Cid Gomes - Toma posse e promete janeiro de negociações

A cerimônia de posse do governador reeleito do Estado do Ceará Cid Ferreira Gomes (PSB) e do vice-governador eleito Domingos Filho (PMDB) acontecerá amanhã, a partir das 9 horas, na Assembleia Legislativa. O vice-presidente da Casa, deputado Gony Arruda (PSDB), que já terá assumido a presidência deixada por Domingos Filho, dará posse ao governador e vice-governador que comandarão o Executivo Estadual pelos próximos quatro anos. Cerca de 400 convidados irão acompanhar a sessão solene no Plenário 13 de Maio.

Cid Gomes e Domingos Filho entrarão na Assembleia Legislativa pela avenida Desembargador Moreira, quando o governador reeleito passará em revista a tropa. Em seguida, ele será conduzido pelos líderes partidários, junto com seu vice, até o Gabinete da Presidência, onde serão recepcionados por Gony Arruda, e permanecerão até a abertura da sessão solene, que, por sua vez, abrirá a sessão. se Devido a renúncia de Domingos Filho, pela hierarquia do Poder Legislativo, quem assume a presidência da Casa é o primeiro vice-presidente Gony Arruda.

Em seguida, à sessão solene, Cid e Domingos Filho farão o juramento, e serão empossados pelo presidente da Assembleia. O primeiro secretário, deputado José Albuquerque (PSB), fará a leitura do termo de compromisso e posse. Esse termo é assinado pelos representantes do Executivo e pelos integrantes da Mesa Diretora da Casa.

negociações
A partir de janeiro de 2011, o governador Cid Gomes tem duas importantes negociações a serem concluídas. Primeiro, concluir sua equipe de Governo, no caso o segundo escalão do Executivo. Outra definição diz respeito à presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Até o momento, Cid não apresentou nenhuma indicação sobre o assunto. Contudo, dois socialistas estão na disputa - Welington Landim (PSB), que já presidiu a Casa, e José Albuquerque, atual primeiro secretário da Mesa Diretora e articulador de Cid na Casa.

Para o deputado Roberto Cláudio (PSB), a eleição da presidência da AL, que ocorrerá no próximo dia primeiro de fevereiro de 2011, existe apenas duvidas e certeza. Isso porque a disputa restringe-se ao PSB. O parlamentar não quis arriscar prognóstico, afirmando que, até agora, as duas candidaturas estão equilibradas. Ele afirmou que, somente, após uma discussão partidária - que deve acontecer na segunda quinzena de janeiro - externará sua predileção. “Eu só vou me manifestar depois que o partido apontar o nome que vai disputar o cargo”, advertiu.

Unidade
Cláudio, por sua vez, espera que o PSB consiga construir uma “unidade” em torno de um único candidato. Para ele, quem ganhar a eleição, seja Landim ou Zezinho, será bem recebido pelos demais deputados, além de ter a condição de fazer um excelente trabalho.
O deputado também acredita que o governador Cid Gomes não irá apontar nomes, nem mesmo interferir diretamente no processo. Porém, assegura que ele lutará para que haja entendimento entre os “adversários”.

Secretariado
Embora não tenha sido indicado para englobar o rol do novo secretariado cidista, Roberto Cláudio assegura que Cid mesclou bem o corpo técnico e a parte política para dar continuidade às ações iniciadas na primeira gestão. Apesar da inovação em alguns setores, o socialista acredita que a segunda gestão será diferente da anterior.

Diferente do ninho tucano, Antônio Granja (PSB) defendeu a indicação de Gony Arruda (PSDB) para assumir a secretaria estadual de esporte (Sesporte). Segundo ele, Arruda foi uma escolha “certa”, visto que é conhecedor da área e, portanto, tem condições de realizar um bom trabalho. Ele, por sua vez, não vê problema do deputado ser filiado ao ninho tucano, justificando que o importante será o trabalho construído por ele à frente da secretaria.

Já com relação à indicação de Antônio Carlos (PT) para liderança do Executivo na Assembleia, Granja não demonstrou surpresa. Conforme o parlamentar, o petista faz parte da base aliada que reelegeu Cid Gomes. Portanto, não há admiração na indicação.

O parlamentar relembrou que Nelson Martins (PT), que deixa a liderança do governo para assumir a secretaria de Desenvolvimento Agrário, também foi uma grata surpresa no cargo. “Esperamos também com muito otimismo que Antônio Carlos possa exercer a liderança do governo da mesma forma que Nelson Martins”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário