Coluna do blog

Lula coloca publicidade estatal em 8.094 veículos

“Fernando Rodrigues, Folha de S. Paulo - Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora, o número foi para 8.094. Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e “outros” estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios. Só neste ano eleitoral de 2010, o dinheiro para publicidade de Lula passou a ser distribuído para 1.047 novos veículos de comunicação. A categoria “outros” inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos. Chama a atenção o aumento do número de “outros”. Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é composta por sites e blogs na internet. Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de “blogs progressistas”. Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso. Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003.

Ainda assim, há buracos negros no processo. Não se sabe quais são os veículos que recebem verba de publicidade estatal nem quanto cada um ganha. O valor total gasto nos dois mandatos de Lula, até outubro deste ano, foi R$ 9,325 bilhões.” Ao ler isso aí na Folha, consegui entender as razões do ódio da “grande” imprensa com o governo Lula: não é bom dividir o bolo com o canelau.

Homem da lei
O governador Cid Gomes assinou ato nomeando o advogado Gleidson Pontes para a vaga do chamado quinto constitucional reservada para a OAB do Ceará.

• CONFISSÕES - “A prefeita pediu ao governador pra ver se faria do suplente Antônio Carlos um deputado. Jamais pediu algo a mais”. Palavras de Nelson Martins para a coluna.

• SIM, MAS... - “O governador convidou o rapaz pra ser seu líder na Assembleia por sua vontade, sem pedido nem pressão”, continuou Martins.

• EXPERIÊNCIA... - “Eu cheguei aqui (na liderança do Governo na Assembleia) com a bagagem de ter sido líder sindical, vereador, Funci do BB e passei seis meses pra entender um pouquinho das coisas”.

• A PROPÓSITO... - Nelson Martins falou isso quando perguntei quanto tempo leva um novato de tudo pra aprender as portas de entrada e saída da Casa do Povo.

• LERIADO DE GONY - Gony Arruda é Arruda. Carioca, dirigente do Flamengo, ligadíssimo à CBF. Não entraria em fria com seu mandato.

Pregou aviso
Diz que comunicou a membros da executiva tucana que havia sido convidado por Cid pra ser secretário de Esportes e havia aceito.

• colegas apoiaram - Falou que conversou com a bancada, menos Fernando Hugo, que não achou, e João Jaime, que está viajando. Recebeu apoio total.

• hipocrisia - Qualquer arranca rabo do PSDB pra complicar a vida do mandato de Gony será estúpido e revanchista. Primeiro porque Gony deixa um tucano no lugar, depois porque tem cacife.

• lembrança de esmerino - O pai do Gony Arruda, prefeito de Granja, Esmerino Arruda, até peitou a tucanagem que sonhou em perseguir o filho: Se é pra expulsar, começa pelo Tasso, que traiu o Lúcio. Faz sentido.

• tem mais - Marcos Cals foi chamado pra ser secretário de Cid Gomes no Governo passado para beneficiar Luiz Pontes que era suplente e assumiu. Atendia a Tasso, então aliado e traidor de Lúcio.

• alô maria chuteira - Não invente mais um filho do Ronaldo, Fenômeno. O homem fechou a fábrica. Fez vasectomia.

• fala sério! - Queria ver um patrão chamar o jornalista que postou as manchetes em tom de denúncia sobre o aumento, em cadeia, dos salários dos legislativos, dar-lhe um aumento e ele não aceitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário