Veja imagens da irreverencia brasileira em NY

Brasileiro vota e faz festa em NY
NY(NY) EUA - Macario Batista - enviado especial -
Faltava uma coisinha de nada quando o engracado encarregado da portaria do Metropolitan Pavilion, na 125West, 18 Sts., entre a 7a. e a 6a. avenidas, comecou uma contagem regressiva...cinco, quatro, tres, dois um e abriu o portao para que entrassem as primeiras pessoas de uma longa fila que se formava desde as sete horas da manha na calcada, sob um frio de 8 graus.
Pra brasileiro tudo eh motivo de festa, entao, a alegria das conversas paralelas (e pouco se falava em eleicao, candidatos e quetais) apenas mudou de lugar. O Consulado Brasileiro em NY fez uma organizacao impecavel. Postou orientadores ao longo do Pavilion, de forma a que ninguem tivesse que procurar onde iria votar.
Quem votou no primeiro turno procure a emsma sessao que esta no mesmo lugar, diziam, independente da cartilha que foi distribuida com direitos e deveres dos eleitores, indicacoes diversas e ateh quem nao podia votar ou ainda justificar a ausencia, para o caso de brasileiros de passagem por aqui, meio atordoados com o processo de justificativa de nao ter votado.
Eram brasileiros de todas as idades, vindos de tres estados; NY, New Jersey e Pensilvania. O Embaixador Osmar Chohfi, Consulgeral do Brasil em Nova Iorque, foi o Juiz eleitoral do pleito e para O Estado justificou as ausencias do primeiro turno; - Tem gente que viaja ateh quatro horas para vir cumprir seu compromisso eleitoral. Ha grandes distancias e isso desistimula. Quem vota aqui, porem, tem vindo.
Bem no comeco da manha, o Embaixador dizia acreditar que a abstencao de hoje seria menor que a do primeiro turno. Quem nao veio no primeiro turno, por certo virah, disse ele, achando que a tranquilidade da manha se acentuaria em maior presenca de eleitores no periodo da tarde. - Afinal somos brasileiros, disse rindo, como quem lembra que deixamos tudo para a ultima hora.
Foi uma organizacao impecavel. Em 54 sessoes os eleitores votaram em 53 urnas. Mais de trezentas pessoas trabalharam, incluindo mesarios e funcionarios do Consulado, numa festa que comecou, como disse anteriormente, na calcada. E tinha de tudo; vendedor de quiquilharia, distribuidor de panfleto com solucao de negocios, advogados e camelos com pulserinhas vende-amerelo com a bandeira do Brasil pro pessoal se sentir mais brasileiro.
Os 21.076 brasileiros inscritos para votar, porem, eram Padres, bispos, padeiros, biscateiros, manicures, gente simples, do povo, incluindo ai jornalistas que moram e transferiram para ca os seus titulos. Celebridade quase nenhuma, a nao ser um ou outro jornalista mais conhecido por causa da televisao.

A irreverencia

Os anonimos foram o destaque da festa brasileira. Tinha de tudo na hora de votar. Marinheira, bruxa, gata, bispo e padre fotografando com a mesa receptora de votos, gauchos a carater e mais uma gama de gente fantasiada, literal mente fantasiada para uma votacao que virou festa a fantasia, irreverencia bastante brasileira em Manhatan que no dizer de um diplomata...Brasileiro faz festa com tudo e desmoraliza a cara amarrada do americano.
Lembre que ontem, nos Estados Unidos foi o Dia das Bruxas, uma comemoracao que comecou na sexta feira e varou noites e madrugadas novaiorquinas.
Ontem, por volta de cinco horas da manha, quando deixei o apartamento do hotel para meus primeiros informes para O Estado, encontrei pelo menos uns vinte brasileiros chegando da festa, fantasiados para a noite das Bruxas com as vestes que iam de saiotes escoceses para homens e mascaras que escondiam rostos de meninas em algazarra juvenil.

Conversas

Durante todo o dia foi uma farra so de informacao. Padre Antonio da Silva e o bispo Dom Edgar Moreira da Cunha, ambos de New Jersey, sao nordestinos que votam em NY. Moram ha decadas mas nao perdemo vinculo com o Brasil. O bispo, bahiano de Nova Fat ima, perto de Feira de Santana, segredou: - Adoro isso aqui. Eh otimo esta entrec tantos brasileiros. Padre Antonio veio de Pau dos Ferros, do Rio Grande do Norte e tambem ja eh cidadao americano.
Ivanildo Leite da Costa tem dupla cidadania e diz que eh uma pessoa feliz por poder votar duas vezes; nas eleicoes do Brasil e nas eleicoes dos Estados Unidos, o que fara na terca feira, amanha, para a escolha de governadores e congressistas americano o que pode dar uma grande derrota ao Presidente Obama.











































Eleicao virou festa a fantasia

Nenhum comentário:

Postar um comentário