Painel da Folha: Queda da vantagem sobre Dilma deve ampliar especulação sobre desistência de Serra

Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha (íntegra para assinantes do UOL e do jornal), mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%.

No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.

Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.

Esse resultado deve ampliar a especulação sobre a perspectiva de desistência do governador paulista, informa o "Painel" da Folha, editado por Renata Lo Prete. No entanto, a coluna diz que a porta de saída de Serra "tornou-se minúscula".

O "Painel" diz ainda que a pesquisa ampliará a pressão tucana para que o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), aceite ser vice de Serra.

De acordo com a coluna, os resultados do Datafolha também tiram fôlego da intenção do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de disputar a Presidência.

Agora é a oposição que começa a pensar em plano B, diz presidente do PT

DANIEL RONCAGLIA
colaboração para a Folha Online
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou neste domingo que surpreendeu a pesquisa Datafolha, mostrando crescimento de 5 pontos percentuais da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) na disputa presidencial. "O crescimento foi maior do que o esperado", diz.

Segundo Dutra, os números mostram que a candidatura de Dilma está consolidada e competitiva. "Ao contrário do que alguns diziam meses atrás sobre a gente, agora é a oposição que começa a pensar em um plano B."

Ele afirma que a exposição da ministra por causa do lançamento de sua pré-candidatura na semana passada teve influência no resultado. No entanto, isso é irrelevante, na sua avaliação. "O que importa não é o índice de crescimento, mas o crescimento sustentado da candidatura", afirma.

Para o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), líder do partido no Senado, o crescimento de 5 pontos percentuais foi consequência do lançamento da pré-candidatura. "O resultado reflete o impacto provocado pela enorme publicidade em toda a mídia nacional por ocasião do lançamento oficial da candidatura da ministra durante o 4º Congresso Nacional do PT, no último final de semana", afirmou o senador em seu blog.

No dia 20 de fevereiro, a ministra foi lançada pré-candidata durante congresso de seu partido. A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas maiores de 16 anos.

A pesquisa Datafolha, publicada na edição de domingo da Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL), mostra ainda que Dilma atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para 4 pontos percentuais a distância que a separa do principal rival, José Serra (PSDB), que tem 32%.

A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos --ou seja, só haveria empate técnico, em 30%, na hipótese de o tucano estar no limite mínimo, e a petista, no máximo.

O crescimento da ministra da Casa Civil foi verificado em todos os cenários do levantamento. A pesquisa mostra estagnação nos índices de Ciro Gomes (PSB) e de Marina Silva (PV).

Esses novos resultados devem aumentar as especulações sobre a perspectiva de desistência de José Serra, relata a coluna Painel.

O presidente Lula manteve aprovação recorde, com 73% de ótimo/bom.

Trabalho infantil: Procurador apresenta amanhã, dia 1º/3, panorama do Peti no CE

Quantas crianças e adolescentes são atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), desenvolvido pelo governo federal, no âmbito do Ceará? Quais os municípios mais contemplados e os menos assistidos no Estado? O que representa de fato o Peti e quais os desafios e perspectivas relacionadas ao Programa? Estas e outras questões serão respondidas amanhã, 1º/3, a partir das 14 horas, pelo procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, durante reunião do Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente (Feeti), na sede da Associação dos Prefeitos e Municípios do Ceará (Aprece), na Av. Oliveira Paiva, 2621, no bairro Cidade dos Funcionários, em Fortaleza.
Segundo o procurador, integrante da coordenação colegiada do Feeti, é importante que a sociedade em geral e, em particular, os representantes das entidades que integram o Fórum ou atuam na defesa dos direitos das crianças e adolescentes conheçam de fato o que é o Peti, como funciona e quais as limitações do Programa. Ele ressalta que, como política pública de caráter social destinado a contribuir para a erradicação da exploração da mão-de-obra infanto-juvenil, o Peti tem seus méritos e suas fragilidades.

Porque hoje é domingo


Tio Victor Macário Lopes Batista e Paulo,filho do Pedro, neto do Pompeu. A boca cheia de dente esperando pra fazer um ano em julho.

Especulando


Vamos imaginar que Tasso Jeressati, o Lindo, venha a ser o vice de Zé Serra, que na verdade quer mesmo é Aecinho a seu lado, pra quem ficaria o espólio de seus votos pra senador, perguntam os apressados. Claro que a resposta foi dada por ele a este blog e a coluna de papel deste blogueiro: A candidatura da Senadora Patrícia Sabóya à reeleição é forte. É muito forte. É fortíssima. REsta ela acertar com o partido dela e com o Ciro.Ces lembram disso escrito aqui. Tai como as paralelas se juntam no infinito.

Ciro dá o maior pulo: Não puxo o saco do Lula



“O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) tem encontro marcado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para meados de março, mas o que deveria ser uma conversa decisiva poderá se tornar uma audiência meramente protocolar. Ciro garante já ter tomado a decisão sobre seu destino nas próximas eleições: “Sou candidato a presidente do Brasil”, disse ele em entrevista exclusiva à ISTOÉ. “O Brasil não está bem em termos absolutos e é importante explorar ao máximo as virtudes do sistema eleitoral de dois turnos para debater o futuro do País”, justifica o ex-ministro de Lula, que, apesar da crítica, se diz fiel ao presidente.
“Dilma é uma administradora extraordinária, mas isso não
é o bastante. Se fosse, a gente contratava um gerente para o Brasil”
Mais contido do que de hábito, Ciro, mesmo assim, não deixou de atirar nos potenciais adversários. Tachou o governador de São Paulo, José Serra, de oportunista e carreirista. “Ele não tem compromisso com o Brasil e faz de conta que está do lado de Lula”, acusou, ressaltando que, em 2002, “Serra foi a Dilma do Fernando Henrique”. Para o ex-governador do Ceará, a candidata do presidente Lula não tem bagagem eleitoral, mas é uma administradora competente. O que, a seu ver, não é condição suficiente para governar o País. “Se experiência administrativa bastasse, a gente contratava um gerente.” Aos 52 anos de idade, Ciro Gomes acha que está mais maduro para o novo desafio
“O Serra é oportunista, carreirista e não tem compromisso com o País. Ele quer enganar o eleitor fingindo que é amigo do Lula”
Istoé - O sr. é candidato a presidente da República?
Ciro Gomes – Sou candidato a presidente do Brasil. O que não é uma novidade para mim nem para ninguém. Já fui candidato duas vezes. Hoje considero que estou muito mais maduro, com a estrada percorrida. Completei 30 anos de experiência na vida pública. Perdi duas eleições para a Presidência e não disputei a terceira porque fui solidário com o presidente Lula na sequência daquela crise chamada de mensalão. Acredito que tenho uma contribuição a dar nesse debate.
Istoé – Então a conversa com Lula é para comunicar sua candidatura?
Ciro Gomes – Ele sabe que sou candidato. Nossa conversa antecipa cenários. À medida que o tempo passa, as profecias vão se transformando em percepção da realidade. E todos os passos que aconteceram nos últimos tempos só revelaram que minha profecia é mais próxima do real do que a dele. As pesquisas mostram que, sem meu nome, Serra vence no primeiro turno.
Istoé - O sr. tem dito que sua candidatura é interessante para a candidata do PT exatamente porque força a realização do segundo turno.
Ciro Gomes – Há uma questão aí, sobre o tipo de debate que teremos. Há uma natural vontade no presidente Lula de estabelecer uma eleição despolitizada. Uma eleição que choque a turma do Fernando Henrique contra a turma do Lula. Mas me preocupo gravemente com o prejuízo que seria uma eleição importante como essa – a primeira sem o Lula candidato – acontecer sem o debate do futuro, esquecendo-se que também serão renovados dois terços do Senado e 100% da Câmara. O Brasil não está bem em termos absolutos.
Istoé - Em que setores o País tem de avançar mais?
Ciro Gomes - De tanto repetir truísmos, a gente acabou não se comovendo mais. Mas o Brasil é o país que tem a pior distribuição de renda entre todas as economias organizadas do mundo. Está perdendo proporção de manufaturados em sua pauta de exportação, o que é um sintoma claro de desequilíbrio nas contas externas do País a médio prazo. Temos um padrão similar ao do mundo desenvolvido, mas pagamos essa conta com exportação de matérias-primas de baixo valor agregado. Essa conta não fecha. Há também a questão da infraestrutu ra.
Istoé - O sr. fará, então, um discurso de oposição?
Ciro Gomes – Não é um discurso de oposição. Sou aliado do governo Lula. Não tenho que fazer esforço para demonstrar isso. Agora, todo mundo é amigo do Lula. Eu era solidário ao Lula, porque considerava do interesse nacional, numa hora em que quase o derrubam. Ou que muitos dos seus atuais amigos atrapalhavam ou se esconderam. Mas uma coisa é ser aliado e outra coisa é ser puxa-saco, bajulador. Esse puxa-saquismo tem feito mal ao Lula.
Istoé – Está se referindo ao PMDB?
Ciro Gomes – Não, estou fazendo uma crítica aos bajuladores e puxa-sacos.
Istoé - E se o presidente insistir que o sr. saia candidato ao governo de São Paulo?
Ciro Gomes – Ele não fará isso. O Lula tem sido de uma delicadeza e de um respeito muito grandes comigo de longa data. Eu era um jovem prefeito de Fortaleza em 1989, votei no Mario Covas no primeiro turno e no Lula no segundo turno. Desde então, nós temos uma relação de muito respeito. Mas hoje me incomoda a despolitização geral em que estão querendo transformar o processo. Mesmo a oposição está refugiada num oportunismo que vai fazer muito mal ao Brasil. O Serra, que foi a Dilma do Fernando Henrique, simula agora que também é ami go do Lula.
Istoé - Serra diz aos seus aliados que não quer debater agora com Lula, prefere enfrentar Dilma mais à frente na campanha.
Ciro Gomes – E todo mundo docemente aceita isso. Mas o nome disso é oportunismo. Falta de compromisso com o País, carreirismo. Serra quer enganar uma fração do eleitorado fazendo de conta que está do lado do Lula.
Istoé - O sr. acha que tem melhores condições do que Dilma de promover os avanços que considera necessários?
Ciro Gomes - Na política, você é a sua circunstância. O que só eu posso fazer é pôr em debate as coisas dizendo o seguinte: eu tenho afinidade com o avanço que o Lula representa. E não é afinidade retórica. Olha onde eu estava e o que fiz nos últimos oito anos em relação ao projeto que o Lula representa. Na hora dura, difícil. E eu posso falar do futuro, das imperfeições e das contradições. Por exemplo, o Lula aguenta as contradições derivadas da coalizão com o PMDB. Sou a favor de alianças. Dito isso, quero dizer que uma aliança precisa se explicar para que se formaliza e em que base se formaliza. A aliança PT/PMDB se destina apenas a conservar o poder. E tornou-se um roçado de escândalos.
Istoé - Para o eleitorado pró-Lula, qual é a diferença entre a candidatura Ciro e a de Dilma?
Ciro Gomes – A proposta, a experiência e a circunstância política. Dilma é uma candidata forte, mas ainda não teve estrada na seara eleitoral. Enquanto eu já disputei todas as eleições de 1982 para cá, ela vai enfrentar sua primeira eleição.
Istoé - Falta experiência administrativa à ministra?
Ciro Gomes – Não, aí ela é um talento extraordinário. Mas isso não é o bastante. Se bastasse, a gente contratava um gerente. Tenho grande admiração pela Dilma, ela tem uma biografia extraordinária. Mas colocar os ovos todos numa cesta só não parece adequado.
Istoé - O sr. se sente mais preparado que a Dilma para derrotar o Serra?
Ciro Gomes – Muito mais. Já aprendi, já errei, já convivi com ele sendo aliado, sendo adversário, já experimentei do fel de ser adversário dele, já caí como um patinho nas armadilhas dele. Isso tudo me deu traquejo, cicatrizes.
Istoé – O ex-ministro José Dirceu afirmou que, se o sr. persistir na campanha, o PT não apoiará a reeleição de seu irmão, Cid Gomes.
Ciro Gomes – Sou amigo de José Dirceu, mas a situação dele recomenda recato. O José Dirceu está sub judice.
Istoé - Será possível tirar voto da candidata de um presidente com quase 90% de aprovação?
Ciro Gomes – Não quero tirar voto de ninguém. Pretendo ter os meus votos e que eles sejam mais do que os dos outros, como se faz numa democracia.
Istoé - O sr. acha que tem chances de passar para o segundo turno?
Ciro Gomes – Uma chance enorme. A maior chance que já tive. Acho que o Serra não será candidato. O risco para ele está ficando visível. É um cara que não sabe fazer política fora de cargo. É um carreirista. Aí o candidato será o Aécio. E então será um barata-voa, que não consigo visualizar.
Istoé - O PSDB errou com Aécio?
Ciro Gomes - Fez uma opção pelo velho, tendo o novo como opção extremamente interessante para oferecer ao povo brasileiro. Acho que eles vão voltar atrás. O Serra não vai ter coragem de ser candidato.
Istoé - Por que o sr. não quis ser candidato ao governo de São Paulo?
Ciro Gomes – Não é que eu não queira. Eu considero meio artificial. Nunca foi meu plano. Sinto-me seguro com os assuntos do Brasil. Tomar conta da polícia, do sistema penitenciário, depois do descalabro que tem acontecido em São Paulo, exige muita responsabilidade de mim, que não faço da política um meio de vida.
Istoé - O sr. apoia candidatura própria do PSB em São Paulo?
Ciro Gomes – Acho que time que não joga não forma torcida. Tenho dito isso aos meus companheiros. Nossa vida é dura, somos um partido de esquerda, mas um partido que de alguma forma rivaliza no campo dos valores com o PT. E agora o PT se sente muito inseguro conosco, porque o PT virou um partido pragmático, desertou da luta dos estudantes, da luta dos intelectuais, dos artistas.

Lula e Cid Gomes serão homenageados com a Medalha Rachel de Queiroz



Na segunda sessão ordinário realizada na quinta, 25 de fevereiro, da Camara Municipal de Quixadá, foram aprovados dois requerimentos e dois projetos de resolução de autoria da presidenta Edi Leal (PT). A primeira solicitação reivindica a visita semanal de equipes de dentistas aos postos de saúde. “Esses profissionais são responsáveis pela saúde bucal que evita não só problemas no dentes, mas evita infecções que podem causar até problemas cardíacos, por isso os postos de saúde precisam oferecer semanalmente o serviço”, defendeu. O outro requerimento aprovado pede um relatório das atividades da Farmácia Popular.

Foram aprovados dois decretos legislativos para conceder a Medalha Rachel de Queiroz ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Governador Cid Ferreira Gomes. “Seria uma honra entregarmos nesse ano do centenário da escritora a medalha que leva seu nome à duas destacadas lideranças políticas”, explica Edi.

Malhando em ferro frio

HEITOR CRITICA CRIAÇÃO DE SUPERSECRETARIA

O Deputado Heitor Férrer, em pronunciamento no Plenário da AL, criticou a mensagem aprovada na última terça-feira (23/02) que amplia os poderes do secretário-chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho. Para Heitor, com as novas prerrogativas da Casa Civil, as funções das outras secretarias ficam comprometidas.

Pra pensar no domingo

"Se uma sociedade livre não pode ajudar a seus muitos pobres, também não poderá salvar a seus poucos ricos." (John F. Kennedy)

Quatro dividem os R$72 milhões da mega-sena

Quatro bilhetes acertaram as seis dezenas do concurso 1.157 da Mega-Sena, sorteadas na noite deste sábado, e irão dividir cerca de R$ 72 milhões. Esse foi o segundo maior prêmio já pago pela Caixa Econômica Federal.

Os ganhadores são moradores de São Paulo (SP), Jundiaí (SP), Brasília (DF) e Conselheiro Lafaiete (MG). Cada aposta vai receber o prêmio no valor de R$ 18.179.694,01.

Ao todo, 248 bilhetes acertaram a quina e cada um vai receber R$ 24.207,80. Outras 19.079 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 449,52 cada uma.

Os números sorteados na noite de hoje em Florianópolis (SC) foram: 09 - 29 - 41 - 43 - 46 -49.

José Serra vai a Belo Horizonte cortejar Aécio Neves

da Folha de S.Paulo
Convencido do peso de Minas Gerais na corrida presidencial deste ano, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), dedicará a noite de quarta (3) e o dia de quinta-feira (4) a corte ao mineiro Aécio Neves.

Num jantar reservado, Serra deverá, no mínimo, pregar a importância de Aécio para o projeto eleitoral do PSDB. Segundo tucanos, um convite formal para que o governador de Minas ocupe a vice para chapa para a Presidência dependeria, porém, da acolhida de Aécio.

Os dois jantarão na noite de quarta-feira. No dia seguinte, Serra irá à inauguração da Cidade Administrativa presidente Tancredo Neves. O roteiro foi acertado num telefonema de Serra para Aécio.

Em Belo Horizonte, Serra --para quem a participação de Aécio é fundamental nessas eleições-- assistirá à comemoração do centenário do nascimento de Tancredo Neves. Na semana seguinte, deverá prestigiar o aniversário de Aécio, que completará 50 anos.

Incentivado pelo comando do PSDB --especialmente do presidente do partido, Sérgio Guerra, e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso-- o gesto é uma tentativa de sensibilizar Aécio não só para que aceite compor a chapa "puro-sangue", mas para que anuncie essa decisão antes de abril.

Entre os adeptos da candidatura de Serra à Presidência, uma declaração de Aécio representaria um fato positivo na agenda do PSDB, num momento de exposição da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Embora não rechace categoricamente a ideia de ocupar a vice de Serra, Aécio tem repetido, porém, que só pretende se manifestar sobre seu futuro político depois de abril.

Como não pode concorrer à reeleição, Aécio se afastará do governo agora, mas terá até junho para decidir se disputa a cadeira ao Senado ou cede aos apelos do PSDB.

O prazo de Serra é bem mais reduzido. Ele tem até o dia 2 de abril para anunciar se disputa a Presidência ou tenta a reeleição. Para Serra, o ideal seria que Aécio anunciasse sua escolha até abril. Na vice, Aécio é garantia de um bom desempenho eleitoral em São Paulo e Minas Gerais.

A estratégia de Aécio é outra. Ainda contando com a possibilidade de desistência de Serra, o mineiro diz que só tomará sua decisão depois de abril. Nesse caso, Serra teria que se lançar candidato sem a certeza de que terá Aécio ao seu lado.

Com a exposição de Dilma e a mobilização de petistas, a tendência é que cresça a pressão sobre Aécio para que aceite a vice do PSDB.

Serra, por sua vez, também tem sofrido pressão: para que antecipe o anúncio de candidatura, afastando a ideia de que esteja hesitante. Num jantar na segunda-feira, Guerra sugeriu a Serra, mais uma vez, que se manifeste.

Como Serra insiste que a dedicação ao governo de São Paulo hoje é considerada sua melhor estratégia, Guerra antecipou-se e, em entrevista à Reuters, disse que ele é o candidato do PSDB. Ontem, Serra preferiu não comentar a declaração.

Vantagem de Serra sobre Dilma baixa para 4 pontos

da Folha Online
Pesquisa Datafolha mostra que a pré-candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, atingiu 28% das intenções de voto e reduziu de 14 para 4 pontos percentuais a distância que a separa do principal rival, José Serra (PSDB), que tem 32%. A informação é de Fernando Rodrigues, em reportagem publicada na Folha (disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A margem de erro é de dois pontos, para mais ou para menos --ou seja, só haveria empate técnico, em 30%, na hipótese de o tucano estar no limite mínimo, e a petista, no máximo.

O crescimento da ministra da Casa Civil foi verificado em todos os cenários do levantamento. A pesquisa mostra estagnação nos índices de Ciro Gomes (PSB) e de Marina Silva (PV).

Esses novos resultados devem aumentar as especulações sobre a perspectiva de desistência de José Serra, relata a coluna Painel.

O presidente Lula manteve aprovação recorde, com 73% de ótimo/bom.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas maiores de 16 anos.

Dilma cresce em intenção de voto e já encosta em Serra, diz Datafolha

da Folha Online
Pesquisa Datafolha publicada na edição de domingo da Folha, mostra que a ministra petista Dilma Rousseff (Casa Civil) cresceu cinco pontos nas pesquisas de intenção de voto de dezembro para janeiro, atingindo 28%.

No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.

Com isso, a diferença entre os dois pré-candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate técnico entre Serra e Dilma.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.

Bom domingo

Ces precisam ler amanhã a coluna do blog que será a mesma da coluna de papel do Jornal O Estado. Me aguarde!, diria o zé povim.

Escrito erótico (Porque hoje é sábado)



Em um momento de descontração,
o grande poeta Carlos Drumond de
Andrade escreveu:


'Satânico é meu pensamento a teu respeito, e ardente é o meu desejo
de apertar-te em minha mão, numa sede de vingança incontestável pelo
que me fizeste ontem. A noite era quente e calma e eu estava em minha
cama, quando, sorrateiramente, te aproximaste. Encostaste o teu corpo
sem roupa no meu corpo nu, sem o mínimo pudor! Percebendo minha
aparente indiferença, aconchegaste- te a mim e mordeste-me sem
escrúpulos. Até nos mais íntimos lugares. Eu adormeci. Hoje quando
acordei, procurei-te numa ânsia ardente, mas em vão. Deixaste em meu
corpo e no lençol provas irrefutáveis do que entre nós ocorreu
durante a noite. Esta noite recolho-me mais cedo, para na mesma cama te
esperar. Quando chegares, quero te agarrar com avidez e força.. Quero te
apertar com todas as forças de minhas mãos. Só descansarei quando vir
sair o sangue quente do seu corpo. Só assim, livrar-me-ei de ti,
pernilongo Filho da ...!

Ferreira Aragão pede solução urgente para Hospital da Polícia

O deputado Ferreira Aragão (PDT) cobrou, em pronunciamento feito na sessão desta sexta-feira (26/02), uma solução para a situação de abandono do Hospital da Polícia Militar (HPM). “Ali falta a estrutura necessária pra atender os policiais”, disse. Segundo o deputado, não há cirurgiões, médicos traumatologistas nem leitos de UTI e praticamente só há atendimento ambulatorial.


Ferreira Aragão relatou que os policiais que são feridos em serviço acabam sendo levados ao Instituto José Frota (IJF) e tendo que esperar por uma vaga de UTI. Ele citou o caso de um policial que foi ferido ontem durante uma operação policial e está esperando por um leito no IJF. “O policial vai pra uma guerra todo dia ao sair para trabalhar e, quando é ferido não tem para onde ser levado”, criticou.

O deputado ressaltou que suas críticas são “altamente construtivas, com o objetivo de contribuir, no sentido de resolver o problema”. Ele lembrou que o governador Cid Gomes já acenou com a possibilidade de reestruturar o HPM, mas Ferreira defende que é preciso agilizar.

Ferreira comentou ainda a manchete do Diário do Nordeste de ontem, sobre a movimentação de R$ 5 milhões por dia com a venda do crack. Para o deputado, o Ceará já vive uma realidade parecida com o Rio de Janeiro e é preciso estabelecer uma política de repressão às drogas com inteligência.

O parlamentar alertou ainda para a vinda ao Ceará de bandidos que atuavam em outros estados do Sudeste. “O governador Sérgio Cabral deu um aperto no Rio de Janeiro e os bandidos estão migrando pro Ceará, estão pensando que aqui é moleza. Temos que dar resposta à altura”, defendeu.

Os deputados Vasques Landim (PR) e Ely Aguiar (PSDC) fizeram apartes ao pronunciamento de Ferreira e também cobraram providências para o Hospital da Polícia. “Deparamos-nos com situações delicadas quando a questão da saúde bate na porta de um policial, porque ele não tem plano, não tem recursos para ir a uma clínica particular, é preciso fazer uma reflexão”, defendeu Vasques.
Em aparte, o deputado Ely Aguiar confirmou as palavras de Ferreira Aragão, afirmando que o hospital está "um cacareco".

STDS CONSTRÓI DOIS NOVOS CENTROS PARA JOVENS INFRATORES

Com o objetivo de assegurar e ampliar os serviços de atendimento aos
jovens cearenses em conflitos com a lei e reduzir os problemas de
lotação nos centros de recepção, internação e ressocialização de
adolescentes, o Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho e
Desenvolvimento Social (STDS) está investindo na construção e reforma de
centros educacionais para jovens e adolescentes. Em Fortaleza, já está
passando por reformas o Espaço Viva Gente, que destinará uma área para
assistir jovens em conflito com a lei. A nova unidade está sendo
adaptada para receber 90 jovens internos. A previsão é de estar pronta
no fim de março próximo.
Penso eu; Isso é coisa da danadíssima Secretária Fátima Catunda.

Cid e Fátima Catunda nos sertões

O governador, junto com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, assinou agroa de manhã, em Morada Nova, os termos de adesão ao projeto “Primeiro Passo”, que proporciona a realização de cursos com jovens de vários municípios das regiões, e “Criando Oportunidades”, atendendo trabalhadores das três localidades. Em Morada Nova, Araripe e Lavras a titular da pasta também fará a entrega de certificados de participação dos municípios no Plantec para a realização de diversos cursos. Na semana que vem, segunda e terça os dois estarão em Araripe e Lavras com o governo itinerante passando os benefícios.

SINE/IDT inaugura nova Unidade em Tauá

Município receberá a 38ª Unidade do Estado

Data: 2 de março (terça-feira)
Horário: 16 horas
Local: Rua Odilon Aguiar, 19, Centro, Tauá

Localizado no Sertão dos Inhamuns e com uma população de 51.948 habitantes, Tauá receberá nesta terça-feira, dia 2, às 16h, a nova Unidade do SINE/IDT. O evento será realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), estabelecendo a ampliação da rede de atendimento ao trabalhador para 38 unidades.

A nova sede realizará o atendimento de intermediação profissional, cadastro de trabalhadores, orientação parta o mercado de trabalho, emissão de CTPS e habilitação para o seguro-desemprego, dentre outras atividades, tornando-se uma importante ferramenta para os trabalhadores da região que desejam obter os serviços. Ressalte-se que somente em 2009, por meio do SINE/IDT, 89.274 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho, como também foram captadas 114.136 vagas de emprego no Estado.

A inauguração contará com a presença da titular da STDS, Fátima Catunda, do coordenador estadual do SINE/CE, Ari Célio Mendes, e do presidente do IDT, Francisco de Assis Diniz, como também de autoridades locais e sociedade civil.
Tauá possui uma população economicamente ativa de 22.547 pessoas, das quais 20.695 estão na condição de ocupados e 1.852 desocupados. O município tem uma economia predominantemente voltada aos serviços, com PIB setorial de 74,6% da economia total, seguido pelos setores da agropecuária (23,1%) e indústria (2,4%). Os números revelam ainda que a taxa de ocupação do município alcançou 50,87% da PEA e o desemprego 8,21%. No aspecto regional, o município tem o maior número de empregos da sua microregião (Sertão dos Inhamuns), somando 2.822 vínculos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Penso eu: E pro Tauá, nada!
Tuuuuuuuuuuuuuudo!

Salve-salve


A Thalita Medeiros Rodrigues acaba de entrar pra sócia deste blog. Passou à condição de seguidora e merece um dia de patinação no gelo em Vancouver na próxima olímpiada de inverno de lá.

Aliás, gostaria mutíssimo, se não fosse dificil, que os seguidores mandassem dizer de onde são. Por exemplo: Um seguidor de Senador Pompeu afagaria meu ego, assim como um de Steffa na SUiça ou de Parazinho, ali vizinho a Granja. This all.

Postagem de bloguista pe da vida

Jhônata Adams disse...
Censura em pleno século XXI!

Blog de Acaraú é censurado e blogueiro é impedido de postar matérias e imagens que envolvam a Administração Pública de Acaraú.

Mais detalhes em breve no Blog www.jacomunicacaobyacarau.blogspot.com

Olha aqui, o Jhonata, manda pra cá que isso aqui num tem diabo no mundo que censure.

Postagem-tese sobre a "barata-voa"


Nosso Professor Alexandre Figueiredo,uma das personalidades mais queridas do Ceará, ex-Deputado Estadual e cabeça-de-membro do TCE, faz um e.mail para o blog do meio da ladeira que a gente sobe pra ir pra Meruoca. Comendo a galinha da Marina, no bom sentido, claro, ele manda algumas reflexões sobre a barata. Vamos ler,

Macário,o Pompeu das Águas do Norte.
A tese de que "A barata Voa" é interessante.
Na verdade aprendi na Escola de Agronomia, que
o macho da periplaneta americana - a nossa
barata doméstica - voa na época do acasalamento.
Ou seja: BARATA VOA PARA ...FAZER SALIENCIA.
Abraço do Alexandre.


Este é o Figueiredo que eu conheço.

Coluna do blog

Hoje não é dia de coluna do blog.
Nem amanhã.

Bom dia

Hoje é sábado, amanhã é domingo.
A vida vem em ondas, como o mar
e Nosso Senhor JEsus Cristo
Morreu na cruz para nos salvar...
Hoje é sábado...e etc. e coisa e
tal, já dizia nosso velho Vinicius de Morais.

Eleições no Ideal e no Nautico

Alcimor Rocha Júnior é o novo presidente do Ideal Clube

O Ideal Clube de Fortaleza elegeu, na noite de ontem, seu novo presidente. Na disputa, duas chapas. Alcimor Rocha obteve 426 votos contra Paulo Bandeira, que registrou 200 votos e saiu vitorioso. A posse está marcada para 11 de março.
Nesta sexta-feira, será a vez dos sócios do Clube Nautico reelegeram o atual presidente, Guedes Neto.

30 anos de PT na Assembléia

Assembleia realiza sessão solene de homenagem ao PT por seus 30 anos de fundação

A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, nesta segunda-feira
(01/03), a partir das 19h, no plenário da Casa, para homenagear o
Partido dos Trabalhadores (PT) por seus 30 anos de fundação. O PT foi
fundado em 10 de fevereiro de 1980, a partir de uma mobilização de
membros das Comunidades Eclesiais de Base (CEB´s), de sindicalistas,
intelectuais, professores, enfim, de integrantes da classe
trabalhadora do País. O requerimento foi apresentado pelos deputados
da bancada petista: Artur Bruno, Dedé Teixeira, Rachel Marques e
Nelson Martins.

Governo na minha cidade

STDS atende a mais 1.160 jovens estudantes do interior
Data: 27 de fevereiro, 1 e 2 de março
Local: Municípios de Morada Nova, Araripe e Lavras da Mangabeira

Depois de celebrar esta semana, convênios para capacitação de 11.450 jovens e adultos em todo o Ceará, através do ProJovem Trabalhador e dos PlanSeQs Têxtil e do Comércio, o Governo do Estado amplia as ações de qualificação profissional de juventude no interior cearense, garantindo mais jovens no mercado de trabalho em todo o Estado. O Governo do Ceará na Minha Cidade, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) beneficia, desta vez, um total de 1.160 jovens, por meio dos projetos Criando Oportunidades e Primeiro Passo.
Nos dias 27 de fevereiro (amanhã), em Morada Nova e 1 e 2 de março (segunda e terça-feira próximas), nas cidades de Araripe e Lavras da Mangabeira, respectivamente, a Secretária Fátima Catunda entrega certificados de participação de curso a 500 estudantes pelo Criando Oportunidades e certificados de adesão ao Primeiro Passo para atendimento de 660 estudantes.
Em Morada Nova, recebem kits de instrumental de trabalho (máquina de costura e matéria prima), os concludentes das capacitações em corte e costura financiados pelo Projeto Capacitação Produtiva, em uma parceria da STDS com o MDS. Foram beneficiados 44 trabalhadores nos municípios de Morada Nova, São João do Jaguaribe e Limoeiro do Norte. Ainda no primeiro dia de governo itinerante, a prefeitura de Morada Nova firma parceria com a STDS e o SEBRAE-CE para implantação de uma unidade de atendimento às micro e pequenas empresas daquele município, no valor de R$ 20 mil.
Até o final de 2009, só o Primeiro Passo qualificou 21 mil jovens, na capital cearense e no interior. Desta vez, serão atendidas, além dos municípios sedes do Governo na Minha Cidade, as cidades de Jaguaruana, Quixeré, Tabuleiro do Norte, Limoeiro do Norte, Alto Santo, São João do Jaguaribe, Palhano e Russas no primeiro dia; Nova Olinda, Altaneira, Campos Sales, Potengi, Saboeiro, Salitre, Tarrafas, Antonina do Norte, Assaré e Santana do Cariri no segundo; Baixio, Ipaumirim, Umari, Várzea Alegre, Cedro e Icó no terceiro e último dia.

PROARES E PLANTEQ
Ainda de passagem por Morada Nova, o Governo na Minha Cidade, por meio da STDS, entrega certificados de participação no Plano Territorial de Qualificação (PlanTeQ) a 176 beneficiários que foram capacitados nas áreas de informática para o trabalho, rotinas administrativas, vendas no comércio varejista, mecânica de autos, soldador e torneiro mecânico. Já em Lavras da Mangabeira, 51 trabalhadores recebem seus certificados do PlanTeQ por terem participado dos cursos de informática para o trabalho, rotinas administrativas, pintura de paredes e eletricista predial.
Em Araripe, será assinada a autorização da ordem de serviço das obras do Programa de Apoio às Reformas Sociais (PROARES II) do município de Santana do Cariri, no valor de R$ 1,7 milhão. O objetivo do programa é contribuir com a implantação de estratégias de desenvolvimento social do Estado do Ceará, apoiando o processo de reforma social e melhorando as condições de vida de crianças, adolescentes e jovens e suas famílias, em situação de vulnerabilidade e riscos sociais.
MAIS AÇÕES
Haverá à disposição da população local, as unidades móveis do Primeiro Passo Digital e do Sine/IDT. Em atendimento às pessoas com deficiência da região, a STDS fará ainda a doação de cadeiras-de-rodas aos cidadãos cadastrados. Nas cidades por onde passará o Governo do Ceará na Minha Cidade, informações sobre os programas Bolsa Família, ProJovem Adolescente e demais projetos da Secretaria serão disponibilizados no Balcão de Informações da STDS. Acontece ainda palestra da Central Fácil sobre o “Empreendedor Individual” e a Oficina prática de Preparação de Lanches Rápidos.

Fisica aplicada (Porque hoje é sexta)

Um professor de Física quis pregar uma peça em seus alunos e lhes disse:
- Aqui vai um problema: um avião saiu de Amsterdam com uma velocidade de 800km/h, à pressão de 1.004,5 milibares; a umidade relativa do ar era de 66% e a temperatura 20,4 graus Celsius. A tripulação era composta por 2 pilotos e 5 aeromoças; a capacidade era de 145 assentos para passageiros e o banheiro estava ocupado. A pergunta é:
- Quantos anos eu tenho? E deu aquele risinho de quem se sente superior.
Os alunos ficam assombrados. O silêncio era total. Então o Joãozinho Universitário, lá no fundo da sala e sem levantar a mão, diz de pronto:
- 44 anos, professor! O professor, muito surpreso, o olha e diz:
- Caramba, é certo. Eu tenho exatamente 44 anos. Mas como você calculou? E Joãozinho respondeu:
- Eu deduzi porque eu tenho um primo que é MEIO viado, e ele tem 22 anos...

Chapa 2 vence eleição para Sindicato dos Rodoviários com 63%

Três chapas estavam na disputa, coordenada pelo MPT com apoio do TRE

Motoristas, fiscais e cobradores de ônibus e empregados de empresas transportadoras elegeram, com 63,26% dos votos, o candidato da Chapa 2 (Resgate Conlutas), Domingos Gomes Neto, novo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro). A apuração e o anúncio do resultado final foram feitos ontem à noite (25/2) por uma comissão formada pelos procuradores do Trabalho Nicodemos Fabrício Maia e Antonio de Oliveira Lima e pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no Ceará, Francisco Gérson Marques de Lima.
O segundo turno da eleição ocorreu das 6 às 17 horas de ontem em nove urnas eletrônicas instaladas na sede do Sintro, na av. Tristão Gonçalves, 1380 – Centro, e uma na subsede de Juazeiro do Norte. Já o primeiro turno foi realizado em 22 de janeiro, quando a Chapa 2 também foi a que obteve mais voto, mas não teve o resultado validado porque o percentual de comparecimento, naquela ocasião, não alcançou o percentual mínimo exigido pelo estatuto da entidade, o que forçou a realização do 2º turno.
Os trabalhadores reconheceram a organização do pleito que, por decisão judicial que acatou ação proposta pelo procurador regional do Trabalho Francisco Gérson Marques de Lima, ficou a cargo do MPT. Assim como no primeiro turno, a eleição de ontem contou com o apoio do TRE e da Polícia Militar do Ceará. Conforme Gérson Marques, a maturidade demonstrada pelas três chapas foi comprovada pelo fato de a eleição ter ocorrido sem quaisquer incidentes graves.
“Desde quando a Justiça do Trabalho acatou nosso pedido para coordenar esta eleição, buscamos traçar, em conjunto com os representantes das chapas concorrentes, estratégias para garantir maior lisura, transparência, tranquilidade e participação dos trabalhadores neste processo de escolha”, enfatiza o procurador. O MPT havia conseguido na Justiça a suspensão da eleição do Sintro, que ocorreria em novembro último. A ação foi movida após o recebimento de várias reclamações e manifestações dos trabalhadores, temerosos quanto à manipulação na condução daquela disputa. Na ação, o MPT pediu à Justiça que fosse designado para coordenar o pleito, o que foi acatado.
“A intenção do MPT foi assegurar a realização de um processo eleitoral limpo, que garanta livre direito de competição, a isonomia real entre as chapas candidatas, a plena participação da categoria, a lisura na formação e inscrição das chapas, na campanha eleitoral, na votação e na apuração dos votos para que os trabalhadores pudessem escolher soberanamente”, frisa o procurador-chefe do MPT.
NÚMEROS
Chapa 1 – União dos Rodoviários - Candidato: Clehilton da Silva Botão 277 votos (22,32%)
Chapa 2 – Resgate Conlutas - Candidato: Domingos Gomes Neto 785 votos (63,26%)
Chapa 3 – Na Direção Certa - Candidato: Francisco Luscilano Silva de Brito 164 votos (13,22%)
Votos em branco: 3 (0,24%)
Votos nulos: 12 (0,97%)
Total de votantes: 1.241 (28,09%)

Idiosincrasias sobralenses

Sobralenses de todas as instancias, ruas, praças e avenidas se juntam ao sentimento deste blogueiro, nascido e criado na Praça João Pessoas, em torno da qual Sobral suspira; queremos Ciro presidente.
Seguinte: era um sonho do meu querido e saudoso Zé Euclides. Ele sabia que o filho tinha cacife pra chegar lá. Este blogueiro, ao tempo de Zé Euclides Prefeito de SObral e Ciro Gomes seu assessor, chegou a pedir ao companheiro Nelson Faheina, da TV Verdes Mares que entrevistasse o menino Ciro. - Quem é, perguntou Faheina. O cara é bom. E anote aí; vai chegar à Presidencia da República, disse eu para o NElsinho sério como quem joga bila no terceiro de vena. Nelson entrevistou o homem. Outro dia contou essa estória pra ele que se tivesse me chamado de Mãe Dinah...hum!
Pois bem, estamos nesta cruzada. Sabemos que é isso que o Ciro quer e que nós sobralenses entendemos ser mais que esta a hora certa. É só ligar pro TCM ou pra Unifor e perguntar pro professor boa gente e bom caráter Alexandre Figueiredo, aquele do bilhete de ante-ontem.
Com a gente é Ciro presidente.

Olhar 33


Prezado Eliomar,
como prometido, eis o resultado da consulta feita por este humilde blog. Recomendo-nos aos nossos Tarcisio Colares e José Maria Melo.

Maus na gramática

Se as mulheres de bem, os homens de não não ir pra política, não vai melhorar...
Do prefeito de Maracanau, agorinha,no Rádio.

Amigos, amigos

Maternidade Escola

A senadora Patrícia Saboya visita nesta sexta-feira (26), a partir das 9h30min, as instalações da Pediatria do Hospital Universitário, como ainda o Banco de Leite da Maternidade Escola. Referência na defesa dos direitos da criança e do adolescente, a senadora também é convidada a conhecer as obras do Instituto do Coração do Ceará, quando parte do complexo de três prédios deverá ser concluída ainda este ano. A estrutura contará com 60 consultórios, 240 leitos, 42 UTIs, além de salas de cirurgias.

Uma das preocupações da Maternidade é com a coleta diária de leite materno, destinado aos bebês atendidos na Unidade Neonatal. Para facilitar a doação do leite, todas as manhãs um bombeiro militar passa no Banco de Leite, apanha a lista com os endereços das mães e vai de moto, com uma caixa térmica, recolher as doações.

Em casa, a doadora deve ter o cuidado de coletar o leite em recipiente esterilizado de vidro (os de maionese ou café solúvel são ideais) e colocá-lo no congelador. Toda mulher que esteja amamentando, tenha leite excedente e não esteja tomando medicamentos pode ser doadora.

Nós na fita

Vitoria de Santo Antão – PE Casa construída pelo programa Domingo Legal do SBT, está quase pronta


Desde o dia 19 deate mês que a equipe do Programa Domingo Legal do SBT junto com a equipe da Bulhões Produções, de Juazeiro do Norte, vem realizando gravações e acompanhando a construção da casa das quatro Maria de Vitoria de Santo Antão, Pernambuco, para o quadro Construindo um Sonho.

As quatros meninas são gemes idênticas e tem a idade de 07 anos. A Família: mãe, irmão, pai e as quatro Marias, estão em um hotel de luxo em Recife enquanto a casa está sendo construída.

O Engenheiro responsável pela obra é o pernambucano de Vitoria de Santo Antão, Reginaldo Santiago junto com a arquiteta Cintia e a decoradora paulistana Vanessa. Uma tropa de trabalhadores da construção civil está envolvida nessa missão de realizar um sonho na vida dessas pequenas crianças junto com sua família.

O mestre de Obra, João Manoel da Silva, conhecido como “Dão", está todo empolgado em participar dessa empreitada. "É realmente uma maravilha poder ajudar as pessoas, principalmente aqueles que precisam como é a situação dessa família. Estou muito feliz por está aqui”.

A equipe da Bulhões Produções, Junior Bulhões e Carlos Bezerra, está todos os dias presente e acompanhando o desenvolvimento que acontece na obra. Era uma pequena Casa com terreno grande no quintal, agora está sendo transformada numa linda casa ampliada e com toques de beleza único.

"A casa deverá ficar pronta por completo por volta do dia 04 de março", afirmou o engenheiro Reginaldo Santiago. O mesmo está pessoalmente supervisionando a obra constantemente para que nada saia diferente do belíssimo projeto. Essa casa devera ir ao ar no Domingo Legal no primeiro domingos de março, afirmou o diretor Walter Wanderley. “Tenha certeza que valerá a pena assistir”, disse Wanderley.

Isso é que é cantor

Peixoto de Azevedo, Sorriso, Castelo dos SOnhos...são algumas das cidades da região da Serra do Cachimbo onde o nosso Borbinha de Paula vai cantar neste final de semana.

Hoje é sexta feira

No Motel....
LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO...

Mirtes não se agüentou e contou para a Lurdes:
- Viram teu marido entrando num motel..
A Lurdes abriu a boca e arregalou os olhos. Ficou assim, uma estátua de espanto,durante um minuto, um minuto e meio. Depois pediu detalhes.
- Quando? Onde? Com quem?
- Ontem. No Discretíssimu's.

- Com quem? Com quem?
- Isso eu não sei.
- Mas como? Era alta? Magra? Loira? Puxava de uma perna?
- Não sei, Lu..
- Carlos Alberto me paga. Ah, me paga.
Quando o Carlos Alberto chegou em casa a Lurdes anunciou que iria deixá-lo e contou por quê.
- Mas que história é essa, Lurdes? Você sabe quem era a mulher que estava comigo no motel. - Era você!
- Pois é. Maldita hora em que eu aceitei ir.- Discretíssimu's! Toda a cidade ficou sabendo. Ainda bem que não me identificaram..
- Pois então?
- Pois então, que eu tenho que deixar você. Não vê? É o que todas as minha amigas esperam que eu faça. Não sou mulher de ser enganada pelo marido e não reagir.
- Mas você não foi enganada. Quem estava comigo era você!
- Mas elas não sabem disso!
- Eu não acredito, Lurdes! Você vai desmanchar nosso casamento por isso? Por uma convenção?
- Vou!
Mais tarde, quando a Lurdes estava saindo de casa, com as malas,o Carlos Alberto a interceptou. Estava sombrio:
- Acabo de receber um telefonema - disse.- Era o Dico.
- O que ele queria? -Fez mil rodeios, mas acabou me contando. Disse que, como meu amigo, tinha que contar.
- O quê? - Você foi vista saindo do motel Discretíssimu's ontem, com um homem.
- O homem era você!
- Eu sei, mas eu não fui identificado.
- Você não disse que era você?
- O que? Para que os meus amigos pensem que eu vou a motel com a minha própria mulher?
- E então?
- Desculpe, Lurdes, mas...
- O quê???
- Vou ter que te dar uma surra...

(Luiz Fernando Veríssimo)

CONCLUSÃO:DEVEMOS CUIDAR APENAS DA NOSSA SAÚDE, POIS DA NOSSA VIDA, TODO MUNDO CUIDA.

Padre participa de eventos em SObral

lAtendendo a convites do Governador do Estado do Ceará , Dr. Cid Gomes e do Prefeito de Sobral, Dr. Leônidas Cristino, o Deputado José Linhares participou ontem da palestra "AS AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO" em Sobral, proferida pelo Governador, no Auditório Plutão do Centro de Convenções de Sobral, após o que foi dada a ordem de Serviço para a construção do Hospital Regional da Zona Norte.

Apanhou

Bismarck Maia disse num evento que neste Governo era possivel o povo discutir com o Governo ações de interesse popular.
Foi o bastante pra Luiz Pontes puxar a carapuça e desancar Bismarck como ingrato, porque estaria falando de mal do Governador Tasso.
E foi muita gente nas águas de Pontes. Poucos defenderam Maia que apanhou que nem galinha pra largar o choco. Isso foi ontem na Assembleia do Estado.

Decisão

Companheira de falecido não faz jus ao usufruto legal
Companheira de falecido não tem direito ao usufruto legal, mesmo quando contemplada em testamento com bens de valor superior ou igual àqueles sobre os quais recairia o usufruto. O entendimento é da Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) ao julgar o recurso interposto pelos inventariantes do espólio de C.A.M.M.B. contra decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

O TJ assegurou à companheira do falecido o usufruto, entendendo que “ainda que a companheira haja sido contemplada com o legado, persiste o direito ao usufruto vidual sobre a quarta parte da herança, o qual não está condicionado à necessidade econômica da beneficiária”.

No STJ, os inventariantes sustentaram a inexistência de direito da companheira do falecido ao usufruto legal, em razão de ter sido ela contemplada em testamento com quinhão superior ao que lhe tocaria como usufrutuária.

Em seu voto, o relator, ministro Luis Felipe Salomão, afastou o usufruto estabelecido para companheira do falecido sobre os bens pertencentes aos demais herdeiros. Segundo o ministro, no caso, sendo legado à companheira propriedade equivalente ao que recairia eventual usufruto, tem-se que tal solução respeita o artigo 1.611 do Código Civil, de 1916, uma vez que, juntamente com a deixa de propriedade, transmitem-se, por consequência, os direitos de usar e de fruir da coisa.

Oposição dança na Assembléia do Estado

Rolo compressor do Governo aprova pedidos de empréstimos
Não houve argumentação de opositor que desse jeito. Nem consultas ao Regimento Interno convenceram a base governista de que a votação de dois pedidos de empréstimos deveria acontecer somente na próxima semana. Adahil Barreto e Vasques Landim – ambos do PR - ponderaram que as matérias precisavam tramitar de maneira que os parlamentares pudessem avaliá-las melhor. Contudo, acabaram atropelados.

Por 26 votos a favor e duas abstenções (as deles mesmos), as mensagens do Governo do Estado foram aprovadas. Com isso, o Executivo ganhou o aval da Assembleia Legislativa para contratar dois empréstimos: R$ 127 milhões, que serão empregados na construção de uma estação de tratamento de água na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF); e R$45 milhões para a ampliação da rede de tratamento e saneamento básico de municípios da Serra da Ibiapaba.

Os republicanos disseram que a matéria estava sendo votada de afogadilho e solicitaram mais tempo para apreciação da proposta do Executivo. Porém, foram derrotados por 24 votos a quatro. Ganharam o apoio de Cirilo Pimenta (PSDB) e Heitor Férrer (PDT).

O líder do Governo na Casa, Nelson Martins (PT), argumentou que a aprovação precisava acontecer de forma imediata sob risco do Estado perder o prazo de apresentação de parecer da AL sobre o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF). E criticou a postura dos dois parlamentares de oposição. “Toda semana, votamos pedidos como esse aqui e ninguém nunca põe objeção a pedidos de tramitação em urgência”, reclamou.

Rapto e agressão

Guardas municipais são denunciados por rapto e agressão
Guardas municipais do município de Maracanaú foram denunciados na Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal daquela cidade, pela prática de rapto e lesão corporal ocorrida durante o carnaval. Um jovem de 18 anos teria acidentalmente acertado as costas de um guarda municipal com espuma de um spray, no último dia 16 de fevereiro, na Avenida Nove. Segundo a denúncia, mesmo após de ter pedido desculpas, foi agredido pelos três guardas. Ele foi levado ao IJF e submetido a uma cirurgia de seis horas. O outro jovem, de 16 anos, alegou que foi raptado na Avenida Nove e levado para uma estrada no bairro Pajuçara, após ser agredido pelos guardas.

O capitão Josué Martins da Comissão de Direitos Humanos, informou que, nos próximos dias, acontecerá uma reunião com o comandante da Guarda Municipal de Maracanaú, o coronel Rogério Castelo Branco, para que ele relate o que aconteceu, assim como as vítimas do caso. O comandante foi procurado pela equipe de O Estado para que comentasse o ocorrido, mas não foi encontrado

Coluna do blog


Santo Agostinho

>Cena cearense


Local – Serviço Médico da Assembleia do Estado – Av.Desembargador Moreira. Hora – dez da manhã. A funcionária esteriliza alguns equipamentos médicos. A porta entreaberta deixar passar um menor de 16 anos. Os policiais que servem lá não viram. A funcionária sente falta do celular. Alarmou. Descreveu o moleque. Um dos policiais disse: Eu já sei quem foi. Dez minutos depois estava com o bandidinho na sala.

Foi busca-lo no barraco. Apertou. O moleque negou. Mais um aperto no interrogatório e o bandidinho disse que havia passado o celular da funcionária prum amigo. Chamaram o Ronda especializado em ladrão de menor. Levaram pra DCA. Cochilando na viatura, quando o carro parou o bandidinho bocejou e disse: - Oba, tou em casa. E ficou por isso mesmo. Se fosse em Cuba iam dizer que era coisa de americano. Como é aqui, é a sociedade que é cruel, dizia uma assistente social no setor médico da Assembleia onde a colega dela foi roubada. Ê ê, Ererê.

“O cenário de ter que ir para o governo de São Paulo é quase impossível, mas se o cenário nacional precisar desse desafio, eu não titubearia em ir...” CIRO GOMES

Conceito sobre gente(Nota da foto)
“De um ser que nasce entre fezes e urina, não se pode esperar grandes coisas.” De Santo Agostinho, meio decepcionado com o bicho gente.

Segunda tem PT
O novo Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT-CE) se reúne pela primeira vez nesta segunda-feira, 1° de março, às 16 horas, no auditório do Hotel Amuarama.

• A pauta. Na pauta do encontro estão: a posse do novo diretório, comissão de ética, conselho fiscal e a constituição da executiva estadual.

• Honrarias. César Asfor Rocha recebe hoje o título de cidadão de Alagoas e a Medalha Marechal Floriano Peixoto, do Governo do Estado.

• Safadeza. O STJ mandou dizer que cobrar tarifa bancária por boleto emitido é exagero. E o banco que cobrar vai pagar multa diária, altíssima, até devolver o dinheiro alheio.

• Bela noitada. A noite de autógrafo do Francis Vale foi, ontem, na livraria Sebinho,Café. Na Comercial da 406 Norte, bloco C .O livro de Francis é “Cinena Cearense -algumas histórias.

• Rendendo. Está rendendo a candidatura do PTN-Vereador Marcelo Mendes ao Senado. Na Câmara Municipal o papo de ontem não era outro. Todo mundo com esta coluna na mão e etc. e tal.

• Mais US$60 milhões. O Senado aprovou empréstimo de US$60 milhões de dólares para a Prefeitura de Fortaleza tocar projetos na área de inclusão social. Um tal de Preurbis.

• Nova pesquisa. O Instituto Datafolha deve divulgar amanhã, uma nova pesquisa sobre a sucessão presidencial. A pesquisa foi registrada no TSE, a pedido da empresa Folha.

• Quantos e onde. Foram entrevistadas 2600 pessoas em 144 municípios, em 24 estados e Brasília. Foram incluídos como candidatos, José Serra, Aécio Neves,Marina Silva,Ciro Gomes e Dilma Rousseff .

• Geopark sai do papel. A ordem de serviço para construção da sede do Geopark Araripe, em Crato, foi assinada. Dia 1º, Cid Gomes, estará no Cariri para o Governo Itinerante, em Araripe, anunciando o início da construção.

• Rola no meio. Pelo menos três agências de propaganda - Mota, Slogan e Ágil - estariam comemorando, antes da hora, a vitória na conta publicitária do Governo do Estado, que é de R$ 50 milhões.


Ciro na CDL
Ciro Gomes fará palestra hoje em Fortaleza. Falará no evento Cenários do Comércio, na CDL, às 18:30 horas. Promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas.

Bom dia

Chegando agora. A NET deu problemas por volta de 3 horas da manhã e só agora voltou ao normal.
Vamos em frente que atrás há uma porção de deseducados buzinando.

Boletim da Camara Municipal de Fortaleza.

ANTÔNIO BAHLMANN APRESENTA PROJETO
DO ESTALEIRO NA CMF

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Antônio Bahlmann, esteve hoje, 25, na Câmara Municipal de Fortaleza apresentando o projeto do estaleiro Promar Ceará. O projeto vem sendo alvo de intenso debate por conta de prever a instalação do equipamento na Praia do Titanzinho.
Munido de recursos visuais, Bahlmann contextualizou a indústria naval no Brasil e a inserção do Ceará nesta realidade a partir do projeto. Ele também mostrou em detalhes a maquete virtual do estaleiro Promar.
Para o presidente da Câmara, vereador Salmito Filho (PT), apresentações como essa propiciam mais informações para que os vereadores possam formar suas opiniões acerca do empreendimento. “Com informações, é possível participar do debate de forma mais consistente.”
Após a apresentação, os vereadores lançaram os mais diversos questionamentos, abordando diferentes aspectos do projeto. Para Carlos Mesquita (PMDB), um dos primeiros a falar, a apresentação do estaleiro foi mais uma defesa política do que técnica. “O povo precisa é ser tornado cidadão.”
Sobre esse assunto, Bahlmann afirmou que o estaleiro será um instrumento de geração de renda – não só pelo fato de uma parte dos empregos do empreendimento contemplar moradores do Titanzinho, mas pela potencialização de outras atividades econômicas na área. “Será uma comunidade com muito mais condições de vida do que hoje”, defendeu.

VEREADORES TIRAM DÚVIDAS SOBRE INSTALAÇÃO
DO ESTALEIRO PROMAR CEARÁ

A geração de novos empregos com a instalação do Estaleiro Promar Ceará foi um dos temas discutidos durante a sessão de hoje, 25, da Câmara Municipal de Fortaleza. O presidente Antônio Bahmann, da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) respondeu questionamentos acerca deste assunto e também sobre outros.
O vereador Plácido Filho (PDT) questionou se esse empreendimento causará impacto em outras praias. Já o líder do PT na Câmara, vereador Ronivaldo Maia, indagou sobre a poluição e a degradação ambiental, o que será feito para prevenir esse problema. João Batista (PRTB) perguntou como será o impacto da geração de empregos indiretos com a instalação do estaleiro.
A vereadora Eliane Novais (PSB), por sua vez, questionou sobre o que está garantindo o licenciamento desse projeto na capital. O líder do Executivo, vereador Acrísio Sena (PT), indagou acerca da concepção urbanística e paisagista que a obra terá sobre a área do Titanzinho.
Respondendo aos questionamentos, Antônio Bahmann disse que o Governo do Estado está trabalhando a cadeia produtiva do estaleiro para empregar as pessoas da comunidade do Serviluz. Segundo ele, o Plano Diretor da cidade e demais normas jurídicas não ficarão à margem do processo. O estaleiro Promar Ceará gerará 1.200 empregos diretamente, e, após a sua ampliação, seão 3.500 empregos.
O vereador Roberto Mesquita (PV) questionou se a concepção de interiorização do desenvolvimento estava sendo deixada de lado pelo Governo do Estado. O presidente da Adece afirmou que seria bom se o estaleiro pudesse ser instalado em Camocim, Pecém ou Aracati, mas assegurou que o Titanzinho é a única opção que colocaria o Ceará na disputa com outros estados pelo empreendimento, pela viabilidade econômica do local. Ele agradeceu a possibilidade de debater o assunto de forma participativa e transparente.

ROBERTO MESQUITA PEDE EXORAÇÃO
DO SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA

O vereador Roberto Mesquita (PV) na sessão plenária de hoje, 25, pediu a exoneração do secretário de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf), Luciano Feijão. Segundo o parlamentar, o titular da Seinf não tem competência para administrar as obras prefeiturais, que estão com os prazos de entrega vencidos. “Esse secretário é nocivo à cidade de Fortaleza”, disparou.
Mesquita questionou o trabalho que a gestão da prefeita Luizianne Lins vem fazendo por uma Fortaleza melhor. Para ele, a petista vem administrando com base nas amizades, citando o projeto do Jardim Japonês na Beira Mar como exemplo. “Acho que as companhias da nossa irmã caçula (Luizianne) não estão fazendo bem a ela”, colocou.
De acordo com o parlamentar, a Prefeita precisa colocar pessoas com capacidade técnica na administração da cidade, que materializem o respaldo político de Luizianne junto à população. “Nós clamamos que a sua administração passe a andar”, pontuou.
O vereador João Alfredo (PSOL) frisou ainda a situação do Conselho Tutelar da Regional VI, que fechou por falta de estrutura. O parlamentar chamou a atenção para a redução de recursos no Orçamento Municipal para os Conselhos, apontando descaso para com o órgão.
Para o líder da prefeita na Câmara, vereador Acrísio Sena (PT), Roberto Mesquita usou de “um simplismo” na avaliação sobre o andamento das obras da Prefeitura. Ele relacionou intervenções feitas pelo Governo do Estado, que perduram há mais de 10 anos, relacionando a ampliação do HGF e a construção do Metrofor. “Acho demais pedir a exoneração do secretário”, colocou Acrísio.
A vereadora Eliane Novais (PSB) pediu cautela aos vereadores nos discursos contra a gestão e seus secretários. Para a parlamentar, é preciso levar em consideração as dificuldades enfrentadas na administração pública. Afirmando conhecer pessoalmente o secretário, Eliane declarou apoio ao titular da Seinf.

ACRÍSIO ANUNCIA APRESENTAÇÃO DO
PROJETO DA PMF PARA O SERVILUZ

Utilizando a tribuna da Câmara Municipal nesta quinta-feira, 25, o líder da prefeita, vereador Acrísio Sena (PT), confirmou a apresentação do projeto da Prefeitura de Fortaleza para o Serviluz. A exposição, que será realizada pelo secretário de Infraestrutura Luciano Feijão, acontecerá na próxima sessão plenária, 02 de março, atendendo a reivindicações dos vereadores sobre as possíveis intervenções do Executivo na área.
Acrísio relacionou ainda a apresentação com os debates gerados sobre o estaleiro no Titanzinho. “Existe uma ideia de que a Orla nunca teve nenhum tipo de intervenção, aí aparece o estaleiro”, expôs. O parlamentar evidenciou os projetos desenvolvidos pelo Governo Federal para o litoral fortalezense, dentre eles, Vila do Mar e Prodetur, além do Aldeia da Praia, da PMF, em fase de captação de recursos. “Os projetos não são como pastel e caldo de cana, que você pede e sai na hora”, colocou.
O petista ressaltou também as dúvidas da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) sobre a verdadeira vocação de Fortaleza em relação ao estaleiro. “A Fiec não está convencida”, disse Acrísio. Para o parlamentar, o Plano Diretor, aprovado na Câmara em 2008, referenda a vocação turística da Capital Cearense, não comportando a indústria naval. “A cidade urbana não comporta o empreendimento (estaleiro), ele irá confinar as famílias com muros e grades”, pontuou.
DEBATE – O vereador João Alfredo (PSOL) ressaltou ainda a realização de uma audiência pública na próxima terça-feira, 02, sobre a implantação do estaleiro no Titanzinho. O debate acontece no auditório da Câmara, a partir das 14h30, onde poderão ser apresentados todos os projetos para a área com a participação da comunidade.

DILMA ROUSSEFF RECEBE TÍTULO DE CIDADÃ
DE FORTALEZA EM ABRIL

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (PT), anunciou hoje, 25, a data de entrega do Título de Cidadão de Fortaleza à Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. O evento está marcado para o dia 12 de abril, às 19h30, no plenário da Casa do Povo. O propositor da homenagem é o vereador Acrísio Sena (PT), líder do Executivo.
Salmito Filho agradeceu ainda ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Domingos Filho (PMDB), a doação do sistema de som daquela Casa à Câmara Municipal. A doação foi feita após o Legislativo Estadual anunciar a compra de um equipamento mais moderno. O que será doado também é de qualidade e está em perfeito estado.

PAULO FACÓ FAZ TRIBUTO À MULHER

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, o vereador Paulo Facó (PTdoB) dedicou seu pronunciamento de hoje a um tributo às mulheres. Relatando momentos históricos da luta feminina pela igualdade de gênero, ele destacou a expressiva participação das mulheres em diferentes segmentos.
“A mulher de hoje participa de todos os segmentos sociais, questionando e seguindo de cabeça erguida e em igualdade de condições. Tem espaço para influir no desenvolvimento e na modernização da sociedade, de ocupar cargos públicos e no setor privado.”
Segundo dados citados por Facó, a primeira mulher a ocupar um cargo eletivo foi a potiguar Alzira Soriano, que se elegeu prefeita de Lages (RN) em 1928. Ela acabou perdendo o mandato após a Revolução de 1930 por não concordar com as normas do governo Getúlio Vargas. “O dia consagrado à mulher é de um encontro com a história, com o passado de lutas, com os recuos e as conquistas alcançadas.”

PLÁCIDO CRITICA SITUAÇÃO DO
TRÂNSITO NA CAPITAL

Em vez de uma afirmação, o discurso do vereador Plácido Filho (PDT), líder da oposição, iniciou indagando: “Existe engenheiro de trânsito em Fortaleza?” A pergunta foi o ponto de partida de sua crítica com relação ao trânsito da Capital, considerado por ele caótico.
“Trechos que antes eram percorridos em 20 minutos hoje, por conta de engarrafamentos, leva-se uma hora.” Segundo ele, o desordenamento dos carros, que chegam a ficar estacionados nos dois lados de determinadas ruas, e o excesso de semáforos tornam o trânsito lento.
Plácido criticou também a ausência de política de trânsito que valorize o transporte público e as bicicletas. O excesso de carros nas avenidas, conforme o vereador, tem ainda conseqüências ruins para o meio ambiente, pois aumenta a concentração de poluição por metro quadrado nas vias.
O líder da oposição questionou também o destino dos valores arrecadados com multas. Segundo ele, a pergunta já foi feita oficialmente à Prefeitura, mas até hoje permanece sem resposta.

DR. CIRO QUER INFORMAÇÕES
SOBRE TERCEIRIZADOS

O vereador Dr. Ciro (PTC) anunciou hoje, 25, que vai solicitar da Prefeitura informações acerca dos funcionários terceirizados da administração. A medida será tomada, conforme ele, em virtude do alto valor gasto com este tipo de contrato em 2009.
Os valores estão descritos na prestação de contas da Prefeitura referente ao ano passado, disponível na Câmara para consulta antes de seguir para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e apresentados hoje aos vereadores pelo secretário das Finanças, Alexandre Cialdini.
De acordo com o vereador, foram gastos R$ 1,3 bilhões com terceirizados. No requerimento de pedido de explicações, devem ser questionados o número de contratos e a lotação dos funcionários.
Outro valor das contas da Prefeitura destacado por Dr. Ciro foram os mais de R$ 12 milhões referentes aos serviços prestados pela locadora de veículos Trapézio. “Fortaleza exerce um papel circense. Com esse dinheiro, dava para comprar mais de 500 veículos populares”, ironizou.

AUDIÊNCIA DISCUTE LEI DO PAREDÃO

O projeto de lei do vereador Guilherme Sampaio (PT), criando a chamada Lei do Paredão, será objeto de audiência pública na Câmara Municipal de Fortaleza no próximo dia 26. O evento será realizado no auditório do Legislativo a partir das 9 horas. O vereador quer criar, por meio da propositura, normas para a instalação de sons automotivos.
A Lei do Paredão estabelece como critério para emissão de licença para montagem do equipamento, que a soma dos diâmetros dos cones dos autofalantes seja superior a 80 centímetros. Mesmo assim, a emissão da permissão fica ainda vinculada à finalidade profissional.
O projeto vem sendo amplamente discutido desde o ano passado. Guilherme já manteve contato com diversos atores do processo – desde órgãos de controle ambiental a empresários e amantes do som automotivo.
Para a audiência pública, foram convidados representantes do Ministério Público, da Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam), da Comissão de Direito Ambiental da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE) e dos Distritos de Meio Ambiente das seis Secretarias Executivas Regionais (SER''s).
Também foram convidados o secretário da Segurança Pública, Roberto Monteiro, o diretor da Guarda Municipal, Arimá Rocha, e representantes do Sindicato do Comércio de Peças e Serviços para Veículos Automotores, Ciclomotores e Refrigeração do Estado do Ceará (Sincopeças), do Sindicato dos Trabalhadores de Refrigeração e Tecnologia em Lavanderias e Ar Condicionado no Estado do Ceará (Sindigel), do Som Automotivo Fortaleza (SAF) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

RONIVALDO RESSALTA REGULAMENTAÇÃO
DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Economia solidária é uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano. Em pronunciamento na Câmara Municipal hoje, 25, o vereador Ronivaldo Maia (PT), agradeceu ao Poder Executivo, em nome do movimento da economia solidária em Fortaleza, o compromisso firmado com o setor.
Na prática, o município de Fortaleza teve seu marco legal regulamentado no último dia 29 de janeiro. O projeto, de autoria do petista, regulamenta a economia solidária, que há mais de 10 anos, vem se mostrando uma saída para o desenvolvimento de comunidades carentes. O parlamentar evidenciou ainda o trabalho que vem sendo realizado por meio do Banco Palmas.
“Nós estamos com o sentimento de dever cumprido”, ressaltou Ronivaldo Maia. Segundo o petista, o próximo passo é lutar por políticas públicas de fomento para o movimento. Dentre elas, a criação do Conselho Municipal da Economia Solidária, do Fundo Municipal da Economia Solidária, e a participação das entidades em licitações públicas.

VALDECK EVIDENCIA PAPEL DO
ESPORTE NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA

O vereador Valdeck Vasconcelos (PTB), em pronunciamento hoje, 24, na Câmara Municipal, ressaltou a necessidade do apoio ao esporte, que vem se mostrando uma medida eficaz no combate à violência. O parlamentar propôs a construção de estádios nos bairros, reforçando o trabalho das ligas esportivas.
Valdeck destacou ainda um projeto, de sua autoria, que disponibiliza no calendário do estádio Presidente Vargas espaço para as ligas esportivas. Segundo o parlamentar, a iniciativa vem incentivar a realização dos torneios e atividades desportivas nos bairros.
“O esporte tem sido historicamente esquecido”, frisou o vereador João Batista (PRTB), criticando a falta de estímulos do Poder Público. O parlamentar ressaltou também a situação das verbas liberadas para os eventos, o que geralmente ocorre após a sua realização.

AUDIÊNCIA DEBATE RELATÓRIO
DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA

A Comissão de Orçamento, Finanças, Controle e Fiscalização da Câmara Municipal de Fortaleza realizou hoje, 25, no auditório Vereador Ademar Arruda, da Casa, audiência pública para discutir o Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do último quadrimestre de 2009. O Secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, apresentou em data-show os dados do Balanço Geral.
Durante a exposição, Cialdini salientou que 45% da receita corrente líquida do município, em 2009, foram aplicados em despesa com pessoal. Isso porque a Prefeitura é uma prestadora de serviço. O prestador de serviço público, pela legislação, no mínimo, tem de gastar 25%, em educação, no mínimo, 15% com a saúde. “Somente em saúde, aplicamos mais de 24%, e mais de 27% em educação”, enfatizou.
O vereador Walter Cavalcante (PHS), presidente da Comissão reforçou a informação de que os relatórios e o balanço do ano passado, da Prefeitura de Fortaleza, chegaram à Câmara em janeiro passado, dia 29. A Secretaria de Finanças colocou a documentação em seu site para que o cidadão possa fazer consulta. “Representantes do povo, nós vereadores temos a obrigação de fazer consultas sobre esses relatórios”, afirmou.
Além do Walter Cavalcante, compareceram a audiência os vereadores Ronivaldo Maia (PT), Eliana Gomes (PCdoB), Alípio Rodrigues (PTN), Roberto Mesquita (PV), Acrísio Sena (PT) e Guilherme Sampaio (PT), além de assessores parlamentares e servidores da Secretaria de Finanças.

ALEXANDRE CIALDINI APOSTA
EM CRESCIMENTO DA RECEITA

Alexandre Cialdini ressaltou que o município tem o que comemorar. Fundamentado em um planejamento fiscal, na correção e no controle interno das atividades da Secretaria, acrescentou ele, ano passado, houve um incremento substancial do ISS em torno de 9.16% e em torno de 9.8% do IPTU, fazendo com que Fortaleza tenha sido a 3ª capital com melhor crescimento do ISS e a 4ª do IPTU, sem ter feito ajuste na plana de imóveis.
O secretário aposta que, este ano, em decorrência dos indicadores dos órgãos governamentais e multilaterais, haverá num crescimento favorável da atividade econômica brasileira. Havendo esse crescimento, as receitas de transferências que têm como base o IPI, o IR, a própria cota parte do ICMS e a Receita Tributária própria, elas deverão ter um incremento. “Isso não invalida a importância contínua de termos o controle e a qualidade do gasto governamental”, frisou.
Para o Secretário de Finanças de Fortaleza, Alexandre Cialdini, o exercício de 2009 foi muito difícil, tendo em vista ser a cidade muito dependente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da cota parte do Imposto de Circulação de Mercadorias (ICMS). Segundo ele, a concentração da atividade econômica também é muito forte. “Há um transbordamento do setor saúde de todo o Estado do Ceará para a Capital”, reclamou.
A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio dos seus postos de saúde e hospitais, absorve grande parte da demanda do atendimento secundário e terciário para o setor saúde. “Absorvemos também uma demanda de outras políticas públicas. Isso faz com que a gente tenha um peso muito grande do gasto governamental”, destacou.

DAVID VALENTE NO CÂMARA CULTURAL
DESTA SEXTA-FEIRA

O Câmara Cultural retoma as suas atividades em 2010 trazendo nesta sexta-feira, 26, a partir das 20h, o talento de David Valente para Auditório Ademar Arruda. Com 14 anos de carreira, o músico cearense se destaca pela sua habilidade de tocar teclado com os pés.
Portador de uma deficiência físico-congênita que o impede de usar convencionalmente as mãos, David se interessou pela música aos quatro anos, quando teve o primeiro contato com um teclado de brinquedo durante uma das sessões de fisioterapia e terapia ocupacional.
O projeto Câmara Cultural, idealizado pelo vereador Elpídio Nogueira (PPS), procura disponibilizar à população fortalezense acesso a boa música. O Legislativo já recebeu grandes nomes da música popular cearense, dentre eles, David Duarte, Nonato Luís e Teti.

Semi-leito

American Airlines cobrará por travesseiro e cobertor nos EUA

da Folha Online
A American Airlines vai suspender a oferta gratuita de travesseiros e cobertores em seus voos dentro dos Estados Unidos.

De acordo com a rede norte-americana CNN, a companhia aérea passará a cobrar US$ 8 (quase R$ 15) pelo pacote com os dois itens.

A cobrança começará a ser feita em maio e vale também para voos que saem dos Estados Unidos com destino ao Canadá, México, Havaí, Caribe e América Central ou vice-versa.

Os passageiros poderão levar o cobertor azul e o travesseiro, que é inflável e serve para apoio do pescoço.

Pènso eu-Outro dia, no aeroporto de Juazeiro do Norte, fiquei olhando com olhar critico o povo chegando uma uma toalha no pescoço e um travesseiro na mão pra pegar um voo pra São Paulo.Agora entendi. O povo do interior acha melhor evitar a despesa e já trás o seu kit de casa.

COnfirmada Patricia ao Senado

Como este blog antecipou na semana passada, o PDT ratificou a informação de que a Senadora Patricia Sabóya será candidata sim, à reeleição ao Senado. A posição do partido dela, conforme ressaltou opinando para o blog o senador Tasso Jereissati , agora só depende de Ciro Gomes. ~E que Tasso disse pro bloguista: Acho a candidaturea da senadora muito forte. fortissima. ela só tem que combinar com o partido dela e com o Ciro. COm um já´acertou...

Pra começar o fim de semana

Acordei com uma forte ressaca e do lado da cama tinha um copo d'água e duas aspirinas.
Olhei em volta e vi minha roupa passada e pendurada. O quarto estava em perfeita ordem. Havia um bilhete de minha mulher:
- Querido, deixei seu café pronto na cozinha. Fui ao supermercado. Beijos.
Desci e encontrei uma mesa cheia, café esperando por mim. Perguntei à minha filha:
- O que aconteceu ontem?
- Bem, Pai, você chegou às 3 da madrugada, completamente bêbado, vomitou no tapete da sala, quebrou móveis, urinou na cristaleira, fez estragos até chegar ao quarto.
- E por que está tudo arrumado, café preparado, roupa passada, aspirinas para a ressaca e um bilhete amoroso da sua mãe?
- Bem, é que mamãe o arrastou até a cama e, quando ela estava tirando a sua calça, você gritou:
NÃO FAÇA ISSO MOÇA, EU SOU CASADO E AMO MINHA ESPOSA!!

Encher a cara - R$ 70,00
Móveis destruídos - R$ 1.200,00
Café da manhã - R$ 20,00
Dizer a frase certa no momento certo... NÃO TEM PREÇO!

Penso eu: Não tente fazer isso em casa. Pode dar efeito contrário.

BSB-SBO

Cid Gomes está em Brasília. Tem um mundaréu de reuniões até a hora de decolar de volta pra casa. Só que não vem pra cá. Vai direto pra Sobral onde tem uma programação extensa
que termina com a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional do Norte.

Olhar 33




Caro Eliomar de LIma,
antecipo ensaio do blog específico de amanhã sobre o tema à epígrafe.
Recomende leitura e vizualização aos amigos e companheiros José Maria Melo e Tarcisio Colares.
Abraço.

Do Correio Braziliense


Ciro está mais isolado na ideia de disputar a Presidência
PT paulista tem pressa em decisão

Tiago Pariz
O PSB intensificou a pressão para o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) desistir da candidatura à Presidência da República e se lançar ao governo de São Paulo. Incomodado, o parlamentar classificou como “remotíssima” a possibilidade de entrar na disputa estadual e estabeleceu como prazo para sua decisão o mês de junho, quando as convenções nacionais oficializarão todos os nomes da corrida pelo Palácio do Planalto. Diante da dúvida em que se tornou Ciro Gomes, o PT vai mobilizar a militância em favor dos candidatos próprios. O partido não pretende esperar Ciro Gomes bater o martelo e prepara uma agenda envolvendo a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ciro reuniu-se ontem com 20 representantes de nove partidos que formaram uma aliança contra o PSDB do governador paulista, José Serra. PT, PCdoB, PSB e PDT capitanearam a pajelança em favor do deputado. Foi apresentada pesquisa de intenção de votos — segundo a qual Ciro sairia de um patamar de 18% de intenção de votos — e o potencial de uma chapa capitaneada pela oposição em São Paulo. De acordo com os dirigentes partidários, a coligação teria cinco vezes mais candidatos e tempo de TV do que a chapa apoiada por Serra.

O deputado reconheceu que a pressão para desistir da corrida pelo Palácio do Planalto o incomoda e frisou que, apenas na hipótese de a sorte do país estar em jogo, consideraria a possibilidade de ser candidato a governador em São Paulo. “Eu e meu partido precisamos nos convencer de que é essencial para a sorte do país essa candidatura em São Paulo, mas isso não deve acontecer e fica no campo do improvável”, afirmou. Ciro insistiu que sua candidatura presidencial torna-se fundamental como forma de pregar a renovação do Congresso. Para ele, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, refém do PMDB, ficará de mãos atadas. “Como a Dilma vai fazer um discurso de renovação do Congresso se há uma aliança com o PMDB? Ela não tem como fazer esse discurso, eu tenho.”

Possibilidade
O partido de Ciro não tem a mesma certeza e está diminuindo o apoio à sua investida presidencial. O PSB teme fazer uma aposta arriscada e sair menor do que entrou na eleição. Por isso prefere se fiar na porta aberta com a “possibilidade” dita pelo deputado do que com um “não” absoluto. “Ele disse talvez. Se ele sair em São Paulo resolveria muita coisa, puxaria muito voto para o 40 (número de urna do PSB)”, afirmou o secretário nacional de Finanças, Márcio França (SP). Haverá um novo encontro em 15 dias e outro em abril.

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP) disse que Ciro está muito resistente à ideia de ser deslocado para a disputa estadual. Para não ficar preso à decisão dele, o PT prepara uma agenda de visitas das estrelas petistas a cidades de São Paulo. Além disso, a legenda começará a gravar inserções de TV com Lula, Dilma e Mercadante. O senador é apontado como o nome preferido para disputar o governo dentro do PT. O único problema é a insatisfação de Mercadante, que tem mobilizado sua estrutura para retornar ao Senado.

"Eu e meu partido precisamos nos convencer de que é essencial para a sorte do país essa candidatura em São Paulo, mas isso não deve acontecer e fica no campo do improvável"
Ciro Gomes, deputado federal

Falou de mau, prepare o pau


Velório de preso político deflagra repressão em Cuba; Castro culpa EUA por morte de dissidente
A morte de Orlando Zapata Tamayo desencadeou uma nova onda de repressão em Cuba com a detenção e a prisão domiciliar de dezenas de opositores que tentavam chegar a Holguín para o velório do operário. Ao lado de Lula, Raúl nem precisou ser questionado pelos jornalistas. Deu bom-dia, disse saber qual seria a pergunta e imediatamente culpou os EUA.

Bem na foto


A Reuters, agencia inglesa de noticias avaliou as dez bebidas mais conhecidas e famosas do mundo. Pra felicidade nossa, de seus admiradores, estão o vinho do Porto e a sensacional caipirinha brasileira. Sim, aquela mesma com cachaça, açucar e limão que muita gente bebe com uma boa feijoada.

Homem que é homem, não mente

Tudo é carnaval
Faz sucesso no YouTube vídeo do governador Sérgio Cabral, no camarote da Sapucaí, entre Madonna e Dilma Rousseff, falando inglês com a língua devidamente enrolada, conseqüência etílica da folia. O próprio governador carioca já viu e comentou com o vice Pezão: “E o que você queria? Que eu bebesse leite no carnaval?”

Tá no Giba

Remédios online
O Brasil tem nada menos do que 58 mil farmácias e o setor movimenta, por ano, cerca de R$ 16 bilhões. Em muitas cidades brasileiras, há duas farmácias no mesmo quarteirão e uma recordista, Poços de Caldas, tem quatro farmácias próximas a um único cruzamento de ruas. O BTG Pactual, de André Esteves, que já levou a rede Farmais e continua querendo comprar mais farmácias, agora monta uma grande operação de comércio eletrônico de remédios e outros produtos. Abílio Diniz, do grupo Pão de Açúcar, que também quer comprar redes varejistas de farmácias, igualmente trabalha em projeto semelhante.

Começar o dia com alegria (Fazendo o que gosto)


Meu caro amigo-irmão e conterrâneo,
Macário,
Como já lhe disse pessoalmente, sou leitor diário da sua coluna. Na
verdade, sempre fui seu fã.
Seus comentários bem-humorados, escritos no
mais puro sobralês e cearês, tem o condão de despertar o leitor para
o viés da notícia que, muitas vezes, está oculto até para os mais
atentos e perspicazes.
A frase de hoje é uma pérola (gostou?).
É o quê acontece comigo na sala de aula. Sempre digo para os meus
alunos que a Unifor me paga por que quer. Aliás, sempre que oportuno,
divido graciosamente o pouco do que aprendi com as pessoas que não
tiveram a mesma sorte.
É bom ler o seu writ todos os dias.
Abraços fraternos,
Alexandre Figueiredo

Amiga querida "Senadora"


Senadora Ana Amélia
Competente e respeitada, a jornalista gaúcha Ana Amélia Lemos, da RBS e jornal Zero Hora, é pré-candidata ao Senado pelo PP-RS. Ana Amélia é uma das mais queridas personalidades do jornalismo gaúcho e de Brasília. Sua presença é sempre de alegria. Fizemos algumas viagens internacionais juntos na cobertura de eventos. Chegamos a dar uma volta ao mundo ao tempo de Tancredo Neves presidente eleito e estreitamos os laços. Os gaúchos terão uma Senadora capaz, competente e séria e o PP teria seu curriculo enriquecido com seu mandato.

Manchetes de hoje

- Globo: Morte de dissidente abre onda de prisões em Cuba

- Folha: Cuba reprime protesto da oposição na visita de Lula

- Estadão: BC tira R$ 70 bi do mercado e reduz oferta de crédito

- JB: Refino de coca cresce no país

- Valor: Avanço mais moderado do PIB reduz risco de inflação

- Estado de Minas: Fim da linha para serial killer?

- Jornal do Commercio: É muito calor!

Ciro amanhã na CDL

O presidenciável Ciro Gomes (PSB) fará palestra nesta sexta-feira em Fortaleza. A partir das 18h30min, no evento Cenários do Comércio, na CDL A promoção é da Câmara de Dirigents Lojistas e da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

Eleições 2010: Patrícia Saboya declara apoio a Cid Gomes

A senadora Patrícia Saboya (PDT) parece ter superado a desilusão da última campanha eleitoral, quando disputou a Prefeitura de Fortaleza e perdeu para Luizianne Lins (PT). A parlamentar retificou o discurso de confronto ao Governo do Estado e, agora, tenta aproximação com o governador Cid Gomes (PSB), admitindo até mesmo apoiar sua reeleição.

“Cid tem feito uma boa gestão e, sem dúvida, é o melhor nome para o Estado dentre todos anunciados. O Ceará precisa dar saltos maiores de qualidade, além do já realizado até o presente”, ressaltou. Ela enfatizou não haver divergências com o ex-cunhado.
Segundo a pedetista, esse assunto pertence ao passado. “Agora, é pensar em estratégias em favor de novas perspectivas para o Ceará”, observou. Mesmo sem muitas definições no cenário político cearense, principalmente, no que diz respeito às alianças, Patrícia assegurou trabalhar em favor da campanha de Cid, caso ele confirme sua reeleição ao Governo. A senadora ressalta que esta posição é de sua responsabilidade, apesar de achar cedo para uma definição da legenda, acredita em um direcionamento semelhante do PDT.
Patrícia confirmou que vai disputar um cargo político nas eleições deste ano. Afirma que está analisando as condições e que poderá se candidatar à reeleição, à Câmara Federal ou mesmo à Assembleia Legislativa. A decisão, no entanto, será anunciada depois da determinação do deputado Ciro Gomes (PSB). “Só vou decidir depois que o Ciro definir a sua situação na sucessão presidencial”, avisou.

Não pode esperar
O presidente estadual do PTB, o deputado federal José Arnon Bezerra, afirmou que o partido não pode mais esperar pelo PSDB, e, por isso, a legenda já resolveu, por unanimidade, apoiar a candidatura à reeleição do governado Cid Gomes (PSB). Logo, “O nosso apoio a reeleição de Cid é consciente, porque conhecemos, principalmente no Cariri, o desenvolvimento do trabalho realizado neste Governo”, observou. O deputado acrescenta que marcará um encontro para fazer o anúncio da decisão do PTB.

Clique sobre a imagem para ampliar

Coluna do blog


A denúncia é grave
Há uma “empresa” no Montese que tem no ser humano deficiente e na desgraça, sua matéria prima. Um picareta anuncia emprego para deficientes miseráveis. As pessoas chegam, eles,os “empresários” organizam tudo e escolhem um ponto para esses deficientes pedirem esmolas. São levados para os pontos e trazidos no fim do dia para a prestação de contas. A denúncia vai mais adiante. Tem um outro que dirige um carro com som de qualidade, que sai pelo mesmo Montese e outros bairros periféricos, anunciando que Fulano de Tal está muito doente e que precisa de ajuda e pede a caridade do povo daquela área qualquer adjutório, qualquer quantia para comprar remédios e etc. e tal para um doente que não existe. São espertezas, bandidagens que transformam Fortaleza num grande gueto, um lugar cheio de miseráveis vindos muitas vezes do interior engrossar as fileiras da desgraça que abateu-se sobre esta Capital de tanto sol e tanta luz. A gravidade desse assunto nunca passou pelo Ministério Público, pela ação social da Prefeitura, pela Segurança Pública. É só ir atrás. E se quiser, acompanhe um dos muitos pedintes em pontos privilegiados da cidade e qualquer um saberá onde moram as andorinhas.

“ Pra ser feliz na carreira, escolha algo que faria de graça o resto da vida, e cobre por isso”.

Cidadania
O desembargador Haroldo Máximo Correia, filho querido de Carius, com origem em Várzea Alegre, receberá amanhã o título de Cidadão Honorário do Crato.

Greve no Judiciário
Funcionários do Judiciário cearense farão hoje uma assembleia geral discutindo uma paralisação da Justiça no Estado inteiro.

• Motivos quais... A greve anunciada viria por conta da promessa não cumprida –segundo o sindicatos da classe- de entrega ao Governo do Plano de Cargos e Carreira do TJCe. Era coisa pra novembro de 2009.

• Intrigante. Causa espécie o funcionalismo público do Judiciário não conhecer a morosidade da Justiça que eles mesmo professam. O que são dois meses diante de um processo engavetado há oito anos.

• Campanha salarial. Aberta a temporada de greves funcionais, o Sindiute vai fazer também uma Assembleia hoje para discutir a campanha salarial . Essa, pelo menos, oferece prêmio de até um mínimo a quem for.

• Que saco!. Vai durar muito essa lenga-lenga do Beco da Poeira. Apesar de Tia Lu dizer que Fortaleza tem Prefeita, a negrada não sái do Beco nem vai pros quixós da fábrica.

• Mais um. Marcelo Mendes, vereador do PTC, acaba de anunciar que será candidato a senador. Se acha jovem, inteligente e capaz. Vai vender assim sua candidatura.

• Lula com os Irmãos Castro. Para animar o “reencontro de velhos amigos”, Lula deixará em Cuba US$ 150 milhões. Dinheiro para a ampliação de um porto, em Havana.

• Deu Zé Linhares. Pitbull, como é conhecido o prefeito Edmundo Rodrigues, de Forquilha, anunciou que vai votar no Padre Zé pra deputado federal.

• Vou a Minas. Dia 4 de março, agora, Minas Gerais vai parar para comemorar os 100 anos de Tancredo Neves e também os 50 de seu neto Aécio (o governador tucano nasceu no dia 10 de março).

• Aqui já tem. A PUC do Rio monta um curso de roteiro para cinema e TV em parceria com a produtora Luz Mágica, de Cacá Diegues e Renata Magalhães. Na Secult do Ceará tem um.

• Chuva muita. Ta chovendo forte no Cariri. O calorão deu lugar a uma brizinha da melhor qualidade. No Juazeiro ta até fazendo frio.

• Aliás. Segundo Vasquez Landim, o prefeito Santana, do Juazeiro, virou adolescente; “Vive com um computador mandando orkut e twiter pras namoradas e esqueceu de administrar.” Ê ê!


Emocionou
Discurso de Welington Landim, sobre doação, arrancou emoção e lenços de bolsos de colegas dele, em plenário na Assembléia.

Bom dia

Fuja das tentações, mas bem devagar para que elas possam lhe alcançar.

Governistas derrubam convocação de Dilma. Tasso protesta


O senador Tasso Jereissati (PSDB) criticou duramente, nest quarta-feria, no plenário do Senado, a ministra Dilam Roussef. Tasso disse que Dilma, como pré-candidata à Presidência da República, deveria vir ao Congresso debater temas relevantes à sociedade.
Uma manobra de senadores governistas na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) derrubou a convocação da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. A pré-candidata do PT à Presidência havia sido convocada pela oposição a esclarecer pontos polêmicos do terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH-3).
“A ministra manda uma ordem aos seus subordinados no Senado para desfazer aquilo que foi feito. Que força moral é essa que não tem coragem de vir dialogar aqui nessa Casa?”, disse o senador Tasso Jereissati.”
Os integrantes da CCJ aprovaram nesta quarta-feira (24) um requerimento do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que solicitou que o nome da ministra Dilma fosse substituído pelo do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannucchi.
O Programa Nacional de Direitos Humanos tem causado polêmica em diversos pontos de seu texto como no que se refere à criação da Comissão da Verdade, que serviria para esclarecer fatos ocorridos durante a ditadura. A proposta também tem enfrentado resistência dos ruralistas e dos oposicionistas, que alegam que o documento abre espaço para a censura e a intervenção do Estado no conteúdo de empresas de rádio e TV, além de estimular ocupações de terra.

Penso eu; O Senador Tasso tem razão. Mas, mais razão ainda tem a MInistra em não ir. Motivos quais dar bala pro adversário atirar nela mesma, pergunto-lhe eu. Eu não iria e tambem protestaria se eu não fosse, sendo eu o eu da oposição. Ce entendeu, né...