Comecou em NY

Na foto abaixo estao o Bispo, DomEdgar Moreira da Cunha, Bispo de Newark, NJ, e o Padre Antonio da Silva, da mesma paroquia. Com eles os mesarios. Dom Edgar eh da Bahia, da cidadde de Nova Fatima e o pedra Antonio da Silva eh de Pau dos Ferros, no vizinho Rio Grande do Norte.




A fila de ingresso ao Metropolitan Pavilion ainda ha pouco e eleitores exercitando o dever

Eram centenas os brasileiros numa enorme fila na entrada principal do Metropolitan Pavilion para acesso as sessoes eleitorais do Brasil. Eles votarao ate as cinco hroas da tarde para a presidencia da republica. No primeiro turno ganhou Jose serra com Dilma em segundo e Marina em terceiro, muito proxima, em numeros da candidatura da ex-Ministra Roussef. De 21.076 eleitores inscritos, no primeiro turno votaram cerca de 9 mil. Por experiencias anteriores, esse indice de abstencao na verdade foi baixo, ja que em vezes passadas o desinteresse pela eleicao sempre foi muito grande.

Hora exata

Brasileiro no exterior eh gente fina. O senhor que orientava a fila e olhava o relogio a cada segundo para mandar o povo entrar fez ate uma contagem regressiva. As oito horas em ponto, nem um segundo a mais, eu fui o primeiro a entrar junto com os eleitores que imediatamente buscaram a formacao das bancas de votacao, comecando entao a exercer a obrigacao. Na verdade tinha gente que estava ali votando por prazer e ate para se enturmar, como foi o caso de d. Marilda Frota, uma maranhense que mora aqui ha pelo menos cinco anos; Vim votar meu filho, porque eh uma oportunidade de ver o povo do Brasil, conversar em portugues mais abertamente.

JUIZ Eleitoral

O Embaixador Chohfi, Consul Geral, eh o presidente do pleito em NY. ele tem as prerrogativas de Juiz Eleitoral. Conversando com O Estado, disse que o primeiro turno foi muito tranquilo e que o segundo turno devera ser mais ainda. - As pessoas estao bem informadas sobre locais de votacao, e horarios. Aqui votarao tres Estados, Nova Yorque, Nova Jersey e Pensilvania. Tem eleitor que passa ateh quatro horas viajando para votar, disse ele. Isso eh desgastante, mas o povo vem assim mesmo. Houve um numero muito menor de eleitores pedindo informacoes ao Consulado por telefone o que quer dizer que jah estariam todos sabendo dos detalhes da votacao.

Nenhum comentário:

Postar um comentário