Coluna do blog


Vida de pobreEnsina um velho pensamento que pão de pobre só cai com a manteiga pra baixo. É a versão popular da Lei de Murphy. Durante anos a fio uma comunidade que vive no coração da Aldeota, em Fortaleza, teve uma vida difícil, de pobre, mas cheia de respeito. A comunidade do Campo do América passa hoje, outra vez, pelo drama da ameaça de ter seu espaço leiloado pelo INSS que se diz dono da área. No entorno do campo em si, há um grupo superior a dois mil habitantes, onde funcionam escolas e alguns equipamentos que sugerem segurar a bandidagem que também passa por ali. Não é pior, diz uma moradora, porque “temos programas esportivos que acomodam jovens que ainda não se entregaram às drogas e à criminalidade”. Sem isso, a moçada, que já não tem o que fazer, nem emprego, nem lazer, nem programas sociais consistentes, formais, tudo leva ao temor da desgraça e do desespero. Houve dezenas de promessas políticas, projetos e programas que jamais saíram de qualquer papel. Agora podem sair para esmagar um povo humilde em nome da especulação e dos interesses na grana que o lugar poder render. Ou, quem sabe, nas doações que tiverem virado voto em eleições diversas.

Nonas em campanha(Nota da foto)Estandarte largamente divulgado na Parada Gay do Rio de Janeiro.


• esquisitice -
Esperei, desde domingo pra saber se era verdade o que vira pela televisão. Entraram em campo junto com o Guarany no dia do campeonato duas enormes bandeiras.

• estranheza -
Uma das bandeiras tinha desenhado um índio, lembrando o Cacique do Vale. Na outra um baita retrato de Che Guevara. Só Sobral, da Praça de Cuba, seria capaz de gerar tal estupidez.

• aliás... -
O governador Cid Gomes foi ao jogo e ao final entregou uma taça para o Guarany, campeão nacional da Série D. Não era a taça de campeão, mas uma inventada pela Federação Cearense com o nome dele.

• o caso acaraú -
A Câmara que afastou o Prefeito Pedim do Creto da Prefeitura de Acarau, depois da recondução deste à cadeira, entrou com Agravo de Instrumento e o assunto está no TJ.

• passione na calle florida -
Leitora da coluna passou o feriadão em Buenos Aires. Jamais viu tanto brasileiro junto, fora de casa. Uma loja, contou, fazia convite pra ver o capítulo do dia de Passione pela Globo Internacional.

Lembrando...
No começo deste mês, em Nova York, na região da Bróduei era impossível deixar de ouvir tanto brasileiro falando alto enquanto discutia o tênis fabricado na China ou em Bangladesh.

• será que expulsa? -
Na semana passada os tucanos debateram em Fortaleza as traições de outubro. Esta semana juram que vão expulsar os infiéis. Quer dizer: vão fechar o PSDB cearense, pra balanço.

• na janelinha -
O senador eleito Lindbergh Farias (RJ) é apontado como o responsável pela ansiedade do PT por cargos e indicações.

• tem seguidor -
Nem tomou posse e o recém-eleito já quer ser ministro, líder do governo, líder do partido etc. Tá cheio de seguidor por aqui.

macariob@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário