O NOME DISSO É CENSURA

Não há como deixar de meter nossa colher política na panela do futebol. Decidiu a Fifa “controlar” as imagens produzidas pela televisão da África do Sul e exibidas no mundo inteiro, até nos telões situados nos estádios onde se realiza a copa do mundo. O argumento é de evitar críticas a erros de juizes e bandeirinhas, logo expostos através da tecnologia eletrônica. Assim, bolas que entram e não são vistas pelos juízes, ou gols em impedimento, deixam de ser apresentados. Prevalece o erro, claro que de boa fé, ainda que não se possa afastar a hipótese de vigarices.
Em linguagem universal, isso se chama censura. Cerceamento à liberdade de informação.
Do nosso Carlos Chagas

Seguidor


Este é o Icaro Vasconcelos. Gloguista e seguidor numero 101.
A promoção a seguir será para o seguidor 150, Ícaro. QUem chegar
lá primeiro vai ganhar um par de tamacos holandeses, feito em
Juazeiro do Norte, uma mariola e um cigarro Iolanda.

Serra recua e ‘escolhe’ vice do DEM: Índio da Costa


Sérgio Lima/Folha

Durou menos de seis dias a candidatura do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) a vice-presidente da República.

Indicado na última sexta (25), o senador tucano foi substituído nesta quarta (30) pelo deputado federal Índio da Costa (DEM-RJ).

Sob risco de perder os três minutos de TV do DEM, Serra fez por pressão o que se negara a fazer por obrigação: levou os cotovelos à mesa de negociação.

Em movimento esboçado na madrugada, trocou Álvaro por Índio, deputado do grupo do ex-prefeito Cesar Maia e do filho dele, Rodrigo Maia, presidente do DEM.

Índio traz na biografia um feito recente: foi o primeiro relator do projeto do Ficha Limpa na Câmara. Fez um bom trabalho.

Na fase final de tramitação da proposta, Índio foi substituído na relatoria pelo deputado José Eduardo Cardozo (PT-SP).

A essência do texto preparado por Índio foi mantida. Cardozo apenas suavizou a proposta, tornando-a mais palatável aos colegas.

Manchetes desta quarta

- Globo: Gastos levam contas públicas ao pior resultado em 18 anos

- Folha: Patrocínio para viagem de médico será limitado

- Estadão: Deputados querem cancelar 55 mil demissões incentivadas

- JB: Dilma consolida vantagem

- Correio Braziliense: União barra aumento de R$ 7 bilhões ao Judiciário

- Valor: Tesouro inova para elevar capital de estatais em bolsa

- Estado de Minas: Pistas reforçam suspeitas sobre o goleiro Bruno

- Jornal do Commercio: É preciso organizar os donativos

- Zero Hora: China e EUA provocam pessimismo nas bolsas

Tá no mundo

Blog do Josias

PSDB de Tasso apóia CPI contra Cid Gomes no Ceará
Lula Marques/Folha


Nos últimos três anos e meio, o PSDB de Tasso Jereissati serviu de escudo para o governador Cid Gomes (PSB) na Assembléia Legislativa do Ceará.

No início do mês, as relações do irmão de Ciro Gomes com o grão-tucano azedaram. E o PSDB cearense experimentou uma súbita metamorfose.

De escudo, o tucanato converteu-se em atiradeira. Aderiu à proposta de abertura de uma CPI para investigar a gestão de Cid no legislativo local.

Curiosamente, a proposta de investigação partiu do deputado estadual Heitor Férrer, cujo partido, o PDT, acaba de aderir à campanha reeleitoral de Cid.

Deseja-se perscrutar as suspeitas que rondam a licitação para a obra de reforma do Castelão, um estádio de futebol que receberá jogos da Copa de 2014.

Para que a CPI saia do papel, são necessárias as assinaturas de 12 deputados. Sozinha, a bancada do PSDB reúne 14 jamegões.

Líder do tucanato na Assembléia, o deputado João Jaime refere-se ao caso como uma “uma questão grave”.

Alheio às alegações do ex-aliado Cid, que nega a ocorrência de malfeitos, Jaime não deixa dúvidas quanto à mudança dos ventos:

“Não podemos colocar tudo para debaixo do tapete”.

Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

PLÁCIDO FILHO DIZ QUE FALTA COMANDO
À ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL

O líder da oposição, vereador Plácido Filho (PDT), criticou hoje, 29, na Câmara Municipal de Fortaleza, a administração da prefeita Luizianne Lins, que, segundo ele, precisa sair do “trono” e começar a governar. O parlamentar afirmou que o povo está cansado de viver em uma cidade sem comando, onde os hospitais públicos estão sucateados, falta medicamentos nos postos de saúde, equipamentos e profissionais para atender a demanda da população
“É lamentável chegarmos a esse ponto. A cidade está abandonada e quem mais sofre é a população mais carente”, completou Plácido. O líder da oposição ainda destacou a ausência da prefeita Luizianne Lins na convenção que homologou a candidatura de Cid Gomes ao governo do estado do Ceará. Plácido disse que essa atitude só demonstra o sentimento de inimizade que existe entre os dois. “O governador e a prefeita podem ser aliados, mas se tratam como inimigos”, disparou.
ESTALEIRO – O vereador Plácido Filho (PDT) ainda criticou o posicionamento da prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, em relação ao estaleiro na cidade. Segundo o parlamentar, a prefeita deveria receber o Título de Cidadã de Pernambuco. “Agora, o estaleiro vai ser instalado em Pernambuco, gerando mais de 2 mil empregos para esse estado.”

ACRÍSIO DIZ QUE PREFEITA
FOI VITORIOSA COM ALIANÇAS

Para o vereador Acrísio Sena (PT) – líder da prefeita Luizianne Lins na Câmara Municipal de Fortaleza – a resolução do Partido dos Trabalhadores do Ceará, construída ainda no início do ano, quase na sua totalidade, foi concretizada com as coligações oficializadas em torno da reeleição do governador Cid Gomes (PSB). Os grandes derrotados, na opinião do vereador Acrísio, foram os tucanos, e a grande vitoriosa, a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.
As convenções estão mostrando quem, no Ceará, está do lado de Dilma Rousseff, candidata a presidente do PT, e de José Serra, do PSDB. Os partidos que estão aliados ao PSB e PT, fecharam com Cid Gomes, governador, e dois senadores, Eunício Oliveira (PMDB) e José Pimentel (PT). O PT só não foi vitorioso na indicação do vice-governador do Estado.
Acrísio Sena criticou o PSDB que, mesmo tendo apresentado candidato ao governador do Estado (Marcos Cals), ainda não entregou os cargos que tem governo. Ele disse que o senador Tasso Jereissati apresentou hoje como candidato Marcos Cals, um herdeiro dos coronéis (César Cals de Oliveira Filho) que derrotou em 1986. O lançamento da candidatura tucana, na opinião de Acrísio, é para minimizar a derrota para deputado estadual e deputado federal.
O vereador reclamou coerência do líder da oposição, Plácido Filho (PDT), que ao analisar o processo eleitoral, “disparou sua metralhadora giratória”, em discurso que ataca deste a presidência da República à prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. “O PDT nacional está com Lula e com Dilma. O PDT estadual está com Cid Gomes”, afirmou Acrísio manifestou-se confiante na reeleição de Cid Gomes e na eleição de Eunício Oliveira e José Pimental para o Senado.
Ao vereador Carlos Dutra (PSDB), Acrísio disse que o PT estava com o PSB deste as eleições de 2006. “Não fomos nós que pulamos a janela agora”, enfatizou. Referindo-se a Plácido Filho, deixou no ar a interrogação: “O senhor, vereador, vai com quem nas eleições deste ano?”.

DR. CIRO SUGERE REMANEJAR EMPREGOS TERCEIRIZADOS
PARA MORADORES DO SERVILUZ

O vereador Dr. Ciro (PTC) defendeu hoje, 29, que a Prefeitura remaneje 1,2 mil empregos terceirizados para moradores do bairro Serviluz que estejam desempregados. A ideia consta em requerimento de sua autoria que entrou na ordem do dia de hoje, 29.
Segundo ele, os cargos terceirizados seriam uma forma de compensar a perda das vagas de trabalho que seriam criadas com a instalação do estaleiro Promar na Praia do Titanzinho. Ao mesmo tempo, o vereador criticou a quantidade de empregos deste tipo – em detrimento dos concursos públicos – e a falta de informações sobre o número real de pessoas ocupando os cargos.
“Segundo informações de terceiros, Fortaleza tem mais de 20 mil empregos terceirizados. O número não é exato. A Casa já enviou vários requerimentos para a prefeita solicitando esta informação.” Dr. Ciro chamou de “zoada” a apresentação na Câmara do projeto Aldeia da Praia, que deve beneficiar o Serviluz. “Os moradores não podem esperar mais. Precisam de emprego emergencial.”
Também discutindo o requerimento, Roberto Mesquita (PV) afirmou concordar com a decisão de não permitir a instalação do estaleiro em Fortaleza. Para ele, o Serviluz carece de serviços públicos e de alternativas que permitam sua sustentabilidade. Já Ronivaldo Maia (PT) acrescentou que nem toda a população do bairro concordava com a construção do equipamento. “Tenho certeza que Vossa Excelência foi bem intencionado, mas este não é o melhor modelo”, disse, referindo-se ao objeto do requerimento.
A proposição deverá retornar à pauta de amanhã, pois não contou com o quorum necessário para ser apreciada.

ELIANE AGRADECE APOIO DOS VEREADORES
AO IRMÃO SÉRGIO NOVAIS

A vereadora Eliane Novais (PSB) fez questão, hoje, 29, na sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, de agradecer aos vereadores e vereadoras da Casa que se manifestaram, fazendo uma corrente positiva pela saúde do ex-vereador Sérgio Novais, presidente do PSB da Capital Sérgio está em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, se recuperando de problemas de saúde. Segundo ela, Sérgio Novais estará de alta depois de amanhã, quinta-feira
Eliane Novais disse que seu irmão foi muito iluminado por ter conseguido seu pronto restabelecimento, superando todas as dificuldades. O ex-vereador está muito determinado, fazendo fisioterapia. O Partido Socialista Brasileiro, durante sua convenção, oficializou a candidatura de Sérgio a deputado federal.
O vereador Salmito Filho (PT), presidente da Câmara, que acompanhou a recuperação de Sérgio Novais, em nome da Casa, solidarizou-se com Eliane Novais, e garantiu que todos continuam rezando e, além de torcer pela Seleção Brasileira, torcendo também pelo restabelecimento de Sérgio Novais.

ADELMO ENALTECE CANDIDATURA DE LÚCIO
AO GOVERNO DO CEARÁ

O vereador Adelmo Martins (PR), anunciou hoje, 29, no plenário da Câmara Municipal de Fortaleza, que o ex-governador do Ceará, Lúcio Alcântara, será candidato a governador do Estado nas eleições de 2010. O Partido Republicano realizará ainda hoje uma convenção para lançar nome próprio para governador.
O parlamentar destacou a importância do ex-governador Lúcio Alcântara para o estado do Ceará, e listou vários programas criados pelo candidato, que beneficiaram a população do Estado, como o Fundo de Combate à Pobreza e o Saúde Mais Perto de Você, que beneficiou principalmente a população do interior do Ceará.
Adelmo Martins (PR) ainda afirmou, que se Lúcio Alcântara for eleito, vai pessoalmente pedir que ele desenvolva um trabalho voltado para a população que necessita de tratamento contra as drogas. “A população de Fortaleza precisa de uma coisa que não existe no Ceará e no Brasil, que é o tratamento das pessoas que querem sair das drogas. O país está devendo isso”, completou o vereador.

AMÉLIA DESTACA O DIA INTERNACIONAL
DO COOPERATIVISMO

A vereadora Amélia Bezerra (PTN) destacou, nesta terça-feira, 29, na tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, o Dia Internacional do Cooperativismo, que será comemorado no dia 3 de julho, na Praça do Ferreira, de 8h às 11h.
Na ocasião, várias atividades de prestação de serviço serão desenvolvidas. Vão ser 13 tendas montadas, com serviço de verificação de pressão arterial, teste de glicemia, orientações sobre prevenção a várias doenças, solicitação para emissão de RG e carteira de trabalho, além de diversas apresentações culturais.
Amélia Bezerra (PTN) ainda ressaltou a importância do cooperativismo cearense, que é representado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará - Sistema OCB-Ce e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Ceará – Sescoop/Ce, que atualmente registra o número de 67.834 cooperados.

VERÔNICA GURGEL REAFIRMA
COMPROMISSOS DO MANDATO

Depois de fazer um breve histórico sobre sua vida pública, na sessão de hoje, 29, da Câmara Municipal de Fortaleza, a vereadora Verônica Gurgel (PP) destacou os principais projetos de sua autoria em tramitação na Casa. A vereadora garantiu que, neste período que substitui o vereador Cassimiro Neto (PP), licenciado por 120 dias, ela continuará se dedicando à apresentação de projetos e soluções para os principais problemas da Capital
Verônica Gurgel, dentre os projetos de lei, destacou o que dispõe sobre a realização do teste de fundo do olho; o que garante a gratuidade nos transportes coletivos a usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS); de apoio às mulheres grávidas durante o parto, que tenham filhos internados em UTI's Neonatais em hospitais conveniados com o SUS – Sistema Único de Saúde; e o que cria o Programa Bolsa-Escola para formação de guaras municipais.
Nascida em Acopiara, Verônica Gurgel chegou em Fortaleza aos 15 anos de idade. Graduou-se em história pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde também fez especialização em Administração Hospitalar. Foi diretora técnica do hospital Frotinha de Antônio Bezerra e enfermeira do Frotinha de Parangaba – Educação Continuada, dentre outros cargos.

CEDECA APRESENTA RELATÓRIO SOBRE ORÇAMENTO NA COMISSÃO DAS CRECHES

A comissão especial de acompanhamento das creches de Fortaleza recebeu hoje, 29, o assessor jurídico do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Márcio Alan Moreira, que apresentou o Boletim Orçamento e Infância. A publicação analisa aspectos dos orçamentos de 2007 a 2010 no que se refere aos investimentos nas creches.
Dentre os pontos questionados pelo Cedeca, estão a previsão e a execução de recursos para a alimentação das crianças atendidas nas creches. Em 2009, conforme o relatório, dos R$ 4,7 milhões previstos no orçamento, apenas R$ 1,1 milhão foram aplicados. O dado, para Márcio, é preocupante e pode indicar que ou as crianças não estão tendo alimentos suficientes ou os produtos adquiridos são de baixa qualidade.
“Precisamos averiguar os números. Há diferenças gritantes entre o orçamento previsto e o executado. No entanto, temos dificuldade de falar com a secretária da Educação para que ela preste esclarecimentos”, disse o presidente da comissão, vereador Roberto Mesquita (PV), a respeito da titular da Secretaria Municipal da Educação (SME), Ana Maria Fontenele.

JOSÉ MARIA PONTES RECEBERÁ A MEDALHA
BOTICÁRIO FERREIRA


Foi aprovado na manhã de hoje, 29, na Câmara Municipal de Fortaleza, requerimento, de autoria do vereador Luciram Girão (PSL), que concede a Medalha Boticário Ferreira ao médico cirurgião José Maria Pontes. Luciram destacou a importância da homenagem ao ex-vereador José Maria Pontes e ressaltou o trabalho deste no Legislativo Municipal. “O José Maria receberá a maior comenda desta Casa, pela sua competência, coragem e dedicação com o povo de Fortaleza”.
Na ocasião, o presidente Salmito Filho (PT) parabenizou a aprovação do requerimento. “Essa aprovação faz justiça a um grande cidadão de Fortaleza”. O vereador Iraguassú Teixeira (PDT) frisou a falta que José Maria faz para a Câmara Municipal no que diz respeito a sua participação nos debates da Casa sobre a saúde pública da capital. “A sua bravura e valentia fazem falta nos grandes debates deste plenário”.
O petista Guilherme Sampaio elogiou a pessoa e a justa homenagem dedicada ao ex-vereador. “Ele é uma pessoa que sempre se colocou na perspectiva de coletividade e merece a nossa afeição e o nosso respeito”. Para concluir, o vereador João Alfredo (PSOL) relembrou os tempos em que trabalhou com José Maria como militantes no PT e destacou a sua preocupação com a questão ambiental da cidade. “Todos nós sabemos da sua integridade, do seu compromisso social, e principalmente da sua defesa na questão ambiental de Fortaleza”, finalizou.

TRE reúne partidos políticos

A Secretaria de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) fará uma reunião com os dirigentes dos diretórios regionais dos partidos políticos na próxima quinta-feira (01/07), às 8h30, na sala de sessões do pleno.

Na reunião serão abordados assuntos relativos a arrecadação e aplicação de recursos nas eleições de recursos na campanha eleitoral de 2010, bem como a respectiva prestação de contas.

Para a arrecadação e prestação de contas as normas são praticamente as mesmas das eleições passadas, ficando as principais novidades por conta das doações realizadas via internet e por intermédio de cartão de crédito.

PENSO EU - Deve ter alguem misturando as coisas no TRE. Arrecadar e prestar contas, tudo bem, agora querer interferir na aplicação dos recursos recebidos é ir o sapateiro além do sapato.
Ou não.

Energias Renováveis no foco das discussões

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), participará, nesta quarta-feira (30), do All About Energy 2010, evento na área das energias renováveis que tem por objetivo discutir e definir estratégias, projetos e tecnologias a serem empregados na sustentabilidade do setor energético no Brasil. Os técnicos Hugo Oliveira e Dickson Araújo, analistas de Regulação de Energia Elétrica da Arce, participarão de exposições e palestras que terão como foco questões ligadas à segurança do abastecimento de energia, sustentabilidade ambiental e competitividade da cadeia produtiva.
O evento conta com apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) , e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece). Tem como público alvo técnicos de sistemas de produção e distribuição de energia, empresários e executivos do setor energético alternativo, além de empresas de geração, transporte, distribuição de energia e de consultoria em práticas sustentáveis. Estudantes universitários de áreas afins também poderão participar.
A atuação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado do Ceará no setor energético é exercida desde 1999, a partir de convênio firmado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Referido convênio foi renovado em janeiro de 2010, delegando à Arce a função regulatória sobre os serviços de energia elétrica prestados pela Companhia Energética do Ceará (Coelce), em 184 municípios.
Serviço:
All About Energy
Local: Centro de Convenções do Ceará
Av. Washington Soares, 1141 - Edson Queiroz
Data: 30/06 a 02/07/2010
Horário: 8 horas

INCLUSÃO SOCIAL E PRODUTIVAS


STDS lança Projeto que vai beneficiar 13 mil cearenses em 20 municípios do Estado

Na oportunidade, a Secretária Fátima Catunda anuncia, como parte do projeto, a inauguração da Central de Formação e Inclusão Produtiva, destinada a qualificar,
social e profissionalmente, 9.300 pessoas.

Data: hoje, 30 de junho
Hora: 14 horas
Local: Auditório do Palácio Iracema

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), lança, hoje, dia 30, no Palácio Iracema, o Projeto de Inclusão Social e Produtiva, com investimentos no valor de R$ 14,5 milhões e contrapartida dos cofres do Estado no valor de R$ 2,2 milhões. Na oportunidade, a Secretária Fátima Catunda anuncia, como parte do projeto, a inauguração da Central de Formação e Inclusão Produtiva, destinada a qualificar, social e profissionalmente, 9.300 pessoas. A iniciativa se destina ao desenvolvimento das famílias cadastradas no CadÚnico e o contingente de 13 mil moradores de 20 municípios serão atendidos ao longo de três anos, período de duração do projeto.

“Fomentar a produção e comercialização em grande escala do artesanato cearense como forma de inclusão produtiva e contribuir para a melhoria dos processos de criação de caprinos, por exemplo, gerando capacitação, adotando novas técnicas de manejo dos rebanhos, são alguns dos objetivos desse projeto”, explica o coordenador Jair Lustosa. Ele acrescenta que as cadeiras produtivas do caju e da apicultura serão fortalecidas através de ações de capacitação dos residentes nos municípios.

O projeto vem cumprir o compromisso do Governo Estadual com as ações sociais, no sentido de elaborar políticas públicas de melhoria de renda e geração de postos de trabalho. Em sintonia com o Governo Federal, o Governo do Estado do Ceará desenvolveu atividades que vão abranger capital e interior, com ações que contemplam cadeias produtivas nas áreas de Cajucultura, Apicultura, Caprinocultura Leiteira, Reciclagem, Artesanato e Central de Formação Profissional e Inclusão Produtiva.

Os municípios beneficiados são: Aracati, Caririaçu, Cascavel, Fortaleza, Fortim, Hidrolândia, Ipu, Iracema, Itaiçaba, Itapajé, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Mucambo, Quixadá, Redenção, Russas, Tauá e Viçosa do Ceará.

PARCERIAS
Dentre as instituições parceiras, destacam-se a Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Centro Tecnológico do Ceará (CENTEC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal do Ceará (IFCE) e Instituto do Desenvolvimento do Trabalho (IDT). O projeto foi desenvolvido conjuntamente por essas instituições, visando a fortalecer cadeias produtivas que atendam às famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família, cadastradas no CadÚnico.

No blog de Lúcio Alcantara

Frase do dia
Se o mar casasse amansava.

(Desconheço o autor)

Peixinhos do mar


Não entendi o discurso de Lucio Alcantara contra o Oceanário de Fortaleza. Em Lisboa, ao lado de Juracy Magalhães ele adorou o portugues. Eu estava lá.

Banco do Brasil, quem diria


Aviso na porta do Banco do Brasil, agencia de Acarau. A dúvida é: Acarau segue a linguagem do Prefeito ou não se faz mais bancário do BB como antigamente.

Jornal inglês acusa cusparada de Cristiano Ronaldo em cameraman após queda


A queda de Portugal na Copa do Mundo foi motivo de citações dos jornais internacionais. O diário inglês Mail Online publicou após a vitória da Espanha uma foto que denuncia a reação intempestiva do astro português Cristiano Ronaldo com um cameraman.

Revoltado, Ronaldo cuspiu em direção aos pés do profissional e pediu em palavrões que o cameraman filmasse o time vencedor.

A reação foi bem diferente de outra partida em que Ronaldo também fez um gesto que causou polêmica, em sua primeira Copa do Mundo (em 2006). Quando Rooney foi expulso pela Inglaterra, que acabou eliminada, o lusitano piscou para os seus companheiros de Manchester United na época.

Depois de ter saído do gramado, Ronaldo foi questionado pelos jornalistas sobre os motivos da eliminação e respondeu de forma áspera: "Como vou explicar? Falem com Carlos Queiroz".

Penso eu - ALém de não jogar nada, esse bostinha sequer se educou pra estar no meio de gente.

Seguidor


Alexandro D2 é o seguidor número 100 desta etapa do blog do Macário.
Como prometido, Alexandro D2 tem à sua disposição, uma passagem no
misto do Salmito de Fortaleza para Mucambo, passando por Pacujá e
paçoca na parada de Itapagé. Poderá comprar uma lembrança de pilão
de madeira no rápido descanso de Sâo Luiz do Curu e a empurrar o
misto na subida do Sabonete, entre Forquilha e Sobral. Na Praça do
Rosário, em Sobral, haverá tempo para comer um pão cheio no bar do
Chico Leite no Beco do Cotovelo e um copo de farinha láctea no bar
do Pregueto.
São apenas alguns dos mimos deste blog para comemoração de postagem
do seguidor número 100.
O misto do Salmito leva pelo menos dia e meio entre Fortaleza e Mucambo.

Sanfoneiro no palanque



Na lista de candidatos do PR a cargos proporcionais, aparece o sanfoneiro Dedim Gouveia. Ele postulará cadeira de deputado estadual. Quero ver o TRE proibir Dedim Gouveia de tocar sua sanfona, já que o discurso dele é a música que toca.

Sirenes de alerta

Policiais militares e bombeiros anunciam caminhada de protesto contra o Governo do Estado

A Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará promoverá, nesta quarta-feira, a partir das 15 horas, uma caminhada de protesto. A concentração ocorrerá no aterro da Praia de Iracema, com a caminhada seguindo pela avenida Beira Mar.
O objetvio é cobrar do Comando Geral da Polícia Militar pauta de reivindicações da tropa, até hoje não atendida, segundo a entidade. Nesa lista, reestruturação salarial do soldo, carga horária, promoções e assistência à saúde.

Nem Jesus Cristo sempre foi benvindo

Naquele tempo, 28quando Jesus chegou à outra margem do lago, na região dos gadarenos, vieram ao seu encontro dois homens possuídos pelo demônio, saindo dos túmulos. Eram tão violentos, que ninguém podia passar por aquele caminho. 29Eles então gritaram: “Que tens a ver conosco, Filho de Deus? Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”.
30Ora, a certa distância deles estava pastando uma grande manada de porcos. 31Os demônios suplicavam-lhe: “Se nos expulsas, manda-nos para a manada de porcos”.
32Jesus disse: “Ide”. Os demônios saíram, e foram para os porcos. E logo toda a manada atirou-se monte abaixo para dentro do mar, afogando-se nas águas. 33Os homens que guardavam os porcos fugiram e, indo até a cidade, contaram tudo, inclusive o caso dos possuídos pelo demônio. 34Então a cidade toda saiu ao encontro de Jesus. Quando o viram, pediram-lhe que se retirasse da região deles.

Verso e reverso

De Cid Gomes chutando Tasso:

Mangueira é uma árvore que não deixa nascer nada em volta.


De Luiz Pontes, imprensando na lateral do campo:
- ”Eu tenho certeza que o Ciro e o Cid não estão tendo noites tranquilas”.

Do leitor atento:
Vão trabalhar!

Agora vai

Prefeito de Maracanaú pedirá licença e coordenará campanha lucista.
Eita!

Lucio é Dilma


E quem é Dilma é Lula.

Lúcio promete obras para o povo e repudia Acquário do Ceará



O candidato a governador pelo Partido da República, Lúcio Alcântara, fez discurso, nesta noite de terça-feira, durante convenção no ginásio poliesportivo da Parangaba, garantindo: não fará promessas que não possa cumprir. Esse foi o mote que ele usou para criticar a administração Cid Gomes (PSB). Na opinião de Lúcio, uma gestão cheia de promessas não cumpridas e de gastos exagerados.
Lúcio lamentou, quando de entrevista coletiva, antes dos discursos, que o governo atual mudou o nome de uma série de projetos bem sucedidos de sua época, o que qualificou como uma prática ”totalitarista”. Ele prometeu, se eleito, dar continuidade a obras que sejam, de fato, prioridades e que sejam do interesse povo.
Nesse mote, avisou que não construirá o Acquário do Ceará, um projeto “supérfluo” na ordem de R$ 200 milhões, “quando existem outras prioridades do interesse da população”. Qualificou essa iniciativa como um “absurdo” que chegou a ser ofertado em sua época de governador e que acabou sendo rejeitada por não ser prioridade num Estado que precisa de escolas, postos de saúde e outros serviços essenciais.

Caravanas de várias regiões disseram presente.
Lúcio Alcântara oficializou em convenção parceria com o PPS, que terá o empresário Alexandre Pereira disputando o Senado. Os dois suplentes já estão definidos: Fernanda Pessoa, filha do prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, na primeira suplência; e Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih) na segunda suplência.

Na lista de candidatos a cargos proporcionais, aparece o sanfoneiro dedim Gouveia. Ele postulará cadeira de deputado estadual.

O que mais chamou a atenção na convenção foi a parceria lucista com Dilma Rousseff. O cenário foi praticamente tomado pro banners com o nome da candidata a presidente da República pelo PT. Quem não soubesse, pensaria estar num encontro petista.
A convenção foi das mais organizadas em todos os sentidos. Com um pouco de atraso do candidato na hora de chegar ao palanque, em razão da coletiva, mas perfeita em termos de segurança e infraestrutura. Na área externa, uma equipe controlava a área e este repórter até reencontrou que trabalhou na época dos governos de Tasso Jereissati.
Lúcio compareceu ao lado de sua mulher, Beatriz, da irmã, Lúcia, e do filho, o deputado federal Léo Alcântara que nos revelou: desistiu da reeleição. “Só vou trabalhar na campanha do papai!” - disse.

Serra diz que há vários nomes para vice

“O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, afirmou nesta quarta-feira em entrevista ao programa “Espaço Aberto” da GloboNews que a escolha do vice para disputa “é mais difícil que convocação da seleção” brasileira. Questionado pela jornalista Miriam Leitão, ele não citou o nome do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) como o vice de sua chapa. “Tem muitos nomes. É mais difícil que convocação da seleção, mas acho que vai ter uma boa solução”, afirmou.

Penso eu - Aquino Ceará sobrou candidato. Bemque poderiam sugerirum dos nomes pra Zé Serra.

Lúcio Alcântara: "Povo cearense, levai-me convosco"



A convenção do Partido Republicano (PR) homologou na tarde de ontem, entre correligionários e simpatizantes, no Ginásio Poliesportivo da Parangaba, a candidatura do ex-governador Lúcio Alcântara ao governo do Estado. Também estavam presentes ao evento as principais cabeças dos partidos que apoiam a candidatura de Lúcio, como o vice da chapa, o empresário Cláudio Vale; o candidato a senador pelo PPS, Alexandre Pereira; o prefeito de Maracanaú e coordenador da campanha, Roberto Pessoa, dentre outros parlamentares.
Antes de subir ao palanque, para o qual era aguardado com grande expectativa pelos presentes, Lúcio concedeu uma entrevista coletiva na qual fez duras críticas ao governador Cid Gomes (PSB), ressaltando, contudo, que sua candidatura “não é de revanche”. “Não temos oposição contra pessoas especificas, mas temos sim divergências quanto à forma de administrar”. Lúcio foi derrotado por Cid Gomes na eleição passada.

Todavia, a mais crítica dura do candidato veio com relação ao que ele chamou de “paternidade das obras que estão aí”, referindo-se aos empreendimentos realizados pela atual administração estadual. “O atual governo está apenas dando continuidade às obras que eu iniciei em meu governo a duras penas”. Segundo ele, “trata-se de mesquinharia do atual governo tentar renegar ou esconder a paternidade dessas obras”. Como exemplo, citou o Trem do Cariri, a reforma do Hospital Geral de Fortaleza e trechos concluídos do Eixão de Águas. Foi ainda mais crítico quanto comparou as práticas adotadas pelo atual governo com as executadas pelo regime totalitarista da União Soviética (1917-1991), quando disse que “o atual governo cearense tem a mania de mudar os nomes e origens das obras, como se quisessem apagar da história os realizadores”.

Passado
Já quanto à campanha passada, quando Cid o derrotou para governo do Estado, Lúcio ironizou: “Naquela época, ele prometia tanta coisa bonita que até eu fiquei tentado a votar nele”. Em meio aos risos provocados pela declaração, Lúcio arrebatou: “Mas era tudo mentira, falácia”.

Quanto à razão pela qual decidiu entrar na disputa eleitoral, declamou: “Eu não me lancei candidato a governador, o povo do Ceará foi quem me lançou”. Referindo-se à chapa construída em torno do nome de Cid, o ex-governador foi enfático: “Tem que dar uma opção ao povo. Temos que fazer acontecer a democracia”.
Por fim, já no palanque montando no ginásio, Lúcio comparou-se a Getúlio Vargas, e convocou: “Povo cearense, levai-me convosco!”, fazendo uma alusão à atitude de Vargas quando, pressionado pelo partido e amigos a lançar-se candidato, respondeu que atenderia à convocação deixando-se levar pela vontade do povo.

PPP do Castelão questionada




Votação sobre suspensão, ou não, é mais uma vez barrada no Tribunal de Contas do Estado


A tão esperada retomada da votação sobre a suspensão, ou não, da licitação da PPP (Parceria Público Privada) para a realização das obras de ampliação, reforma e exploração do estádio Castelão, visando a Copa de 2014, foi mais uma vez obstruída na reunião de ontem do Pleno do TCE (Tribunal de Contas do Ceará). A votação, que havia sido suspensa na reunião anterior do órgão, por conta do procurador de Contas Rholden Queiroz ter pedido vista do processo, ontem, apesar do relator Edilberto Pontes Lima não ter aceito os argumentos apresentados pelo procurador, a conselheira Soraya Victor decidiu também pedir vista do processo.

Mesmo com o pedido da conselheira, o processo licitatório não sofrerá interrupção e vai ter continuidade nos termos atuais, segundo informou a Sesporte (Secretaria do Esporte do Estado). Soraya Victor tem um prazo de quatro sessões para apresentar seu parecer sobre a matéria.

Ao apresentar seu posicionamento contrário à PPP, Rholden Queiroz fez vários questionamentos, sugerindo mudanças no edital de licitação para evitar prejuízos financeiros ao Estado e oferecer melhores condições de competitividade entre as empresas interessadas em participar do processo.

Por sua vez, o relator Edilberto Pontes manteve sua posição anterior, por entender que as explicações oferecidas pela Secretaria Estadual do Esporte estão em acordo com o que dispõe a Lei Federal 11.079, de 2004, que regula as PPPs.

Preocupação
O presidente do TCE, Teodorico Menezes, manifestou sua preocupação com os questionamentos, que podem gerar atraso nas obras estruturantes exigidas pela FIFA. “Existe uma disputa muito grande entre várias empresas para construir essas obras, e não é papel do Tribunal interferir nessa questão, mas defender a legalidade dessas obras”, defendeu.

Comissão Técnica
Proposta pela secretária de Controle Externo da Casa, Giovanna Augusta Moura Adjafre, foi criada uma comissão técnica, formada pelos servidores José Oscar Feitosa Andrade, Alexandre Guimarães Sabóia de Albuquerque, Edson Pereira Campos, Theófilo Maciel Melo, Rubens Gustavo Nocrato Rocha e Carlos Alberto de Miranda Nascimento.

A comissão é parte de um Protocolo de Execução firmado entre o TCU (Tribunal de Contas da União) e demais tribunais de contas dos estados e dos municípios, com o objetivo de fiscalizar a aplicação dos recursos públicos para a realização da Copa do Mundo de 2014.

Bandidos assaltam ótica no município de Quixeré



Em Quixeré, a 176 quilômetros da Capital, ontem pela manhã, um grupo de bandidos invadiu o prédio onde funcionava uma ótica.


Não foram apenas os assaltos a banco que deixaram o cearense assustado no interior durante o dia de ontem. Em Quixeré, a 176 quilômetros da Capital, ontem pela manhã, um grupo de bandidos invadiu o prédio onde funcionava uma ótica. Vários objetos, como relógios e óculos, foram levados. Segundo a Polícia, os ladrões não levaram dinheiro.

Também de acordo com informações da Polícia, o bando pretendia assaltar uma agência do Banco do Brasil, também em Quixeré, mas o local estava fechado quando a quadrilha apareceu, por volta das 9 da manhã. Depois, foram para uma casa lotérica, onde também não lograram êxito, porque o local também estava fechado.

Depois das duas tentativas ‘frustradas’, os assaltantes seguiram para o prédio onde funcionava a ótica. O local estava em pleno funcionamento. Havia clientes e funcionários no local. Os ladrões anunciaram o roubo, levaram os objetos, mas ninguém foi baleado. Até o final da noite de ontem, nenhum dos bandidos tinha sido capturado.

Penso eu - Um grupo que assalta uma ótica em Quixeré merece, no mínimo, uma surra com talo de cansanção.

O dia

Hoje é Dia do Economista, próxima profissão de Lula.
Ele quer saber como os economistas sabem de tantos
números.

Vox Populi confirma vitória de Dilma apontada pelo Ibope



A candidata petista tem 40% das intenções de votos contra 35% de Serra

Pesquisa Vox Populi sobre a eleição presidencial indica que Dilma Rousseff (PT) tem 40% das intenções de voto. José Serra (PSDB) tem 35% e Marina Silva (PV), 8%. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual, para cima ou para baixo. Os resultados são da pesquisa estimulada. Na modalidade espontânea, Dilma tem 26% e Serra tem 20%.

A pesquisa foi feita de 24 a 26 de junho 2010 com três mil eleitores. Na pesquisa divulgada em maio pelo instituto, Dilma estava na frente com 38% das intenções, enquanto Serra tinha 35%. No entanto, como a margem de erra era de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estavam tecnicamente empatados.

Ibope
Na semana passada, Dilma também apareceu à frente de Serra na disputa, segundo pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O levantamento apontou a petista liderando a corrida presidencial com 40% das intenções de voto. Serra (PSDB) apareceu com 35% e Marina Silva (PV), com 9%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo. Em um eventual segundo turno, Dilma também bateria Serra por 45% a 38%, de acordo com a CNI/Ibope.

Dilma terá 40% na TV
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos postulantes ao Palácio do Planalto, que começa em 17 de agosto. A fatia é 35% superior à que terá o tucano José Serra e representa fato inédito na história do PT - em nenhuma das cinco eleições presidenciais desde a redemocratização o partido ocupou o maior espaço na TV. O predomínio dá-se porque o PT e os partidos coligados a ele - com destaque para o PMDB - elegeram um maior número de deputados federais, principal critério estabelecido na lei para a definição do empo de TV.
A situação da petista pode melhorar caso o DEM rompa com Serra e não confirme a aliança com os tucanos na convenção de amanhã, hipótese menos provável.

Se isso acontecer, Serra perde um terço do seu espaço previsto, que seria redistribuído a todos os candidatos. Dona da aliança mais robusta, Dilma herdaria 64% desse “espólio” e, assim, ficaria com o dobro do tempo de TV.

Mantida a aliança PSDB-DEM, entretanto, a petista terá praticamente 10 minutos de cada bloco de 25 minutos - serão exibidos duas vezes ao dia, as terças, quintas e sábados, de 17 de agosto há até três dias antes das eleições. Serra terá 7min23s (29,5% do total) e Marina Silva (PV) apenas 1min10s (5%). Além dos blocos, a propaganda se dará também por meio de peças diárias de até um minuto, nos intervalos, as inserções partidárias.

A distribuição segue a lógica dos blocos. Dilma terá em torno de cinco inserções de 30 segundos por dia. Serra terá 3,5 peças; Marina, uma a cada dois dias. Os dados foram calculados com base na Lei Eleitoral, nas coligações e nas candidaturas já anunciadas. “O espaço será importante para fazermos a disputa de projetos”, disse Rui Falcão, da campanha de Dilma.

Primeira página do Jornal O Estado


Clique sobre a imagem para ampliar

Coluna do blog






A hora da verdade
É comum agressão verbal entre candidatos a cargos majoritários. Não precisa ir longe e a gente encontra Collor destruindo Lula num debate, via Lurian. Aqui, fizeram Ciro descer o palanque pra sair no braço com o canelau. Mas há dezenas de exemplos que podem ser citados. Como a gente sabe que isso ocorrerá nesta campanha cearense, vamos antecipar que Cid vai rebater Tasso no quesito nepotismo, lembrando Luiz Pontes, primo da mulher dele. E o dr.Lúcio vai gozar dos dois, quando alguém disser outra vez que o Bonitão é a palavra da renovação (três vezes governador e uma senador). Ou até quando disser que é o fim da era Tasso-Ciro, continuada pelo irmão governador e pelo outro, deputado. Lúcio tem no telhado o filho deputado federal. Ciro não pode falar muito. Levou o título pra São Paulo, estado natal dele e fica meio sem moral depois do traço de arrodeio que levou do Nove Dedos. Mas isso é o de menos. Como estiveram muito tempo juntos e nenhum deles é assim...Uma Madre Tereza de Calcutá, quem sabe numa hora de raiva alguém abra a caixa de ferramentas, ou se, quiser, um abrir a caixa preta do outro e etc. e tal. Vai ser ótimo pro eleitor ouvir o que um sabe do outro e o que o outro sabe do um, no caldeirão das emoções, e que nós, pobres mortais, nem imaginamos. Benza, Deus!

“Não engomar a roupa sobre o corpo”.

Aviso na embalagem do ferro de engomar Rowenta, de fabricação alemã, num super mercado de Portugal.

Até tu!
Lula aderiu à vuvuzela. Ele e Lúcio Alcântara, que quer ser a vuvuzela da eleição.


• Dureza. A vida na política só é possível quando alguém como Ciro se coliga ao PMDB, partido que ele chamou de a coisa mais podre do Brasil.

• Coisa de cearense. O egoísmo é grande. O Governo do Estado mandou acabar com o jogo do bicho pra herdar o nome da coligação que tenta reeleição de Cid Gomes: Um Ceará melhor Para Todos.

• Em Crateús. O Instituto Nordeste Cidadania, em parceria com o BNB, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Contag, SDA e Ematerce, realizam hoje o Dia da Agricultura Familiar.

• Juventude e sabedoria. O eleitor do Ceará pode escolher o governador pelo vice. Marcos Cals tem um menino de 30 anos, Lúcio outro da mesma faixa e Cid um vivente político.

• Aliás... Ouvindo o discurso político, dá pra sentir a mediocridade da imensa maioria das candidaturas. Zero de projeto ou ideário, fruto de posturas pessoais, egoístas e corporativas.

• Doidinhas. Pérolas: “O PT decidiu que Cid tem liberdade para escolher seu.” “Não permitiremos ao Cid escolher um vice do PT. Nós indicaremos o nome.” No meu tempo isso chamava Barata Voa.
• Desde cedo. O quase ex-vice de Cid Gomes virou candidato a deputado estadual. Isso ele sempre foi, desde que optou por melhorar a educação do Ceará, ajudando Pedim do Creto a ser prefeito de Acaraú.

• CIC em ação. A AJE é o CIC juvenil. Invenção de setor da imprensa, tem oferecido jovens empresários ao mercado. O vice de Marcos Cals, o menino Fiusa, é cria de lá. Desde o pai, gente boa, Laurinho.

• Atualíssima. Sobre a mesa a Agenda Personalidades, do nosso Luciano Diógenes. Não há nada mais necessário na mesa de quem precisa que os nomes de quem decide. A nova é 2010-2011.

• De Cid a Patrícia. “Minha irmã”; de Cid Gomes, na convenção do PDT, indicando a ex-cunhada a deputada estadual, como que com remorso de não tê-la apoiado para Prefeita de Fortaleza.

• Riqueza. É crescente a economia da Ibiapaba. Não se vê carro velho nem jovenzinho que não vista camisa de grife. As meninas cheirando a Chanel No. 5.

• Cade o Raimundão. O PSTU deve apostar em Gonzagão para candidato ao governo. Ele é da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Estado do Ceará.

Bom dia

Uma CPI todo mundo sabe como começa. Ninguem, jamais, descobrirá como vai terminar. Essa CPI da Assembléia do Ceará sobre as reformas do Castelão poderá ter desdobramentos incrivelmente importantes para a vida cearense, como por exemplo, tirar daqui a Copa do Mundo ou mostrar ao eleitor ladrões e inocentes que circulam entre nós.

Tartaruga de 5 cm tumultua voo e tira meninas de avião



Carley Helm posa com sua pequena tartaruga
(Foto: AP)
Neytiri foi colocada no lixo de aeroporto.
Garota reencontrou animal de estimação.


Uma tartaruga de cinco centímetros que estava enjaulada tumultuou um voo em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA). A dona do animal, uma menina de 10 anos, e suas irmãs foram retiradas do avião.
Carley Helm foi avisada pelas aeromoças de que não poderia voar com Neytiri e teria que se livrar do animal. A menina foi retirada do vôo durante uma conexão. Ela argumentou que os funcionários de embarque estavam cientes da presença da tartaruga.
Chateada, a garota colocou Neytiri no lixo do saguão do aeroporto e voltou para seu assento, aos prantos.
Annie, 13, e Rebecca, 22, irmãs da jovem, ficaram desoladas com a situação. Já em casa, elas comunicaram o pai, que pediu para um funcionário do aeroporto recolhesse a tartaruga até que ele pudesse ir buscá-la.

Anacronismo surreal

Fernando Rodrigues
De Brasília

A disputa política deste ano está explicitando de forma inédita o anacronismo da lei eleitoral brasileira. No primeiro semestre já houve a curiosa fase de pré-campanha. Candidatos fingiam ser apenas "pré-candidatos".
Agora, outros aspectos demonstram a caduquice da lei. Um deles é a obrigatoriedade de registrar as "propostas defendidas pelo candidato a prefeito, a governador de Estado e a presidente da República". Essas plataformas têm de ser apresentadas no ato do registro da candidatura. Trata-se de uma impossibilidade prática legal e real.
Como pode um político que ainda não é candidato redigir um programa de governo se ainda não tem autorização legal para se comportar como candidato? Se não fizer nada, ficará impossibilitado de cumprir a exigência legal para se habilitar a disputar a eleição. Como ninguém pode fazer atos de campanha antes do registro, supõe-se que hoje dezenas de candidatos a governador e a presidente estejam, em segredo, fazendo essas suas plataformas.
Pior ainda. Todos esses programas de governo serão peças de ficção. Um amontoado de textos formulados só para atender a uma formalidade kafkiana legal.
Não deixa de ser revelador da alma do país a existência de uma lei exigindo dos políticos o registro formal de suas propostas. Em qualquer sociedade madura, os cidadãos ouvem os candidatos, fazem um julgamento e votam. Ou alguém acredita que uma plataforma de governo impressa seja garantia de alguma coisa? Aliás, nas últimas eleições os candidatos sempre publicam seus programas de governo. Os vencedores descumprem as promessas de forma sistemática.
Pré-campanha de mentira, programas de governo fictícios, proibição de se declarar candidato a qualquer tempo e época são restrições surreais. Mas, pensando bem, compatíveis com o atual estágio da democracia brasileira.

Até tu, Lutus!


Se ele vier pra cá com isso, receberá cartão vermelho!

Romário sai em defesa da Seleção contra críticos da TV

Portal Terra
Logo após a vitória por 3 a 0 sobre o Chile, que classificou a Seleção Brasileira para as quartas de final da Copa do Mundo, o ex-atacante Romário escreveu uma sequência de mensagens no Twitter em que rebateu os críticos do time de Dunga.

"Hoje metemos três, aí os caras falam que o Chile é fraco. Tão de sacanagem com a nossa Seleção!! Criticar é natural, mas tem que ter fundamento. Os caras falam sem conhecimento de causa", afirmou, dirigindo-se a comentaristas da televisão.

"Todo mundo viu o mesmo jogo, não é possível que os caras não aceitem bem a vitória do Brasil, parece até que falam de sacanagem", comentou.

Romário pediu para que o público não espere "futebol lindo" desta Seleção. De acordo com o tetracampeão, o time de Dunga é competitivo, foi formado para jogar firme e não bonito. "E é assim que vai ser até o final, não se deixem enganar. A gente não pode é ter que concordar com tudo o que se fala na TV".

Apesar de não ver na escalação de Dunga um terreno fértil para o futebol-arte, Romário segue confiante no time: "Kaká, por exemplo, é o nosso grande nome na Copa, só que ele ainda não mostrou o que pode", justifica. "A nossa Seleção é boa, e é assim mesmo, a cada jogo vai subindo, é o que todo mundo espera".

O próximo desafio do Brasil será contra a Holanda, pelas quartas de final, na sexta-feira, em Port Elizabeth, às 11h (de Brasília).

Olhar 33 - Edição Extraordinária


Espelho meu

Caro amigo Eliomar de Lima,
Sei o quanto o amigo anda envolvido com a Copa do Mundo e as convenções partidárias. Hoje, uma terça feira sem qualquer perspectiva, envio a fórmula de desintoxicar de tanto futebol e tanta política. Solicito que repasse aos companheiro José Maria Melo e Tarcisio Colares que aí no aeroporto vivem agora de contar andorinhas passageiras.
Bom dia e que a vida não seja mais tão solitária assim para os tres.

Dilma terá 40% de tempo de propaganda na TV contra 29,5% de Serra

“A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, terá 40% do total do tempo de TV destinado à propaganda eleitoral dos postulantes ao Palácio do Planalto, que começa em 17 de agosto. A fatia é 35% superior à que terá o tucano José Serra e representa fato inédito na história do PT -em nenhuma das cinco eleições presidenciais desde a redemocratização o partido ocupou o maior espaço na TV.
O predomínio se dá porque o PT e os partidos coligados a ele -com destaque para o PMDB- elegeram um maior número de deputados federais, principal critério estabelecido na lei para a definição do tempo de TV.
A situação da petista pode melhorar caso o DEM rompa com Serra e não confirme a aliança com os tucanos na convenção de amanhã, hipótese menos provável. Se isso acontecer, Serra perde um terço do seu espaço previsto, que seria redistribuído a todos os candidatos. Dona da aliança mais robusta, Dilma herdaria 64% desse “espólio” e, assim, ficaria com o dobro do tempo de TV.
Mantida a aliança PSDB-DEM, entretanto, a petista terá praticamente 10 minutos de cada bloco de 25 minutos -serão exibidos duas vezes ao dia, às terças, quintas e sábados, de 17 de agosto a até três dias antes das eleições. Serra terá 7min23s (29,5% do total) e Marina Silva (PV) apenas 1min10s (5%). Além dos blocos, a propaganda se dará também por meio de peças diárias de até um minuto, nos intervalos, as inserções partidárias.
A distribuição segue a lógica dos blocos. Dilma terá em torno de cinco inserções de 30 segundos por dia. Serra terá 3,5 peças; Marina, uma a cada dois dias. Os dados foram calculados com base na Lei Eleitoral, nas coligações e nas candidaturas já anunciadas. “O espaço será importante para fazermos a disputa de projetos”, disse Rui Falcão, da campanha de Dilma.
“É claro que o bom seria um tempo maior de TV, mas isso não quer dizer que não teremos tempo para falar do nosso trabalho”, afirma a senadora Marisa Serrano (MS), vice-presidente do PSDB. Marina diz que usará linguagem publicitária. “As outras candidaturas não vão fugir muito do [roteiro] candidato, povo fala, clipe e jingle. No nosso caso, vamos ter que usar outros recursos”, afirma o publicitário Paulo de Tarso.
(Folha)

Candatissimo!


Zé Gerardo Arruda é candidatíssimo a deputado federal.
O julgamento dele não valeu de nada.
A candidatura do homem está registrada, e brá!
É outro peemedebista que não vota em Eunicio para Senador.

Que nem a Mulher do piolho

‘Muso’ da intervenção não interveio no MP-DF
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, faz campanha pela intervenção no DF, enojado com o recente escândalo de corrupção, mas vive o dilema do velho adágio “casa de ferreiro, espeto de pau”: o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que ele preside, nem sequer afastou o chefe do MP do DF e Territórios, Leonardo Bandarra, e a procuradora Deborah Guerner, acusados de aceitar propina para "fechar os olhos" à corrupção do governo de José Roberto Arruda.

O dia hoje


Hoje é dia de São Pedro.
Quando eu era menino fazia queima de todos os fogos que vendia na minha "loteria". Pra quem não sabe o que é "loteria" : Era um caixote,dividido em departamentos que a gente levava no ombro para vender pequenas bombas, traques, espanta-coió, estrelinhas, peido-de-véia, e, quando a safra era boa, pequenos foguetes de tres tiros. Era o fim dos festejos de São João.
Depois de velho, ví, na Bahia, no interior,, em cidades como Brumado, Livramento do Brumado e outras que as festas de São João começam em junho e terminam no começo de agosto.

Pra lembrar ontem


Brasil 3 Chile 0.
Juan, o moço de dedo em riste abriu a contagem.

Fifa evita debate sobre tecnologia

Sob fortes críticas, entidade quer mais controle sobre imagens exibidas nos telões dos estádios

Carlos Eduardo Mansur

Foi um verdadeiro massacre. De um lado, a imprensa inglesa em peso, reforçada por mexicanos. De outro, acuado, o diretor de comunicação da Fifa, Nicolas Maingot, responsável pela entrevista coletiva diária sobre a organização da Copa do Mundo. Ontem, coube a ele ser o porta-voz da postura adotada pela entidade: diante dos escandalosos erros de arbitragem e do clamor pelo uso da tecnologia, a Fifa se calou. No domingo, tendo na plateia Joseph Blatter, presidente da Fifa, um gol legal do inglês Lampard não foi validado pelo árbitro. No mesmo dia, Tevez abriu o placar para a Argentina, contra o México, mesmo impedido.

— Vocês investem milhões em tecnologia, mas nem um centavo para ajudar o jogo — disse um jornalista inglês.

— Vocês não temem que a Fifa seja conhecida como uma entidade antiquada — disparou outro.

— A Fifa está passando por ridícula — emendou o mais ríspido dos ingleses.

(...) A entidade havia agendado para hoje o terceiro encontro entre árbitros e jornalistas durante o mundial. Ontem, foi anunciado que os juízes estão proibidos de comentar decisões deles e dos colegas.

Bombardeado, Maingot ouviu questionamentos, diante dos quais demonstrou claro mal-estar. Um deles lembrava a campanha pelo Jogo Limpo da Fifa.

— A campanha não começou ontem e não se refere à arbitragem — disse o porta-voz.

Joseph Blatter já se manifestou contra os recursos tecnológicos, mas a pressão cresce. Ontem, o secretário da Federação Internacional de Jogadores Profissionais, Tijs Tummers, defendeu a modernização.

— Nós podemos fazer, o mundo do futebol deseja, e isto está sendo postergado. É inaceitável — disse. — O árbitro do jogo da Argentina teve uma longa conversa com o assistente, que estava em contato com o quarto árbitro. Certamente souberam que o gol havia sido irregular.

Blatter argumenta que a tecnologia quebraria o ritmo do jogo. No entanto, Paul Hawkins, criador da tecnologia implantada no tênis e no críquete, garante que o método informaria, em fração de segundo, se a bola cruzou a linha. O tenista Roger Federer afirmou que seria até mais útil no futebol:

— Uma direita na linha não muda o resultado de uma partida, mas um gol muda completamente o estado mental de uma equipe, de uma estratégia.

Dilma no Roda Viva

Concordo que não tenho experiência eleitoral, mas até acho positivo. Tenho aprendido muito em termos de retorno da população. Entendo que muitos queiram dizer que eu sou um poste, mas isso não me transforma num poste.
Dilma, no programa Roda Viva, da TV Cultura

Marcos e Cid cumprem agenda no Interior e Lúcio será homologado candidato ao Governo

O candidato do PSDB ao Governo do Estado, Marco Cals, cumpriu agenda nessa noite de segunda-feira na cidade de Penaforte. Ali, participopu da tradiconal festa de São Pedro, ocasião em que renovou discurso de que vai lutar contra a pobreza e ouvir clamores do povo do Interior que reclama promessas não cumpridas pelo governador Cid Gomes (PSB).
Cid Gomes, por sua vez, esteve, nessa noite de segunda, em Parambu, onde participou da festa junina e entregou obras em ritmo de agenda oficial.
Nesta terça-feira, às 16 horas, o candidato a governador pelo PR, Lúcio Alcântara, será oficializado em convenção marcada para o ginásio poliesportivo de Parangaba, em Fortaleza.

Vereadores discutem segurança


Para o parlamentar, que há poucos dias foi vítima de um assalto, após utilizar serviços bancários, quando lhe levaram dinheiro, documentos e celular



A população de Fortaleza, principalmente no que diz respeito ao uso das praças, parques e outros logradouros públicos, não pode mais permanecer à mercê dos marginais que simplesmente “tomaram posse” desses equipamentos, e, por isso, as Comissões Técnicas da Câmara Municipal de Fortaleza estão na obrigação de se mobilizarem em busca de um projeto de emergência, a ser proposto às autoridades da segurança pública do Estado e da Cidade. É ponto de vista do vereador Marcelo Mendes (PTC).

Para o parlamentar, que há poucos dias foi vítima de um assalto, após utilizar serviços bancários, quando lhe levaram dinheiro, documentos e celular, “chegamos a um ponto em que ninguém em Fortaleza está a salvo da ação dos bandidos, que ganham ‘de capote’ da Polícia, da maneira como está sendo administrada a Segurança Publicada da Capital”. Segundo Marcelo, ele tinha queixas propostas a fazer ao secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, quando da cancelada ida dele ao Comitê de Imprensa da Câmara, há duas semanas.

Dentro do mesmo tema, o vereador Iraguassu Teixeira (PDT) entende que comissões como da Seguridade Social, Urbanismo e outras deveriam convidar a Ordem dos Advogados do Brasil e o Ministério Público Estadual para uma troca de pontos de vista e de sugestões práticas e objetivas sobre como proteger o patrimônio e, principalmente, a vida dos cidadãos de Fortaleza. “Não há mais lugar para teorias e projetos sofisticados. O Ronda do Quarteirão não protege quase ninguém. Temos que sair para novas e objetivas opções”, afirma o vereador.

MAIS POLICIAIS
Por sua vez, o vereador Dr. Ciro (PTC) volta a lembrar proposta sua, de que seja ampliado o policiamento de rua em Fortaleza, com policiais trabalhando em cada quarteirão, de moto, bicicleta e a pé, como acontece em capitais e cidades grandes e médias da Europa e Estados Unidos. “O Ronda do Quarteirão pode ter sido bem intencionado, mas, em matéria de ação pronta, e em termos de prevenção aos ataques dos bandidos (maiores e menores) à população, já está a cobrar medidas capazes de preencher o vácuo da sua demora em chegar aos locais dos crimes”, observa Dr. Ciro.

543 mil trabalhadores ainda não sacaram o dinheiro do PIS, diz CEF

A poucos dias do fim do prazo, mais de 500 mil trabalhadores ainda não retiram o abono do PIS. Segundo dados da Caixa Econômica Federal (Caixa), na última quinta-feira (24), data do último balanço, 542.845 benefícios ainda aguardavam o saque no banco. O prazo termina no próximo dia 30.

Até quinta, a Caixa já havia pago cerca de R$ 6,45 bilhões, a pouco mais de 14 milhões de contribuintes. Têm direito a sacar o abono, que corresponde a um salário mínimo, os trabalhadores cadastrados no PIS até 2003, que foram registrados por pelo menos 30 dias consecutivos no ano anterior e receberam, em média, até dois salários mínimos mensais.

O saque pode ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos terminais de autoatendimento ou nas lotéricas, com o Cartão do Cidadão. Se não tiver, é preciso levar a carteira de trabalho e o número do PIS.

Quem tem cotas de PIS
Os trabalhadores que possuem cotas de PIS também podem sacar, até o dia 30, o rendimento desse montante. O valor é calculado proporcionalmente ao tempo de serviço registrado na conta e ao salário anual do trabalhador na época.
De acordo com a Caixa, o número total de trabalhadores que podem retirar os rendimentos é de 28.730.163. O valor é de cerca de R$ 1,3 bilhão. Até quinta-feira, apenas 13.939.150 trabalhadores haviam sacado o dinheiro - o equivalente a R$ 611 milhões.

Pode receber o trabalhador que foi cadastrado no PIS até dia 4 de outubro de 1988 e possui saldo na cota do PIS. O saque também é feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, nos caixas eletrônicos ou nas lotéricas.

Cariri preocupado com violência contra mulher


Morosidade da Justiça e falta de estrutura da Polícia contribuem para o problema

O Cariri tem um histórico horripilante de crimes contra a mulher. O assassinato de 18 mulheres em toda a região está sendo um dos principais temas que vem sendo posto em discussão pelos conselhos municipais de Defesa das Mulheres que, além da violência em si, denunciam que a morosidade na Justiça quanto ao julgamento dos processos, falta estrutura de trabalho da Polícia, como veículos para atendimento às ocorrências, e ainda a instalação de uma casa para abrigar mulheres violentadas.

Melhor estrutura de trabalho para que as integrantes dos conselhos municipais da mulher de Crato e Juazeiro do Norte possam fazer um trabalho mais efetivo quanto às denúncias de agressões e espancamentos de mulheres na região do Cariri, além de um veículo para o atendimento de ocorrências nos grandes centros urbanos como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha e demais municípios da região, está sendo uma das principais reivindicações que as conselheiras municipais fazem reiteradamente às autoridades. Elas cobram ainda agilidade por parte do poder judiciário no julgamento dos processos e a instalação de uma casa abrigar as mulheres vítimas da violência.

Falta de apoio
A conselheira do município do Crato, Maria Gomes Guedes, destaca que elas trabalham sem o mínimo apóio do poder público e entidades de classes. Destaca que atuam de forma voluntária, atendendo aos 28 municípios que compõe a região do Cariri. “Não dispomos sequer uma sede e o espaço que utilizamos emergencialmente no Parque de Exposição do Crato já nos foi pedida porque no mês de julho haverá a Expocrato e eles necessitam do espaço que ocupamos, então já estamos saindo do local.” – reclama.

Maria Guedes afirma ainda ser muito preocupante o número de mulheres que vem sendo assassinadas no Cariri. “Só do ano passado para este ano, 18 mulheres foram cruelmente assassinadas. Isto sem falar nos espancamentos frequentes de mulheres por seus maridos e amantes. Para agravar a violência, os casos ficam impunes pela falta de ação e também de estrutura de órgãos públicos municipais, estaduais e federais no Cariri.” – acusa a conselheira. (Com informações de Amaury Alencar, especiais para o Estado)

Lúcio Alcântara quer ser a vuvuzela na eleição



Ex-governador anuncia candidatura e diz ser "oposição de verdade" a Cid


O ex-governador Lúcio Alcântara (PR) anunciou ontem sua candidatura ao Governo do Estado. Lúcio reafirmou que será a “vuvuzela” das eleições. Ou seja, vai fazer barulho, visando quebrar uma espécie de “silêncio dos pântanos”, segundo ele nunca visto na política do Estado. Isso porque, segundo o ex-governador, não debaterá “olhando pelo retrovisor”.
A candidatura de Lúcio será homologa hoje Ginásio Poliesportivo da Parangaba, durante a convenção estadual do PR, a partir das 16 horas.

“Quem supunha que esse processo eleitoral seria morno, sem vida, esqueceu-se de que esta é uma terra de homens e mulheres fortes, que resistem”, alegou o republicano, acrescentando que por esse povo determinado confirma sua candidatura. De acordo com ele, entra nesta disputa com maturidade e experiência de quem já governou, na tentativa de acabar com a unanimidade artificial, e sem interesse de debater “olhando para o retrovisor”.

Lúcio explicou que sua candidatura se fez necessária para atender aos apelos do povo do Interior, além de ser uma “oposição de verdade”. Ele esclareceu que, desde o início do atual governo, expôs os graves problemas enfrentados pelo Estado como a falta de segurança, os “loteamentos de cargos” e o “uso da máquina pública para fazer politicagem”. Práticas que, segundo Lúcio, haviam sumído no Ceará e voltaram a ser vistas neste governo, o que significa um retrocesso político.
“Enquanto o Brasil seguiu adiante, perseguindo seu projeto de futuro, o Ceará parou. Ficou olhando pelo retrovisor. Priorizou máquinas e equipamentos e se esqueceu do principal que é o povo”, criticou o republicano.

As declarações seguem a linha das críticas feitas ao governo Cid pelo senador Tasso Jereissati (PSDB), para quem o governo estadual “está sem rumo, pois o Ceará deixou de ser a cabeça do Nordeste, perdendo seu potencial para Pernambuco”.
Questionado se sua candidatura seria uma estratégia firmada entre os tucanos e o PR, Lúcio garantiu não haver nenhuma parceria eleitoral entre os dois partidos. Ele comemorou a decisão tucana de indicar Marcos Cals (PSDB) ao Governo e relembrou que sempre defendeu o debate de idéias e projetos, além de prever que a eleição no Estado não seria ganha por W.O.

Vice
Para o posto de vice, Lúcio aposta na juventude e empreendedorismo de Cláudio Vale (PPS), que, durante a coletiva, demonstrou que o tom da candidatura será apontar as deficiências do atual governo, principalmente na área da segurança. Segundo Vale, a juventude está entregue às drogas, sobretudo ao “crack”, apesar do grande investimento do Governo do Estado na reestruturação da segurança pública. Na avaliação de Lúcio Alcântara, falta investimento no “homem”.

ALEXANDRE PEREIRA (PPS) É CANDIDATO AO SENADO
O PPS também definiu ontem a candidatura do presidente do partido, Alexandre Pereira, a uma vaga no Senado
Federal. A coligação com o partido do ex-governador Lúcio Alcântara, bem como a indicação do nome de Alexandre Pereira ao Senado, deverá ser homologada na convenção do PPS, que ocorrerá amanhã na Câmara Municipal de Fortaleza.
O presidente do partido afirmou que está surgindo um novo momento político, no qual a pluralidade de candidatos fortalece a democracia. “Um novo cenário começa a se desenvolver no Ceará com o lançamento da nossa campanha, que pode ser a segunda opção entre Tasso Jereissati e José Pimentel (PT). Estamos entrando no jogo não para marcar posição, mas para concorrer de fato”.
Com relação à corrida ao governo estadual, Alexandre Pereira declarou que a chapa é balanceada, pois traz a experiência de Lúcio Alcântara e o sangue novo de Cláudio Vale. “Política se faz em grupo. Temos que trabalhar muito, arregaçar as mangas e lutar pela candidatura e pelo crescimento do partido”, garantiu Cláudio Vale.

Oposição
O secretário nacional de formação política do PPS, Chico Almeida, que está em Fortaleza acompanhando os trabalhos do diretório estadual, disse que já era hora de haver oposição no Ceará. Para ele, a oposição representa o contraditório da sociedade e as pessoas precisam ter escolhas, ter um contraponto. “Tanto no Ceará como nacionalmente, são ‘batalhas’ muito difíceis. Vamos disputar contra a máquina administrativa, mas vamos discutir a visão política do PPS e levar nossas propostas à população.

Alexandre Pereira disse, também, que, no Ceará, a coligação PPS/PR está coesa no sentido de eleger Lúcio Alcântara. No entanto, para presidente da República, o PR apoiará a candidata do Partido dos Trabalhadores (PT), a ex-ministra Dilma Roussef, enquanto o PPS vai apoiar o ex-governador de São Paulo, José Serra, candidato do PSDB.

Aníbal Gomes não apoia candidatura do correligionário Eunício Oliveira



Não tenho nada contra a pessoa do Eunício Oliveira, mas não concordo com sua postura a frente da presidência estadual do partido.

O deputado federal Aníbal Ferreira Gomes (PMDB) declarou, em entrevista ao jornal O Estado, que, até agora, só tem um candidato ao Senado Federal, assegurando seu apoio à candidatura do deputado José Pimentel (PT). Aníbal ainda não resolveu se apoiará Eunício Oliveira (PMDB), justificando não possuir afinidade política com o correligionário.

“Não tenho nada contra a pessoa do Eunício Oliveira, mas não concordo com sua postura a frente da presidência estadual do partido. Tudo que ele resolve envolve apenas meia dúzia de amigos. Ou seja, não consulta a maioria”, relevou Aníbal, afirmando nunca ter participado de uma decisão do partido por falta de convite.

De acordo com ele, as divergências restringem-se unicamente ao caráter político de Eunício, excluindo, desta forma, qualquer suposta pendência empresarial ou pessoal. Aníbal, no entanto, não descarta a possibilidade de, caso seja chamado para um diálogo, discutir a candidatura do deputado ao Senado, ressaltando que, até o momento, esta é a decisão.

“Muy amigo”
“Sou amigo do Eunício“, afirma o peemedebista, assegurando respeitá-lo como cidadão e empresário. Entretanto, na parte política, confessa que “nunca nos entendemos”. Aníbal afirma que assim como ele, o prefeito de Iguatu, Agenor Neto (PMDB), e o prefeito de Itarema, Robério Monteiro (PMDB), possuem a mesma opinião. Segundo ele, ambos também não conseguem aceitar a individualidade de Eunício, cujas ações eles acusam de serem tomadas sem consultar a base peemedebista.

Serviços Prestados
“A chapa majoritária encabeçada pelo governador Cid Gomes (PSB) não poderia ser melhor, porque dela constam o deputado Domingos Filho (PMDB), na vice, e o PT e PMDB, nas duas vagas ao Senado”, avalia Aníbal. Para ele, Domingos Filho possui muitos serviços prestados ao Ceará, além de ser comunicativo e possuir “trânsito livre” em todos os municípios cearenses, o que acarretararia votos para a chapa cidista.

Contudo, Aníbal observa que a reeleição de Cid Gomes poderá ser dificultada com a postulação de Marcos Cals (PSDB) e Lúcio Alcântara (PR) ao governo do Estado, por serem bons nomes. Por sua vez, o deputado acredita nos grandes investimentos realizados durante o governo Cid para vencer as eleições em outubro próximo.

Primeira página do Jornal O Estado


Clique sobre a imagem para ampliar

Coluna do blog



Roubando a cena
Este é um país engraçado. Parte dele, somos um estado engraçado. Viramos na voragem dos fatos, o humor em 180 graus, seja pro lado bom, seja pro lado triste. As preocupações com a presença da Federal na Assembleia deram lugar à festa das convenções que hoje se completam com o PR fazendo a sua. E as emoções dos torcedores partidários não durou mais que 24 horas. Primeiro, do sábado até o domingo, o PSDB foi rapidamente ultrapassado pela festança do PSB que, pior que o PSB, parou naquilo que é mais sagrado pra nós: o futebol. Ontem pela manhã, ninguém lia a manchete das folhas apontando candidatos, surpresas, variantes, caminhos, opções, e etc. e tal. O que o povo buscava no rádio, na televisão, nos jornais eram as notícias sobre a Seleção Brasileira de futebol. E isso é a paixão brasileira. Amamos futebol como a nós mesmos, e a nossos filhos como o futebol. No fim do dia foi possível ver o semblante alegre do povo cearense, gritando Brasil, xingando os chilenos, ameaçando os holandeses com todo o poder de um três a zero de encher o peito de qualquer peladeiro. Somos um país assim. Fruto da felicidade buscada na emoção que nos aflora à pele quando os sentimentos nos fazem chutar a bola da igualdade, de fato só conseguida nos campos, nas peladas, ao pé do rádio, na frente da TV. Somos isso, um querer e um dar sem conta em troca de nada mais do que ser feliz.

“Qualquer vagabundo ou trabalhador pode ser candidato no batente, menos nós, jornalistas e radialistas”.

Eu lamentando a lei eleitoral feita pra beneficiar a artistagem.

Incluindo (Nota da foto)
Nossa Fátima Catunda, secretária do Trabalho e Ação Social, faz festa dia 10 para Cid Gomes inaugurar sete Centros de Inclusão Tecnológica e Social, em Fortaleza. Para sete mil jovens.

• Deu no Lustosa da Costa.
“...De Sobral, o prefeito Leônidas Cristino me pede registro do aniversário da cidade, para publicação municipal, o que atendo na rua.” O prefeito de Sobral é da Palma, não podia conhecer o 5 de julho de há 237 anos.

• A massa cresce.
Lúcio Alcântara, em troca do tempo no rádio e na TV, fez do presidente do PPS, Alexandre Pereira, candidato a senador. Te cuida, Tasso!

• Controle externo.
Ibama avisa que a sardinha está acabando no Brasil. Empresário brasileiro não pode importar. O imposto subiu de 16% pra 32%. O mercado é dominado por duas empresas estrangeiras. Haja boi!

• Gozadores.
A AMC mandou dizer que ressincronizou os semáforos da avenida Antonio Sales, entre Barão de Studart e Rui Barbosa. É um quarteirão entre um e outro. Fala sério!

• Sem mentiras.
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, diz que a escolha do estado onde será o próximo estaleiro não depende exclusivamente de vontade política.

• Pão-pão, queijo-queijo.
“Isso não depende do governo. É uma licitação. Quem ganha é o empresário que apresentar a melhor proposta”.

• Não faça em casa.
Tem apelo na net para que jamais disque 90#. Isso seria certeza de clonagem de seu telefone, fixo ou celular. Se tiver fundamento, fica o aviso.

• PMDB por Suécia.
O deputado federal Paulo Henrique Lustosa viajou pra Suécia, ao invés de vir ao Ceará pra convenção do PMDB. Lustosa é um dos federais que não votam em Eunício, senador.


Bicho feio
1968. Jurandir Porto e Candido Albuquerque, dois mestre do direito, esperavam uma cliente marcada para 10 horas. A mulher chegou às 11. Esbaforida. E foi se desculpando com o trânsito. Tinha visto um acidente, de dentro do ônibus. E tentava descrever o acidente como cadáver. –“Doutor, ô coisa horrível! Nunca vi coisa tão feia. O homem morto, no chão...parecia...quer dizer...parecia...(e buscando a coisa mais feia de que lhe tinham falado na vida)...parecia um comunista”.

Bom dia

Desde quando a gente tem que ter pena de quem quer acbar com a gente, perguntava ontem um bebinho gritando> Brasil! Morra o Chile!
Lembrava Nezinhodo Jegue.
Orodico! Ladrão de cavalo! Morra Odorico!

Ladrões temáticos

Sérios profissionais do roubo, bandidos de olho na oportunidade, roubaram 40 televisores de ultima geração de um depósito pras bandas do Passaré, diz a televisão. Os caras sabem que isso, em tempo de Copa, vende. São televisores de LCD, fardados com equipamentos da empresa. Os bandidos queriam só as LCDs, nada de maior ou melhor valor.
Que coisa!

Maluco beleza

Se vivo fosse nosso saudoso Raul Seixas completaria 65 anos de idade.
Terá algum representante na campanha ao Governo do Ceará?

Prefeito do Crato receberá prêmio no Senado Federal


Amanhã, dia 29 de junho, o Prefeito de Crato, Samuel Araripe estará sendo homenageado no Senado Federal, durante a 15ª Edição do Brasil América 2010, que agraciará as 100 personalidades públicas que mais atuaram na implantação de políticas públicas. Um dos importantes requisitos para esse reconhecimento é o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, por meio da administração.

Do jornalista Paulo Tadeu...

Tá-se dizendo, tá-se teimando.
Sai do sol quente menino!


Diz ele que é da Maria Cassiano(vida aos 103 anos) - lavadeira de roupas da vó dele - , de Palmácia.

Perigo no ar, perigo na terra

Cidadão alugou um carro numa das locadoras do Aeroporto Pinto Martins. Passou dez dias com o possante. No dia que devolveu o carro e pagou com o cartão, teve o dito cujo clonado. Teve que se defender da compra de tres passagens aéreas na TAm, a perde malas.
Eita!

Saudades da rosa dos ventos

A volta da Varig
No Centro de Manutenção em Confins (MG), a Gol está pintando um avião com as cores da Varig, o que não fazia há anos.
Outros três Boeings ganharão o mesmo banho de tinta da marca que pousou definitivamente no coração dos brasileiros.

Segue...

Sem muito alarde a Gol retoma a marca em voos internacionais. Em outubro de 2009, a Varig voava apenas para Colômbia, Argentina e Venezuela.
Hoje, sua estrela aparece também em Aruba, Barbados, República Dominicana e Antilhas Holandesas.


Do Ancelmo

Deu no Ancelmo

O empresário Carlos Jereissati tem dito a amigos que é contra a entrada dos controladores da Portugal Telecom na Oi.
Não quer dividir ainda mais poder na empresa, hoje já compartilhado com Sergio Andrade.

É de família?

Aníbal quer conversar com Domingos Filho antes de apoiar o pré-candidato ao Senado, Eunício Oliveira

Deu no Eliomar

O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB) anunciou, nesta segunda-feira, que apoia a reeleição do governador Cid Gomes (PSB) e o nome do deputado federal José Pimentel para o Senado (PT). Sobre apoio ao nome do presidente regional do seu partido, deputado federal Eunício Oliveira, candidato ao Senado, disse que votar nele está dependendo de uma conversa que terá com o agora candidato a vice na chapa cidista, o deputado estadual Domingos Filho.

Aníbal Gomes não deu mais detalhes, mas elogiou a escolha de Domingos Filho que, na disputa eleitoral deste ano, tem o filho, Domingso Neto (PSB), também na disputa por uma cadeira de deputado federal.

A base política de Aníbal vem sempre divulgando que só apoiaria Cid e Pimentel, o que gerou reações de instafisfação da cúpula estadual peemedebista.

Um dia alguém ouviu Anibal brincar com Zé Pimentel - Vou ser o coordnador de sua campanha.

Do blog do dr. Lúcio

Nem cortejado publicamente pelo primeiro irmão, Heitor Ferrer aderiu.

Aposta


Tem gente apostando que esse penteado de dona Dilma é peruca. Outros acham que é laque demais. O que é certo é que não mexe um fio, nem nas agitações dos palanques.

Tão insultando o galego


Na convenção do PSB e seus, deles, aliados.

Juazeiro do Norte – CE A fraqueza política do Cariri se rende a força dos Inhamuns

A candidatura do deputado estadual Domingos Filho a vice-governador na chapa de Cid Gomes, vem a comprovar a total falência política na região do Cariri. Apesar dos esforços de vários prefeitos e outras lideranças políticas da região, não teve jeito. O governador não deu a mínima para o Cariri. Mais uma vez a região que já foi de vital importância para a política cearense, ficou em terceiro plano. Na chapa majoritária não tem ninguém do Cariri. Um caririense de Lavras da Mangabeira, deputado federal Eunicio Oliveira, foi homologado como candidato ao senado, ao lado do petista José Pimentel. Os dois vão disputar junto com o senador Tasso Jereissati, duas vagas de senador. Para os analistas políticos cearenses, as chances de eleição ficam para Tasso e Pimentel.

O Miséria publicou matéria no dia 17 de agosto do ano passado, falando sobre a fraqueza política na região do Cariri. Naquela data já era prevista a não participação de caririenses na chapa de Cid Gomes, ou em outra chapa qualquer. A região dos Inhamuns mostrou maturidade e união, deixando o Cariri bem longe do que sempre foi.

Segundo a matéria, a situação dos candidatos a deputado federal da região do Cariri é preocupante e piora ainda mais com a presença do atual prefeito de Parambu, que deve ser muito bem votado em vários municípios caririenses como candidato a deputado federal pelo PMDB. Os mais afetados serão mesmo os atuais deputados, Arnon Bezerra e Manoel Salviano, que estão perdendo colégios eleitorais para outros possíveis candidatos, dentre eles o ex-prefeito Raimundo Macedo (Raimundão) e Genecias Noronha, de Parambu. A situação lembra a eleição de 2002, quando o então candidato a deputado federal, o médico Lucildo Leite, tirou mais votos do que Salviano, Arnon e Rommel juntos.

Se por um lado Arnon e Salviano vinham perdendo espaços em Juazeiro do Norte e em outros municípios, com a popularidade e o crescimento do nome de Raimundo Macedo e a presença de Genecias Noronha, que estão visitando vários prefeitos, o prejuízo será enorme. Raimundão saIu candidato pelo PMDB, o mesmo partido de Genecias Noronha, que representa a região dos Inhamuns. Ambos estão formando dobradinhas com vários nomes que disputarão uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano. Raimundão deve ser campeão de votos no Cariri e Genecias conseguirá uma excelente votação nos Inhamuns.

MUITO FORTE

Ao contrário do Cariri onde as lideranças políticas estão de exaurindo, nos Inhamuns os políticos se fortalecem ainda mais. Numa região bem menor em numero de eleitores do que o Cariri, nunca faltou dois deputados estaduais eleitos com grande votação em Tauá, além de um deputado federal muito bem votado em todos os municípios daquela região.

É bom lembrar a força dos ex-deputados Julio Rêgo e Domingos Aguiar que nunca perderam uma eleição nos Inhamuns. Outro nome forte é o ex-deputado Antonio Câmara, que se somava com Julio Rego e Domingos Aguiar, quando era para o bem da região. Hoje lideram politicamente os Inhamuns os deputados Domingos Filho e Idemar Citó. Domingos saiu candidato a vice de Cid Gomes. Na região do Cariri os ex-deputados Mauro Sampaio e Orlando Bezerra fizeram história, seguidos por Carlos Cruz e Raimundão. Depois desses quatro a situação definhou e Juazeiro do Norte tem perdido um grande espaço político, mesmo sendo detentor do maior colégio eleitoral no interior do Ceará.

De Roberto Bulhões, do Pessoal do Blog no Cariri cearense

INDÚSTRIA DE GOIÁS VOLTA A PRODUZIR O ÚNICO MEDICAMENTO DO MUNDO QUE CURA PARA O VITILIGO

Farmacêutica retoma a fabricação do medicamento fototerápico, a base da mama-cadela, planta nativa do cerrado do Planalto Central do Brasil, que possui o princípio ativo Brosimum Gaudichaudi, o único eficaz no tratamento do vitiligo.

A Sauad Farmacêutica, indústria situada em Goiânia (GO), com 42 anos de experiência e especializada em produtos fototerápicos, se preocupou em retomar a produção do medicamento fitoterápico, único no mundo, que contém derivados furanocumarinos - Brosimun Gaudichaudii Trécul, principio ativo da mama-cadela. "O medicamento age com ação fotossensibilizante direta sobre os melanócitos desencadeando a produção de melanina, substância esta responsável pela natural pigmentação das lesões" explica o diretor da Sauad, José Carlos Vieria Araújo.

A mama-cadela é considerada a única planta reconhecida no combate ao vitiligo - doença caracterizada pela diminuição de melanina (pigmento que dá cor à pele), essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas (hipocromia) de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, inclusive na retina (olhos). Os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Sua causa ainda não é bem compreendida, embora o fator auto-imune pareça ser importante. Contudo, estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença que pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10-15 anos e 20-40 anos.

O princípio ativo encontrado na mama-cadela é uma furocumarina (substância fotossensibilizante) o "bergapteno" presente nas raízes, cascas e frutos verdes, também recomendada em estado natural na forma de chás.

Fotografia é História


Túmulo do navegador português Pedro Álvares Cabral, comandante da esquadra que descobriu o Brasil. Cidade de Santarém, a 80 quilômetros de Lisboa.
Como foi – Eu queria que "Poder, Glória e Solidão", livro sobre a política brasileira, tivesse como folha de guarda uma imagem surpreendente, que soasse inédita, mesmo se fosse antiga. Achei que a foto do túmulo de Cabral era a adequada. Afinal, o navegador de certa forma representa a gênese do tema que abordo em minha publicação, editada em 2002. Por ser nome importante no Brasil, imaginei ser famoso também em Portugal. Mal desembarquei no aeroporto Portela de Sacavém, em Lisboa, parti para Santarém. Ao chegar à antiga Igreja da Graça, tive a maior decepção. Ao contrário de encontrar um suntuoso mausoléu, deparei-me com um sepulcro sem nenhuma pompa. Sobre a lápide de mármore do nosso dileto descobridor, há uma simples citação. Informa de maneira secundária que ali jaz Pedro Álvares Cabral, cujos restos mortais lá só estão depositados pelo fato de o navegador ter-se casado, em torno de 1503, com a governanta-mor da infanta Maria, a donzela Isabel de Castro, filha de Dona Constança e Dom Fernando de Noronha, donos do jazigo.
Orlando Brito.

Egoismo

A coligação do Governador buscando a reeleição é chamada de O Ceará Para Todos. Agora a gente entende por que o Governo do Estado resolveu mandar o Secretário de Segurança acabar com o Para Todos. Queria o nome só pra sí.

Lúcio no Comite

O ex-governador Lúcio Alcantara, entusiasmado com os números que diz ter nas pesquisas, vai dizer hoje, as 9 horas, na Assembléia do Estado, porque será candidato ao Governo outra vez, e apresentar seu vice, o senhor Vale, genro do magnata Beto Studart. O dr. Lúcio é um cara acima do bem e do mal, o diabo são certas companhias dele, conhecidos sangue-sugas de periferia.

Picaretagem

A dúvida é: se quem é mais picareta quem paga ou quem cobra para ser "escolhido" melhor disso, daquilo e daquilo outro.

OBAMA NO BRASIL

Sebastião Nery
Em 1959, apareceram de repente, na recepção, corredores, bar e restaurante do Hotel da Bahia, em Salvador, onde, de volta à Bahia, eu morava, dois elegantes negros, um homem e uma mulher, ele brasileiro, Breno Mello, ela norte-americana, Marpessa Dawn. Faziam muito sucesso, no hotel e na rua. Quando chegaram, ninguém sabia o que faziam ali.
Logo todo mundo ficou sabendo. Eram os dois principais atores do filme “Orfeu Negro” (ou “Orfeu do Carnaval”) que o cineasta francês Marcel Camus rodara também em Salvador, dirigido por ele, produzido pelo francês Sacha Gordini e fotografia de Jean Bourgoin, cuja ação se passa quase totalmente numa favela do Rio de Janeiro, durante o Carnaval.

VINÍCIUS
Irmão do jornalista, filósofo, romancista e Prêmio Nobel Albert Camus, Marcel Camus, pintor, escultor e professor de desenho, havia passado quatro anos preso durante a Guerra e tinha ligações com o Brasil através de Vera Amado, filha do embaixador e escritor Gilberto Amado.
O filme era baseado na peça de teatro de Vinícius de Morais “Orfeu da Conceição”. Quase todos os personagens são negros brasileiros. Os atores também : além de Breno, Lourdes de Oliveira, Lea Garcia, Alexandro Constantino, Waldemar de Souza, Jorge dos Santos, Aurino Cassiano, Ademar Ferreira da Silva, o bi-campeão olímpico,e Vera Amado.

BRENO MELLO
Breno Mello era gaucho de Porto Alegre (nasceu em 1931 e morreu em 2008), jogou futebol no Fluminense. Com músicas e letras magníficas, antológicas, de Luís Bonfá e Antonio Maria (“Manhã de Carnaval”) e Tom Jobim e Vinícius de Morais (“A Felicidade”), o filme ganhou a “Palma de Ouro” em Cannes e o Oscar de “Melhor Filme Estrangeiro”.
Vinícius não gostou muito do filme. Achou “comercial”. Preferia sua peça. Mas foi o “Orfeu Negro” que jogou seu nome na boca do mundo.

• FERNANDO JORGE – E Obama com isso? Aqui é que nasce a segunda história, inacreditável mas verossimil. Acaba de sair em São Paulo (Editora Novo Século) um livro fascinante, “Se Não Fosse o Brasil, Jamais Barack Obama teria nascido”, de um dos mais cultos, respeitados e produtivos escritores brasileiros, romancista, pesquisador, biógrafo, professor.
Autor de inúmeros livros de sucesso, como “Getúlio Vargas e Seu Tempo” (2 volumes), “O Aleijadinho, Sua Vida, Sua Obra, Seu Gênio”, “Vida e Poesia de Olavo Bilac”, “As Lutas, a Gloria e o Martírio de Santos Dumont”, “A Academia do Fardão e da Confusão”, “Cale a Boca, Jornalista – O Ódio e a Fúria dos Mandões Contra a Imprensa Brasileira”.
Fernando Jorge, numa minuciosa pesquisa sobre as origens, a vida e a família do presidente dos Estados Unidos, inclusive seus livros de memórias, descobriu que “Se Não Fosse o Brasil, jamais Barack Obama teria nascido”. Tudo dentro da história do racismo nos Estados Unidos.

1 - MÃE BRANCA – “Como era branca, sem um pingo de sangue africano, Stanley Ann Dunham foi aceita para ingressar na Universidade de Chicago, mas o seu pai (avô de Obama) não a autorizou a ir. Nesta época ela estava com dezesseis anos, trabalhando na casa de uma família, e sentia-se adulta, dona de si, independente. Resolveu assistir ao primeiro filme estrangeiro de sua vida, “Orfeu Negro”, dirigido em 1959 por Marcel Camus e baseado na peça Orfeu da Conceição, do poeta brasileiro Vinícius de Moraes”.
“Ann saiu deslumbrada do cinema e confessou que aquele filme havia sido a coisa mais bonita que ela tinha visto na sua vida, conforme Obama narra no capítulo seis do livro “Dreans From My Father”.

2 – PAI NEGRO - “Pouco tempo depois, a jovem Ann, com dezessete anos, foi para o Havaí, a fim de estudar na universidade daquele estado americano, e lá conheceu, numa aula de russo, o rapaz africano Barack Hussein Obama, de vinte e três anos, completamente preto, nascido no Quênia e criado no vilarejo Alego, cheio de rebanhos de cabras.”
“A semelhança física entre Breno e Barack Hussein Obama sênior, o pai do presidente dos Estados Unidos, era de fato impressionante. Os dois tinham a mesma cor escura, a mesma cara redonda, os mesmos olhos ovais, o mesmo tipo de cabelo, o mesmo nariz chato, o mesmo queixo, os mesmos dentes brancos e até o mesmo sorriso”.
“Pareciam os irmãos corsos do romance de Alexandre Dumas. Só faltava um sentir o que o outro sentia, dor ou prazer, qualquer sensação, como ocorre nessa obra do ficcionista francês.

Breno Mello
“É muito lógico: quando a moça Stanley Nan Dunham, bem branca, conheceu Barack Hussein Obama sênior no Havaí, ele foi para ela a transposição do rapaz brasileiro Breno Mello nesse rapaz de origem africana, nascido no Quênia’.
“Deslumbrada pelo “Orfeu Negro”, a ponto de dizer ao seu próprio filho que este filme havia sido a coisa mais linda que tinha visto em toda sua vida, Ann nutriu o ardente sonho de também ser uma Eurídice e encontrar o seu Orfeu. E o encontrou na figura de Barack Hussein Obama sênior, o quase sósia de Breno Mello, pai de Barack Obama”.
Como dizem os italianos, “si non é vero, é bene trovato”