A coluna do Claudio Humberto, do jornal O Estado

PMDB não quer virar DEM, um apêndice do PT
Novos líderes do PMDB, como Leonardo Quintão (MG), que contestam a liderança do deputado Henrique Eduardo Alves (RN), temem o partido se transformando em um novo DEM, que virou apêndice do PSDB e agora está em vias de extinção. Atualmente, o PMDB está nas mãos do PT, atuando como sua linha auxiliar, abandonando inclusive o velho projeto de candidatura própria à Presidência da República.


Aecistas
Pode ser coincidência, mas políticos do PMDB contrários à atual cúpula do partido defendem a opção Aécio Neves para presidente, em 2014.

Menos, menos
André Barbosa quer ser o secretário executivo do ministério das Comunicações, mas deve ser o secretário de Comunicação Eletrônica.


Efeito Severino
Dilma torce por ele, mas teme um pouco a presidência de Marco Maia (PT) na Câmara. Acha que ele se envolveu demais com o “baixo clero”.

Baixo astral
Ciro Gomes é um poço de mágoas. Amigos dele acham que o convite de araque para ser ministro serviu apenas ara desgastá-lo ainda mais.

Governador usava máscara, mas
foi reconhecido
O governador do DF, Rogério Rosso, esteve dia desses no hospital Santa Luzia, que é particular, e saiu de lá com o rosto encoberto por uma máscara. A menos que não quisesse ser reconhecido, até pelo governo ruim que realiza, Rosso poderia ser mais uma autoridade que negligencia a saúde pública e que por isso mesmo, ao adoecer, corre para hospitais privados. Mas sua assessoria jura que a máscara era para proteger do seu resfriado “uma pessoa” que ele visitou. Ah, bom.

Chilique
Rogério Rosso sofreu um piripaque recente, que o deixou internado no Incor-DF por alguns dias. Deve ter sido a água que ele bebe.


Boa vida
O governador Rosso é tão folgado que deixou os serviços públicos do DF em ruínas para flanar em um cruzeiro no Caribe. Reaparece hoje.


Lugar ao sol
O atual ministro José Artur Filardis (Comunicações) pode ser indicado pelo PMDB para a secretaria-executiva do ministério da Agricultura.


Dr. Índio
Sem mandato, o ainda deputado Índio da Costa (DEM-RJ), ex-vice de José Serra, já tem convites do PV e PSDB para trocar de partido. Vai tocar a vida, por enquanto, montando seu próprio banca de advocacia.


Erro reparado
A escolha de Carlos Alberto Barreto para a Receita Federal mostra que o ministro Guido Mantega (Fazenda) errou ao defenestrar Jorge Rachid do cargo. Após a saída dele, a Receita enfrentou uma fase negra, com vazamento de informações e dados protegidos pelo sigilo fiscal.

Malabarismo
O governador eleito do DF, Agnelo Queiroz, surpreendeu: mesmo sob pressão de 14 partidos aliados, seu governo terá grande presença de técnicos, evitando confrontos e insatisfação. Se saiu melhor que Dilma.

Pavor na Corte
Aviso de um expert em Dilma: seus ministros vão ter que residir em Brasília com suas famílias. A presidenta “workaholic” poderá convocá-los a qualquer momento, inclusive tarde da noite ou no fim de semana.

Tudo bem
A Caixa não vê conflito de interesses em ser ré na Justiça Federal e patrocinar com R$ 280 mil o XXVII Congresso Nacional de Juízes Federais e com R$ 30 mil o Encontro Nacional de Advogados da União.


Fênix


Reaparece das cinzas a empresa pública de tecnologia Codeplan, que sediou no DF grades escândalos, ao ser chefiada por Durval Barbosa, delator do mensalão do DEM. O censo nas regiões administrativas e o geoprocessamento territorial urbano serão úteis ao futuro governo.


Já era
Certo que assumiria mandato de deputado com a convocação de titulares para o ministério, o suplente José Genoíno (PT) está abatido: fechada e equipe de Dilma, ficou de fora. Nem Tiririca deu jeito.

Valentões
Para bajular o chefe, assessores de Nelson Jobim ameaçaram “pegar” este colunista, irritados com a notícia sobre o incidente provocado pelo ministro da Defesa na formatura da turma “General Emílio Garrastazzu Médici” na Academia Militar das Agulhas Negras. Brrrr... que medo...


Programão
Projetos do futuro (?) ministro Pedro Novais (Turismo) obriga o governo a distribuir mapas turísticos em rodoviárias. Em motel ele não falou.


Poder sem pudor
Praga de gafanhotos

Depois de um duro discurso contra uma medida provisória do governo Lula, para combater a praga de gafanhoto no Senegal (!), o então deputado José Thomaz Nonô (DEM-AL) foi abordado por um repórter: “O senhor não acha justa essa MP?”
- Eu seria favorável se fosse para acabar os gafanhotos nacionais. Não apenas o gafanhoto biológico, aquele que come verdinhos, mas principalmente um outro tipo de gafanhoto, o que come verdinhas...
E foi embora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário