimo à prefeitura, próprio de gerente de banco. E chamou de “Gasênio”, a Usina do Gasômetro.


31/07/2010 | 00:00
Detalhes tão pequenos
No comício do Gigantinho, em Porto Alegre, Lula, “fora do horário de expediente”, usava o broche com a bandeira do Brasil, que esqueceu no primeiro encontro oficial com o ex-presidente George W. Bush.


31/07/2010 | 00:00
Véspera de sábado
O presidente de “8h às 18h” terminou o dia ontem às 15h25. Lula agora inaugura até placa de encontro, desta vez com o uruguaio José Mujica.


Poder sem pudor
A voz das urnas

Rubem Berardo disputava com Sérgio Magalhães a candidatura pelo PTB ao governo do Rio de Janeiro, contra Carlos Lacerda. Na convenção, ele tentava falar, mas as vaias não deixavam. Gritou:
- Não adiantam essas vaias! Ninguém calarão (sic) minha voz!
Os votos calaram a candidatura dele.

Coluna do blog

Hoje é folga do pessoal da coluna.

Tá vindo aí o dia


Nuvem nenhuma vai esconder o sol pra sempre.

Bom dia

Pedido de amigo...
Não estrague seu sábado. Feijoada e caipirinha são as opções do dia. Se tiver couve à mineira e uma laranjinha, bem. Não dispense o torresmo. Tem estomago e intestino que sabem quando é sábado.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Carão do Ibiapina


Igreja matriz de Ibiapina, onde nasceu o Wilson Ibiapina que,quando migrou pra Fortaleza, morou na rua Padre Ibiapina e que agroa guia um jipe em Brasilia com a placa de Ibiapina. Um herói da independencia da Ibiapaba.

Sou menino que obedece as regras do jogo e os ensinamentos dos mais velhos. Não é bem o caso do Wilson Ibiapina, o amado Piaba de todos nós e da Edilma. Ele manda um carão cheio de amor, ao qual quedo-me genuflexo, eis que prenhe de lições...

"...a mensagem que lhe mandei agradecendo pelas imagens do nascer do dia na loira desposada do Sol. Enchem os olhos, acalmam o espirito, transmitem vigor para mais uma jornada e gratificam e iluminam a vida.
-
Outra coisa, quem é Lu, professora de comunicação? Nós mortais que vivemos noutras plagas ficamos sem saber, tentando advinhar quem é. Quem é?
Pela foto não dá para identificar. Lembre-se que o blog , deixou de ser um produto voltado para Sobral, feito os livros do LC, a partir do lançamentol. A sua paroquia é o mundo. Não esqueça que foi a Internet que ajudou a transformar tudo nessa Aldeia Global que o filósofo canadense Marshall Macluhan falava nos anos 70, quando dizia que o meio é a mensagem."

Pois é. O cara manda um baita dum afago e eu escondo, porque fico com vergonha de expor a ele e as minhas vergonhas. Sou tímido. Quando carinah faz qualquer referencia boa ao que eu faço, encolho-me feito cachorro com medo de foguete. Boto o rabo entre as pernas e chispo no oco do mundo.
Segundo ítem - Sempre ponho da coluna de papel Tia Lu e etc. e tal...A turma da leitura da coluna de papel (do Jornal O Estado) sabe que Tia Lu é a prefeita Luiziane Lins, professora da comunicação social da UFC.

Beijo-lhe as cobranças meu bom Ibiapina. Entro em alfa, passo por beta e me derramo feito o rio que passa em Ibiapina, na bica do Ipu.

Paulistada

USO DE DINHEIRO PÚBLICO EM UM NOVO
ESTÁDIO EM SÃO PAULO É INACEITÁVEL

O PNBE PENSAMENTO NACIONAL DAS BASES EMPRESARIAIS vem a público manifestar-se terminantemente contra a construção de um novo estádio na cidade de São Paulo com recursos dos governos. Gastar dinheiro público com algo evidentemente supérfluo é um crime contra a sociedade e, especialmente, contra centenas de milhares de cidadãos que não tem moradia, saneamento básico, saúde e educação de qualidade, hospitais, etc. Mesmo um empreendimento privado seria um desperdício, pois temos estádios como o Morumbi, que serve para jogos de futebol e eventos perfeitamente bem.
Estranho e temerário o tremendo poder que a entidade mundial do setor adquiriu, a ponto de impor aos países onde jogam seleções exigências tão rigorosas na construção de estádios, isenção de impostos para os jogos da Copa e atividades correlatas, alto preço para o uso de imagens dos jogos, até por simples botequins, entre outros absurdos. A FIFA se apropriou e usa em seu benefício um esporte que quase todos os povos do mundo contribuíram para tornar tão popular, privatizou a paixão pelo futebol.
Tendo em vista que estamos em um país ainda carente de serviços básicos para a população, posicionamo-nos contra um novo estádio, respaldando a posição do governador do estado, pelo respeito ao erário público e as prioridades sociais para uso dos recursos.
Percival Maricato

1º Coordenador Geral
Mario Ernesto Humberg

2º Coordenador Geral
Para informações adicionais contatos: Soraia, fone (11) 3284-8687 ou soraia@pnbe.org.br

Penso eu - Ces iam até bem, mas esbarrei quando veio do tal do "erário público" Não dá pra ter respeito. COm todo o respeito.

Frase pra final de sexta feira

“Ou nos unimos como irmãos, ou morremos juntos como idiotas”.
(Martin Luther King)

Neste domingo, dia 1º de agosto, o Governador receberá os recenseadores. O objetivo é revelar o retrato mais fiel do povo brasileiro.

A Residência Oficial do Governo do Estado receberá neste domingo, dia 1º de agosto, às 9h30, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para responder ao questionário do Censo Demográfico do século 21. A família do Governador será a primeira visitada no Estado pelo Censo. Já outras residências, serão pesquisadas a partir desta segunda-feira, dia 2 de agosto.

O Censo 2010 é a maior operação coletiva realizada no país, com um exército de 230 mil profissionais percorrendo todos os 58 milhões de domicílios do país. Tudo com o objetivo de revelar à sociedade, aos órgãos públicos e privados, o retrato mais fiel de nosso povo: quantos e como somos e de que forma vivemos. Seus resultados vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, tanto em termos de definição de políticas públicas como das decisões de investimento da iniciativa privada.

O Censo, que será totalmente informatizado, com o uso de 220 mil computadores de mão (PDA), investigará as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião. No questionário deste ano foram colocadas perguntas como, por exemplo, novas relações de parentesco, emigração internacional, etnia e língua indígena. Outra novidade é que, pela primeira vez, o Censo poderá ser respondido também pela Internet.
Não é só o Brasil que vai realizar o Censo em 2010. A população mundial vai ser praticamente recontada nos próximos dois anos: mais de 70 países estão realizando seus Censos neste ano, e em 2011 outros 50 países farão o mesmo.

BANCO DO NORDESTE DISPÕE DE CONDIÇÕES ESPECIAIS PARA LIQUIDAÇÃO DE 570 MIL OPERAÇÕES DE CRÉDITO RURAL

Lei 12.249/2010 permite a remissão ou liquidação de dívidas rurais com até 85% de descontos
O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) dispõe de condições especiais para liquidação de dívidas rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001 e com o valor de até R$ 35 mil. De acordo com a lei 12.249/210, podem ser beneficiados cerca de 570 mil clientes do BNB, entre mutuários do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), micros, pequenos e médios produtores, bem como suas cooperativas e associações.
Para pleitear a liquidação de sua operação o mutuário deverá procurar sua agência de relacionamento no Banco do Nordeste e verificar a possibilidade de enquadramento na Lei 12.249/2010, que prevê a concessão de rebates que podem chegar a 85% do valor total da dívida, para efeito de liquidação.
Nos casos de remissão, tanto para operações do Pronaf B, de valor contratado até R$ 1 mil, quanto para clientes do BNB cuja dívida atualizada seja de até R$ 10 mil, o cliente receberá uma correspondência do Banco, não havendo necessidade de contato prévio.
“Entre as vantagens desta medida para o produtor rural, destacamos a possibilidade de recuperar a sua capacidade produtiva por meio de novos financiamentos junto ao BNB após a regularização de sua dívida com base na referida Lei”, afirma o Superintendente da Área de Recuperação de Crédito do BNB, em exercício, Edilson Silva Ferreira.
REMISSÃO:
PRONAF “B” - operações contratadas até 31 de dezembro de 2004, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ou do FNE, pelo valor de até R$ 1.000,00 (mil reais);
DEMAIS OPERAÇÕES - Lastreadas atualmente pelas fontes FNE, recursos mistos do FNE com outras fontes, outras fontes do crédito rural cujo risco seja da União, ou qualquer fonte quando contratadas no âmbito do PRONAF e cujo saldo devedor, atualizado de acordo com as regras específicas para cada uma das situações, por mutuário, seja de até R$ 10.000,00 (dez mil reais).
REBATE PARA LIQUIDAÇÃO:
PRONAF “B” - Operações contratadas entre 02 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2006, com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) ou do FNE, pelo valor de até 1.500,00 (mil e quinhentos reais), terão rebate de 60% para fins de liquidação;
DEMAIS OPERAÇÕES - Aquelas que não foram enquadradas na remissão, por não atenderem ao requisito referente a saldo devedor, terão rebates variando de 45% a 85%, a depender da localização do empreendimento (dentro ou fora do semiárido).

MPF/CE: recursos desviados levam ex-prefeito de Ibicuitinga a responder por mais um processo de improbidade administrativa

Após reunir pareces técnicos e financeiros, o Ministério Público Federal no Ceará ajuíza ação de improbidade administrativa contra o ex-prefeito do município de Ibicuitinga, Francisco Anilton Pinheiro Maia e a empresa contratada MCM Construções Comércio e Serviços Ltda. Na ação, o procurador da República em Limoeiro do Norte Luiz Carlos Oliveira Júnior apresenta as irregularidades verificadas na realização das obras para instalação do sistema de esgotamento sanitário no município através de convênio firmado com a Fundação Nacional de Saúde - Funasa, em 2005, no valor de R$ 309.278, 36.

Com a solicitação da notificação dos réus para apresentação de resposta em um prazo de quinze dias, em seguida é requerida à Justiça Federal que seja decretada a indisponibilidade dos bens dos acusados em montante ideal à satisfação das condenações impostas com base na ação de improbidade administrativa. O pedido do procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior se baseia em fatos com a constatação de que os serviços foram pagos, mas por outro lado, a execução desses serviços foi iniciada e abandonada. "Mesmo após expirada a vigência do convênio, fora apurado a não execução integral do objeto do convênio", completa o procurador.

A solicitação de indisponibilidade dos bens do ex-prefeito por parte do Ministério Público Federal também se aplica pelo fato da existência de seis processos, que, atualmente, tramitam na Justiça Federal por improbidade administrativa.

Complementando a investigação, há comprovação no repasse dos recursos do convênio à Prefeitura Municipal de Ibicuitinga por meio da emissão de diversos cheques. Uma conta corrente foi criada para movimentação desses recursos, mas deveria ter sido emitidos para a empresa contratada e não em favor da Prefeitura Municipal de Ibicuitinga levando a entender que o ex-prefeito tentou encobrir o destino dos recursos financeiros do convênio, utilizando as verbas federais para outros fins distantes do objetivo do convênio firmado com a FUNASA.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
Tel: (085) 3266 7457
ascom@prce.mpf.gov.br

Bonitão e gostosão


Caso não consiga o voto da dupla de beijoqueiras, terá feito propaganda da Coca-Cola, dele, e da Indaiá, da mulher, d.Renata.

Virou estrela


Coitada da Tia Lu. Jornalista e está fugindo da imprensa. Ontem embarcou pra Brasilia. Chegou ao Pinto Martins cercada de seguranças e, com apoio da Infraero, se homiziou numa sala de embarque sem contato com ninguem, muito menos com jornalistas. Tomara que nunca volte a dar aulas na Escola da Comunicaão da UFC. Sei lá que qui ela vai ensinar pros meninos, futuros jornalistas!
Ei, ei!

Deu no Eliomar

Dnit vai duplicar mais 58 quilômetros da BR-116
Com a liberação, Guedes Neto adiantou que terá condições, a partir de agora, de iniciar o processo licitatório, e a obra poderá ficar pronta em 2011

O superintendente estadual do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Guedes Neto, informou de Brasília, nesta quinta-feira, 29, que conseguiu a liberação dos recursos no valor de R$ 2,8 milhões para a elaboração do projeto-executivo da duplicação da BR-116, trecho que vai de Pacajus (Km 53) até Boqueirão do Cesário (Km 112) com extensão de 58 quilômetros.

Com a liberação, Guedes Neto adiantou que terá condições, a partir de agora, de iniciar o processo licitatório, e a obra poderá ficar pronta em 2011. De acordo com ele, foi feito estudo de viabilidade técnica ambiental no local, que confirmou a possibilidade e necessidade de duplicação da via.

Ciro, o irmão

Do O Povo on line
"O irmão do governador Cid Gomes (PSB) disse ainda que seu apoio à candidata do PT nunca esteve em discussão. Mas sim seu engajamento. As informações são do portal Terra."
Ah, bom!

Acordando


Quero é ver o poder de não deixar que esta cena se repita todos os dias.

Marina Silva tresvaria

“Eu acho que é possível governar sem troca de favores. Isso tem que acabar. Ninguém governa sozinho, mas quem disse que as pessoas só se juntam por troca de favores. O eleitor que vota não é por troca de favores."
Penso eu - E é porque não bebe, não joga, não fuma, não cheira.

Comentário do seguidor:

Icaro disse...
A Marina tá pensando que a política é que nem aldeia indígena, em que o mais sábio é que ganha a eleição para chefe. Vá nessa aí, Marina, que você vai longe, e bota longe nisso!
30 de julho de 2010 09:11

Opinião

Carlos Chagas

CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO

Já se vão cinco dias da divulgação da existência de um relatório da Agencia Brasileira de Inteligência denunciando que governos e ONGs estrangeiras tramam a transformação da reserva indígena Raposa/Serra do Sol em Estado Independente, com atividades políticas, administrativas e judiciárias próprias. Até agora, nem uma palavra do palácio do Planalto, para onde foi enviado o relatório, muito menos dos ministérios da Defesa, das Relações Exteriores e da Justiça.

Registre-se, também, o comportamento da mídia. Nenhuma repercussão, muito menos investigação. Paranóias à parte, dá para pensar numa conspiração do silêncio. Governo e meios de comunicação fingem ignorar o risco que sofre nossa soberania, porque depois de caracterizado um Estado Independente, o próximo passo será o reconhecimento de uma Nação Soberana chefiada por índios e tutelada por países ricos e suas multinacionais.

Estariam o presidente Lula, seus ministros e os barões da imprensa com receio de represálias externas? Ou não dão maior valor ao território onde se localizam as reservas indígenas, pleno de minerais estratégicos, biodiversidade e outras riquezas?

Calendário

Faltam
64 dias para as eleições 2010

Dilma: 'Ciro terá o papel que quiser'


Esta foto foi feita em Sobral. Depois disso tanta coisa, tanta coisa...hoje, só Deus sabe!
A candidata à Presidência Dilma Rousseff (PT), afirmou nesta quinta (29) que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) terá “o papel que quiser” em sua campanha. “Eu dei a ele absoluta liberdade para ele fazer o que ele quiser. Se ele quiser participar, ele vai. Eu tenho a impressão de que ele vai participar muito ativamente da campanha para nós e para o Cid Gomes, no Ceará. A candidata disse ainda que ela e Ciro Gomes pensam muito parecido e que o tem como amigo . “O Ciro foi uma pessoa leal e corajosa na hora que a gente mais precisava”, afirmou Dilma se referindo ao ano de 2005, quando ocorreu o escândalo da compra de apoio da base aliada no Congresso Nacional.

Correios na expectativa de documento-bomba

Funcionários e sindicalistas ligados aos Correios estão na expectativa do conteúdo de uma carta de 14 páginas denunciando supostas “falcatruas” do ex-presidente da estatal Carlos Henrique Custodio, demitido pelo presidente Lula quarta-feira (28). O documento é atribuído ao diretor de Recursos Humanos daPedro Magalhães e seria divulgado caso ele fosse demitido, o que de fato ocorreu.
Adversários acusam Carlos Henrique Custódio de montar um “regime de terror” para perseguir desafetos como o ex-diretor Pedro Magalhães.
Indicado pelo Helio Costa, Pedro Magalhães logo se afastou do ex-ministro das Comunicações. Sua demissão foi comemorada em Minas.

Da Coluna do Claudio Humberto

Manchetes desta sexta

- Correio Braziliense: Distritais estouram limite de gastos

- Folha: Em 20 anos, sobe 39% proporção de mortes neonatais

- Estadão: Uribe 'deplora' declaração de Lula

- JB: Uma tonelada de lixo por dia

- Valor: Oferta pela Paranapanema inquieta os minoritários

- Jornal do Commercio: Atropelou, matou e foi pra a cadeia

- Zero Hora: Susepe tenta evitar a interdição do semiaberto

- O Globo: Ubire ataca Lula e oposição do Brasil sobre as Farc

) Ciro deve engajar-se na campanha de Dilma



Depois de encontro, petista diz que espera contar com apoio do deputado


Após um rápido almoço ontem em Brasília com a candidata do PT à Presidência da República, a ex-ministra Dilma Rousseff, o deputado Ciro Gomes (PSB) afirmou que poderá engajar-se na campanha nacional petista com maior entusiasmo, aproveitando a empolgação já existente na campanha que visa a reeleger seu irmão, o governador Cid Gomes (PSB). Ciro mantinha-se afastado de Dilma desde que a cúpula do PSB, a pedido do presidente Lula, impôs Ciro a desistir da disputa ao Palácio do Planalto, o que o fez, na época, a escrever uma carta na qual desabafou sua chateação com o PT. Foi o primeiro encontro deles após a desistência do deputado.

Ao deixar o escritório de campanha da candidata, Ciro afirmou que “quanto ao entusiasmo, o nível de engajamento [à campanha da candidata do PT], na medida em que as minhas preocupações com o futuro do País vão se revelando, eu vou incrementando o meu entusiasmo”. Ciro, no entanto, recusou-se a responder sobre a gravação de programas eleitorais para publicidade em rádio e televisão em favor da petista, e também não garantiu a participação em comícios ao lado de Dilma Rousseff.

PALANQUE
Todavia, Ciro assegurou que acompanhará Dilma durante visita da presidenciável ao Ceará, num cenário diferente ao da última vinda da presidenciável ao Estado. Em abril, quando Ciro ainda era pré-candidato, a presença de Dilma foi considerada provocativa. “Você acha que se chegar uma pessoa como a Dilma, de quem eu sou amigo há tantos anos, de quem eu sou companheiro, admirador, quem o meu partido está apoiando, eu deixaria de recebê-la? Em nenhuma circunstância”, alegou o parlamentar.

Com isso, Ciro Gomes deu a entender que “a mágoa” era coisa do passado, pois, segundo ele, na democracia não prevalecem opiniões individuais, “por mais mérito que se tenham”, mas sim, a vontade da maioria.

CONCILIAÇÃO
O deputado afirmou também não entender os constantes questionamentos sobre seu apoio ao PSB, diante do engajamento na campanha de Dilma. Segundo ele, o seu partido tomou uma decisão, no caso, retirou “minha candidatura e apoia a ministra Dilma, e eu, naquele momento, declarei seguir a orientação do meu partido. Não sei por que remanescem algumas dúvidas”.
Apesar do discurso conciliador de agora, Ciro disse que ainda considera que o partido tomou “uma posição errada” ao descartar sua pré-candidatura. “A democracia brasileira perdeu uma oportunidade de ampliar o debate e a discussão”, acrescentou, entretanto, declarando-se disciplinado, reconheceu que seguirá a determinação do PSB. Ao final, quando questionado sobre se tinha saído diferente do encontro, Ciro foi irônico: “Minha gravata é a mesma”.

DILMA
A ex-ministra também adorou um discurso amistoso para com Ciro. “Se ele quiser participar, ele vai participar da forma como ele quiser”, disse, após o encontro, garantindo que deu absoluta liberdade para o deputado quanto ao engajamento em sua campanha. “Ciro vai fazer campanha lá no Ceará, a do Cid Gomes e a minha”, minimizou. Em relação às relações pessoais, a candidata petista garantiu que são as melhores possíveis. “Tem pessoas na vida que a gente nunca deixa de encontrar porque tem o pensamento muito parecido. Ciro foi uma pessoal muito leal e corajosa na hora que a gente mais precisou, na hora mais difícil”, referindo-se à época do estouro do escândalo do mensalão, em 2005 (com informações da Agência Brasil e do Folha Online).

Penso eu - Gostaria de aprender como se incrementa o entusiasmo.

Família de Bruce vai processar o Estado



"Estou mais aliviado e procurando justiça, não podemos ficar de braços cruzados, apesar do dano irreparável", afirma pai do adolescente, Francisco das Chagas de Oliveira



Por Aline Braga
Da Redação do JOrnal O Estado

Após quatro dias da morte de Bruce Cristian de Sousa Oliveira, 14, baleado com um tiro na nuca, efetuado por um policial militar em serviço, o pai do adolescente, Francisco das Chagas de Oliveira Sousa, 37, prestou depoimento na delegacia responsável pelas investigações do caso, ontem à tarde.
Segundo o delegado Munguba Neto, titular do 4º Distrito Policial, essa foi a primeira vez que Chagas foi ouvido por ele. Munguba ressaltou que é de suma importância esse novo depoimento do pai da vítima, pois vai esclarecer muitas dúvidas sobre o caso. “Serviu para colher mais detalhes. Chagas disse, praticamente, a mesma coisa que já havia dito no seu primeiro depoimento, no 2º DP, a delegacia que estava de plantão no dia do acontecido. Ele falou que estava quase parado atrás do ônibus, quando realmente ouviu uma voz e olhou pelo retrovisor, mas não viu ninguém e prosseguiu na moto. Depois ela achava que era um assalto e, por isso, não parou”.

Ainda em depoimento, Chagas disse que, minutos depois de ouvir a voz e não parar a moto, escutou um tiro e percebeu que seu filho havia caído, quando perdeu o controle e também caiu junto. Conforme o delegado, o pai do estudante afirmou que o policial, no momento do crime, disse que a intenção era de atirar no pneu do veículo e não no menino.

Versões do policial no dia do crime
Com a cópia do depoimento prestado pelo policial Yuri da Silveira Batista, 25, no 2º DP, no dia do fato, em mãos, Munguba revelou que o acusado disse ter puxado a arma, após os ocupantes da moto, que pareciam suspeitos para ele, não terem parado o veículo. Na delegacia, o policial disse uma versão contraditória a do local do crime: de que o garupeiro fez a menção de puxar algo da cintura e, por conta dessa atitude, ele teria sacado a arma, que disparou acidentalmente.

O delegado informou que o depoimento do pai condiz com o das duas testemunhas que filmaram o momento do crime. Disse ainda que, depois de ouvi-las, ele encontrou mais amparo para as investigações. “A versão que se encontra mais robusta é a dos três, pois não encontrei contradições”, afirmou. “Já ouvi dois vigilantes de prédios que ficam localizados próximos do acontecimento, os dois rapazes que filmaram o fato e ainda o pai da vítima. Amanhã (hoje) vou parar e analisar todo o material, como os depoimentos, as imagens e outros dados. Inclusive, na próxima semana vou ouvir o soldado Yuri Batista”.

Laudo da arma
Questionado sobre o resultado das perícias, Munguba Neto falou que o diretor do Instituto de Criminalística, Roberto Rios, disse que o laudo do exame da arma já estava pronto e que amanhã (hoje) ele estaria com o resultado em mãos. “Este laudo vai ser fundamental para as investigações. Ele vai dizer se a arma estava em perfeitas condições de uso ou se apresentava algum defeito”.
Em depoimento o policial disse ainda que, na ocasião, estava voltando de uma ocorrência de perseguição a uma Hilux preta, que, segundo ele, havia quatro homens armados, quando avistou a moto e avaliou que os motoqueiros fossem suspeitos. De acordo com o atual advogado de Yuri Batista, Hernando Uchôa Sobrinho, que assumiu a defesa do policial ontem, todas as questões precisam ser bem apuradas. “Estou tendo contato com as investigações e darei continuidade de acordo com os fatos”. Segundo ele, há exageros de como as pessoas e a imprensa está tratando o caso.

“Tive contato com Yuri. Ele está arrasado, destruído e está sendo massacrado com uma avalanche de conotações pesadas contra ele. Inclusive, ele não teve condições de conversar muito comigo para me repassar como tudo aconteceu”, ressaltou Hernando.

AÇÃO NA JUSTIÇA
Kennedy Ferreira Lima, advogado da família de Bruce Cristian, informou que as investigações tem avançado e, que é muito difícil provar que esse tiro foi acidental. Segundo ele, o Ministério Público é o titular da ação. “Nós acreditamos que o MP também vai defender a linha de que o crime teve característica dolosa, quando há intenção de matar. Assim como a família, a sociedade espera Justiça”, esclareceu. “Agora, estamos preparando toda a documentação para entrar com uma ação de danos morais e materiais contra o Estado”, afirmou Kennedy.

Abalado, o pai de Bruce disse após o depoimento que estava mais aliviado e que não poderia ficar de braços cruzados diante de um dano irreparável como esse. “Quando vi meu filho morto no chão, perguntei para o policial porque ele tinha atirado e ele me respondeu que seria no pneu. Ele não tinha o direito de atirar”, desabafou Chagas.

Procurador quer afastamento de secretário e comandante


O procurador da República fez o apelo diante da repercursão do caso da morte do estudante Bruce Cristian, ocorrida no último domingo


Em entrevista ao Programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro, o procurador da República, Oscar Costa Filho, pediu o afastamento do secretário de Segurança Pública e Defesa Social , Roberto Monteiro, e do comandante da Polícia Militar, coronel PM William Alves Rocha. O afastamento dos dois, segundo o procurador, evitaria uma crise institucional no próprio Governo.

O procurador fez o apelo diante da repercursão do caso da morte do estudante Bruce Cristian, ocorrida no último domingo (o estudante foi morto com um tiro na nuca e o autor do disparo foi um policial militar). Segundo o procurador, a população está com medo da Polícia. “Portanto, há uma crise de confiança instalada”. Costa Filho ainda aconselhou o governador Cid Gomes a adotar essa medida, caso Roberto Monteiro e o comandante William não saiam por livre e espontânea vontade.
Costa Filho afirmou também que o Ministério Público Federal deverá cobrar explicações ao Estado do Ceará quanto a aplicação das verbas do Programa de Segurança Pública e Cidadania (Pronasci) do Governo Federal.

Penso eu - Ora bolas! Se alguém vai botar culpa nos cabeças do processo, que inclua o Governador que foi quem escolheu os caras pra Secretaria de Segurança e pro Comando da Polícia Militar.

População tem medo de ação da Polícia

Assassinato de Bruce reflete no cotidiano e questiona segurança pública
O fortalezense tem vivido momentos de medo e dúvida em relação ao policiamento da Capital. Isto vem acontecendo há algum tempo, mas foi reforçado pelo assassinato do jovem Bruce Cristian de Sousa, no último domingo (25). A ação despreparada de um soldado integrante do programa Ronda do Quarteirão, Yuri Silveira, tem refletido no cotidiano das pessoas, que questionam se sua segurança é realmente eficaz.

A assistente de Recursos Humanos, Gisely Freire dos Santos, 19, avaliou que erros podem acontecer, porém que os efeitos são irremediáveis. “Todo profissional pode errar e acho que o policial deve ser punido e as pessoas não podem esquecer da morte do rapaz. Mas não podemos esquecer que isso é resultado da falta de investimento e atenção. Os soldados precisam de mais carga horária de treinamento”, avaliou. A jovem destacou o medo que está sentindo. “Agora, se eu ver alguma abordagem policial vou ficar com medo de passar por perto. Sei lá, se o policial se assusta com alguma ação minha e reage”, indagou.

O representante de vendas José Valder dos Santos Barbosa afirmou que Yuri não estava apto para as funções que o Ronda deveria desempenhar. “O programa [Ronda do Quarteirão] não surtiu os efeitos inspirados em sua criação. Isso acontece quando a segurança no Estado está falida e policiais em vez de dar segurança estão tirando nossa liberdade e, em casos mais drásticos, até a vida”, constatou.

O MEDO
Para o professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC), dr. César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência da UFC, o caso Bruce foi emblemático para discutir a insegurança e o medo da população. “O medo é um problema sociológico porque cria barreiras sociais. Nesse contexto, a violência cria o medo e vice versa. O papel do policial é exatamente romper essas barreiras e, no caso específico [assassinato de Bruce], o soldado reforçou”, analisou.

César Dimas destacou que com a implantação do Ronda do Quarteirão houve uma sensação de seguranças, que foi frustrada. “O policial faz parte desse símbolo de segurança e os estudos mostram que a população está ávida por mais delegacias e policias nas ruas. Não é de hoje que as pessoas sentem insegurança”, afirmou. Segundo ele, o caso Bruce foi paradigmático para constatar o medo e a insegurança. “O Estado é responsável pela segurança da população, se ele não inspira confiança causa o caos e ocasiona a incidência da justiça feita pelas próprias mãos”.

Segundo o professor, além do fator segurança existe a questão da impunidade e é como se os dois setores estejam atingidos. “O pai desse garoto [Bruce] tem medo que não haja uma real punição”, disse. “Os órgãos de gestores terão que se voltar para a qualificação dos policiais, uma tragédia dessas tem que resultar nisso. O ato do policial foi clara falta de treinamento”, concluiu.

Primeira página do Jornal O Estado


Clique sobre a imagem para ampliar

Coluna do blog

Alerta geral
O jurista Ives Gandra da Silva Martins está denunciando tentativa do governo de implementar, agora ou com a eleição de Dilma, um direito autoritário no País, desrespeitando até cláusulas pétreas da Constituição. Além do controle da mídia, da produção artística e outros planos extremistas, Ives chama a atenção para uma Medida Provisória que pode ser editada a qualquer momento, permitindo que a Polícia Federal quebre o sigilo de qualquer pessoa, sem autorização judicial. Para ele, “o governo ganhará um poder de fogo e de pressão jamais vistos, nem mesmo durante o período de exceção militar”.

“Não pense no ruim que o bem não chega”.
A coluna é otimista.

Som português

Martinho da Vila, que faz turnê em Portugal, grava CD ainda sem nome com músicas compostas pelo reitor da Universidade de Coimbra, meu amigo Fernando Seabra dos Santos, que lhe fez o convite.

• Em casa. Domingos Filho, no recesso parlamentar, quando não está no mundo, em campanha, está em casa, em campanha. Faz o meio de campo da candidatura dele, Cid e do filho.

• Entra e sai.
CaÍram no TRE as candidaturas de Sineval Roque e Chagas Alves. Foram aceitas as candidaturas de Raquel Marques e Ana Paula Cruz.

• Classe homenageada.
Termina hoje a tríduo de leitura com o qual a Biblioteca Menezes Pimentel comemora, neste dia 30, o Dia do Escritor.

• Primeira parcial.
Candidatos têm até o dia 3 de agosto para apresentarem a parcial das suas contas de campanha. Neguim vai ter que dizer quanto recebeu, quanto gastou e etc. e tal. É o TSE pegando no pé.

• Prejudicial.
Essa história prejudica aquele pessoal que se candidata a cada eleição e cai em campo, com um livro de ouro, pedindo a cota pra passar os próximos dois anos.

• Nunca dantes neste...
A maior blitz que a Polícia Federal realiza no Brasil é esta tal de Operação Tapete Persa, caçando os canalhas da fotopedofilia. Que mofem todos no fogo do inferno.

• Delegação.
Está com Luiz Carlos Corrreia (Confitur) a lista de aderentes ao grupo que irá ao Rio assistir Ubiratan Aguiar receber a Cidadania Carioca, honorária.

• Alegria, alegria.
Hoje, para felicidade geral da nação de aposentados do Brasil, cairá na conta de cada um o aumento de onze reais. Assim mesmo: R$11,00.

• Pra acudir Cuba.
O Brasil acaba de liberar a doação de R$ 500 mil para a compra de leite em pó para crianças e idosos de Cuba. Apesar da discrição, está numa das páginas do Diário Oficial da União.

• Bilhete.
A Infraero manda dizer, pela assessoria, de imprensa que suas compras são feitas através de competição aberta entre fornecedores, como a Samsung, dos painéis de informações no Pinto Martins.

• Pra pensar na sexta.
“De onde menos se espera, é daí que não sai nada mesmo”. Tem gente que não faz a menor idéia de quem foi o Barão de Itararé, autor da frase aí.

• Economistas de Sobral.
Colam grau, nesta sexta-feira, hoje, às 20h, seis graduandos do Curso de Eco¬nomia do Campus da UFC em Sobral.

• Fungando no cangote.
Diz que a Polícia Federal orientou as superintendências regionais a pegar logo no pé de quem tiver culpa no cartório eleitoral. Antes da eleição, se possível. Depois de eleito...Cê sabe

Bom dia


O mundo é um livro, e quem fica sentado em casa lê somente uma página.

Santo Agostinho, num tempo em que nem avião existia.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Rico tambem sofre

Terça da semana passada, um jatinho decolou discretamente do Rio para Lisboa. A bordo, os empresários Otávio Azevedo (Andrade Gutierrez) e Pedro Jereissati (La Fonte).
Os dois grupos, que controlam a Oi, foram negociar o acordo de associação com a Portugal Telecom.
No meio do Atlântico, o jatinho teve problemas mecânicos e pousou na Ilha do Sal, paraíso turístico de Cabo Verde.
Os empresários ficaram num resort e só chegaram a Portugal com 24 horas de atraso.
Ooooooooooooooooooooooooooooooooi!

O olho do dono

Big Brother 14...
O Comitê Organizador Local (COL) vai pôr quatro câmeras em cada um dos 12 canteiros de obras dos estádios da Copa.
As imagens serão acompanhadas em tempo real numa “sala de controle” do COL, no Rio.
Deu no Ancelmo

Collor xinga repórter e promete ‘enfiar a mão na cara’ Abespinhado com uma notícia que o incluiu no rol dos políticos alagoanos com “ficha suja”, F

Abespinhado com uma notícia que o incluiu no rol dos políticos alagoanos com “ficha suja”, Fernando Collor telefonou para a redação da revista IstoÉ.

Veio ao telefone o repórter Hugo Marques, autor do texto. Ele está lotado em Brasília. Collor foi ao ataque:

"Se eu lhe encontrar, vai ser pra enfiar a mão na sua cara, seu filho da puta..."

"...Você vai ter que colocar aí, dizendo que você, como mau jornalista...“

O ex-presidente, hoje candidato ao governo alagoano, não teve tempo de completar a frase.

O interlocutor achou melhor interromper a ligação no nascedouro.

Ouvido pelo repórter Eduardo Neco, do portal Imprensa, Hugo Marques disse: "Eu não queria ouvir insultos e nem responder...”

“...Fico preocupado de ele tentar arrancar alguma agressividade minha. Se eu criar um conflito com ele, fico impedido de cobrir. Então não falei nada".

Collor não se pronunciou sobre o episódio.

Luar de quase agosto


Quantas janelas...
Quantas histórias...
Se tiver janelas na lua...
Haverá lua nas janelas.

Como construir uma estrada

video
Não nos olhe torto. Não temos culpa se no mundo civilizado as coisas acontecem assim.

MPF ajuíza ação contra empresa que construiu hotel sobre falésias no Ceará

O Ministério Público Federal no Ceará quer que a empresa Roma Hotéis e Turismo Ltda repare os danos ambientais causados a uma área de preservação permanente no município de Beberibe, no litoral leste do Estado. Para isso ajuizou, através da Procuradoria da República no Município de Limoeiro do Norte, uma ação civil pública pedindo à Justiça Federal que determine a demolição do imóvel erguido irregularmente e a reparação dos danos.

A empresa denunciada foi responsável pela construção do empreendimento Hotel Praia das Fontes Coliseum Residence sobre falésias na Praia das Fontes. As obras também ocuparam terreno de Marinha. As irregularidades ficaram comprovadas em laudo técnico produzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com o laudo, da área total ocupada pelo Hotel Coliseum, que é de 4.42 hectares, uma fração calculada em 2,28 hectares caracteriza-se como área de preservação permanente. Fiscais do Ibama autuaram a empresa por conta das irregularidades. A ação do MPF é de autoria do procurador da República Luiz Carlos Oliveira Júnior.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Ceará
fone: (85) 3266.7457 / 3266.7458
ascom@prce.mpf.gov.br

Penso eu - É. Tá cada vez mais dificil!

Planejamento para inserção de jovens

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), unidade coordenada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizará o I Planejamento Estratégico para Inserção dos Jovens do Projeto no Mercado de Trabalho com os 25 municípios parceiros das ações do ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã 2010. O evento acontecerá na sexta (30/7), no Hotel Maredomus, das 8 às 17h.

Secretários municipais, técnicos da STDS e IDT e monitores do Projeto participarão da ação que busca traçar as principais estratégias para inserção dos jovens no mercado de trabalho. “Temos como meta incluir, no mínimo, 30% dos jovens participantes do Projeto, no mercado de trabalho. Esperamos que este planejamento nos permita conquistar resultados ainda maiores,” destaca o presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz.


O ProJovem Trabalhador – Juventude Cidadã ocorre em 84 municípios e ira capacitar 6.500 jovens, com idade entre 18 e 29 anos, instruído em dois módulos: Qualificação Social (100 h/a) e Qualificação Profissional (250 h/a), estando sob a responsabilidade do IDT a execução em 25 municípios, beneficiando 1450 jovens.



Os municípios participantes são: Acaraú, Amontada, Apuiarés, Camocim, Coreaú, Cruz, Forquilha, General Sampaio, Hidrolândia, Ipu, Itapajé, Itarema, Itatira, Massapê, Meruoca, Miraíma, Pacujá, Santa Quitéria, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tejuçuoca, Tianguá, Umirim, Uruburetama e Viçosa do Ceará.

STDS reabre Espaço Viva Gente e leva atividades artísticas e esportivas à comunidade

Data: 30 de julho (amanhã)
Horário: 10 horas
Local: Espaço Viva Gente – Rua Maria Mirtes Pereira, 1010, Passaré (em frente à Creche Moura Matos)

A Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) realiza amanhã, 30, a reabertura do Espaço Viva Gente. A unidade mudou de endereço e teve sua estrutura readequada para melhor atender a comunidade. Atividades artísticas, culturais e esportivas serão oferecidas a crianças e jovens de 7 a 17 anos e suas famílias, em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Estima-se que 600 pessoas participarão dos cursos e oficinas disponibilizados nos três turnos.

O foco do Projeto Inclusão Social com Arte, Esporte e Educação, do qual faz parte o Espaço Viva Gente é a iniciação profissional, com apoio de ações complementares de arte, cultura, esporte, recreação, lazer, apoio à escolaridade e atividades de jardinagem, por meio de um conjunto de ações integradas.

Além de cursos de informática, são oferecidas oficinas de mosaico, biscuit, bordado, corte e costura, serigrafia, arte decorativa e culinária. Na área de arte e cultura, os jovens podem participar do grupo de chorinho, coral, técnica vocal, violão, percussão, flauta, teoria musical, balé, dança contemporânea e de rua. Já os interessados em esportes podem se inscrever para aulas de karatê, atletismo, futebol de campo e capoeira.

Histórias de Dom José Tupinambá da Frota


De memória, da esquerda pra Direita: Padre João Mendes Lira, Monsenhor Joviniano, Dom José Tupinmabá, Padre Palhano (que ele tinha como filho) e seminarista.

Sisudo a não mais poder, Dom José Tupinambá da Frota, o Bispo Conde de SObral, tambem tinha lá suas gaiatices. O comandante Ariston Pessoa de Araújo, que passou um bom tempo em SObral como presidente do Aeroclube e instrutor de voo, morava no Palácio do Bispo. Ajudava missa, em latim, de manhã bem cedo, tomava café com Sua Excelencia, à base de tucunaré frito, tapioca e pão da padaria do seu Salu, com manteiga Patricia. De tarde Dom José tinha um passeio. Comprava uns cortes de fazenda escondido e botava debaixo da sobrecapa que nunca deixava de usar, para dar aos pobres que visitava. O fim do passeio da tarde, invariavelmente era no Bairro Dom Expedito, do outro lado do rio Acarau, onde o Monsenhor Aloisio Pinto mantinha uma escola profissional para meninos pobres. Na volta, pedia ao Comandante Ariston pra parar no meio da ponte - Othon de Alencar - que liga as duas bandas de SObral. Descia do carro e repetia a mesma brincadeira de sobralense legítimo;

- Ariston, voce não sabe como é o nome desta ponte.
- Não sei Senhor Bispo, dizia Ariston em troco da troça.
- Ariston, Ariston, esta é a ponte internacional liga o Mundo a Sobral...o Mundo a Sobral.


Remendo histórico e à altura do remendista:
Manda dizer nosso mui estimado Firmino Dias Lopes, o Dias Lopes para os paranaenses, mas simplesmente o Firminão pra nós, ou Jabuti pros mais íntimos e da velhíssima guarda, que a legenda da foto aí está necessitando de um reparo. Então, igual ao Napoleão Maxixe, nosso saudoso consertador de pneu de bicicleta e dono do primeiro posto de aluguel de magrelas do mundo, a legenda correta é assim>:

Pe. Jovianiano, Monsenhor Olavo Passos, D.José, Pe. Palhano e um seminarista. A menina de boina branca, que está ao lado do Pe. Joviniano, é a Tânzia do Sherlock.
Já puxei a foto para o meu arquivo de Sobral.


Agora veja voce. Como uma coisa dessas corre o mundo e lá do Paraná, numa friagem féla-da-mãe, o cara se interssa pela terra dele e pelos escritos dos amigos. Firminão, este sim, um sobralense legítimo-de-braga, morre de saudades da juventude, dos amigos, dos seus mestres e das figuras da sua Sobral, da Sobral do seu tempo, um tempo que diabo nenhum do mundo vai tirar da gente, nem que mude de nome: A Praça João Pessoa vai continuar praça João Pessoa, ou na rua do seu Pompeu, a Praça da Meruoca, jamais será chamada de praça de Cuba..aliás, Praça de Cuba é o cacete! Ave Firminão!

New York New York



Leny Andrade, 67 anos, a grande cantora brasileira que faz mais sucesso lá fora que aqui, foi convidada para nova temporada em Nova York.
Nossa Leny, minha querida parceira de buraco nas noites paulistas da velha e saudosa Catedral do Samba vai estrelar, de 31 de agosto a 4 de setembro, no Birdland, na 44th Street, o show “Bossa, boleros e jazz”.

Desculpas

Este blog pede desculpa a todos os que enviaram comentários sobre postagens do caso do Policial que atirou e matou um rapaz de 14 anos, domingo passado, aqui em Fortaleza, quando este, na garupa da moto do pai, voltava de um trabalho. Não queremos, nem pretendemos atear fogo ao circo, além do que, a quase totalidade dos comentários sugeram soluções que, de tão drásticas, ficam, no meu entender, impublicáveis. É nosso zelo e apelo pela PAZ e o fim da violencia escancarada na vida cearense.

Comitiva vai ao Rio na homenagem a Ubirantan Aguiar

Cearenses admiradores e amigos do Ministro Ubiratan Aguiar, presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, está sendo formada para ir ao Rio de Janeiro, quando será outorgado o Título de Cidadão Carioca ao Ministro. O empresário Luiz Carlos Correia é o formador do Grupo. Os interessados devem acha-lo no telefone 3272.1222. O Ministro receberá a honraria no dia 16 de agosto próximo, na Camara Municipal do Rio, no Palácio Tiradentes, as 10 horas da manhã.

PARA OS CACHAÇEIROS DE PLANTÃO! EMAIL SHOW DE BOLA...



Uma ajuda ao povo dos bares, esta população que nunca diminui, a não ser no Vietnã, um bar que tem no centro de Fortaleza onde quase todo dia morre um bebim de tornozelo inchado.

ENTENDENDO A RESSACA

1. O que acontece com o corpo?
Conhece a história do 'bateu, levou'?
Ressaca é isso.
Uma resposta do organismo a uma agressão que sofreu. Funciona assim:
o corpo gasta glicose para metabolizar o álcool. Glicose é açúcar, açúcar é energia.
Resultado: A gente fica fraco e sonolento.
O excesso de álcool também inflama
o aparelho digestivo,
faz a cabeça doer, provoca náuseas,
vômitos e aumenta a sensibilidade à luz.
Enfim, ressaca só não dá pereba.

2. Por que a dor de cabeça é insuportável?
O álcool desidrata o corpo, do dedão do pé ao cérebro.
Da seguinte maneira:
o etanol inibe a produção do hormônio antidiurético, e a gente faz muito mais xixi.
Engoliu cuspe, pronto:
é hora de ir ao banheiro.
Portanto, a cabeça dói porque os neurônios sentem sede, literalmente.

3. Isso mata ou só é chato pra burro?
A menos que você queira se jogar do 76º andar, ressaca não mata.
Todos os sintomas desaparecem em 24 horas. Mas alto lá:
se você ficar de ressaca todo dia,
também pode acabar com gastrite,
pancreatite, cirrose ...
Aí, sim, não vai durar muito...

4. Por que a ressaca só aparece
no dia seguinte?
Porque é durante o sono que o corpo do bebum trabalha para absorver todo aquele álcool que ele botou para dentro.
De manhã, com o serviço feito,
é hora de disparar os sintomas desagradáveis.

5. Qual a diferença entre ressaca
e coma alcoólico?

A quantidade de etanol que o camarada bebeu. Até determinado ponto,
ele vai sentir dor de cabeça, vomitar,
se arrepender e depois fica tudo bem.
Além desse ponto,
a taxa de açúcar no sangue cai drasticamente;
o coração pode parar de bater
devido à inibição que o álcool produz
nos centros nervosos do cérebro
responsáveis pelos batimentos;
o camarada perde a consciência.
Resumindo: é encrenca da grossa.

ANTES DA FARRA - A PREPARAÇÃO

6. Beber de barriga vazia é pior?

Muito pior.
Ter comida na pança significa que o etanol
não estará sozinho na corrida da digestão.
O organismo vai dividir as energias
entre as duas tarefas,
e isso tornará mais lenta a entrada do álcool
na corrente sanguínea.

7. Mas comer o que ?
Chuchu, rabada, macarrão?

De preferência, alimentos ricos em sal e gordura.
Castanha, amendoim, queijo e,
para extrapolar, salaminho.
' O sal e a gordura estimulam a secreção
de substâncias estomacais
que protegem o estômago do álcool',
avisa a nutricionista Cynthia Antonaccio.

8 . Tomar uma colher de azeite antes de enfiar o p é na jaca, ajuda ?
Azeite também é gordura,
portanto ajuda.
Então pegue a sua colher de azeite,
despeje-a num prato, adicione sal
e mergulhe pedaços de pão na mistura.
Isso mesmo, igualzinho ao que você faz com o couvert do restaurante.

9. A propaganda diz para tomar um Engov antes e outro depois.
Não pode ser dois depois ?
Até pode.
Um ou dois antes é que não adianta nada.
Ainda não inventaram remédio
que previne contra a ressaca.
Tudo o que existe apenas dribla os sintomas.
O Engov tem hidróxido de alumínio,
que alivia os males digestivos;
tem AAS, que é um analgésico;
e tem cafeína, que contrai
os vasos sanguíneos dilatados pelo álcool e, assim, diminui o mal-estar.

10. Me disseram que a ressaca de vinho é a pior de todas. Confere?
Não.
As bebidas com teor alcoólico mais alto
destilados (uísque, vodca, pinga)
- é que provocam maior estrago.
Elas são absorvidas mais rapidamente
pelo corpo.
Por dedução lógica, os fermentados
(vinho, cerveja) fazem menos mal, certo? Cuidado:
tudo gira em torno da quantidade.

DURANTE O PORRE
- CONTROLANDO OS RISCOS

11. Então, o que eu faço para acordar
legal amanhã?
O truque é simples e eficiente:
intercale um copo d'água entre dois de birita.
A água é o verdadeiro santo remédio
anti-ressaca. Ela reidrata,
dilui o álcool e facilita o trabalho
dos rins e do fígado.
Sem dizer que também empanturra.
Numa pança cheia d'água cabe menos pinga. Trocar a água por suco ou refrigerante também pode.
Essas bebidas são ricas em carboidratos,
que viram energia e ajudam
a metabolizar o álcool.

12. O camarada que fuma
enquanto enche o caneco
vai ter uma ressaca mais branda ?

Pelo contrário,
álcool e fumo formam uma dobradinha
mais perigosa do que Caniggia e Maradona
na Copa de 90.
Quanto mais nicotina, menos oxigênio no sangue e mais rápido se dá o processo de intoxicação.


O DIA SEGUINTE
- PLANOS DE CONTINGÊNCIA


13. Danou-se. Acordei de ressaca.
Por que o gosto de cabo de guarda-chuva na boca ?
Por causa da desidratação.
A boca fica seca e o paladar capta
o sabor ácido das substâncias que o estômago despeja para processar o álcool.

14 . O que é melhor comer nessa hora?
Alimentos de fácil digestão
para não estressar ainda mais o organismo, já detonado pelo esforço de processar o álcool. Os campeões:
frutas, para reidratar e repor as vitaminas,
e pão, batata e massas, para obter glicose rapidamente e fornecer energia ao corpo.

15. Correr para a academia e malhar
feito um louco ajuda?
Falou, Superman...
O pobre-diabo do manguaceiro não tem forças nem para ir ao banheiro,
quem dera para correr na esteira.
E, para fazer exercício, o corpo
precisa de glicose
- a mesma que está sendo usada na recuperação pós-pé na jaca.
Vai querer dividir ?

16. Já sei, vou continuar bebendo...?

Esse é o truque do alcoólatra.
Ele 'rebate' a ressaca com outro porre. Funcionar funciona, porque se cú de bêbado não tem dono, até parece que ele vai perceber que está de ressaca.
Se essa é a sua saída,
procure os Alcoólicos Anônimos.

17. O que eu faço
pro meu quarto parar de rodar ?

Repouso.
Mantenha a luz apagada, cortinas fechadas e fique deitado.
A ressaca aumenta a sensibilidade à luz. Aproveite o momento introspectivo para fazer a mais clássica das promessas:

'Nunca mais vou botar uma gota
de álcool na boca'.
Ressaca tem que terminar com uma baboseira dessas...


SEJA UM BÊBADO ...
MAS SEJA UM BÊBADO BEM INFORMADO!

Acontece até na família real


Era espirro ou meleca.

sansung no pinto martins

Bilhete da Emanuela
sobre nota deste blog
De:Emanuela Silva Ribeiro

Caro Macário,

Antes de tudo, obrigada pela atenção dispensada ao tema. Não sabemos como a
Samsung disponibilizou essa informação para os profissionais de imprensa,
mas a aquisição dos aparelhos de TV da referida marca pelo Aeroporto
Internacional Pinto Martins se deu por intermédio da adesão à Ata de
Registro de Preço nº034/GRAD-3/2009 que possui validade de 1 (um) ano.
Referida Ata foi gerida pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos e tornada
pública para que órgãos e instituições públicas que tivessem interesse na
compra desses aparelhos pudessem fazer sua adesão, como foi o caso do
Pinto Martins.

Tal processo permite otimizar e agilizar os processos de aquisição de bens
e/ou contratação de serviços, tendo em vista que vários órgãos podem "
pegar carona" através do órgão gerenciador da Ata.
Em 2008, aderimos a outra Ata de Registro de Preços, na qual adquirimos 40
monitores de 40 Polegadas da Samsung e outros 40 monitores de 32 Polegadas
da LG, vencedoras de outro processo licitatório.

Concluindo, esclarecemos que a aquisição de monitores para o Aeroporto
Pinto Martins não visam a Copa do Mundo, mas o atendimento de demandas
planejadas desde 2008 que visam melhor atendimento ao usuário.

Cordialmente,

Emanuela Ribeiro
Jornalista / Encarregadoria de Atividades de Imprensa
Aeroporto Internacional Pinto Martins – Fortaleza-CE
Telefone: +55 85 3392 1098 Fax: +55 85 3392 1132
e-mail: emanuelaribeiro.cnrf@infraero.gov.br

Discutindo o transito


Nesta quinta (29), às 16h, ANTP TV discute os acidentes de trânsito – as causas, por que estudá-los e como reduzir número de vítimas.

Uma discussão sobre os chamados ‘acidentes de trânsito’, considerando a importância de seu registro, o estudo e o entendimento de suas causas, a adoção de medidas para reduzir o número de ocorrências e de vitimas, e o desenvolvimento de ações de educação de trânsito. Assim será a próxima edição do programa semanal de entrevistas da ANTP TV, Em Movimento, que
será transmitido ao vivo via Internet (acessar www.antp.org.br e acionar o ícone da ANTP TV, no canto superior direito da tela) nesta quinta-feira, 29 de julho de 2010, das 16h às 18h, direto de Brasília, com o comando do jornalista José Márcio Mendonça.
Estão convidados para participação no estúdio Deborah Carvalho Malta, coordenadora geral da área de Doenças e Agravos de Doenças não Transmissíveis, do Departamento de Análise de Situação de Saúde, do Ministério da Saúde; o arquiteto e urbanista Nazareno Stanislau Affonso, coordenador do Escritório ANTP em Brasília. Participarão à distância, via Skype, Luis de Carvalho Montans, gerente de Segurança de Transito da CET-SP e José Aurélio Ramalho, diretor do CESVI Brasil – Centro de Experimentação e Segurança Viária.

Prêmio ANTP de Qualidade. Entre 17h às 17h15, haverá a participação no programa Em Movimento de técnicos e especialistas que participam, em Porto Alegre, do workshop do Premio ANTP de Qualidade; haverá intervenções de Alexandre Resende, gerente de Mobilização e Capacitação do Prêmio; a coordenadora técnica da ANTP, Valeska Peres Pinto, e outros convidados.

Ao vivo, com perguntas. A transmissão será ao vivo, com perguntas do público, por meio de uma caixa de correspondência colocada ao lado da tela de transmissão. As perguntas também podem ser enviadas antecipadamente por e-mail, para o endereço antptv@antp.org.br.

Programas gravados. A série de programas gravados está à disposição do público a qualquer tempo.

Acesse o ambiente da ANTP TV para as transmissões ao vivo e programas gravados.

Advogado Paulo Goiaz abre o bico

...na minha vida, nunca votei para um juiz ser juiz, não admito, no regime da República Federativa do Brasil, que um juiz seja legislador. Se o juiz quiser ser legislador, ele dispute uma eleição, ganhe uma eleição e vá legislar. Porque a função do Judiciário é analisar e interpretar as leis, e não criar as leis. Cabe ao Poder judiciário interpretar o que está escrito, mas jamais baixar normas e regulamentar o que não está na lei. Acho que essa competência o Poder Judiciário não tem.

Este aí é um trecho de entrevista publicada hoje pelo jornal O Estado no Caderno sobre Direito.

Ciro ‘Vaivém’ Gomes cogita fazer gravação pró-Dilma


Marcelo Justo/Folha

Dilma Rousseff está na bica de arrastar Ciro Gomes para uma mesa de almoço. Diz-se que o repasto pode ocorrer nesta quinta (29), em Brasília.

A reaproximação deve evoluir para a gravação de um vídeo. Na peça, Ciro formalizará seu apoio à candidatura da ex-colega de ministério.

Levada à propaganda eleitoral de Dilma, a fita passará a impressão de que Ciro, hoje candidato a coisa nenhuma, é um político com posições de elástico.

Excluído do tabuleiro presidencial, dissera, em abril, que José ‘o Coiso’ Serra era “mais preparado” do que Dilma para enfrentar eventuais crises.

Refugado por Lula e abandonado pelo PSB, Ciro soara peremptório antes de submergir:

“Não me peçam para ir à TV declarar o meu voto, que eu não vou. Sei lá, vou virar intelectual, fazer outra coisa”.

Há duas semanas, já de volta à superfície, dissera, em Fortaleza, que, excetuando-se o irmão Cid Gomes, não faria campanha “pra ninguém”. Aparentemente, vai fazer.

Deu no JOsias de Souza

Dilma anuncia: ‘Eu vou ser a mãe do povo brasileiro’



"Menas" Tia Dilma, "menas!" Fala sério!

Comentário de seguidora do blog

Aécia Leal - Soltando o verbo.... disse...
É incrível o ue é capaz de sair da boca de um candidato. Meu caro Macário, aí dá pra gente responder: Dona Dilma, "não me venha com xurumelas!!!"