BOLETIM DA CAMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA

VEREADORES DENUNCIAM QUE GUARDA MUNICIPAL
FAZ A SEGURANÇA DA MÃE DA PREFEITA

O líder da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Plácido Filho (PDT), denunciou que 12 guardas municipais estariam fazendo a segurança da mãe da prefeita Luizianne Lins, Luiza Lins. Segundo ele, a informação foi divulgada por matéria jornalística de uma emissora de TV local. O assunto gerou amplo debate no plenário do Fausto Arruda.
Em aparte, o vereador Marcelo Mendes (PTC) declarou que o fato, se verdadeiro, é considerado ato de improbidade administrativa, o que pode, inclusive, causar a cassação da prefeita. O parlamentar, com base na legislação em vigor, afirmo que a Guarda Municipal só pode fazer segurança da prefeita, do vice-prefeito e de outras autoridades, em casos especiais, indicadas pela prefeita. “Parente não é autoridade”, bradou.
Os vereadores Carlos Mesquita (PMDB) e Guilherme Sampaio (PT) saíram em defesa da prefeita, afirmando que a casa da mãe dela é bastante frequentada por Luizianne e seu filho, o que justificaria a disponibilidade de segurança da Guarda Municipal. Para Mesquita, há assuntos mais relevantes a serem tratado na Câmara.
O líder da prefeita na Casa, vereador Ronivaldo Maia (PT), confessou que a Guarda faz a segurança do local, mas garantiu que o revezamento inclui oito guardas, e não doze. Segundo ele, a denúncia é motivada por descontentamento de uma das entidades de classe que representam os membros da Guarda, que teriam interesses contrariados.
Plácido reiterou a denúncia, criticando a postura da administração municipal. Para ele, a segurança pessoal da prefeita não pode ser confundida com a segurança dada à casa da mãe de Luizianne. O vereador Dr. Ciro (PT) foi outro a condenar a atitude da Guarda Municipal.

AI 27102010

CRIANÇAS E JOVENS PRECISAM
DE ATENÇÃO E CARINHO, DIZ WALTER

O vereador Walter Cavalcante (PHS) destacou, hoje, 27, na sessão da Câmara Municipal de Fortaleza, a necessidade de atenção e carinho do Poder Público às crianças e adolescentes. Segundo ele, o 3º Evangelizar, da Igreja Católica, realizado no último final de semana, buscou sensibilizar um milhão e 200 mil pessoas presentes no Aterro da Praia de Iracema contra o uso de drogas.
Igreja e população, acrescentou Walter Cavalcante, estão na luta contra as drogas, especialmente o crack. Além de realizar campanhas, visando à prevenção, o vereador humanista afirmou ser de suma importância a construção do Centro de Recuperação de Dependentes Químicos de Fortaleza. A droga cria uma ansiedade muito grande no usuário, levando-o à morte se não for tratado com urgência.
Para a recuperação dos dependentes químicos, na opinião do vereador humanista, é preciso não apenas a ação do Poder Público, com políticas de ocupação das crianças e adolescentes, mas o engajamento das famílias. Ele entende que só com empenho e dedicação dobrados, envolvendo a família e a sociedade, é possível recuperar o vício daqueles que caem no vício das drogas no âmbito do município.
A imprensa de Fortaleza tem registrado as mortes de crianças e jovens que estão ocorrendo diariamente. “Traficantes que cobram dívidas de drogas e gangues que disputam área de área para venda de crack”, afirmou.
IS: 27.10.2010

LEONELZINHO AFIRMA QUE VEREADORES
ESTÃO FAZENDO A SUA PARTE
O vereador Leonelzinho Alencar (PTdoB) declarou hoje, 27, que a população tem cobrado os parlamentares por solução dos problemas de suas comunidades, sem que o Poder Legislativo tenha a competência para executar obras públicas. “O vereador encaminha os pedidos, insiste na solução, mas os secretários não atendem a todos”, frisou.
A Prefeitura de Fortaleza e o governador do Estado não precisam ter, necessariamente, conhecimento, segundo o vereador, dos problemas dos bairros. Os secretários, sim. Ele salientou que a prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes devem buscar recursos em Brasília para concretização das obras de infraestrutura de Fortaleza e do Ceara, respectivamente.
Leonelzinho fez dois pedidos ao presidente da Mesa Diretora da Casa: uma TV aberta e a nomeação de uma comissão especial para acompanhar as obras executadas em Fortaleza, visando à Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Fortaleza será uma das subsedes desse evento.
Leonelzinho Alencar disse que o Seminário de Intercâmbio Técnico Durban-Fortaleza, realizando terça-feira passada, discutiu a próxima Copa do Mundo. O vereador destacou a presença de Julie-May Ellingson, chefe da Unidade de Projetos Estratégicos do Mundial de 2010, da Prefeitura de Durban, na África do Sul, sede da Copa passada.
A comissão da Câmara – acrescentou o vereador – tem a função de acompanhar as obras desde o processo de licitação, passando pela execução dos serviços e a inauguração. Leonelzinho manifestou preocupação com os equipamentos que serão construídos para a Copa, depois que o evento for realizado. “A população vai usar esses equipamentos com escolas e programas sociais?”, interrogou

IS: 27.10.2010


ROBERTO MESQUITA DEFENDE
PERMANÊNCIA DE BARRACAS

O vereador Roberto Mesquita (PV) defendeu hoje, 27, a permanência das barracas da Praia do Futuro. Recentemente, a Justiça decidiu que os equipamentos devem ser demolidos por ocuparem faixa de praia. Roberto defende que as barracas já fazem parte de um costume do fortalezense ao ir à praia. Para ele, o assunto precisa ser melhor debatido.
“Temos a ocupação do espaço público, mas regras deverão ser ditadas para que as barracas continuem a existir, fazendo da capital um dos pontos mais requisitados do País.” O vereador sugeriu que a Câmara realize audiência pública para discutir a situação.
Roberto Mesquita também defendeu medidas enérgicas para combater o abuso do crack. Ele comparou a necessidade de lutar contra a droga à mobilização em torno do controle da bactéria KPC. “De repente, há a mobilização de recursos para controlar a bactéria. No caso do crack, que mata mais que qualquer coisa, não há o combate vigoroso.”
EN27/10/2010


JOSÉ DO CARMO PRESTA HOMENAGEM AOS MÉDICOS

O vereador José do Carmo (PSL) fez hoje, 27, pronunciamento em homenagem ao Dia do Médico, comemorado no último 18. A data, conforme contou, deve-se ao dia de São Lucas, patrono dos profissionais. “Não há como negar a importância do médico na sociedade. Um médico é aquele imbuído de manter, melhorar e restaurar nosso bem maior: a vida.”
Ele ressaltou a dedicação dos médicos ao ofício, exercendo sua atividade a qualquer momento em que sejam solicitados. “Um médico é sempre médico, 24 horas por dia, não tem hora nem lugar de descanso.”
José do Carmo dedicou um parabéns especial aos médicos que trabalham nos hospitais públicos, considerado por ele “verdadeiros heróis” e também aos médicos que são vereadores.
EN27/10/2010

JOÃO ALFREDO DECLARA VOTO CRÍTICO
EM DILMA ROUSSEFF

Utilizando o espaço para explicações pessoais, o vereador João Alfredo (PSOL) anunciou nesta quarta-feira, 27, que vai votar na candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff (PT). O vereador declarou voto crítico, justificando que a escolha não foi fácil, mas que tomou a decisão que mais se adequa à sua consciência, e de acordo com o que ele acredita ser o melhor para o país.
João Alfredo ressaltou que não podia deixar de se posicionar, mesmo o voto sendo pessoal. “Sei que o voto é secreto, mas no meu entendimento, o parlamentar não pode deixar de se posicionar, ele é uma pessoa pública”, afirmou o vereador. João Alfredo ainda comunicou que já está disponível em seu site uma carta com o título “Porque vou exercer voto crítico em Dilma Rousseff.”
AUDIÊNCIA – Foi aprovado na sessão de hoje, o requerimento do vereador João Alfredo, que solicita a realização de uma audiência pública para discutir a situação da categoria dos caçambeiros que trabalham no transporte de resíduos (lixo, entulho e podação) ao aterro sanitário.
Para justificar o voto, o vereador reafirmou o apoio à categoria, e pediu para que representantes da Prefeitura de Fortaleza e das empresas responsáveis pelo processo de coleta, Futurecom e Ecofor Ambiental, compareçam à audiência.
SC27.10.2010

LÍDER GARANTE QUE A CIDADE
TEM ADMINISTRAÇÃO IGUALITÁRIA

“A Prefeitura de Fortaleza, atualmente, é administrada de forma igual”. Foi o que ressaltou, hoje, 27, na sessão da Câmara Municipal, o vereador Ronivaldo Maia (PT), líder da prefeita Luizianne Lins na Casa. Ronivaldo rebateu as críticas do líder da oposição, Plácido Filho (PDT), mostrando as realizações da administração no âmbito do município.
A cidade de Fortaleza, na atual gestão, afirmou Ronivaldo, trata as comunidades com igualdade. Algumas comunidades que convivem com o lixo tem o mesmo tratamento de coleta de lixo que a Aldeota, por exemplo. As populações mais pobres dispõem de iluminação pública. “Hoje o tratamento é igual, da Aldeota ao Bom Jardim”, garantiu.
Ronivaldo Maia, quando se referiu às festas populares de Fortaleza, também criticadas pela oposição, elevou o tom do discurso e lamentou que elas tenham sido “tratadas com ironia e desdém”. O vereador líder da situação considerou, inclusive, falta de respeito e discriminação às pessoas que tem outra opção sexual manifestada durante a última parada gay.
Guilherme Sampaio, em aparte, informou que na último sexta-feira esteve no CUCA Che Guevara, da Barra do Ceará. O vereador pode ver, na ocasião, a convite de um aluno, a Mostra de Dança durante toda a tarde.
IS: 27.10.2010



PLÁCIDO FILHO CRITICA INVESTIMENTOS
DA PREFEITURA EM FESTAS

Diante do anúncio de que a Prefeitura realiza na noite de hoje, 27, uma festa em comemoração ao Dia do Professor, o líder da oposição, Plácido Filho (PDT), criticou o investimento de dinheiro público em festas e comemorações, a exemplo do réveillon, do pré-carnaval e da parada pela diversidade sexual.
Segundo Plácido, uma comissão de professores esteve em seu gabinete e disse preferir a implantação integral do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) e do piso salarial nacional e a melhoria das condições de trabalho à uma festa.
“Investe-se muito em festas para que as pessoas fiquem ocupadas e não se preocupem com os problemas da cidade”, declarou Plácido, citando obras inacabadas, como o jardim japonês e as reformas do Instituto Dr. José Frota (IJF) e de gonzaguinhas e frotinhas. Ele cobrou ainda a construção do posto de saúde do Parque Jerusalém e da escola do Planalto Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário