Turismo - Classe C está viajando mais pelo país de avião


Por Dháfine Mazza
dhafine@oestadoce.com.br

Nos últimos anos, o mercado do turismo ficou mais aquecido e ganhou um importante público que antes respondia apenas por uma pequena parcela das viagens realizadas no País. Os integrantes da classe C estão viajando muito mais pelo Brasil e utilizando o avião como meio de transporte. Esta mudança pode ser atribuída a fatores como o crescimento do poder aquisitivo dos brasileiros, a queda de preços nas passagens aéreas e nos pacotes turísticos e também a facilidade de pagamento oferecida pelas companhias aéreas e agências de turismo, dentre outros.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular mostra que seis em cada dez brasileiros que planejam viajar de avião pela primeira vez até o segundo semestre de 2011 são da classe C. Estes números também refletem a realidade do setor de turismo cearense. O que antes era apenas um sonho distante, hoje, já é uma realidade que faz parte da rotina de muita gente.
De acordo com o diretor da Catavento Turismo, Tarcísio Ximenes, a procura do público da classe C pela compra de passagens aéreas e pacotes turísticos foi intensificada em março de 2009, período onde, normalmente, os preços ficam mais atrativos. “Tivemos um incremento de 35% na venda de passagens aéreas para a classe C. Este público também passou a consumir mais outros produtos turísticos, como hospedagem em hotéis, traslados e city tours, dentre outros. Temos, hoje, pessoas desta classe socioeconômica que fazem pelo menos uma viagem por ano”, conta.

Esta mudança no perfil dos turistas brasileiros também se refletiu no público da Catavento Turismo. Em 2008, apenas 11% dos clientes da agência pertenciam à classe C. Atualmente, este número é de 26%, um crescimento superior a 100%. “A facilidade de crédito e de financiamento contribui muito para este aumento. As pessoas já podem comprar passagens e pacotes turísticos com parcelamento de seis a dez vezes sem juros e com zero de entrada. Isso é muito importante, pois a maior parte das pessoas não observa o valor total da viagem, mas sim se a parcela do financiamento cabe no orçamento”, explica.

CULTURA DE VIAJAR
A expansão da classe C no setor turístico também é perceptível na Casablanca Turismo. Segundo o gerente de lazer da agência, Cláudio Reges, as pessoas da classe C estão procurando e efetivando mais a compra de passagens aéreas e pacotes turísticos. Neste ano, as vendas da Casablanca para este público já registram crescimento de 20% em comparação à 2009. “Hoje, você pode comprar uma viagem pelo valor de um bem como uma TV, fogão ou geladeira. As pessoas estão percebendo que viajar também faz parte do seu bem-estar e estão mais seguras para fazer um financiamento de passagem ou pacote turístico. Casais que antes não tinham lua de mel, por exemplo, achavam que era impossível viajar, hoje já têm opções que cabem no orçamento”, afirma.

O diretor da Catavento Turismo reforça essa visão, afirmando que viajar tornou-se uma cultura para as pessoas, uma vez que elas também passaram a perceber que conhecer outros lugares e culturas só traz benefícios. Conforme Ximenes, um dos destinos mais procurados por este público são as Serras Gaúchas, por apresentarem um clima bastante diferente do Ceará, com temperaturas mais baixas e cultura bastante influenciada pelos europeus. “É como se elas realizassem o sonho de conhecer a Europa, mas por preços bem mais baixos e sem sair do Brasil”, destaca.

PLANEJAMENTO FACILITA
Para Cláudio Reges, um fator importante que também tem contribuído para o aumento das viagens nesta parcela da população é o maior planejamento das pessoas, permitindo que elas aproveitem melhor as facilidades de crédito e de financiamento. “Antes, as pessoas deixavam tudo para a última hora, o que tornava as viagens bem mais caras. Hoje, elas já estão comprando com bastante antecedência e podem aproveitar os preços e melhores condições de pagamento.

DE OLHO NAS PROMOÇÕES
Entre março de junho, período de baixa temporada no Brasil, os integrantes da classe C podem viajar mais e gastando menos. Nesta época do ano, as companhias aéreas e as agências de viagem realizam diversas promoções, com preços bem mais baixos que o normal. “Algumas companhias aéreas chegam a vender passagens por até R$ 10,00 para diversos destinos do País. Assim, na baixa temporada, mais gente da classe C aproveita para viajar. Quem pode, planeja suas férias justamente para esse período”, afirma Tarcísio Ximenes.
A fim de aproveitar bem as promoções das companhias aéreas e agências de turismo, os interessados devem ficar de olho nas ofertas e pesquisar bastante antes de efetivar a compra.

Alguns sites na internet, como o www.decolar.com, ajudam o consumidor na hora de pesquisar os valores das passagens de avião e hospedagens em hotel, possibilitando a comparação dos preços cobrados pelas diferentes empresas. Outro ponto importante é ler atentamente o regulamento da promoção, verificando o período especificado pela companhia para a realização da viagem e outras regras que a oferta possa conter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário