Infiel - Gony Arruda pode ser expulso do PSDB



Ainda repercute dentro do PSDB a indicação do deputado Gony Arruda para participar do primeiro escalão do governo Cid Gomes (PSB). Para o presidente interino do partido, Raimundo Gomes de Matos, o parlamentar poderá perder seu mandato, caso assuma a Secretaria de Esporte do Estado (Sesporte), na segunda gestão cidista, e, desta forma, descumpra o regulamento partidário.

Gomes de Matos assegura que, até agora, não vai acontecer nada com o parlamentar. Isso porque ele apenas foi convidado. Contudo, ainda não assumiu o cargo. Gony, segundo o presidente do PSDB, cumpriu somente as formalidades regimentais. Ele adiantou que o deputado lhe procurou, na noite da última segunda-feira, avisando que teria aceitado o convite formulado por Cid e, antes de acolher, consultou a bancada do partido na Assembleia Legislativa.

“Oficialmente, a executiva estadual do partido não foi comunicada da pretensão de Gony [Arruda]. O partido não é formado de uma parte dos deputados estaduais. Logo porque existem os deputados federais, os prefeitos, os vice-prefeitos e os vereadores que compõem o todo”, esclarece Gomes, observando que, antes de assumir, o deputado terá que encarar o novo mandato parlamentar.

Conforme o deputado, o regimento partidário prevê, no artigo 15, que o parlamentar ao assumir cargo público terá antes de pedir licença à legenda. Assim sendo, no caso do deputado Gony Arruda, que é detentor de mandato, a matéria vai para outra cláusula que é a devolução ou não do mandato. Matos sugeriu ainda ao parlamentar reeleito consultar a sua assessoria jurídica, na tentativa, de encontrar o melhor caminho a seguir.

Confronto
“Se o Gony for para o confronto com o regimento [do partido] pode perder o mandato”, avisa. Matos confessou ainda que foi surpreendido com o convite, visto que o PSDB pretende fazer oposição ao governo Cid Gomes. E advertiu: “até agora não há punição prevista a Gony, por ter aceito participar do primeiro escalão do Governo, sem consultar o partido. Porém, isso não quer dizer que ele vai sair impune, caso não cumpra todos os trâmites legais partidários”. Gomes, portanto, recomendou que o deputado adote as resoluções partidárias para não ser apanhado de surpresa.

Não tenho medo
Por sua vez, o deputado Gony Arruda afirmou “não tenho medo de ser expulso do PSDB”. Para ele, não há circunstância para tal ação. O tucano alegou que, antes de aceitar o convite, consultou todos os deputados estaduais eleitos pelo partido. Apenas, João Jaime (PSDB) e Fernando Hugo (PSDB) não opinaram – o primeiro, por estar viajando, e Hugo, que preferiu silenciar.
Ao ser questionado sobre a defesa do partido em fazer oposição a Cid, Gony ressaltou que, diferente do que diz alguns tucanos, ainda não existe nenhuma posição formalizada dentro do partido. Conforme o parlamentar, houve um encontro para deliberar o assunto, porém, nada ficou definido.

Ainda sobre o assunto, o parlamentar afirmou que cada Estado tem sua dinâmica. Portanto, o PSDB não pode querer tudo. E destacou ainda que as três novas lideranças do partido – Antônio Anastácia (PSDB/MG), Geraldo Alckmin (PSDB/SP) e Beto Richa (PSDB/PR) – irão governar tendo como aliado o PSB. Sendo assim, segundo o tucano, por que não haver reciprocidade no Ceará. (colaborou Tarcísio Colares e Laura Raquel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário